segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O ROSÁRIO CATÓLICO (TERÇO) É O DOM DAS LÍNGUAS APERFEIÇOADO ( I Coríntios 14)


Fazendo uma comparação entre o dom das línguas e o rosário, cheguei a conclusão que o rosário é o dom das línguas paerfeiçoado, pois no dom das línguas o fiel diz palavras que a assembleia não entende e precisa de outro que as interprete, já no rosário o fiel diz palavras que todos entendem, não necessita de intérprete, mas o que o coração do fiel diz, só ele e Deus sabem.

Desse modo, o rosário é o dom das línguas disfarçado, pois só o fiel ao dizer as palavras do Pai nosso e da Ave Maria é que dará a essas palavras a intenção que seu coração pede, mas a assembleia nunca poderá desvendar o teor desse desejo ou meditação, a não ser que o próprio fiel o expresse.

E apesar de serem "palavras ditas na própria inteligência, para que possam também instruir os outros" 1 Coríntios 14,19, a correta intenção dos Pai nossos e Ave Marias ditos no rosário só são desvendados pelo próprio Senhor e sua Mãe a quem pedimos a intercessão.

Assim, podemos dizer do rosário o que São Paulo disse do dom das línguas:
"Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento;" 1 Coríntios 14,15










Devemos recitar os Pai nosso e Ave Marias com a boca, mas também com a mente, com a intenção, meditando no mistério da vida de Jesus e Maria que nos é apontado, pois podemos orar com as mesmas palavras, mas o que muda é apenas a intenção que damos a elas, como nos diz o Evangelho sobre Jesus:

  "E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras."
Marcos 14,38-39

E até o anjos não cessam de louvar a Deus dizendo o mesmo hino:

"E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória."
Isaías 6,1-3

O rosário é o dom das línguas aperfeiçoado, porque embora no dom das línguas as pessoas falem palavras que não entendem na Igreja, no rosário elas proclamam a Palavra de Deus que todos podem entender, repetem as palavras do mistério da encarnação ditas pelo Anjo Gabriel pregando assim a divindade de Jesus ao invocar Maria, Mãe de Deus.

 Dessa forma, um infiel poderá compreender o que os cristãos dizem  e refletindo nesses mistérios se converter, é o que nos diz São Paulo:


"Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."
1 Coríntios 14,23-25









Rezar o rosário é profetizar. Ao rezar o rosário, cumprimos com a profecia da Virgem Maria:

 "desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações"
Lucas 1,48

Ao rezar o rosário, profetizamos, pois anunciamos ao mundo que Deus é nosso Pai no "Pai Nosso", que  Jesus é Deus ao dizer a " Ave Maria" e que tudo nos vem pelo Deus uno e Trino ao render o "Glória" e quando recitamos o "Ó Meu Jesus" estamos anunciando ao mundo o mistério da salvação, da vida e da condenação eterna. 

O "Ó Meu Jesus" só tem valor, apesar de não ser uma oração bíblica, por motrar nossa comunhão com toda Igreja que crê nas profecias de Nossa Senhora em Fátima.  








Assim, no rosário, profetizamos ao mundo as grandezas de Deus, e a profecia é maior que o dom das línguas:

"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar."
1 Coríntios 14,1

"Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação."
1 Coríntios 14,2-5

Por outro lado, o rosário também possue aspectos do dom das línguas, pois o que reza o rosário "não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios."  1 Coríntios 14, 2.

Em espírito falamos mistérios, pois o rosário é uma contemplação, uma meditação, em cada palavra dita devemos colocar nosso entendimento, nos concentrar, colocar nossa intenção, por isso devemos ter com o rosário um certo cuidado, pois devemos evitar dizer as palavras sem pensar nelas ou cairemos no que São Paulo critica:

"o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. "1 Coríntios 14,14

E os frutos do rosário só podem ser colhidos no coração, na intenção que dou às palavras que digo, "orando com o espírito, mas também orando com o entendimento;" 1 Coríntios 14,15.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que o rosário se distingue do Dom das línguas, ele também se aproxima dele e ainda vai longe, o aperfeiçoa, pois no rosário ao menos dizemos palavras que aparentemente o outro poderá entender, o que ocupa o lugar de indouto dirá o Amém, sobre minha ação de graças e poderá ser edificado  (1 Coríntios 14,15-17).

Por outro lado, são as mesmas palavras, mas revestidas de um entendimento que só Deus pode desvendar porque não falamos aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito falamos mistérios. (1 Coríntios 14,2).











De fato, no rosário falamos mistérios, os mistérios da vida de Jesus e de Maria.

No rosário, seguimos os passos de Jesus ( I Pedro 2,21), meditando em cada momento de sua vida, das Alegrias, revelações (Luzes), Dores e Glória, seguindo o exemplo de sua Mãe que meditava no coração:


"Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração."
Lucas 2,19

 " E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas."
Lucas 2,50-51


















Nenhum comentário:

Postar um comentário