O DOMINGO DE RAMOS É UM DOS QUAIS EU MAIS GOSTO.
ACHO LINDO O SIMBOLISMO DE LEVAR RAMOS PARA A MISSA, BENZÊ-LOS E LEVÁ-LOS EM PROCISSÃO.
AMO ESSE RITUAL. ACHO QUE ME LEMBRA UM POUCO OS SANTOS MÁRTIRES, QUE CARREGAM RAMOS NA REPRESENTAÇÃO ICONOGRÁFICA.
TAMBÉM LEMBRO EM TODOS OS DOMINGOS DE RAMOS, A FIGURA DE SANTA CLARA, QUE ESPERAVA UM SINAL DE SÃO FRANCISCO PARA FUGIR DE CASA.
E FOI AO RECEBER O RAMO NA MISSA PELAS MÃOS DO BISPO QUE ELA SOUBE Q1UE SÃO FRANCISCO A ESPERAVA E QUE O BISPO A APOIAVA.
OS RAMOS SÃO CHEIOS DE SIGNIFICAÇÃO MÍSTICA.
REZAR COM ELES NAS MÃOS, ACENANADO PARA JESUS É UM ATO DE AMOR E ENTREGA, UM ATO DE ABANDONO DE QUEM DIZ :
SENHOR, PODE ENTRAR EM MINHA VIDA, A JERUSALÉM, HOJE, SOU EU. SEJA MEU REI. MEU DONO E MEU TUDO. AMO-TE JESUS, FILHO DE DAVI! AMO-TE JESUS, FILHO DE MARIA! HOSANA NAS ALTURAS! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR! HOSANA NAS ALTURAS!
É DE TRADIÇÃO GUARDAR OS RAMOS. ELES PODEM SER USADOS SECOS PARA PROTEGER A CASA, ATRÁS DA PORTA OU QUEIMADOS E USAR SUA FUMAÇA COMO INCENSO DE PURIFICAÇÃO.
MUITOS SÃO GUARDADOS E USADOS PARA SE FAZER AS CINZAS DA "QUARTA FEIRA DE CINZAS".
EVANGELHO DE SÃO MARCOS ( 11, 1-11):
1 Jesus e seus discípulos aproximavam-se de Jerusalém e chegaram aos arredores de Betfagé e de Betânia, perto do monte das Oliveiras.
Desse lugar Jesus enviou dois dos seus discípulos, 2 dizendo-lhes: "Ide à aldeia que está defronte de vós e, logo ao entrardes nela, achareis preso um jumentinho, em que não montou ainda homem algum; desprendei-o e trazei-mo."
3 E se alguém vos perguntar: Que fazeis?, dizei: O Senhor precisa dele, mas daqui a pouco o devolverá." 4 Indo eles, acharam o jumentinho atado fora, diante duma porta, na curva do caminho.
Iam-no desprendendo, 5 quando alguns dos que ali estavam perguntaram: "Ei, que estais fazendo? Por que soltais o jumentinho?"
6 Responderam como Jesus lhes havia ordenado; e deixaram-no levar.
7 Conduziram a Jesus o jumentinho, cobriram-no com seus mantos, e Jesus montou nele.
8 Muitos estendiam seus mantos no caminho; outros cortavam ramos das árvores e espalhavam-nos, pelo chão.
9 Tanto os que precediam como os que iam atrás clamavam: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10 O Bendito o Rei?.que vai começar, o reino de Davi, nosso pai! Hosana no mais alto dos céus!"
11 Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Aí lançou-os olhos para tudo o que o cercava. Depois, como já fosse tarde, voltou para Betânia com os Doze.
EVANGELHO DE SÃO MATEUS ( 21, 1-11):
1 Aproximavam-se de Jerusalém. Quando chegaram a Betfagé, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos,
2 dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte. Encontrareis logo uma jumenta amarrada e com ela seu jumentinho. Desamarrai-os e trazei-mos. 3 Se alguém vos disser qualquer coisa, respondei-lhe que o Senhor necessita deles e que ele sem demora os devolverá.
4 Assim, neste acontecimento, cumpria-se o oráculo do profeta: 5 Dizei à filha de Sião: Eis que teu rei vem a ti, cheio de doçura, montado numa jumenta, num jumentinho, filho da que leva o jugo (Zc 9,9). 6 Os discípulos foram e executaram a ordem de Jesus.
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, cobriram-nos com seus mantos e fizeram-no montar.
8 Então a multidão estendia os mantos pelo caminho, cortava ramos de árvores e espalhava-os pela estrada. 9 E toda aquela multidão, que o precedia e que o seguia, clamava: Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!
10 Quando ele entrou em Jerusalém, alvoroçou-se toda a cidade, perguntando: Quem é este? 11 A multidão respondia: É Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário