Os ramos abençoados no Domingo de Ramos são sagrados, pois são um sacramental, nos lembram nosso Sacramento do Batismo.
Um sacramental é um sinal de fé instituído pela Igreja, que recebeu autoridade do Senhor para tal ministério (Mt 16,18-19; 18,17-18).
Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
Na religiosidade popular, os ramos têm várias utilidades:
Na religiosidade popular, os ramos têm várias utilidades:
PARA PROTEÇÃO:
Um antigo costume da devoção popular é guardar os ramos abençoados no Domingo da Paixão durante todo o ano em casa; alguns conservam o costume de dependurar os ramos à cabeceira da cama para proteger de todos os males.
É também costume em alguns lugares colocá-los na sala, junto de uma imagem religiosa ou crucifixo, na entrada da casa ou atrás da porta para trazer proteção.
CONTRA TEMPESTADES:
Em dia de temporal muito forte, alguns devotos queimam os ramos secos que guardam com muito zelo e enquanto se queima reza-se pedindo proteção para si mesmo, sua família e para aqueles que estavam fora da segurança de um lar e sofrem com a tempestade.
Para auxílio contra vendavais ou tempestades violentas, alguns deixam a simples presença do ramo bento escondido atrás da porta da frente da casa; ou costuma-se deixar apenas os trançados em forma de cruzes ou estrelas.
Outras vezes, acompanha o ramo uma oração invocando a intercessão de santa Bárbara ou então ele é queimado, e suas cinzas jogadas ao vento para abrandar os temporais.
PARA A SAÚDE:
Diante de uma grande necessidade eles são empregados para a feitura de chás ( por isso é bom levar galhos de ervas para chá junto com os ramos).
Outro uso do ramo, na devoção popular, é deixá-lo imerso num copo d’água por alguns minutos e fazer com muita fé uma oração dirigida a santa Apolônia e tomar para a cura de problemas como dores de dente.
Para curar dores de cabeça, alguns umedecem a região afetada com essa água e rapidamente se restabelece o bem estar. Pegar um ramo bento e fazer com ele o sinal da cruz sobre uma região dolorida do corpo também é solução empregada para amenizar a dor.
Seja como for, a Igreja deixa livre ao fiel expressar sua fé e devoção através de sua prática pessoal de oração, mas deve-se evitar e combater qualquer fanatismo que possa prejudicar a saúde, os chás devem ser feitos com ervas próprias para tal.
Sempre guardo os ramos da Missa em casa e uso-os em algum artesanato para proteção ou ornamentando vasos ou os queimo quando faço algum ritual de oração usando o fogo, símbolo da Luz de Cristo.
FONTES:
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/viewFile/10264/8049
http://www.catequesenanet.com.br/2012/04/queimar-os-ramos-bentos-da-protecao.html
https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/crencas-que-duram-geracoes-e-o-verdadeiro-significado-dos-ramos
Boa noite.
ResponderExcluirPosso deixar os ramos no mesmo local que os coloquei depois da bênção na missa do domimgo de ramos?
Se tiver que tirar desse local, em que dia tirarei?
Siga a inspiração que Deus te dá, você pode os deixar no mesmo local ou modificar de lugar sempre que achar melhor.
ExcluirTira na 4a feira de cinzas, faz as LAUDES e nesse tempo queima o ramo ou a palma.
ExcluirPosso queimá-los,como se faz com as tempestades,para pedir proteção contra essa pandemia que está no mundo??
ResponderExcluirPode sim
Excluirpode dividir o ramo. Nesta pandemia consegui apenas um e queria dividí-lo com minha irmã.
ResponderExcluirPode sim.
ExcluirO que faço com os que eu já tinha em casa do ano anterior?
ResponderExcluirVocê pode guardar em um vaso e usar em orações como incenso ou queimar um dia fazendo uma oração a Nossa Senhora da Paz ou queimar na fogueira de São João.
ExcluirOs ramos são símbolos de saúde, paz e dos Santos mártires.
Quando você sentir que precisa de paz ou afastar tempestades ou forças do mal pode queimar como forma de incenso.
Na 4a feira de cinzas, reza as Lauder e ao mesmo tempo queima o ramo
Excluir