ÍNDICE:
1. São Miguel é um arcanjo
2. São Miguel é o Prínicpe das Milícias Celestes
3. São Miguel é o protetor da Igreja
4. São Miguel é invocado na hora da morte, leva as almas ao céu.
5. Os anjos intercedem por nós e nos protegem
6. Podemos e devemos rezar aos anjos
7.Os anjos devem ser venerados
8. Culto dos anjos na Bíblia
9. O culto das Imagens dos Anjos
"Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a
respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de
maldição, mas disse: O Senhor te repreenda "
(Judas 1,9)
(Judas 1,9)
A Bíblia nos fala que há sete Arcanjos que assistem diante de Deus:
"Vi no céu
ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete
últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. " (Apo 15,1)
"Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre prontos para entrar na presença do Senhor glorioso." (Tob 12,15)
2. São Miguel é invocado como o "Príncipe da Milícia (exército) Celeste":
"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia."
(Daniel 10,13)
São Miguel, sendo Príncipe dos exércitos celestes lutou contra Lúcifer e o expulsou do céu, banindo -o para a terra:
"Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o
dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram,
nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão,
a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o
mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com
ele. "
(Apo 12,7-9)
(Apo 12,7-9)
3. São Miguel era considerado o protetor do povo judeu, e agora é invocado como o protetor da Igreja, a família de Cristo:
"Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e
ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso
príncipe."
(Daniel 10,21)
(Daniel 10,21)
"Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a
favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual
nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo
livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. "
(Daniel 12,1)
(Daniel 12,1)
Um trecho da Bíblia, em que se supõe ser uma menção a São Miguel, o Príncipe dos Exércitos Celestes, encontramos no livro de Josué:
" Ora,
estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que
estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua.
Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos
adversários?
14 Respondeu ele: Não; mas venho agora como
príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto
em terra, perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?
15 Então respondeu o príncipe do exército
do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é
santo. E Josué assim fez:"
(Jos 5, 13-15)
4. São Miguel Arcanjo também é invocado na hora da morte, para que conduza a alma dos cristãos ao céu, pois lemos na Bíblia, que ele disputou com o demônio o corpo morto de Moisés.
Assim, ele passou a ser considerado o anjo da morte, que conduz as almas ao paraíso:
"Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. "
(Luc 16,22)
(Luc 16,22)
"Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a
respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de
maldição, mas disse: O Senhor te repreenda "
(Jud1,9)
(Jud1,9)
A tradição devocional atribui ao Arcanjo S. Miguel a tarefa de pesar as almas
para separar os puros dos amaldiçoados e condenados, baseando-se nas escrituras (Judas 1,9),(Luc 16,22), ( Dn 5,27).
Desta crença resulta outra representação
comum de S. Miguel com uma balança de dois pratos na mão destinada
a pesar as almas.
Há algumas passagens bíblicas sobre pesar as almas:
"TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. " ( Dn 5,27)
" Certamente que os filhos de Adão são
vaidade, e os filhos dos homens são desilusão; postos na balança,
subiriam; todos juntos são mais leves do que um sopro."
(Sl 62,9)
Na hora da morte, comparecemos diante do Tribunal divino e temos nosso julgamento individual:
“como está determinado que os homens
morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo”. (Hb 9,27)
"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu
irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." (Rm 14,10)
Se somos bons vamos para o céu se não temos mais nada a purificar(Fl 1, 21-24), (II Cor 5,1-2), se tiver alguma culpa a se purificar antes de entrar no céu, aguardamos nossa entrada num estágio de Purificação, o Purgatório ( Sl 14 ; Hb 12, 22-23 ; Mt 5,8 ), ( I Cor 3, 10-15), ( I Pe 3, 18-19 ; 4, 6 ), se maus somos condenados ao inferno.
Os anjos participam desse julgamento divino, no último dia (Mt 13,49) e assim que morremos (Luc 16,22), conduzindo as almas para o céu ou o inferno:
"Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. "
(Luc 16,22)
(Luc 16,22)
"Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos"
(Mt 13,49)
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e
com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão
primeiro." (I Tes 4,16)
Na pintura, São Miguel conduz alma do Purgatório para o céu.
5.Podemos e devemos invocar os anjos e São Miguel, pois eles " são espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação" (Heb 1,14).
Os anjos intercedem por nós, como vemos no texto em que um anjo interde por Jerusalém:
" E
o anjo de Javé perguntou: «Javé dos exércitos, até quando ficarás sem
ter compaixão de Jerusalém e das outras cidades de Judá, contra as quais
estás irado há já setenta anos?" (Zac 1, 12)
Santa Joana Darc ouvia a voz de São Miguel mandando-lhe salvar a França
Os anjos assistem e apresentam nossas orações (Apo 8,3-4) (Tob 12,12) diante de Deus (Mt 18,10), intercedem por nós, nos protegem com suas orações e quando são enviados por Deus para nos ajudar (Ex 23,20) (Jo 5,4), por isso é importante pedir ao Senhor que nos envie seus protetores (Jz 13,8-9):
Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que
os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.
(Mt 18,10)
(Mt 18,10)
" Quando
tu e Sara rezáveis, era eu que apresentava as vossas súplicas diante do
Senhor glorioso. A mesma coisa eu fazia quando sepultavas os mortos. " (Tob 12,12)
"Veio outro anjo, e pôs-se
junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito
incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o
altar de ouro que está diante do trono.
"Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado." (Ex 23,20)
[Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água;
então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de
qualquer enfermidade que tivesse.]
(Jo 5,4)
(Jo 5,4)
6. Devemos e podemos pedir que Deus nos envie seus anjos:
"8 Então
Manoá suplicou ao Senhor, dizendo: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem
de Deus, que enviaste, venha ter conosco outra vez e nos ensine o que
devemos fazer ao menino que há de nascer.
Algumas passagens bíblicas de oração dirigidas aos anjos:
Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra!
(Sal 103,20)
(Sal 103,20)
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes!
(Sal 148,2)
(Sal 148,2)
7.Os anjos devem ser venerados:
"E Davi, levantando os olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a
terra e o céu, tendo na mão uma espada desembainhada estendida sobre
Jerusalém. Então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram
sobre os seus rostos. "
(1 Cron 21,16)
(1 Cron 21,16)
Uma famosa aparição de São Miguel aconteceu no Monte Gargano, Itália, onde há um santuário.
8. Culto dos anjos na Bíblia
O culto aos anjos não foi proibido por São Paulo ao falar dele em Colossenses 2, 16-19:
"Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
Ninguém vos roube a seu bel-prazer a palma da corrida,sob pretexto de humildade ou culto aos anjos. Desencaminham-se
essas pessoas em suas próprias visões e , cheias do vão orgulho de seu
espírito materialista, não se mantêm unidas à Cabeça da qual todo o
corpo, pela união das junturas, se alimenta e cresce conforme um
crescimento disposto por Deus."
Esse texto, mal interpretado , é usado pelos não católicos como argumento para dizer que a Igreja Católica criou uma heresia.
É preciso entender que esse texto na
íntegra fala das várias observâncias, objetos de discussão entre os
cristãos e os doutores judaizantes.
Quem condenava os cristãos "pelo comer e pelo beber", senão os fariseus que
já haviam condenado os discípulos de Cristo por esse mesmo motivo, por violarem as
proibições da Tradição dos Antigos?
Quem, senão os fariseus, poderia condenar os cristãos por causa de "um dia de festa", "lua nova" ou "sábado"?
Evidentemente quem isso fazia eram os ciosos guardiães da Tradição dos Antigos , os fariseus e seus discípulos.
E quem falava, naquele tempo, sobre o culto aos anjos, propondo uma doutrina gnóstica descrevendo as visões da Merkabah, o anjo Uriel, o anjo Metraton, o anjo Melquisedec, etc, que não são citados na tradição bíblica, daí serem visões próprias, eram os fariseus.
Quem, senão os fariseus, poderia condenar os cristãos por causa de "um dia de festa", "lua nova" ou "sábado"?
Evidentemente quem isso fazia eram os ciosos guardiães da Tradição dos Antigos , os fariseus e seus discípulos.
E quem falava, naquele tempo, sobre o culto aos anjos, propondo uma doutrina gnóstica descrevendo as visões da Merkabah, o anjo Uriel, o anjo Metraton, o anjo Melquisedec, etc, que não são citados na tradição bíblica, daí serem visões próprias, eram os fariseus.
É importante entender que o Apóstolo diz que ninguém nos engane com pretexto de humildade e culto dos anjos, ele não está dizendo que ser humilde ou cultuar os anjos é ruim e contrário aos ensinamentos bíblicos, pois há muitas passagens que mostram esse culto.
Ele está dizendo que alguns sob
pretexto de humildade e do culto aos anjos procuram seduzir os fiéis
para uma nova doutrina que não se "mantêm unida à Cabeça (Jesus Cristo) da qual todo o
corpo (a Igreja), pela união das junturas, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus."
São Paulo faz uma crítica às seitas heréticas, gnósticas, que começavam a nascer e deturpar o ensinamento cristão, mas de nenhum modo combate ou critica o culto aos Anjos, conforme ensinado pela Bíblia, culto de veneração(Gen 19,1), tendo-os como modelos de fé e de oração (ICor 13,1):
"14 e aquilo que na minha carne era para vós
uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes
como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus."(Gal 4,14)
Outras passagens que são usadas para criticar o culto aos Anjos são:
10 Então me lancei a seus pés para
adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de
teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o
testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
(Apo 19,10)
8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar.
9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal;
porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que
guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22,8-9)
Nessas duas passagens, vemos que João se
ajoelha para adorar um Anjo, e isso é criticado, mas na passagem do
Gênesis vemos Abraão, Ló e Balaão que se ajoelham diante de Anjos, mas
não são repreendidos por eles:
2 Levantando Abraão os olhos, olhou e eis
três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da
tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,
(Gen 18,2)
 tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de
Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto
em terra, (Gen 19,1)
Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor
parado no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que
inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra.
(Nm 22,31)
(Nm 22,31)
Podemos concluir, pois, que não é proibido o culto, ajoelhar-se, reverenciar os Anjos, o que é proibido é adorá-los.
Não é o gesto em si ( ajoelhar-se) que é condenado, mas a intenção (de adorar) com que o Apóstolo fazia isso.
E isso a Igreja diferencia em seu culto,
reverenciando os servos de Deus (culto de dulia) e adorando o Único
Deus, a Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo (culto de Latria).
9. O Culto das Imagens dos Anjos
Deus ordenou que se fizessem imagens de
Anjos (querubins), para ornamentar a Arca da Aliança, simbolizando o
quão ela era sagrada e já mostrando o valor da venração. E isso não é
idolatria:
"18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 Farás um querubim numa extremidade e o
outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório
fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 Os querubins estenderão as suas asas por
cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas
um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o
propiciatório." (Ex 25, 18-20)
Do mesmo modo, também foram feitas
imagens de Anjos e outras figuras (I REIS 6,35) para ornamentar o
Templo, assim como temos imagens em nossas igrejas católicas e isso foi
agradável a Deus, pois " a glória do Senhor encheu o templo" (I REIS 8, 10-11).
Podemos orar diante das imagens, pois
nossa oração é direcionada para aquele, ou aqueles que elas representam
como os israelitas diante da imagem da serpente de bronze (Num 21, 8-9)
ou diante da Arca, símbolo da presença de Deus (Números 7,89; 10,35) , diante dos querubins da Arca (Ex 25, 18-22) e do templo (IRe 6, 35)
FONTES: