Hermenegildo era filho de Leovigildo, rei dos visigodos na Espanha, e de Teodósia, a primeira esposa daquele rei.
A princípio, ariano como o pai, Hermenegildo, influenciado pela mulher, converter-se-ia.
Depois da morte da esposa, o rei visigodo casou-se com Goswinda, viúva de seu irmão Atanagildo e mãe de Brunehaut, mulher de Sigeberto, rei da Austrásia. Foi com uma filha de Sigeberto e de Brunehaut que Hermenegildo se casou.
A esposa do futuro mártir chamava-se Ingonda e era católica. Ora, Goswinda, ariana, nutria grande ódio pelos cristãos, e, pois, principiou a perseguir a nora. A princípio, usou de carinhos, de doces palavras, procurando induzir Ingonda a receber o batismo no arianismo.
Ingonda, corajosa e determinadamente, recusou-se, e passou a receber da sogra os piores tratamentos.
Leovigildo, um dia, para por termo às discussões entre a mulher e a nora, resolveu enviar Hermenegildo e a jovem esposa para Sevilha.
Ingonda, desde então, procurou, por todos os meios, encaminhar o marido à fé católica.
Pôs-se a catequizá-lo, e Hermenegildo, assim que se inteirou das verdades que a boa esposa lhe expunha, a tudo vendo com muita clareza, deixou os erros que abraçara desde que nascera e se fez cristão.
Leovigildo, sabedor da conversão do filho, procurou, enraivecido, perdê-lo.
E o príncipe, para se defender, aliou-se ao imperador de Bizâncio, que ia atacar a Espanha. Um dia, Hermenegildo recebeu mensageiros do pai, que lhe disseram:
- Ide procurar vosso pai, que vós ambos tendes coisas em comum a discutir.
Hermenegildo respondeu-lhes:
- Não irei. Meu pai é meu inimigo, porque sou católico.
Leovigildo, diante daquela resposta, marchou contra o filho, que, chamando os gregos em seu auxílio, avançou contra o pai.
Quando, porém, as forças do santo deram com o exército do rei visigodo, debandaram, abandonaram-no, e Hermenegildo, sem nenhuma esperança, refugiou-se numa igreja das vizinhanças. E ali, orando a Deus, disse:
- Que meu pai não me venha atacar, porque é um ímpio crime que um pai seja morto por um filho e um filho pelo pai.
Leovigildo, acampado a pouca distância, tratou de lhe enviar um deputado. E assim, logo mais, Recaredo, irmão do jovem príncipe, discorria sobre a boa acolhida que o pai lhe desejava fazer. E acrescentou:
- Vamos, ajoelha-se aos pés de nosso pai e ele a tudo perdoará. Vem.
Diante disto, Hermenegildo foi ao encontro do velho rei, que, ao recebê-lo, abraçou-o com fingido carinho. Pouco depois, era preso.
O santo, conduzido a Sevilha, foi arrojado a uma estreita prisão. E ali, desejoso do céu, rogava a Deus que lhe desse forças para perseverar até o fim. E as cadeias que carregava, levava-as com grande resignação, com imensa doçura, como se fora um cilício.
Hermenegildo, firme na fé, foi morto na própria prisão, a mandado do perverso pai, na noite de 13 de Abril de 586.
E os milagres não faltaram para manifestar a glória do rei mártir.
O pai, herético e parricida, reconheceu, arrependido, a verdade da fé católica, mas, temeroso da nação, não teve coragem de abraça-la. E Recaredo, morto Leovigildo, não seguiu o exemplo do pai, mas sim o do irmão mártir: converteu-se, tornando-se um bom cristão.
Sob as instâncias do rei Filipe II, o Papa Sixto-Quinto autorizou-lhe o culto em toda a Espanha, e, quando de Urbano VIII, aquele culto se estendeu por toda a Igreja.
Santo Hermenegildo é o padroeiro de Sevilha.
(Livro Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume VI, p. 325 à 327)
ORAÇÃO:
Concedei-me, Senhor ser sempre muito fiel a Vossa Santa Doutrina, e concedei-me pela intercessão de Santo Hermenegildo, vosso fiel servidor, a Graça que vos peço. Amém.
ORAÇÃO
Ó DEUS,
QUE ENSINASTES O BEM-AVENTURADO, MÁRTIR HERMENEGILDO
A ANTEPÔR AO REINO DA TERRA O DOS CÉUS,
CONCEDEI-NOS A GRAÇA DE, A SEU EXEMPLO,
DESPREZAR OS BENS CADUCOS
E ASPIRAR SOMENTE AOS ETERNOS.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
AMÉM
Ó SANTO HERMENEGILDO,
QUE FOSTES GOZAR NO CÉU DA REALEZA QUE PREFERISTES A TODAS AS DA TERRA,
ORAI POR NÓS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO.
SANTO HERMENGILDO DE JOELHOS E OUTROS SANTOS DIANTE DE CRISTO
SANTO HERMENGILDO EM ÊXTASE
SANTO HERMENEGILDO PRESO
A história de Santo Hermenogildo é uma mostra concreta do ensinamento bíblico contemporâneo: "Em defesa do meu nome, se levantarão pais contra filhos e filhos contra os pais" Essa verdade- se consuma até os dias de hoje,em nome da fé cristã..
ResponderExcluir