sábado, 11 de outubro de 2014

OS SANTOS SEM CABEÇA (CEPHALOPHORES) - PARA O DIA DAS BRUXAS



O dia das bruxas nada mais é que a Vésperas do  Dia de todos os Santos, conhecido como All Hallows' Eve (vésperas do dia de todos os Santos (All Hallows' Day)).

Pensando nisso lembrei das lendas do cavaleiro sem cabeça e aqui coloco alguns milagres de Santos mártires que preferiram perder a cabeça, mas nunca perder a fé em Cristo e em sua Igreja Católica.





SÃO DENIS DE PARIS







No terceiro século, ele foi bispo de Paris. Ele foi martirizado na perseguição de Décio contra os cristãos, pouco depois de 250 dC.  
 Após que a sua cabeça foi cortada, Denis a pegou e caminhou 10 quilômetros (seis milhas) a partir do cume do Mont Marte (agora Montmartre), pregando um sermão no caminho inteiro.







  Dos muitos relatos de martírio, isto é anotado em detalhe no Golden Legend e na vida de Butler dos Santos. 
O local onde ele parou de pregar e de fato morreu foi marcado por um pequeno santuário onde se desenvolveu a Basílica de Saint Denis , que se tornou o local de sepultamento para os reis da França. 










SÃO NICASIUS DE REIMS:

No martírio de São Nicasius de Rheims diz-se que no momento de sua execução, Nicasius foi lendo o Salmo 119 (Salmo 118 na Vulgata ).
 Quando chegou ao verso "Adhaesit pavimento anima mea" ( Salmos 119: 25 ), ele foi decapitado.

Depois de sua cabeça tinha caído no chão, Nicasius continuou o salmo, acrescentando: "Vivifica-me, Domine, secundum verbum tuum" (Vivifica-me, Senhor, segundo tua palavra).













SÃO JUSTUS DE BEAUVAIS:

O tema da cabeça falando é estendido no século 8, na paixão de São Justus de Beauvais : depois que a criança tinha sido decapitada por soldados romanos, o pai e o irmão encontraram o cadáver sentado com a cabeça em seu colo. Dando a cabeça para seu pai, Justus pediu-lhe para o levassem à cidade de Auxerre, para que sua mãe, Felicia, pudesse beijá-la.









SANTO APHRODISIUS DE ALEXANDRIA:

Nos hagiógráficos de Aphrodisius de Alexandria conta-se que ele foi transferido para Béziers , onde seu nome foi feito Bispo, e um dia enquanto estava pregando, um grupo de pagãos pressionado pela multidão o degolou no local. Aphrodisius pegou a cabeça e levou-a até a capela que ele havia recentemente consagrada no lugar. Esse lugar é identificado hoje como  Saint-Aphrodise, Béziers .









SÃO GEMOLO


São Gemolo disse ter sobrevivido a sua decapitação e, depois de coletar a cabeça, subiu a cavalo. Montou ao encontro de seu tio, um bispo, em uma pequena montanha antes de finalmente morrer.






SÃO GINÉS DE LA JARA


Uma lenda associada a São Ginés de la Jara afirma que depois que ele foi decapitado no sul França , ele pegou a cabeça e jogou-o o Ródano . A cabeça foi levada pelo mar para a costa de Murcia , em Espanha , onde foi venerado como uma relíquia (Murcia era o centro do culto deste santo).












SÃO PAULO APÓSTOLO



A legenda Dourada de São Paulo de Tarso em seu martírio diz que esse Apóstolo " estendendo o pescoço, assim foi decapitado E assim que a cabeça se separou do corpo, ele disse o nome de Jesus Cristo cinquenta vezes. "

 Quando a cabeça foi recuperada e estava  para ser recolocada no seu corpo como uma relíquia, em resposta a uma oração para a confirmar se aquela era de fato  cabeça dele recuperada e não de outro morto, o corpo de Paulo virou-se para o lado da cabeça que tinha sido fixada em seus pés.

Sua cabeça, ao cair no solo sob o golpe fatal da espada, saltou três vezes, fazendo brotar em cada um dos pontos uma fonte de água borbulhante. Este fato, se não comprovado pela História, baseia- se numa piedosa tradição confirmada pelo nome de Tre Fontane, que ostenta o mosteiro trapista construído naquele local.



 Sua cabeça, ao cair no solo sob o golpe fatal da espada, saltou três vezes, fazendo brotar em cada um dos pontos uma fonte de água borbulhante. Este fato, se não comprovado pela História, baseia- se numa piedosa tradição confirmada pelo nome de Tre Fontane, que ostenta o mosteiro trapista construído naquele local.









SANTA OSYTH

No martírio de Santa Osyth diz que ela levantou-se depois de sua execução, pegou a cabeça como Saint Denis em Paris e outros mártires, e andando com ela na mão, foi até a porta de um convento local, para em seguida cair lá

St. Osyth meets her death












SANTA VALÉRIA DE LIMOGES






 Santa Valerie de Limoges foi decapitado por sua fé e, em seguida, levantou-se e levou sua cabeça decepada ao seu confessor, São Martial .








SÃO CUTHBERT DE LINDISFARNE

São Cuthbert de Lindisfarne é muitas vezes representado com a cabeça em seu pescoço / ombros e carregando uma segunda cabeça em suas mãos. No entanto, ele não é um cephalophore. A segunda cabeça é a de São Oswald de Northumbria , que foi enterrado com ele na Catedral de Durham .















SÃO MILIAU





Detalhe do Retábulo da Paixão em Lampaul-Guimiliau , mostrando o martírio de São Miliau. sangue jorra de seu pescoço enquanto ele mantém a cabeça decepada.
















A CABEÇA DOS SANTOS MÁRTIRES TEM PODER:


Em uma homilia sobre os Santos Juventinus e Maximino, João Crisóstomo afirma que a cabeça decepada de um mártir era mais aterrorizante para o diabo do que quando o mártir era capaz de falar.
Entre outras coisas, João Crisóstomo dizia:
"Os Santos soldados de Cristo  mostrando suas feridas recebidas na batalha de mártires segurando a cabeça decepada em suas mãos a apresentam-na a Cristo".

















Um comentário: