Nossa Senhora dos Prazeres é um dos muitos títulos dados à Mãe de Jesus. Ela também é conhecida como Nossa Senhora das sete alegrias, ou Nossa Senhora das alegrias. Sua festa é na segunda-feira após o segundo Domingo da Páscoa (Domingo da Misericórdia Divina), pois nos recorda as alegrias mais plenas que são as alegrias pascais.
Os diversos títulos que damos a Maria é o cumprimento da profecia bíblica: "Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada " (Lucas 1,48). A Bíblia ainda diz :"....a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."Provérbios 31,30
Toda vez que encontramos alguma referência à Maria na Bíblia aí está uma passagem que fala de Nossa Senhora.
Nós a chamamos dos Prazeres ou das alegrias em memória das principais alegrias da vida de Maria, Mãe de Jesus:
1- a anunciação do anjo (Lucas 1,26-38);
2- visita à sua prima Isabel (Lucas 1, 39-56);
3- nascimento de Jesus e adoração dos magos (Mateus 1,18-25; 2,1-12; Lucas 2, 1-21);
4- encontro com o menino no Templo (Lucas 2,41-52);
5- ressurreição de Jesus (Lucas 24,1-12);
6 - a vinda do Espírito Santo (Atos 1,14; 2,1-4)
7 - sua Assunção e coroação como Rainha do céu (Apocalipse 12,1-17)
Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em Êxodo 25, 18-22;31,1-6; Números 21, 7-9; 1Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; 1 Reis 8, 5-11; Números 7, 89; 10,33-35; Josué 3, 3-8;Juízes 18,31 1Sam 6, 3-11; II Sam 6,2; Ezequiel 41,1. 17-26; Gálatas 3,1.
Conclusão:
Deus proibiu imagens de deuses, mas pediu imagens de anjos e de uma serpente para ser usada em oração. Logo, as imagens podem e devem ser usadas como símbolos por nos fazerem recordar dos exemplos de seus santos e nos lembrar das realidades celestes, assim como foram usadas no Templo de Salomão e em cima da Arca da Aliança.
Referências a Maria no Antigo Testamento
Mas muito antes do Novo Testamento Maria já tinha sido profetizada:
Gênesis 3, 14-15:
14. Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela (Maria e Jesus). Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”
Isaías 7,14:
Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco
.
Miquéias 5,2:
2. Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel.
Zacarias 2,14:
Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.
Sofonias 3,14:
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.
Salmos 44 (45),8-17:
"As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente."
Referências a Maria, Nossa Senhora, no Novo Testamento:
Em Mateus, nos capítulos 1 e 2, Maria aparece na descrição da anunciação do nascimento de Cristo e no seu nascimento em Belém.
Em Lucas, a partir de 1,26, é descrito de forma detalhada a anunciação pelo anjo Gabriel enviado a Maria.
Depois, a partir de 1,39, fala de Maria que vai ao encontro da prima Isabel, que também está grávida, de João Batista.
No capítulo 2 Lucas conta o nascimento de Jesus.
De 2,41-2,50 conta o fato que o menino Jesus, com 12 anos, se perde dos pais e finalmente é encontrado por eles no Templo, ensinando os doutores.
Lucas conclui o seu "evangelho da infância" dizendo:
Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens (Lucas 2,51-52)
Durante o ministério de Jesus
Também durante a vida pública de Cristo, há algumas passagens onde é descrita a presença da sua mãe.
Bodas de Caná: Maria intercede para que Jesus venha em auxílio dos noivos, que ficaram sem vinho. Jesus então realiza, segundo João, o primeiro milagre, transformando a água em vinho - João 2,1-12;
Marcos 3,31-35: a família, com sua mãe, vai ao encontro de Jesus. Jesus então se pergunta: "quem é minha mãe e meus irmãos?" E responde: "quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe."
Irmão, em linguagem bíblica, designa não só os nascidos de uma mesma mãe, como também os primos. Leia mais sobre os primos de Jesus e a Virgindade de Maria em http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/ADEPHOS%20IRMAOS%20DE%20JESUS%3F e http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/VIRGEM%20DAS%20VIRGENS )
Na paixão - Diz João: "perto da cruz de jesus, permaneciam de pé sua mãe... Em seguida a confia a João dizendo: "eis tua mãe!" (João 19,25-27).
Na igreja nascenteO livro dos Atos dos Apóstolos mostra como Maria fazia parte da primeira comunidade, depois da ressurreição:
Atos 1,12-14: junto com os apóstolos, após a ascensão de Cristo, se reuniram na "sala superior" algumas mulheres, "entre as quais Maria, a mãe de jesus".
Em Galátas 4, São Paulo também a menciona:
4. Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,
No Apocalipse 12 a figura da Mulher- povo de Deus também se mistura à figura de Maria, aquela que deu à luz o Menino que regerá o mundo com cetro de ferro:
"1. Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
2. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.
5. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.
15. A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir.
16. A terra, porém, acudiu à Mulher, abrindo a boca para engolir o rio que o Dragão vomitara.
17. Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus."
Quadro representando a presença de Nossa Senhora dos Prazeres na batalha dos Montes Guararapes, em Jaboatão, Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário