domingo, 31 de maio de 2015

AGRADECIMENTO A SANTA JOANA DARC


Querida Santa Joana Darc, quero agradecer pela festa da Capela, por tudo ter transcorrido em paz e por ter sido um sucesso.
Agradeço muito a Deus por morar perto de vossa capela. Agradeço, pois sempre olhei o monte onde está vossa capela e imaginava como ali seria um bom lugar para construir uma igreja. E Deus a fez ali onde eu imaginava.
Obrigado por ouvir vossa voz, meu Deus, a de vossa Mãe e a dos anjos. Ensine-me a obedecer-vos.
Obrigado, Santa Joana, pelo vosso exemplo. Deus, salvai vossa Igreja, do mesmo modo que salvastes a França por meio de Joana. Fazei de cada católico uma nova Santa Joana Darc.



sábado, 30 de maio de 2015

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO COM LEITURAS BÍBLICAS BREVES, LADAINHA E RESPONSÓRIO



Os devotos de Santo Antônio que desejam alcançar alguma graça ou milagre, deverão realizar a Trezena de Santo Antônio, que são orações feitas durante durante 13 terças-feiras ou os treze dias que antecedem o dia 13 de junho, dia de sua festa devido à data de seu falecimento, ou seja, do dia 31 de maio a 12 de junho.

Cada dia reza-se a súplica abaixo e em seguida a meditação do dia (uma leitura bíblica ou um trecho da vida de Santo Antônio) e depois a oração do dia específico, um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai. Se o fiel quiser pode acrescentar a Ladainha de Santo Antônio ou seu responsório.






Súplica:

Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos.
Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.
A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos.
Oh! bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços.
Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos (mentalizar os pedidos)

(Segue-se a meditação ou leitura do dia com sua oração).








Primeiro Dia

Leitura breve

"Tudo o que para mim era lucro, considerei-o como perda por amor de Cristo. Mais ainda: considero todas as coisas como prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é conhecer Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele renunciei a todas as coisas e considerei tudo como lixo, para ganhar a Cristo."
Filipeneses 3, 7-8a

Oração:
Invencível Santo Antônio, mártir pelo desejo, pelo fervor do amor que vos inflamou com o ardente anseio de derramar o vosso sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo, invocamos o vosso auxílio para que nos assistais a nós e a todos os agonizantes na hora da nossa morte, e para que obtenhais o eterno descanso para as almas do purgatório.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória








Segundo Dia

Leitura breve

"Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como vítima santa, viva, agradável a Deus.Tal é o culto espiritual que Lhe deveis prestar. Não vos conformeis com este mundo; mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito."
Romanos 12, 1-2


Oração:
Oh! Santo Antônio, grande Doutor da Igreja, que ilustrastes a eterna e imutável verdade tanto pela palavra como pelo exemplo, nós vos imploramos que nos conserveis na fé católica, que convertais os que estão fora da nossa Igreja e que extirpeis todos os erros e falsidades.

Obtende também que os Governantes e os Magistrados exerçam a justiça com eqüidade e para o bem do povo.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória




Terceiro Dia


Leitura breve
"Cada um recolherá o que tiver semeado. Quem semeia na carne, colherá da carne a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna."
Gálatas 6, 8


Oração:
Oh! bondoso consolador Santo Antônio! Nunca quem procurou o vosso auxílio deixou de ser atendido. Humildemente vos suplicamos que nos auxilieis, a nós e a todo o mundo, nas calamidades e aflições; Preservai-nos da falta de arrependimento, da covardia e do desespero; Afastai de nós toda a intolerância e toda a discórdia.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória












Quarto dia

Leitura breve

"Eu corro, não como quem corre às cegas: eu luto, não como quem açoita o ar, mas castigo o meu corpo e reduzo-o à escravidão"
 1 Coríntios 9, 26.27a

Oração:
Santo Antônio, fervoroso adorador de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ateastes em toda a parte o fogo da caridade perante o qual os demônios fugiam, guardai as nossas almas e os nossos corpos, e defendei-os contra as tentações de Satanás, para que ele não tenha o poder de nos molestar em pensamentos, palavras e obras, e afastai de nós todos os vãos receios e imaginações.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória








Quinto Dia



Leitura breve
"Irmãos: tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é amável e de boa reputação, tudo o que é virtude e digno de louvor, é o que deveis ter no pensamento. E o Deus da paz estará convosco."
Filipenses 4, 8.9

Oração:
Oh! maravilhoso pregador Santo Antônio, a cujas poderosas palavras nenhum pecador podia resistir, humildemente vos suplicamos que preserveis os nossos corpos de febres, feridas e doenças infecciosas, e as nossas almas da lepra do pecado.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória












Sexto Dia

Leitura breve

"Nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam, dos que são chamados segundo o seu desígnio. Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, para que Ele seja o Primogénito de muitos irmãos. E aqueles que predestinou, também os chamou; e aqueles que chamou, também os justificou; e aqueles que justificou, também os glorificou."
Romanos 8, 28-30


Oração:
Oh! milagroso Taumaturgo Santo Antônio, em quem Deus manifestou o seu poder, livrai-nos de todas as fraquezas e enfermidades para que possamos sempre glorificar Deus Todo Poderoso, sãos de espírito e de corpo, e fortes de alma.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória













Sétimo Dia

Leitura breve

"A sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, compreensiva, conciliadora, cheia de misericórdia e de boas obras, imparcial e sem hipocrisia. O fruto da justiça semeia-se na paz, para aqueles que praticam a paz."
Tiago 3, 17-18

Oração:
Santo Antônio, fiel guia dos viajantes, a quem Deus deu o poder de dominar as tempestades e de acalmar as ondas do mar, preservai-nos a nós e a todos os viajantes dos perigos do mar e da terra, e do naufrágio das nossas almas.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória








Oitavo Dia

Leitura breve

"Aprendi com lealdade, comunico sem inveja e não escondo a riqueza que a Sabedoria encerra, porque ela é para os homens um tesouro inesgotável, e os que a adquirem tornam-se amigos de Deus, recomendados pelos benefícios da sua doutrina."
Sabedoria 7, 13-14


Oração:
Oh! valente confessor Santo Antônio, que libertastes das cadeias temporais os corpos dos homens, e das cadeias espirituais as suas almas, libertai os pobres cativos das prisões que não mereceram, e as almas que o pecado escraviza, das trevas dos seus cárceres espirituais, e auxiliai todos os que estão condenados à morte.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória










Nono Dia

Leitura breve

"Lembrai-vos dos vossos chefes, que vos anunciaram a palavra de Deus. Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis transviar por doutrinas incertas e estranhas."
Hebreus 13, 7-9a

Oração:
Oh! branca Flor da Pureza, Santo Antônio, que tivestes nos vossos braços virginais Jesus, o Filho de Deus, nós vos suplicamos que nos preserveis a nós, e a todos os que nos pertencem, dos males corporais;
Auxiliai também os surdos, os mudos, os cegos, os coxos, os disformes, e alcançai para eles a paciência necessária para suportarem as suas aflições.
Ajudai também a preservar o corpo místico da Igreja, e fazei com que todas as nações, com os seus governantes e príncipes, se conservem fiéis ao seu chefe.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória







Décimo Dia


Leitura breve

"Tem cuidado contigo e com o teu ensino. Sê perseverante em tudo isso. Se assim procederes, salvar-te-ás a ti e àqueles que te ouvem."
1 Timóteo 4, 16

Oração:
Fidelíssimo Santo Antônio, que desprezastes os bens deste mundo para poderes obter as riquezas de Cristo, ajudai-nos a nunca desejar nada que nos seja prejudicial, preservai-nos de todas as ambições mundanas e obtende-nos que procuremos sempre a graça, e, se a perdermos, não descansemos até recuperá-la.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória










Décimo Primeiro Dia


Leitura breve

"Dou graças Àquele que me deu força, Cristo Jesus, Nosso Senhor, que me julgou digno de confiança e me chamou ao seu serviço."
 1 Tim 1, 12


Oração:
Santo Antônio, poderoso auxiliar, em quem o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo obra tão grandes maravilhas, invocamos o vosso auxílio em todos os perigos, visíveis e invisíveis.
Preservai-nos, pela vossa intercessão, dos nossos inimigos, dos raios, das tempestades, do incêndio e da guerra, e livrai-nos fielmente de todos os perigos da alma e do corpo.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória







Décimo Segundo Dia


Leitura breve

"Aqueles que exercerem bem o seu ministério, alcançam uma posição honrosa e uma grande confiança fundada sobre a fé em Cristo Jesus"
1 Timóteo 3, 13

Oração:
Santo Antônio, refúgio universal, nós vos suplicamos que nos socorrais em todas as aflições, na pobreza e na enfermidade;
Que socorreis as viúvas e os órfãos, e todos aqueles que vos invocam nas suas necessidades.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória









Décimo Terceiro Dia

LEITURA

"Aquele que medita na lei do Altíssimo, se for do agrado do Senhor omnipotente, será cheio do espírito de inteligência. Então ele derramará, como chuva, as suas palavras de sabedoria e na sua oração louvará o Senhor. Adquirirá a rectidão do julgamento e da ciência e reflectirá nos mistérios de Deus. Fará brilhar a instrução que recebeu e a sua glória estará na lei da aliança do Senhor. Muitos louvarão a sua inteligência, que jamais será esquecida. Não desaparecerá a sua memória e o seu nome viverá de geração em geração. As nações proclamarão a sua sabedoria e a assembleia celebrará os seus louvores."
Eclesiástico 39, 8-14 (gr. 6-11)



Oração:
Oh! Glorioso Santo Antônio, honra de Portugal, Apóstolo de todas as nações, manifestai-nos o poder milagroso que tem ganho vitórias tão maravilhosas sobre o erro e a descrença, e acendei nos nossos corações a chama da divina caridade e do amor fraterno, a fim de que, unidos no aprisco verdadeiro do Divino Pastor, possamos glorificar Aquele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina eternamente. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória









ORAÇÕES OPCIONAIS:


Responsório de Santo Antônio

Se milagres desejais,

Recorrei a Santo Antônio;

Vereis fugir o demônio

E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos

Se moderam, se retiram,

Digam-no aqueles que o viram,

E digam-no os paduanos.

Pela sua intercessão

Foge a peste, o erro, a morte,

O fraco torna-se forte

E torna-se o enfermo são.

Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos

Se moderam, se retiram,

Digam-no aqueles que o viram,

E digam-no os paduanos.

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo

Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos

Se moderam, se retiram,

Digam-no aqueles que o viram,

E digam-no os paduanos.

V: Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.

R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.





Ladainha de Santo Antônio de Pádua

Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus, ouvi-nos Jesus, ouvi-nos.

Jesus, atendei-nos Jesus, atendei-nos.

Deus pai celestial tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo,tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trinidade, que sois um só Deus,tende piedade de nós.

Santo Antônio de Pádua, rogai por nós.

Santo Antônio, íntimo amigo do Menino Deus, rogai por nós.

Santo Antônio, Servo da Mãe Imaculada, rogai por nós.

Santo Antônio, fiel Filho de São Francisco, rogai por nós.

Santo Antônio, homem da santa oração, rogai por nós.

Santo Antônio, amigo da pobreza, rogai por nós.

Santo Antônio, lírio de castidade, rogai por nós.

Santo Antônio, modelo de obediência, rogai por nós.

Santo Antônio, amante da vida oculta,rogai por nós.

Santo Antônio, depreciador da glória humana, rogai por nós.

Santo Antônio, rosa de caridade, rogai por nós.

Santo Antônio, espelho de todas as virtudes, rogai por nós.

Santo Antônio, sacerdote segundo o Coração do Altíssimo, rogai por nós.

Santo Antônio, imitador dos apóstolos, rogai por nós.

Santo Antônio, mártir de desejo, rogai por nós.

Santo Antônio, coluna da Igreja, rogai por nós.

Santo Antônio, amante cuidadoso das almas, rogai por nós.

Santo Antônio, propugnador da fé, rogai por nós.

Santo Antônio, doutor da verdade, rogai por nós.

Santo Antônio, batalhador contra a falsidade, rogai por nós.

Santo Antônio, arca do testamento, rogai por nós.

Santo Antônio, trombeta do Evangelho, rogai por nós.

Santo Antônio, Apóstolo dos pecadores, rogai por nós.

Santo Antônio, extirpador dos crimes, rogai por nós.

Santo Antônio, reabilitador dos criminosos, rogai por nós.

Santo Antônio, reformador dos procedimentos, rogai por nós.

Santo Antônio, conquistador dos Corações, rogai por nós.

Santo Antônio, auxílio dos aflitos, rogai por nós.

Santo Antônio, terror dos demônios, rogai por nós.

Santo Antônio, ressucitador dos mortos, rogai por nós.

Santo Antônio, restituidor das coisas perdidas, rogai por nós.

Santo Antônio, glorioso taumaturgo, rogai por nós.

Santo Antônio, santo do mundo inteiro, rogai por nós.

Santo Antônio, Glória da Ordem dos Menores, rogai por nós.

Santo Antônio, alegria da corte celestial, rogai por nós.

Santo Antônio, amável patrono nosso, rogai por nós.

Cordeiro de Deus que tiras os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tiras os pecados do mundo, escutai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tiras os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós Santo Antônio de Pádua.

Para que sejamos dignos das promesas de Cristo.

Oração: Alegre, Senhor Deus, a tua Igreja a solenidade votiva de Santo Antônio, confessor e doutor, para que sempre se encontre fortalecida com socorros espirituais e mereça alcançar as alegrias eternas.

Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.













quinta-feira, 28 de maio de 2015

LADAINHA DE SANTA JOANA D´ARC, VIRGEM E MÁRTIR


Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós!
Filho  Redentor do mundo, que sois Deus , tende piedade de nós!
Espírito Santo, que sois  Deus,  tende piedade de nós!
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,  tende piedade de nós!

Santa Maria, rogai por nós!
Santa Mãe de Deus, rogai por nós!
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós!

Santa Joana D`Arc, nascida em Domrémy ,  rogai por nós!
Santa Joana D`Arc, nascida na noite da Epifania,  rogai por nós!
Santa Joana D`Arc, filha de trabalhadores, rogai por nós!
Santa Joana D` Arc, que davas esmolas aos pobres,  rogai por nós!
Santa Joana D` Arc, simples e doce filha da França, rogai por nós!
Santa Joana D` Arc, que ouvistes  a voz dos Santos,  rogai por nós!
Santa Joana D` Arc, que vistes o Arcanjo São Michael,  rogai por nós!
Santa Joana D` Arc, que ouvistes todos os bons conselhos de São Miguel, rogai por nós!
Santa Joana D` Arc, a quem São Miguel pediu para coroar o rei da França, rogai por nós!
Santa Joana D` Arc, que prometestes ao anjo  guardar tua virgindade,  rogai por nós!
Santa Joana D’Arc , que recusastes ao casamento, rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que vos dedicastes  exclusivamente ao chamado de Deus, rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,   protegida por Santa Margarida e Santa Catarina , rogai por nós!






Santa Joana D’Arc,  que fostes levada ao Delfim , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  a quem seus companheiros foram totalmente devotados , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que vos ajoelhastes  diante do Rei , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que anunciastes que o Delfim seria ungido e coroado em Reims , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que vestistes  a armadura , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,   que anunciastes a derrota do Inglês , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  portadora da bandeira de Nosso Senhor , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que encorajastes os homens do vosso exército à  confissão , rogai por nós! Santa Joana D’Arc,  que ordenastes  três vezes ao Inglês para deixar o reino da França , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que lutastes valentemente , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,   que libertastes a cidade sitiada de Orleans , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,   que vencestes todas as batalhas contra o Inglês , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que abristes o caminho para Reims , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  muito orante , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  muito paciente , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  sempre alegre , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  revestida de humildade , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  muito corajosa e cheia de ousadia , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  entusiasta e forte nas vossas vitórias surpreendentes , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  informada pelas vozes de Santa Margarida e Santa Catarina de sua prisão , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  traída pelo rei , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  perseguida durante longos interrogatórios , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  ameaçada de tortura , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  condenada à fogueira , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que aceitastes heroicamente o prêmio , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que glorificastes a Deus com louvor na fogueira , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que pronunciastes o nome de Jesus antes de morrer , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  que fostes admirada por vossos  algozes , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc, que falecestes em estado de graça , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  cujo coração foi encontrado intacto nas cinzas da fogueira , rogai por nós!
Santa Joana D’Arc,  pela qual Deus salvou o reino da França,  rogai por nós!

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo , ouvi-nos Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo , perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo,  tende piedade de nós!

Oremos: 
Senhor, que salvastes a França, que é e sempre será a filha mais velha da Igreja, do grande perigo que a ameaçava, através de vossa serva,  Santa Joana D´Arc , concedei-nos , por sua intercessão,  sermos fiéis  e corajosos, humildes e obedientes aos vossos mandamentos, perseverando na verdadeira fé católica, e assim chegarmos às alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Amém















POR QUE LEMBRAR SANTA JOANA D`ARC FESTEJADA DIA 30 DE MAIO?



Jesus nos disse que "não se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa (Mateus 5,15). 

Assim é Santa Joana d´Arc, uma luz colocada sobre o candeeiro para que brilhe a todos que estão na Casa de Deus, a Igreja.  

   E "ao vermos sua luz, suas boas obras, glorificamos ao Pai que está nos céus" (Mateus 5,16).

 A Bíblia nos aconselha a fazer a memória daqueles que são exemplo e modelo de fé para os outros (Mateus 26,13; Filipenses 3,17; Tiago 5,10; João 8,39), afim de que imitemos suas boas obras. 









Santa Joana "lavou suas vestes no sangue do Cordeiro e está diante do trono de Deus e o serve, dia e noite, no seu templo" (Apocalipse 7,14-15).
 Por isso, ela pode apresentar nossas orações ao Senhor e interceder por nós (Apocalipse 5,8).
  Peçamos, pois, a intercessão dessa Serva de Deus, já que a oração de uma justa pode mais (Provérbios 15,29; Tiago 5,16).


TESTEMUNHOS

Os milagres comprovados para a beatificação de Santa Joana foram:

1) A Irmã Teresa de Santo Agostinho  foi curada de úlceras na perna.

 2) A irmã Julie Gauthier, de Faverolles, foi curada de uma úlcera cancerosa em seu peito esquerdo, durante uma novena a Santa Joana.

3) Irmã Marie Sagnier, de Frages, foi milagrosamente curada de um câncer do estômago.

O Papa Pio X aceitou esses três milagres como autênticos.

Dois milagres foram comprovados para sua canonização:

1) Um milagre ocorreu em Lourdes, em 1909,com Thérèse Belin, que tinha tuberculose em seus pulmões e na cavidade abdominal, complicada por uma lesão orgânica de sua válvula mitral do coração.   Ela sentiu-se curada quando sobre ela foi invocada a intercessão de Joana. Na primeira invocação, Teresa abriu os olhos, na segunda, ela se sentou em sua maca e, na terceira, ela sentiu que tinha sido curada.

2)Outra cura reconhecida ocorreu a Miss Mirandelle que tinha um  mal perfurante plantar o que significa que ela tinha um buraco que atravessou a planta de seu pé e foi curada.


“ENGANOSA É A BELEZA, E INÚTIL A FORMOSURA, MAS A MULHER QUE TEME AO SENHOR, ESSA SERÁ LOUVADA.”
PROVÉRBIOS 31,30





ORAI SEM CESSAR
(I TESSALONISENCES 5,17)


Ó Santa Joana D’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. 

Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.

Santa Joana D’Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária.

Ó Santa Joana D’Arc atenda ao meu pedido (pedido). 

E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.

Santa Joana D’Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!

Oremos:
Ó Deus, que nos alegrais com a comemoração de Santa Joana D´Arc, concedei que sejamos ajudados pelos seus méritos e iluminados pelos seus exemplos de castidade e fortaleza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!  

Santa Joana D´Arc,
 orai por nós!

"Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para Ele” 
(Lucas 20, 37-38).




                    

A Imagem de Santa Joana entre as santas de sua devoção, Santa Margarida, com o dragão aos pés, e Santa Catarina, com a roda.

UMA NUVEM DE TESTEMUNHAS 
(HEBREUS 12,1)

A SANTA GUERREIRA

Joana D’Arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431.
 Foi uma heroína, durante a Guerra dos Cem Anos, quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. 

Com 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens de São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida, que lhe deram a ordem de salvar a França do domínio inglês, levando Carlos VII a ser coroado rei. 

  Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se como um homem e conseguiu comandar as tropas francesas. 

Rapidamente, ela teve várias vitórias e cumpriu com sua missão.
 Em 1430, durante uma batalha em Paris, ela foi traída por seu rei e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses.
Foi acusada injustamente de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada à morte na fogueira.

Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.
Joana morreu olhando para uma cruz, pronunciando várias vezes, em voz alta, o nome de Jesus.
Joana D’Arc foi canonizada (proclamada em santa) no ano de 1920










sábado, 23 de maio de 2015

O SACRÁRIO - O SANTO DOS SANTOS DO NOVO TESTAMENTO






O Sacrário ou Tabernáculo é um pequeno cofre colocado sobre o altar (nas igrejas antigas) para guardar a Âmbula onde está a Eucaristia.

Âmbula, também designado por cibório ou píxide, é um tipo de cálice no qual se colocam as hóstias para serem consagradas, ou mesmo as que já foram consagradas. Geralmente feita de ferro, com o interior dourado e tampa, pode ser usado como ostensório. 

 No Antigo Testamento, o tabernáculo guardava um vaso de ouro com o maná (Hebreus 9,3-4), o pão caído do céu.

 No Novo, o sacrário guarda numa vaso de "ouro" o verdadeiro maná vindo do céu, Jesus (João 6, 31-35), que se faz carne em toda Missa, tornando-se presente corporalemente em nosso meio sob as espécies de pão e vinho, carne e sangue (I Coríntios 10,16).




estava um vaso de ouro, que continha o maná, 
Hebreus 9,3-4



  Depois do Concílio Vaticano II, o Altar passou a ficar no centro da igreja, e o sacrário, em muitos casos, passou  ser disposto em uma capela própria, a Capela do Santíssimo.

Na Igreja Primitiva, sacerdotes e leigos, após tomarem pão consagrado nas celebrações eucarísticas, os guardavam nos sacrários a fim de dá-los para os doentes e outros não conseguiram assistir à celebração. Quando se iniciou a Paz na Igreja, terminando a perseguição aos cristãos, foi estabelecida a prática de manter a Eucaristia sempre nestes recipientes. Quando as condições financeiras tornavam possíveis, o recipiente era feito geralmente de ouro, com uma pomba dentro normalmente de prata.




Sacrário de uma Igreja


Esse lugar na Igreja equivale ao Santo dos santos do Templo de Jerusalém  (Hebreus 9,3), que era o lugar mais sagrado do tabernáculo e também do templo, pois nele ficava a arca da aliança, que simbolizava a presença do Deus vivo no meio do povo.

 Somente o Sumo Sacerdote (o “chefe” de todos os sacerdotes) podia entrar nesse lugar uma vez por ano para fazer expiação os pecados do povo (Lv 16. 34).  O Santo dos santos, era separado do Santo Lugar por um espesso véu (Ex 26. 33).

No Novo Testamento, Jesus Cristo rasgou o véu que nos separava da presença de Deus e nos deu livre acesso ao Pai, fazendo-se presente em nosso meio, espiritual e corporalmente, na forma de pão e vinho. Assim como o maná, o pão do deserto e as tábuas da lei, a Palavra, eram guardados na Arca da Aliança no Santo dos Santos:


Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
Hebreus 9,3-4


Jesus, o verdadeiro Pão descido dos céus (João 6, 31-35), e a Palavra Viva, o Verbo de Deus (João 1,1.14), é guardado em nossos sacrários, atualmente, numa capela própria para ele, pois o culto dos cristãos é a ceia centrada no Altar.

O Sacrário passou a existir como uma necessidade da Igreja e apesar de não ser o centro litúrgico do culto da Igreja, ele é um espaço de adoração ao Senhor presente na hóstia consagrada.

A Igreja nos diz que devemos ter reverência por esse espaço e nos estimular a adorar o Senhor presente no Santíssimo Sacramento:


"Uma vez que Cristo em pessoa está presente no Sacramento do Altar, devemos honrá-Lo com culto de adoração. «A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo nosso Senhor»."
( Catecismo da Igreja Católica, 1413, 1418)

Ao passar diante do sacrário, devemos fazer uma genuflexão (ajoelhar-se com um dos joelhos).



Image result for genuflexionImage result for genuflexão



A genuflexão, que se faz dobrando o joelho direito até ao solo, significa adoração; é por isso reservada ao Santíssimo Sacramento

Também devemos fazer esta genuflexão com os dois joelhos quando o Santíssimo Sacramento estiver exposto na Custódia, para nossa adoração.emails de pessoas juridicas de rio de janeiro




 AS IGREJAS SÃO ESPAÇOS SAGRADOS - O ALTAR É SANTO:

Sobre a sacralidade do espaço de oração, o Templo, ou a Igreja ( o Templo dos cristãos), Jesus nos diz que o Altar é santo e a Igreja, templo sagrado, também é :

"Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;"
Mateus 23,17-21

De fato, em nossas igrejas, Deus habita corporalemente, não só espiritualmente, pois além de habitar em nossos corações, já que nosso corpo é o Templo do Senhor por excelência (Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6,19), habita também nos sacrários de nossas igrejas guardado sob a espécie de pão eucarístico (1 Cor 10,16).

 Nosso Deus se fez carne e se doa por nós na comunhão (João 6,51-58). Esse discurso escandaliza os protestantes, como escandalizou os judeus (João 6,60-67), por isso para eles o pão é símbolo e não espírito e vida, carne e sangue (I Coríntios 10,16).








sexta-feira, 22 de maio de 2015

LADAINHA DE SANTA SARA KALI - SANTA DA IGREJA CATÓLICA E CIGANA








Imagem de Santa Sara ao lado do quadro de São Zeferino Gimenez Malla na Igreja de Saintes Maries de La Mer, na França.

Apesar de não ser canonizada oficialmente, Santa Sara é considerada santa com um culto local. Ela é Santa da Igreja Católica Apostólica Romana!

Ela é a Padroeira dos Ciganos, cultuada ao lado de São Zeferino Geimenez Malla, beatificado em 1997,  pelo Papa São João Paulo II, em Roma, na presença de milhares de ciganos cristãos do mundo todo. Assim, ele se tornou, oficialmente, o primeiro cigano a ser levado aos altares pela Igreja.




LADAINHA DE SANTA SARA:


Senhor,                                                                       tende piedade de nós!
Cristo,                                                                        tende piedade de nós!
Senhor,                                                                      tende piedade de nós!
Jesus Cristo,                                                               ouvi-nos!
Jesus Cristo,                                                               atendei-nos!

Deus, Pai dos Céus,                                                       tende piedade de nós!
Deus Filho, Redentor do mundo,                                  tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo,                                                      tende piedade de nós!
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,                  tende piedade de nós!

Santa Maria, Mãe de Deus,                                            rogai por nós!
Virgem Aparecida,                                                         rogai por nós!
São José,                                                                        rogai por nós!
São Miguel,                                                                    rogai por nós!

São José de Arimatéia,                                                  rogai por nós!
Santa Maria Madalena,                                                 rogai por nós!
Santa Maria Salomé,                                                     rogai por nós!
Santa Maria Jacobé,                                                      rogai por nós!
São Zeferino Giménez Malla, Cigano e Mártir,            rogai por nós!


Santa Sara Kali,                                                           rogai por nós!
Serva do Senhor,                                                          rogai por nós!
Cigana de Cristo,                                                         rogai por nós!
Auxílio dos ciganos,                                                    rogai por nós!
Amparo Romani,                                                         rogai por nós!

Virgem Sara,                                                                rogai por nós!
Virgem Cigana,                                                            rogai por nós!
Virgem Negra,                                                              rogai por nós!
Virgem Sara, a respeitada,                                           rogai por nós!
Virgem Kali, a poderosa,                                             rogai por nós!
Virgem Cigana, a clemente,                                        rogai por nós!
Virgem das Carruagens, a fidedigna,                          rogai por nós!



Ama Sara,                                                                    rogai por nós!
Curadora dos enfermos,                                              rogai por nós!
Refúgio dos julgados,                                                 rogai por nós!
Gloriosa Santa Sara Kali,                                            rogai por nós!

Bondosa Santa Sara,                                                                               rogai por nós!                           Vós, que sobrevivestes a tudo,                                                                rogai por nós!
Vós, que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos,         rogai por nós!
Vós, que fostes amedrontada e jogada ao mar,                                       rogai por nós!
Vós, que venceste a fúria do mar com seu amor e sua fé a Kristesco,   rogai por nós!


Da inveja, da arrogância e do aborrecimento,                                             defendei-nos!
Da soberba, da altanaria e afoitamento,                                                        defendei-nos!
Da presunção e da petulância,                                                                      defendei-nos!
Da hipocrisia, e do deboche,                                                                         defendei-nos!
Do egoísmo e ganância,                                                                               defendei-nos!
Da má vontade,                                                                                            defendei-nos!
Da derrota, da pobreza e do fracasso,                                                           defendei-nos!
Da desesperança, tortura e desespero,                                                          defendei-nos!
Da auto-piedade, auto-rejeição e auto-condenação,                                     defendei-nos!
Dos complexos, das doenças e dos problemas de todas as ordens,             defendei-nos!
Da acusação e avareza,                                                                                defendei-nos!
Da mentira, da culpa e da calúnia,                                                               defendei-nos!
Da condenação, e das trapaças,                                                                   livrai-nos Sara Santa.
Da desarmonia e da separação,                                                                    livrai-nos Sara Santa.
Da violência e da indignidade,                                                                     livrai-nos Sara Santa.
Dos assaltos, das catástrofes, e das pestes,                                                  livrai-nos Sara Santa.
Da miséria, das dívidas e do desemprego,                                                   livrai-nos Sara Santa.
Do medo, da insônia e do pavor,                                                                 livrai-nos Sara Santa.
Dos males físicos, psíquicos e espirituais,                                                  livrai-nos Sara Santa.
Dos legados contraproducentes de antepassados e dos malefícios,            livrai-nos Sara Santa.
Da compulsividade do ter, ser e poder,                                                       livrai-nos Sara Santa.
Das dependências físicas, emocionais e químicas,                                     livrai-nos Sara Santa.
Da injustiça, da revolta e da frustração,                                                      livrai-nos Sara Santa.
Da descrença, desconfiança e falha de fé,                                                   livrai-nos Sara Santa.
Da morte permanente, da fome e do flagelo,                                              livrai-nos Sara Santa.

Santa Sara, protetora das mulheres que querem ser mães, rogai por nós!
Santa Sara, protetora das gestantes,                                    rogai por nós!
Santa Sara, nos abençoe,                                                     rogai por nós!
Santa Sara, nos acompanhe,                                                rogai por nós!
Santa Sara, ilumine e proteja nossa Tsara,                          rogai por nós!
Santa Cigana do Mundo,                                                     rogai por nós!

Mãe de todos os ciganos,                                                     rogai por nós!
Protetora das carruagens ciganas,                                        rogai por nós!
Padroeira dos ciganos,                                                         rogai por nós!


 V. Quem faz a vontade de meu Pai, esse é meu irmão,
 R. minha irmã e minha mãe, diz o Senhor (T. P. Aleluia).

OREMOS:

Concedei-nos, Senhor, o dom de Vos conhecer e amar sobre todas as coisas, a exemplo da vossa serva Santa Sara Kali, para que, servindo-Vos com sinceridade de coração, possamos agradar-vos com a nossa fé e as nossas obras.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém










Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; 
da qual vós sois filhas, fazendo o bem,
e não temendo nenhum espanto. 
1 Pedro 3,6


Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber,
 e deu à luz já fora da idade;
 porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
 Hebreus 11,11