domingo, 23 de agosto de 2020

COMO FAZER PROMESSA? - ORAÇÕES - TIPOS DE PROMESSA - A DEUS, A NOSSA SENHORA, AOS SANTOS

Algumas pessoas querem saber como se faz uma promessa, o que rezar ou o que prometer. Então, deixo aqui algumas orações  e uma lista de alguns tipos de promessa.

ORAÇÃO PARA UMA PROMESSA A DEUS

Deus Onipotente e Eterno, perene salvação dos crentes, atendei as preces desse vosso (a) servo (a). Compadecei-vos de mim, Senhor, porque estou atribulado. Meu coração põe em vós a sua esperança.  Não desprezeis minha oração, mas por causa de vossa glória, venha em meu auxílio.
Senhor Deus, se vos dignardes olhar para a aflição de vosso (a) servo (a) e lhe derdes ( fazer o pedido)  eu prometo ao Senhor 
(fazer a promessa).
Fazei que eu alcance e o que cheio de fé vos peço para que assim, com todo meu amor, eu vos dê graças no seio de vossa Igreja.
Eu vos peço, Pai Eterno, pelo nome Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém

Pai-nosso 
Ave- Maria
Glória ao Pai

( Rezar  esta oração, de preferência, diante de um crucifixo e uma vela acesa )

Jesus Fonte de Luz: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Parte I


ORAÇÃO PARA UMA PROMESSA A NOSSA SENHORA

Lembrai-vos, oh! bondosa Virgem Maria, Nossa Senhora  (diga a *invocação ou o título de Nossa Senhora que você tem devoção), que nunca se ouviu dizer que alguém que tenha recorrido à vossa proteção, implorando à vossa assistência, e pedido vosso socorro, fosse por vós desamparado.

 Animado (a) pois com igual confiança eu recorro a vós, Mãe do filho de Deus, dignai- vos atender-me. Oh, minha bondosa e querida Mãe, Nossa Senhora ...  eu vos peço a graça (fazer o seu pedido).  

Se vos dignardes interceder junto a Deus por mim  e me alcançardes esta graça, eu prometo a Senhora, que está diante de Deus e de todos os Anjos e Santos, fazer  ( dizer a promessa).

Intercedei por mim , Nossa Senhora ..., junto ao vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é um só Deus com o Pai e o Espírito Santo. Amém!


Pai-nosso 
Ave- Maria
Glória ao Pai

( Rezar  esta oração, de preferência, diante de uma imagem de Nossa Senhora  e uma vela acesa )
( * Invocação ou título de Nossa Senhora é um dos seus diversos nomes: Nossa Senhora Aparecida, da Conceição, de Fátima, do Carmo, etc.)



Santo Estanislau Kostka



ORAÇÃO PARA UMA PROMESSA A UM SANTO (A)

Deus de misericórdia, que nos fortaleceis com o exemplo e a proteção dos vossos Santos para avançarmos no caminho da salvação, humildemente Vos pedimos que a intercessão de Santo (a) ( dizer o nome do Santo (a) nos ajude e o seu exemplo nos leve a imitar fielmente o vosso Filho Jesus Cristo.

Meu (a) querido (a) Santo(a) ... , que, pela disposição da Divina Misericórdia, tenho como meu (a) intercessor (a) e eficaz auxílio na extrema necessidade, dignai-vos olhar para mim  que venho implorar o Vosso socorro com plena confiança em Vossa bondade. 

Intercedei, grande Santo (a)...., por mim junto ao Trono do Altíssimo e de Maria Santíssima, obtendo-me o necessário auxílio para conseguir minha eterna salvação e a graça especial de [pedir a graça] se Deus quiser conceder-me. 

 Alcançai, Santo (a)....,  de Deus esta  graça e como prova de minha gratidão  prometo [fazer a promessa].

Senhor, só Vós sois santo e ninguém pode ser bom sem a vossa graça: concedei-me esta graça, pela intercessão de Santo (a)... .  Vos peço pelo nome de Nosso Senho Jesus Cristo e na unidade do Espírito Santo. Amém.


Pai-nosso 
Ave- Maria
Glória ao Pai

( Rezar  esta oração, de preferência, diante da imagem do Santo (a) a que se invoca e de uma vela acesa)


Remember, O the best of Fathers, that no one had ever recourse to you without being answered… I know by experience that the glorious St. Joseph assists us generally in all necessities. I never asked him for anything which he did not obtain for me. St. Teresa of Avila St. Joseph, be always a father to us; and grant that we may be always thy faithful children. St. Alphonsus Liguori



Alguns tipos de promessa.

O fiel pode prometer:

1- mandar rezar uma Missa em ação de graças;
2- fazer uma caridade  (doar cestas básicas, distribuir pães, dar esmolas, roupas, etc.);
3 - participar de uma procissão ( ou participar descalço);
4 - dar o dízimo ou fazer uma doação;
5 - oferecer flores para o altar da Igreja;
6 - comprar algum utensílio ou para mento religioso para a Igreja;
7 - cortar ou não cortar o cabelo por um certo tempo ou a vida toda;
8 - usar uma determinada roupa, ou cor de roupa, em penitência, por um certo período;
9 - dar o nome do Santo (a) a um estabelecimento, filho (a) ou lugar;
10 - ajudar na construção de uma capela ou igreja;
11 - renunciar a algum vício ou prática favorita ( algum tipo de comida, bebida, fumo, tv, passatempo,etc);
12 - imprimir santinhos para distribuir;
13 - jejuar em determinado dia por um certo tempo;
14 - participar sempre das Missas num determinado dia da semana;  
15 - rezar o rosário ou terço em casa com família;
16 - rezar uma novena em ação de graças;
17 - participar de um grupo de oração da igreja; 
18 - comprar uma imagem do santo (a);
19 - fazer um altar em casa para o santo (a);
20 - doar uma imagem valiosa de Santo para uma igreja ou expôr num oratório na entrada da casa;
21 - usar sempre uma medalha ou pulseira ou roupa com o símbolo do santo (a); 
22 - fazer sempre uma festa , almoço, jantar ou comida para celebrar o dia do santo (a), divulgando sua devoção com amigos, família e vizinhos;
23 - ler a Bíblia toda;
24 - ler a vida do santo e divulgar suas obras ou livros;
25 - acender velas ( num determinado local , igreja, uma certa quantidade ou tamanho);
26 - colaborar com o andor do Santo (a).
27 - deixar um ex-voto ou placa de pedra, em ação de graças, em sua igreja;
28 - fazer uma peregrinação ou romaria para um santuário;
29 - ir de joelhos da porta da igreja até o altar principal;
30 - subir de joelhos a escadaria da igreja;
31- fazer voto de castidade;
32 - prometer visitar doentes no hospital;
33 - prometer visitar ou ajudar na recuperação de presidiários ou viciados;
34 - vestir a roupa do santo (a) no dia de sua procissão;
35 - assistir à missa de joelhos ou rezar um rosário ou terço de joelhos; 
36 - não comer ou beber algum item favorito por um, dois ou três anos, um certo tempo ou toda a vida;
37 - comprar e doar um manto ou coroa valiosa de ouro ou pedras para o santo padroeiro;
38- ajudar sempre determinado doente ou pobre;
39 - ajudar financeiramente  com os estudos de alguém carente;

40 - Quem tiver mais alguma ideia de promessas, deixe sugestão no comentário .

COMO DESFAZER UMA PROMESSA

Caso o fiel faça uma promessa que não consiga pagar. O ideal é fazer uma confissão e pedir alguma outra forma de pagar a promessa ou pedir alguma penitência ao padre. A Igreja recebeu de Deus o poder para ligar e desligar qualquer promessa:
"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu."
S. Mateus 18,18


ALGUNS VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE FAZER  PROMESSA:

“Paulo embarcou para a Síria… Ele havia rapado a cabeça em Cencréia por causa de uma promessa que tinha feito”
 (At 18,18). 

"Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse."
(Números 30,2)

 “Se Deus estiver comigo, se me proteger durante esta viagem, se me der pão para comer e roupa para vestir e se eu regressar em paz à casa de meu pai,… esta pedra… será para mim casa de Deus e pagarei o dízimo de tudo quanto me concederdes” 
(Gn 28, 20-22). 


“Senhor dos exércitos, se vos dignardes olhar para a aflição da vossa serva e… lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias de sua vida e a navalha não passará sobre a sua cabeça”
  (1Sm 1,11). 

11 comentários:

  1. Obgda vc me ajudou bastante.
    Deus te abençoe ❤️

    ResponderExcluir
  2. Fiz várias promessas a Deus e nossa senhora… em uma delas abrir mão de um piercing que gostava muito, prometi nunca mais usá-lo se recebesse a graça, ainda não recebi mais já retirei ele !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu sua benção?

      Excluir
    2. Eu tbm fiz uma promessa parecida com a sua e recebi a graça vai dar certo confia em Deus

      Excluir
  3. Que texto maravilhoso. Eu sou católico e sempre rezo ou faço novena para um santo de devoção e ao meu anjo da guarda, mas nunca tinha feito uma promessa. Estava com dúvidas e, agora, aprendi muito com esse texto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Eu creio em deus que ele vai me ajudar🙌

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Gostaria de saber por quantos dias devo rezar a oração de promessa a Nossa Senhora.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A oração de Promessa basta dizer uma vez . Mas se você sentir necessidade pode fazer uma novena, rezando essa oração ( de preferência no mesmo horário) por nove dias seguidos.

      Excluir
    2. Obrigada. Deus abençoe.

      Excluir
  6. Muito obrigada, me ajudou demais. Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir