Isabel Cristina nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG), filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos.
Com o desejo de fazer Medicina, foi para Juiz de Fora em 1982 se preparar em um curso pré-vestibular. Estudava, namorava, participava de festas, mas tinha uma vida de oração e sonhava ser pediatra para ajudar crianças carentes.
Era sensível, sobretudo com os mais pobres, idosos e crianças, o que certamente aprendeu na família, que era vicentina. Na época, seu pai era presidente do Conselho Central de Barbacena.
Não chamava a atenção sobre si. Discreta e afável, marcou colegas e formadoras pela fidelidade com que procurava cumprir seus deveres e, em especial, pelo amor a Deus e pela forte inclinação para momentos de oração.
Participava com alegria das reuniões da juventude vicentina, que se consagra a servir aos mais necessitados. Não raro, Isabel Cristina ajudava doentes e idosos, dando-lhes, com carinho, alimento na boca. Esses gestos generosos, que demonstram a bondade de seu coração, harmonizam-se com uma vida simples e igual às das demais jovens de seu grupo, sabendo se apresentar, como eles, na moda e nas expressões próprias da idade.
No dia 1º de setembro do mesmo ano, um homem que foi montar um guarda-roupa no pequeno apartamento para onde se mudara com seu irmão, tentou violentá-la. Ao oferecer resistência, recebeu uma cadeirada na cabeça, foi amarrada, amordaçada e teve suas roupas rasgadas. Como continuou a resistir, foi morta sem piedade com 15 facadas. Um crime cruel que abalou a família e todos que tomaram conhecimento do caso.
O fato de Isabel Cristina ter sido batizada e feito a Primeira Comunhão na Matriz da Piedade, pela ligação afetiva de seus pais com a paróquia, e sobretudo para facilitar a visitação, decidiu-se que seus restos mortais ficariam no Santuário da Piedade.
O caixão de madeira com os restos mortais foi lacrado pelo Arcebispo Dom Geraldo, na presença do Postulador, e depois colocado num sarcófago de granito na Capela dos Passos. Também a caixa com toda a documentação foi lacrada e entregue ao sr. Agostini, portador delegado, que a entregou na Congregação para os Santos.
O túmulo da mineira, que fica na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, costuma receber visitas de fiéis de todo o país. Ela é comparada à Santa Maria Goretti, que também morreu lutando contra o seu agressor.
No dia 27 de outubro de 2020, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência Sua Excelência Monsenhor Marcello Semeraro, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou a mesma Congregação a promulgar o decreto relativo ao martírio da Serva de Deus Isabella Cristina Mrad Campos, Leiga Fiel; morto por ódio à Fé em Juiz de Fora (Brasil) em 1º de setembro de 1982;
FONTES:
https://vertentesdasgerais.com.br/papa-francisco-reconhece-martirio-da-barbacenense-isabel-cristina-campos/
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-10/papa-reconhece-martirio-isabel-campos-virtudes-roberto-giovanni.html
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1002200107.htm
https://barbacenaonline.com.br/martirio-de-isabel-cristina-e-reconhecido-pelo-papa-francisco/
http://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2020/10/28/0558/01295.html
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/10/4885218-brasileira-que-sofreu-tentativa-de-estupro-vai-ser-beatificada-pelo-papa.html