quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET - PADROEIRO DOS TÍBIOS, CONTRA ASSALTOS E SEQUETROS - 24 DE OUTUBRO










  “Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, 
como apóstolo infatigável”. 
Papa Pio XI


Antônio Maria Claret  (Sallent, Catalunha, 23 de dezembro de 1807 — Fontfroide, Narbona, 24 de outubro de 1870) foi um sacerdote católico espanhol, arcebispo de Cuba, fundador dos ordem dos padres Claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (Cordis Mariae Filius -C.M.F.-) em 1849.

Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona – Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: “Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo”.










Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. 












Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a “Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria”, conhecidos como Claretianos.

O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: “Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!”




Santo Antonio Maria Claret_.jpg






 Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre.






Sto Antonio Maria Claret.jpg







Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras.

 Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também tornou-se confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870.






Urna com seus restos mortais. (Barcelona, Espanha)










Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. 

Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.

Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!







Antônio Maria Claret tinha o dom da profecia e fez muitos milagres. Ele tinha a oposição das forças liberais na Espanha e em Cuba e sofreu varias perseguições e alguns julgamentos.

Escreveu mais de 10.000 sermões e publicou 200 trabalhos. Espalhou a fé no Imaculado Coração de Maria.

É invocado contra assaltos e sequestros





ORAÇÃO:


Ó glorioso Santo Antônio Maria Claret, mensageiro da paz!
Vós que em vida sofrestes tantos tipos de violência e perseguições, como atentados, assaltos, roubos e ameaças de morte, mas que pela fé e confiança em Deus e apoiando-se com devoção no Coração de Maria, todas as vezes saístes ileso destes males, intercedei junto a Deus por nós, para que Ele olhe por nós e guarde-nos livres de todos os perigos, dos assaltos, dos roubos e dos seqüestros. Pedi a Deus que proteja a minha vida e o meu lar, que afaste de mim e da minha família toda espécie de malefício, violência física e moral. Amém.




SAntonioMClaret.jpg (17631 bytes)

Padroeiro dos tíbios

Algo de semelhante acontece conosco. A Santíssima Virgem atrai as pessoas as quais, uma vez fixadas, em geral entram no processo de tibieza. E se a misericórdia d’Ela não o impedir, acabam nesse lamentável estado de tibieza. A partir daí começa a segunda fase: é preciso remar até conseguir que elas se recauchutem. E quando correspondem à graça, experimentam uma espécie de nova conversão. Em seguida, inicia-se a terceira fase de sua vida espiritual.

Se, com o auxílio de Nossa Senhora, não tivéssemos o cuidado de ajuda-las, é de se temer que muitas dessas pessoas não perseverariam.

Então, com profundo respeito, podemos dizer que Santo Antônio Maria Claret nos aparece como o padroeiro dos tíbios. Por sua fidelidade à graça da conversão, Sto Antonio Maria Claret.jpgtornou-se um modelo de santo, digno de ser imitado por nós. Ele alcançou esse triunfo sobre a própria indolência espiritual porque sempre nutriu particular devoção a Nossa Senhora, e a Santíssima Virgem, que o predestinava a grandes feitos, ajudou-o a se reerguer.





ORAÇÃO CONTRA ASSALTOS, PERSEGUIÇÕES, VIOLÊNCIAS:
 
Ó, glorioso santo, vós que em vida sofrestes, tantos tipos de violência e perseguições, como atentados, assaltos e ameaças de morte, mas que, pela vossa fé e confiança em Deus e no Imaculado Coração de Maria, todas as vezes vos livrastes desses males, intercedei por  mim e livrai-me do perigo de ser assaltado, e roubado ou seqüestrado. Afastai de mim e de minha família toda espécie de violência  física e moral. 
Amém















 Deus, nosso Pai, Santo Antônio Maria Claret foi inflamado pelo fogo do vosso Espírito Santo. À todos procurou levar a mensagem do Reino segundo as exigências de seu tempo. Ele mostrou, com sua vida, que o Evangelho é uma força e traz em si germens de transformação das estruturas ainda não conformes ao plano de Deus. Senhor, saibamos nós também responder aos desafios de nosso tempo, extraindo do Evangelho a inspiração para o nosso agir e pensar. E com Santo Antônio Maria Claret possamos dizer: “A caridade constrange-me, o amor impele-me, faz-me andar, faz-me correr…”.





















2 comentários:

  1. Sou muito feliz com meu nome que foi inspirado no Santo Antônio e amaria Claret

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! O Santo de nosso nome também é nosso intercessor, recomende-se sempre a ele.

      Excluir