segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ERVAS, PLANTAS E FLORES NO CRISTIANISMO - BÍBLIA, LENDAS E TRADIÇÕES

A Bíblia cita algumas ervas e especiarias usadas para incenso, óleo, perfume, condimento e medicina:

"Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, (...)e de cálamo aromático  (...) E de cássia (...) e de azeite de oliveiras (...). (...) este será o azeite da santa unção."
Êxodo 30,23-25

Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
Provérbios 7,17

O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
Cânticos 4,14

Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
S. Lucas 11,42

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
S. Mateus 23,23

E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
S. Lucas 17,6



Imagem relacionada



Com o passar do tempo, os cristãos viram na natureza sinais de recordação da história de Jesus ou da Virgem Maria e dos Santos servos de Deus e algumas ervas, plantas ou flores foram associadas a alguma memória ou aspecto da religiosidade.


Imagem relacionada


Manjericão
Consta que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após sua Ressurreição, e por isto nas Igrejas Ortodoxas Gregas benze-se a água com suas folhas e muitos vasos da planta ornamentam os altares.


Resultado de imagem para nossa senhora alecrim

Alecrim
 Nas lendas cristãs diz-se que a Virgem Maria, na fuga para o Egito, descansou junto a um arbusto de alecrim (ou rosmaninho), o que deu à planta um carácter miraculoso.
A associação com a Virgem Maria também pode ser ligada a tradição de decorar casas e igrejas com a erva no natal. 
A lenda mais famosa sobre essa planta é a que as flores do alecrim eram brancas. Elas se tornaram azul após a Virgem Maria colocar seu manto azul sobre um arbusto de alecrim. Acreditava-se que o arbusto não crescia mais que 1 metro, não importando o quão velho, pois ele se recusava a ficar mais alto que Cristo. 


Resultado de imagem para verbena cristo


Verbena 
No início da era cristã, a lenda popular afirmava que Vervain Comum ( V. officinalis ) era usado para estancar as feridas de Jesus após sua remoção da cruz . Foi consequentemente chamado de "Holy Herb" (Santa Erva) ou (eg no País de Gales) "Devil's bane" (Expulsa diabo).


A Palma e ramos de oliveira


Resultado de imagem para ramo de oliveira

No Domingo de Ramos, recorda-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido por seus discípulos e pelo povo com palmas e ramos de oliveira.
No Apocalipse, São João vê os Santos Mártires "trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;"(Apocalipse 7,9).


Resultado de imagem para palmeira palma cristo

A palavra palmeira faz menção à palma da mão, pois as folhas assemelham-se a uma palma aberta. Phoenix provém de phoinix (grego) que, segundo a mitologia, era o nome da ave que renascia das próprias cinzas. De acordo com algumas lendas, era onde a ave fazia seu ninho, mas há estudiosos que acreditam que esta associação se deve à semelhança entre a as folhas da palmeira e as asas abertas de uma ave gigante. 
É possível que a relação entre a palma e os mártires tenha raízes nesta alegoria entre a morte e o renascimento. Os mártires abriram mão de suas vidas terrestres com a crença de uma próxima vida que se daria no céu.




Flor do Maracujá 

A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”.
Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo. Por esse motivo a flor de maracujá também significa “Coração Ferido”.
A simbologia da flor de maracujá foi relacionada da seguinte forma: os três estigmas correspondiam aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representavam as cinco chagas; as gavinhas eram os açoites usados para o martirizar; por fim, no formato da flor era visível a imagem da coroa de espinhos levada por Cristo para o ato de crucificação.

Resultado de imagem para flor do maracujá paixão de cristo


Os tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo. Aliás, a cor roxa é usada nos rituais cristãos durante a Semana Santa. A história conta que no século XVII o Papa Paulo V ficou maravilhado quando recebeu flores de maracujá de presente e que ordenou que fossem cultivadas em Roma. As flores que tinham vindo da América do Sul, foram um sinal para o Papa que o Evangelho era também para ser espalhado no “Novo Mundo”.
No simbolismo religioso, o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar.

Em outras línguas, o maracujá é conhecido como o “fruto da paixão”: passion fruit (em Inglês), fruit de la passion (em Francês), fruta.


Algumas flores associadas à Virgem Maria:



 ESTRELA-DE-BELÉM - Segundo a lenda, a estrela que levou os três reis magos a Belém irrompeu em milhares de fragmentos depois de ter parado em seu destino. Estes brilhantes fragmentos que caíram no chão foram transformados em flores.

 ROSA DO NATAL - Helleborus niger , a rosa de Natal, milagrosamente apareceu quando as asas de um anjo varreram o chão a fim de oferecer um presente para uma menina pobre.

LÍRIO BRANCO - simboliza a pureza da Virgem Santíssima.

BÁLSAMO DE GILIAD -São Bernardo elogiou a Virgem Maria como "a violeta da humildade, o lírio da castidade, a rosa da caridade, o bálsamo de Gileade e o dourado círio do céu".

ROSA CANINA -foi adotada como emblema do amor de Deus por Maria.

MURTA - símbolo da virgindade da Mãe de Deus.

CALÊNDULA - símbolo da glória da Santa Virgem.

Imagem relacionada



JARDINS DE MARIA

 São Fiacre (600-670), padroeiro dos jardineiros, dedicou a sua vida a cuidar de um jardim que rodeia um oratório e um convento que ele construiu e dedicou a Maria. Foi o primeiro jardim de Maria. Jardim de Maria são jardins que cultivam flores e ervas que fazem memória ao culto da Virgem Santa ou de seu Filho Adorado.



Resultado de imagem para saint fiacre

domingo, 30 de dezembro de 2018

OFEREÇA INCENSO AO MENINO JESUS



Resultado de imagem para Pope incense Jesus child



Toda noite de Natal, em que reúno minha família, em minha casa, costumo, antes de iniciar a ceia, colocar o Menino Jesus no meio da mesa e cada um deve oferecer incenso mentalizando uma oração de pedido ou agradecimento.

 O ideal é sempre agradecer e louvar, pois Natal é o momento de darmos presentes a Jesus Criança, reparar nossos pecados, perdoar e pedir perdão, renovar-se.

Nos outros dias até a Epifania, a festa dos Reis Magos, costumo fazer orações diante do meu presépio e oferecer incenso algumas vezes, mas, principalmente, no dia 06, quando devemos guardar o presépio.


Imagem relacionada


O incenso oferecido a Jesus é um gesto de adoração, louvor, ação de graças. É recordação da visita dos Magos em seu nascimento, já que o aniversariante é quem mais merece ser presenteado nessa Noite Santa.

O Papa São Gregório Magno († 604), em uma de suas homilias, disse:

"Pelo incenso se exprime aquilo que a força da oração incendeia diante de Deus, como atesta o Salmista: 'Seja elevada diante de tua presença a minha oração como incenso' (Sl 140, 2). 
 (...)Ao Rei que nasce, portanto, ofereçamos (...)  incenso, se pelo santo amor à oração queimamos os pensamentos da carne no altar do coração, a fim de andarmos no suave odor do desejo das coisas celestes; "

  Claro que mais do que o ouro, o incenso e a mirra, Deus quer que ofereçamos a Ele obras espirituais. E nenhuma oração é atendida se o fiel não buscar o arrependimento e as obras de caridade. O que Ele espera de nós verdadeiramente são uma fé viva, uma oração pura e uma vida santa, como disse São João Crisóstomo: 

 "Tu, pois, quando vieres à igreja para rezar a Deus, traz presentes em tuas mãos e dá aos que não têm, pois é enferma a oração quando não munida da virtude das esmolas.




Imagem relacionada

domingo, 23 de dezembro de 2018

A PARTEIRA DE JESUS CRISTO: SANTA SALOMÉ







Resultado de imagem para santa maria salomé


Alguns consideram que Santa Maria Salomé tenha sido tia de Jesus.   Ela também é identificada com a parteira de Nossa Senhora descrita no Protoevangelho de Tiago; embora São Jerônimo em sua obra Da Virgindade Perpétua de Maria, critique bastante esta ideia de Maria ter achado uma parteira em cima da hora.

 Ela foi mãe de dois dos doze apóstolos: Do Apóstolo Tiago, o Maior e João, o Evangelista ( Mt 20,20); e foi também a mulher de Zebedeu ( Mt 27,55-56).

Maria Salomé esteve presente aos pés da Cruz, junto com a tia de Jesus, Maria de Cléofas, e Maria Madalena (Mc 16,1-6).  

O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.



Resultado de imagem para santa maria salomé




A lenda diz que, após a ressurreição de Cristo, ela foi para Veroli, Itália, e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova .


Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando  a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços.


 Ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu.


Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria.



Resultado de imagem para santa maria salomé


Imagem da Basílica de Santa Maria Salomé, em Veroli, Itália.



É padroeira da Veroli, na Itália.



Sua festa é celebrada no dia 22 de Outubro





O trecho abaixo é retirado do Evangelho apócrifo de São Tiago ou O Proto-Evangelho de Tiago, também conhecido como Evangelho de Tiago e Evangelho da Infância de Tiago. Muitos estudiosos consideram o seu texto muito remoto, anterior mesmo aos Evangelhos Canônicos ou até a base deles. 

E é uma prova de que a crença na virgindade perpétua de Maria é muito antiga e não é uma "invenção" dos católicos como dizem os protestantes "evangélicos".

Trecho do Proto-Evangelho de Tiago:

XIX
1. Então a mulher que descia a montanha me perguntou: ¨Onde vais?¨ Respondi: ¨Procuro por uma parteira hebréia¨. Ela disse: ¨Sois de Israel?¨ Respondi: ¨Sim¨. Então ela disse: ¨Quem está dando à luz na caverna?¨ Disse-lhe: ¨Minha esposa¨. Ela replicou: ¨Mas não é tua mulher?¨ Respondi-lhe: ¨É Maria: aquela que foi criada no Templo do Senhor. De fato, foi-me dada por mulher, mas não o é, e agora concebe por obra do Espírito Santo¨. Disse a parteira: ¨Isso é verdade?¨ José respondeu: ¨Vinde e vede¨. Então a parteira foi com ele.



Resultado de imagem para saint mary salome midwife


2. Chegando à caverna, pararam, pois estava coberta por uma nuvem luminosa. Disse a parteira: ¨Minha alma foi agraciada pois meus olhos viram coisas incríveis e a salvação para Israel nasceu!¨ Então a nuvem saiu da caverna e de dentro brilhou uma forte luz, de forma que nossos olhos não conseguiam ficar abertos.

 E [a luz] começou a diminuir e viu-se que o menino mamava no peito de sua mãe, Maria. E a parteira gritou: ¨Hoje é meu grande dia! Vi com os meus olhos um novo milagre¨.

3. E, saindo da gruta, veio ao seu encontro Salomé. Disse a parteira: ¨Salomé, Salomé! Preciso contar-lhe uma maravilha jamais vista: uma virgem deu à luz. Como sabes, isso é impossível para a natureza humana¨. Respondeu-lhe Salomé: ¨Pelo Senhor, meu Deus, não acreditarei enquanto não puder tocar os meus dedos em sua natureza para examinar-lhe¨.


Imagem relacionada





XX
1. Então a parteira entrou [na caverna] e disse a Maria: ¨Prepara-te porque existe uma dúvida sobre ti entre nós¨. E Salomé pôs seu dedo na natureza [de Maria] e soltou um grande grito: ¨Ai de mim! Minha malícia e incredulidade são culpadas! Eis que minha mão foi carbonizada e desprendeu-se do meu corpo por tentar ao Deus vivo!¨


Resultado de imagem para saint mary salome midwife


2. E, se ajoelhando diante de Deus, pediu: ¨Ó Deus de nossos pais: recorda-te de mim, pois sou descendente de Abraão, Isaac e Jacó! Não me tornes exemplo para os filhos de Israel! Cura-me para que possa continuar a me dedicar aos pobres, pois bem sabes, Senhor, que curava em teu Nome e recebia diretamente de Ti o meu salário¨.
3. Então um anjo do céu apareceu-lhe e disse: ¨Salomé, Salomé! Deus te ouviu! Toque o menino e terás alegria e prazer¨.



4. E Salomé se aproximou e pegou o menino. E disse: ¨Adoro-te porque nasceste para ser o Grandioso Rei de Israel¨. Sentiu-se, então, curada e pode sair em paz da caverna. E ouviu-se uma voz que dizia: ¨Salomé, Salomé! Não digas a ninguém as maravilhas que presenciaste até que o menino vá para Jerusalém¨.


Resultado de imagem para saint mary salome midwife



segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

UM MAL SINAL CONTRA A FÉ CATÓLICA COM A POSSE DO PRESIDENTE BOLSONARO

Fiquei indignado com a notícia de que Imagens sagradas irão sair do Palácio da Alvorada a pedido da primeira-dama, Michele Bolsonaro.






Segundo a reportagem, serão retiradas cinco peças de simbologia católica: um par de anjos barrocos tocheiros, na biblioteca, e quatro estátuas de santos nas salas de música e de estado. Uma das imagens é uma representação em madeira de Santa Bárbara, do século 18.


Conheço muitos católicos tradicionais que fizeram campanha para Bolsonaro e um dos argumentos era a luta contra o comunistas. Berravam que os petistas são comunistas, que não podem comungar, que são hereges e que vão acabar com a Igreja e vejam só que quem sinaliza ir contra a Igreja é exatamente quem eles elegeram. Claro que a primeira dama não tomaria tal atitude sem a permissão do seu marido.

Já havia escrito aqui sobre o meu medo de elegerem um presidente apóstata do Catolicismo, que se converteu ao protestantismo, apenas, ao que me parece, por intenções de voto, ou talvez para se casar, não sei. Mas, há muito tempo, temo que, num país já abalado pelo crescimento dos evangélicos, principalmente na política, a Igreja Católica venha a sofrer perseguições e não será por ateus e comunistas, mas por irmãos na fé em Cristo. 

Em mais de dez anos do PT, não houve perseguições religiosas ao Catolicismo ou a religião alguma, muito pelo contrário, talvez tenha sido o erro do PT ter permitido o crescimento de igrejas sem pagarem imposto algum e, mais do que isso, ter permitido que o charlatanismo de pastores milagreiros, lobos em pele de cordeiro, florescesse sem controle algum e sem punição. O Brasil será vítima desse mal e já está sendo. 

Antes conviver com ateus e comunistas que nos deixavam livres, a ter que conviver com religiosos fanáticos que perseguem a fé alheia e ainda por cima entendem nada sobre arte e patrimônio público.

Pergunto-me o que será das Igrejas históricas, que precisam de financiamento do governo. E das obras artísticas religiosas ou de eventos católicos? No Rio, sei que já existe perseguição com relação ao Cristo Redentor.  Está na hora dos padres e Bispos acordarem e perceberem que seu tradicionalismo e conservadorismo está os cegando e nos jogando nas mãos dos verdadeiros carrascos. 

Questiono-me sobre minha fé. No entanto, temo pela perseguição  política e religiosa a todos os segmentos da sociedade. 


Resultado de imagem para obras sacras do alvorada santa bárbara

Perseguição que esse futuro governo já demonstra, sem nem ter tomado posse.

Trabalho numa comunidade em que a maioria é evangélica e há apenas uma Igreja Católica Brasileira. Escuto como os católicos, espíritas ou adeptos de religião afro são mencionados... como pessoas erradas, idólatras, ignorantes, do demônio...
 Um dia, estava com uma medalha de Nossa Senhora das Graças e uma jovem olhou abismada e me perguntou: "isso é coisa de santo é?" como se eu carregasse algo ruim no pescoço...









Deus nos livre do mal da perseguição e dos castigos devidos aos pecados da apostasia deste país. Que a Igreja aprenda com seus erros históricos a deixar de perseguir e seja mais humilde e se una a todas as outras religiões e a todos que desejam um país justo para lutar por um Estado laico, mas que respeite sua história, seu patrimônio e deixe de ver demônios em símbolos da religião alheia.  Que a Igreja acorde e veja que precisará criar novos caminhos e instruir seu povo melhor na política.

 Nossa Senhora Aparecida, nos livre de todo mal e faça a verdadeira fé em Cristo prosperar nesta terra, a fé do amor e do respeito a todas as pessoas, independente de sua religião.

 Nossa Senhora Aparecida, faça de todos os católicos exemplos de seu amor ao próximo, pois no próximo vemos teu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus , Filho de Deus, Rei Bendito por todos os séculos! Assim seja! 




FONTES:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/12/obras-sacras-serao-retiradas-do-palacio-da-alvorada-onde-bolsonaro-ira-morar.shtml
http://www.alertarondonia.com.br/brasil/id-815506/michelle_bolsonaro_manda_tirar_imagens_catolicas_do_palacio_da_alvorada

domingo, 9 de dezembro de 2018

AS ERVAS E FLORES DA VIRGEM MARIA


Há ervas e flores que através dos séculos foram associadas com a Virgem Maria, pode-se dizer que têm raízes que remontam a tempos anteriores a Cristo. Mesmo assim, as ervas, especialmente suas flores, serviram como símbolos de tudo que era puro e santo, como encontrado em Cristo e em sua Virgem Mãe.

Lendas sobre muitas dessas flores são abundantes no folclore cristão. 


FLOR ESTRELA-DE-BELÉM
Estrela-de-belém

Está relacionado que Ornithogalum arabicum , Estrela de Belém, apareceu pela primeira vez na noite do nascimento de Cristo. Segundo a lenda, a estrela que levou os três reis magos a Belém irrompeu em milhares de fragmentos depois de ter parado em seu destino. Estes brilhantes fragmentos que caíram no chão foram transformados em flores, indicando aos Magos a santidade da área. 

 A ROSA DO NATAL

Resultado de imagem para Helleborus niger

Helleborus niger , a rosa de Natal, milagrosamente apareceu quando as asas de um anjo varreram o chão a fim de oferecer um presente para uma menina pobre que chorava porque não tinha nenhum presente para colocar ao lado daqueles trazidos pelos pastores à manjedoura em Belém.

No "simbolismo da natureza" da Igreja, certas plantas, como trigo, uvas, plantas espinhosas e flores em forma de cruz, que recordavam a Última Ceia, o Coroamento de Espinhos, a Crucificação e o Corpo Místico, referiam-se diretamente a Cristo
No entanto, ervas e flores eram geralmente referidas a Cristo através de sua Mãe, e assim Maria, tipificada como a Noiva Mística de Cristo pelos Padres da Igreja, recebeu os títulos de Rosa Mística, Rosa de Saron, Lírio-do-Vale, e jardim fechado.

Cristãos medievais, em sua busca pela mais exata semelhança de Maria, perceberam que, de todas as criações de Deus, ninguém conseguia distinguir flores representando a beleza de sua santidade, o esplendor de sua glória celestial e a imaculabilidade de sua pureza. Da mesma forma, ervas e flores aromáticas eram insuperáveis ​​ao recordar sua doçura espiritual: ervas calmantes e curativas, sua misericórdia e socorro celestiais; e ervas amargas e amargas, suas tristezas amargas.


Resultado de imagem para LÍRIO BRANCO

Lírio branco

O Venerável Bede (673-735), monge beneditino, historiador e estudioso, escreveu sobre o lírio branco como emblema da Santíssima Virgem; as pétalas brancas simbolizavam a pureza de seu corpo e as anteras de ouro a beleza de sua alma. 
Mais tarde, São Bernardo elogiou a Virgem Maria como "a violeta da humildade, o lírio da castidade, a rosa da caridade, o bálsamo de Gileade e o dourado círio do céu".

Bálsamo-de-Gileade - Populus candicans

Bálsamo-de-Gilead (Populus candicans)


Com o tempo, mais e mais ervas e flores, associadas a Maria de várias maneiras, assumiram um significado emblemático e foram adotadas como significando virtudes específicas. 

A ROSA CANINA
Resultado de imagem para Rosa canina

Entre estes, alguns dos mais importantes foram a rosa ( Rosa canina ), que foi adotada como emblema do amor de Deus por Maria; o lírio branco ( Lilium candidum , Madonna lily), sua pureza; a murta ( Myrtus communis ), sua virgindade; e o calêndula ( Calendula officinalis ), sua glória celestial.


Imagem relacionada

Murta, símbolo da virgindade da Virgem Maria

Resultado de imagem para Calendula officinalis

A calêndula, símbolo da glória da Virgem Maria


Os cristãos, que viram essas ervas e flores como sinais especiais do céu e o desdobramento da vida espiritual, reuniram-nos para a igreja e, finalmente, começaram a colocá-las nos altares. Para ocasiões especiais, eles estavam espalhados por toda a igreja e tecidos em guirlandas e coroas que eram usadas pelos sacerdotes.

À medida que sua importância se intensificou, essas flores e ervas simbólicas foram coletadas e cuidadas nos jardins de algumas igrejas com o propósito de fornecer flores e ervas cortadas para o altar e para as procissões.

 Em alguns lugares foram criados pequenos jardins dedicados exclusivamente ao cultivo das plantas simbólicas associadas a Maria, frequentemente plantadas em volta de figuras estatuárias da Virgem Maria ou da Virgem com o Menino. Esses jardins de especialidades, chamados Jardins de Santa Maria, ou Jardins de Maria, permitiram que as pessoas honrassem a Virgem Maria e seu Filho diretamente no jardim, bem como através do uso das flores cortadas dentro da igreja.

Não se sabe exatamente onde ou quando um Jardim de Maria foi plantado pela primeira vez. No entanto, sabe-se que São Fiacre (600-670), padroeiro dos jardineiros, dedicou a sua vida a cuidar de um jardim que rodeia um oratório e um hospício que ele construiu e dedicou a Maria, e talvez tenha sido o seu jardim que serviu como modelo e inspiração para esses jardins.

Inquestionavelmente, muitos desses jardins existiram nos tempos medievais.

A literatura referente ao período da descoberta do Novo Mundo, mostra que os primeiros exploradores e colonizadores não apenas trouxeram muito cedo plantas que eram simbolicamente relacionadas com a Virgem Maria, mas também rapidamente associavam plantas nativas com nomes simbólicos. 

Entre estes últimos estão: duas orquídeas terrestres,

Imagem relacionada
 Lady's Slipper ( Cypripedium spp. ) 
Sapatos da Senhora


Resultado de imagem para Spiranthes spp.
E Lady's Tresses ( Spiranthes spp. ); 
Tranças da Senhora

Imagem relacionada
Pinos de Madonna ( gerânio maculatum , gerânio selvagem); 



Imagem relacionada
Bata da Senhora ( Cardamine pratensis , agrião-dos-prados); 

Imagem relacionada
Manto de Nossa Senhora ( Ipomoea spp. , Glória da manhã);


Resultado de imagem para Polygonatum spp.
 e os medalhões de Nossa Senhora ( Polygonatum spp. , selo de Salomão).

Embora o simbolismo de flores no Novo Mundo tenha existido desde os dias de sua descoberta e colonização, não há, ironicamente, nenhuma evidência real de um Jardim de Maria em qualquer lugar das Américas até tempos bem recentes.





Pesquisas  nos últimos 30 anos sobre o folclore, flora, arte e jardins da Inglaterra medieval e renascentista, Irlanda, França, Alemanha, Países Baixos, Itália, Espanha e América Latina produziram uma lista de mais de 1000 ervas, flores, arbustos e nomes de árvores que são simbólicos de Maria. É interessante notar que muitos desses nomes simbólicos foram encontrados pela primeira vez mencionados nas obras de botânicos e ilustradores da Renascença que aprenderam sobre os nomes populares comuns ou simbólicos dessas plantas das pessoas comuns que encontraram em seu trabalho no campo. Nomes comuns de flora regional que tinham sido usados ​​pelo povo comum por centenas de anos foram historicamente registrados. Embora esta extensa lista, ainda em elaboração, ainda não esteja disponível ao público em geral.

Um pequeno Mary Garden, como parte de qualquer jardim, erva ou outro, certamente enriqueceria não apenas o jardim e o jardineiro, mas também os visitantes do jardim. Todas as ervas e flores evocam um certo fascínio em todos os que passam, mas ervas e flores que têm associações simbólicas especiais com a Virgem Maria adicionam um toque extra de admirar que lembra-nos todos do Criador, e que pode fazer o jardim verdadeiramente um " paradisi "ou" jardim do paraíso ".

Outras ervas e flores dedicadas à Virgem Maria:

Imagem relacionada

Erva de Santa Maria ou Mastruz


Resultado de imagem para lágrimas de nossa senhora planta

Lágrimas de Nossa Senhora


( OBS: Se você, Vistiante, souber de mais alguma, acrescente nos comentários).

Fonte:
https://www.udayton.edu/imri/mary/h/herbs-and-flowers-of-the-virgin-mary.php/