São Wolfgang de Regensburg (c 934 -. 31 de outubro de 994) foi bispo de Regensburg em Baviera de Natal 972 até sua morte. Ele é um santo da Católica Romana ( canonizado em 1052) e Ortodoxa Oriental. Ele é considerado um dos três grandes Santos alemães do século X, sendo os outros dois: São Ulrich e São Conrado de Constance .
Início da vida
Wolfgang era descendente da família dos Suábia Condes de Pfullingen. Quando tinha sete anos de idade, ele tinha um eclesiástico como tutor em casa; Mais tarde, frequentou a escola monástica na abadia de Reichenau. Ali, ele desenvolveu uma forte amizade com Henrique de Babenberg , irmão do Bispo Poppo de Würzburg , a quem ele seguiu para Würzburg, a fim de assistir às palestras do gramático italiano , Stephen de Novara , na escola da catedral.
Depois que Henrique de Babenberg, foi feito arcebispo de Trier em 956, Wolfgang foi convocado por ele para ser um professor na escola da catedral de Trier, e também trabalhou pela reforma da arquidiocese, apesar da hostilidade com que foram recebidos os seus esforços.
A Residência de Wolfgang, em Trier, influenciou muito suas tendências monásticas e ascéticas, ali ele entrou em contato com o grande mosteiro reformado do século X, a Abadia de São Maximino,em Trier , onde ele conheceu Romualdo , o professor de Santo Adalberto de Praga .
Após a morte do Arcebispo Henrique de Trier em 964, Wolfgang entrou na ordem beneditina na Abadia de Maria Einsiedeln , Suíça , e foi ordenado sacerdote por São Ulrich em 968.
São Othmar num sonho apareceu a Wolfgang e anunciou que em algum momento ele seria bispo e governaria Regensburg.
Missão aos magiares
Depois de sua derrota na Batalha de Lechfeld (955), os pagãos húngaros se estabeleceram na antiga Pannonia . Enquanto eles não foram convertidos ao cristianismo eles permaneceram uma ameaça constante ao império.
A pedido de Ulrich, que viu claramente o perigo, e ao desejo do Imperador Otto, o Grande , Wolfgang, de acordo com os anais da abadia, foi "enviado aos húngaros" como o homem mais adequado para evangelizá-los.
Ele foi seguido por outros missionários enviados por Piligrim , bispo de Passau , sob cuja jurisdição estava a nova região missionária.
Bispo de Regensburg
São Wolfgang pintura do altar, c.1490
Após a morte do Bispo Michael de Regensburg (23 de setembro, 972) o Bispo Piligrim obteve do imperador a nomeação de Wolfgang como novo Bispo ( Natal , 972). Serviços de Wolfgang nesta nova posição eram da maior importância, não só para a diocese, mas também para a causa da civilização.
Como Bispo de Regensburg, Wolfgang se tornou o tutor do Imperador São Henrique II , que aprendeu com ele os princípios que regiam sua vida santa e cheia de energia. Poppe, filho de Margrave Luitpold, Arcebispo de Trier (1018), e Tagino, Arcebispo de Magdeburg (1004-1012), também o tiveram como seu professor.
Wolfgang merece crédito por seu trabalho disciplinar em sua diocese. Sua principal obra, a este respeito foi conectada com a antiga e célebre Abadia de Santo Emmeram , que ele reformou, atribuindo-lhe mais uma vez abades próprios, assim, retirando-a do controle dos bispos de Regensburg, que durante muitos anos tinha sido abades em "commendam ", colocando os bispos como abades, uma condição que estava longe de ser benéfico para o abadia e a vida monástica.
O santo também reformou os conventos de Obermunster e Niedermünster em Regensburg, principalmente dando-lhes como exemplo o convento de São Paulo, em Mittelmünster, em Regensburg, que ele havia fundado em 983.
Ele também cooperou na reforma da antiga e celebrada Abadia beneditina de Niederaltaich , que tinha sido fundada pela dinastia de Agilolfinger, e que desde então ganhou vida nova.
Ele mostrou generosidade episcopal genuína na forma liberal com a qual ele conheceu as opiniões do imperador Otto II sobre a pretendida redução no tamanho da sua diocese para o benefício da nova Diocese de Praga (975), a qual Santo Adalberto foi nomeado primeiro bispo . Como príncipe do império ele realizou seus deveres para com o imperador e o império com o maior escrúpulo e, como São Ulrich, foi um dos pilares das políticas Otonianas .
Tomou parte nas várias reuniões imperiais , e, no outono de 978, acompanhou o imperador Otto II em sua campanha para Paris , e participou na dieta de Verona em junho de 983. Ele foi sucedido por Gebhard I .
No fim de sua vida, São Wolfgang retirou-se como um eremita a um local solitário, agora o Wolfgangsee ( "Lago de Wolfgang" ), no Salzkammergut, região da Alta Áustria , aparentemente por causa de uma disputa política, mas provavelmente no decurso de uma viagem de inspecção para a Abadia de Mondsee, que estava sob a direção dos bispos de Regensburg. Ele foi descoberto por um caçador e trazido de volta para Regensburg.
Ao viajar no Danúbio para Pöchlarn na Baixa Áustria , adoeceu na aldeia de Pupping , que está entre Eferding e da cidade de mercado de Aschach perto de Linz , e a seu pedido, foi levado para a capela de São Othmar na Pupping, onde ele morreu.
Seu corpo foi levado até o Danúbio por seus amigos ,Contagem Aribo de Andechs e o Arcebispo de Salzburg, para Regensburg, e foi solenemente enterrado na cripta de São Emmeram. Muitos milagres foram realizados em sua sepultura; em 1052 foi canonizado.
Túmulo de São Wolfgang
No peito da Imagem de pedra de São Wolfgang, há uma relicário. A Imagem apresenta características faciais jovens, no entanto Wolfgang trabalhou por 22 anos como bispo de Regensburg, fundou o bispado de Praga e morreu com 70 anos, em 31 de outubro 994.
Casula de São Wolfgang
Veneração
São Wolfgang e o diabo
Logo após a morte de Wolfgang muitas igrejas o escolheram como seu padroeiro , e várias cidades foram nomeadas em sua honra.
Na arte cristã , ele foi especialmente homenageado pelo grande pintor medieval, Michael Pacher (1430-1498), que criou um memorial imperecível, o altar-mor de São Wolfgang .
No Painel de imagens, que estão agora expostas no Old Pinakothek, em Munich, são retratados de forma artística, os principais acontecimentos da vida do santo.
O retrato mais antigo de São Wolfgang é uma miniatura , pintado por volta do ano 1100, no célebre Evangeliário de São Emmeram, agora na biblioteca da catedral castelo em Cracóvia .
Uma imagem moderna, feita por Schwind, está na Galeria Schack em Munique. Esta pintura representa a lenda de Wolfgang forçando o diabo para ajudá-lo a construir uma igreja.
Em outras pinturas, ele é geralmente retratado no vestido episcopal, um machado na mão direita e o báculo na esquerda, ou como um eremita no deserto de ser descoberto por um caçador.
O machado refere-se a um incidente na vida do santo.
Depois de ter seleccionado um local solitário no deserto, ele orou e, em seguida, jogou o machado no bosque; o local em que o machado caiu ele considerava como o lugar onde Deus destina-se ele deveria construir o seu celular .
Este machado ainda é mostrado na pequena cidade de mercado de São Wolfgang .
São Wolfgang, às vezes, é contado entre os quatorze Santos auxiliares.
São Wolfgang, ao centro.
Literatura
A pedido da Abadia de São Emmeram, a vida de São Wolfgang foi escrita por Otloh , um monge beneditino de São Emmeram, em 1050. Esta vida é especialmente importante para a história medieval, tanto da igreja e da civilização na Baviera e Áustria , e constitui a base de todas as biografias posteriores do santo.
O manuscrito mais antigo e melhor dessa biografia está na biblioteca da abadia de Einsiedeln na Suíça (MS. No. 322), e foi impresso com notas críticas em Mon. Germe. Sua .: Script. , IV, 524-542.
Michael Pacher: Wolfgang pedindo um milagre, detalhe, 1482-1483, Alte Pinakothek, em Munique
canonizado 08 de outubro de 1051 pelo Papa Leão IX
Festa 31 de outubro
Atributos:
forçando o diabo para ajudá-lo a construir uma igreja; vestido episcopal; retratado com um machado na mão direita eo báculo na esquerda; ou como um eremita no deserto de ser descoberto por um caçador.
Segundo a lenda, São Wolfgang queria construir uma Igreja.
Depois de ter seleccionado um local solitário no deserto, ele orou e, em seguida,
jogou o machado no bosque; o local em que o machado caiu ele considerou como o lugar onde Deus destinava que ele deveria construir sua igreja.
Sentindo dificuldades em erguer uma Igreja, pediu a ajuda de um Lobo. O Lobo disse que não podia, pois estava fugindo de um caçador. Quando chegou o caçador, São Wolfgang pediu sua ajuda, mas ele disse que não podia parar, pois há tempo tentava pegar esse lobo.
Pouco tempo depois, apareceu o diabo Urian, perseguidor de São Wolfgang. A quem São Wolfagang pediu sua ajuda, dizendo não temê-lo. O diabo riu e disse que só construiria a igreja se fizessem um contrato: a primeira alma que cruzasse as portas da igreja, depois de pronta, seria do diabo. Assim, fizeram o contrato.
Quando acabaram a construção, São Wolfgang tentou convecer o diabo de que uma alma imortal dos filhos de Adão era muito por esse trabalho, ao que o diabo Urian riu e zombou do santo, chamando-o de hipócrita. Então, o Santo Bispo bateu com o báculo no chão e disse "Chega! O contrato está de pé. Sei que o Bem triunfará no final . A primeira alma que passar por essas portas é sua!"
Quando terminaram de conversar, o lobo fugindo do caçador atravessou as portas da igreja, ao que o Bispo disse: Está aí! Este terror dos rebanhos, quer queiras quer não, é teu, mas não tocarás nenhuma das almas dos filhos de Adão, pois assim foi prometido que a primeira alma que passasse seria tua."
O caçador chateado afirmou: "Durante anos, caço esse lobo e agora outro levará o prêmio?!"
São Wolfagang respondeu: a cada um vai o que é devido.
"Tu, Urian, ainda não conseguiste aprender? Tu não tentarás o Senhor teu Deus.
E tu, Lobo, teus atos no sangue estão encharcados; mas quando nos conhecemos, tu não tivestes o pensamento de fazer as pazes. A tua cauda Deus te jogou e, portanto, a tua alma é maldita.
E tu, homem-caçador, deves dar, não tomar;
mas quando te chamei, escolhstes não dar glória a Deus.
E para castigo do teu orgulho, o teu troféu foi negado. "
O diabo Urian invadiu a nave da igreja e agarrou sua presa e desapareceu.
Ant. Assim como Tu, ó Pai, Me enviaste ao mundo,
também Eu os enviei ao mundo (T. P. Aleluia).
Leitura breve 1 Tim 4, 16:
Tem cuidado contigo e com o teu ensino. Sê perseverante
em tudo isso. Se assim procederes, salvar-te-ás a ti e àqueles
que te ouvem.
V. O Senhor escolheu o seu servo (T. P. Aleluia),
R. Para apascentar Jacob, sua herança (T. P. Aleluia)
Foi tutor dos filhos do Duque da Baviera, o que não teve pouca ressonância na vida da Igreja e mesmo na vida da Europa: o filho mais velho tornou-se o Imperador do Sacro Império Romano Germânico, Santo Henrique II; o outro, Bruno, foi Bispo de Augsburgo; uma das filhas, Brígida, foi abadessa de um mosteiro fundado pelo próprio Wolfgang; e a outra tornou-se a Rainha da Hungria, a Bem-aventurada Gisela, esposa de Santo Estêvão. Conta-se que, de fato, ao educar os pequenos, Wolfgang chamava-os de rei, bispo, abadessa e rainha, respectivamente
ORAÇÃO
Senhor,
luz dos fiéis e pastor das almas,
que destes à vossa Igreja (o bispo) São Wolfgang
para apascentar o vosso povo com a sua doutrina e o iluminar com o exemplo da própria vida,
fazei que,
por sua intercessão,
perseveremos na fé que ele ensinou com a sua palavra
e sigamos o caminho que ele mostrou pelo seu exemplo.
Por Nosso Senhor.
AMÉM!
OREMOS:
V. Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor.
Aleluia, Aleluia.
R. Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor.
Aleluia, Aleluia.
V. Santos e humildes de coração, louvai a Deus.
R. Aleluia, Aleluia.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor.
Aleluia, Aleluia.
Patrocínio apoplexia ; carpinteiros e escultores de madeira ; paralisia; Regensburg, Alemanha ; estômago doenças; cursos
São Wolfgang, um devoto em oração de joelhos e a Virgem Maria, Nossa Senhora.
ORAÇÃOSenhor, que, na vossa divina providência, quisestes contarno número dos Santos Pastores o vosso servo São Wolfgang e o fizestes resplandecer pela sua caridade ardente e pela fé que vence o mundo, concedei, por sua intercessão, que também nós,perseverando na fé e na caridade, mereçamos participar na sua glória. Por Nosso Senhor.AMÉM!
FONTES:
http://www.amliebstenreisen.at/wolfgangweg/
http://www.storymacher.de/religion/der-zahn-des-heiligen.html
http://www.crisismagazine.com/2013/st-wolfgang-and-the-church-the-devil-built
http://othmar.at/kirchen/hl_othmar/hl_othmar.html
http://www.wolfgangskirche-regensburg.de/index.php/pfarrei/kirchen/st-wolfgang/hl-wolfgang.html