quarta-feira, 4 de julho de 2012

NOSSA SENHORA DA CABEÇA - MILAGRES, GRAÇAS ALCANÇADAS, HISTÓRIA










Nossa Senhora da Cabeça possui uma história maravilhosa, que teve seu início no ano de 1227, nos contrafortes da SERRA MORENA, ANDALUZIA, região espanhola, onde fica situada a cidade de ANDUJAR, a 18 km. do pico denominado CABEÇA.

 As terras ao lado da montanha eram utilizadas como pasto, sobretudo para criação de carneiros, vigiados por pastores. Gente simples, pobre e religiosa. 



 







Dentre eles, JOÃO ALONSO RIVAS, natural de Granada, filho de cristãos cativos e fugitivos da tirania dos mouros, dos Árabes. Durante a fuga, João Rivas perdeu um braço.



 
João era muito piedoso e muito devoto da Virgem Maria, a quem dedicava suas orações, enquanto apascentava suas ovelhas. 

Por várias vezes, parecendo vir do alto da montanha, ele ouvia um toque de campainha. Pensava: “deve ser pura imaginação, coisa de um viver solitário, nestas terras altas”.

Numa noite, 12 de agosto de 1227, o pastor João Rivas, ouvindo mais distantemente o som da campainha, seus olhos depararam com um brilhante luzeiro no alto do Monte Cabeça

Ele, sem dúvidas nem medo, partiu em direção ao Célebre pico. 

Chegando lá, ouviu o toque da campainha saindo da gruta, de onde saíam também, raios luminosos. 







 



Entrando na caverna viu, sobre as pedras, uma belíssima Imagem de Nossa Senhora, e a campainha que presa a um galho, ao lado da Virgem, continuava a bater. 









 Voltando ao normal, João dirigiu-se à Mãe de Deus e perguntou: 

“fostes vós, ó minha Mãe, que pelo vosso influxo me atraístes à Vossa presença, para divulgar os Vossos desígnios? Se assim é, dizei-me o que devo fazer e a Vossa vontade será cumprida”.














 E uma voz dulcíssima, que parecia vir do céu, falou-lhe assim: 










“Não temas, servo de Deus. Vai à cidade de Andujar e dizei a quantos encontrares que chegou o tempo de cumprir a vontade de Deus, fazendo construir neste lugar, um templo, onde hão de operar os prodígios em favor dos que acreditarem”. 



João prometeu à Virgem Mãe de Deus, fazer tudo quanto Ela ordenara. 

Temendo que os habitantes de Andujar achassem que ele fosse um louco visionário ou impostor, recebeu de Nossa Senhora o SINAL: 

“Vai cristão venturoso! O testemunho de suas palavras será o teu braço perdido que eu te restituo”.

 João Rivas viu seu braço direito perfeitamente são. 






















Ao clarear do dia João Rivas, tendo à frente o Vigário e outras autoridades, foram ao Monte Cabeça, levaram a Imagem em triunfo para Andujar e foi aclamada Padroeira sob a invocação de NOSSA SENHORA DA CABEÇA.



 


Daí em diante, foram multiplicando-se os milagres operados por Deus, pela intercessão da Padroeira. 



















Dentre os muitos milagres realizados, teve grande repercussão o que se deu em favor de um nobre senhor condenado à morte (cortar a cabeça), o qual fez voto de ir, se a Virgem o salvasse, depositar uma cabeça de cera aos pés da Sagrada Imagem.

 Além de fazer o milagre pedido, na hora da execução da pena de morte, a multidão em delírio, viu chegar o mensageiro do rei trazendo a graça ao condenado: “ A Virgem o libertou!”

 O feliz agraciado cumpriu seu voto e é em recordação de tão extraordinário acontecimento que a partir daí , nos Santuários dedicados à Nossa Senhora da Cabeça, a Imagem dela é representada trazendo na mão direita, uma cabeça ( confere: Manual de Nossa Senhora da Cabeça, pág. 10ss. Rio-1910).




Foto da imagem original perdida na Guerra Civil Espanhola.









 Imagem atual, que é revestida com mantos e vestes de cores variadas, como na foto abaixo:







 


No BRASIL, desde 1910, NOSSA SENHORA DA CABEÇA é venerada na Catedral do Rio de Janeiro.


ALGUNS MILAGRES E GRAÇAS ALCANÇADAS:








 

FESTA EM AÇÃO DE GRAÇAS:
Em 1948, o lojista Sr. Aristonides Afonso do Prado e sua esposa D. Maria Luiza, perdizenses, trouxeram do Rio de Janeiro, esta IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA, para nossa cidade de Perdizes, e juntamente com o Vigário, o Revmº. Pe. Henrique Oliver, fizeram a primeira festa em novembro de 1948, distribuindo a Oração da Novena. O motivo de tudo isso foi uma grave doença que padecia o Sr. Aristonides e da qual foi curado, totalmente, em razão da promessa feita a NOSSA SENHORA DA CABEÇA



QUADRO LIVRE DO FOGO AUMENTA FÉ NO POVOADO DE ARAPIRACA:

Um milagre atribuído à santa foi quando o quadro conseguiu, sem explicação plausível, escapar do incêndio que tomou conta de uma casa no povoado de Arapiraca. Depois disso, tornou-se o principal atrativo para os fiéis que passaram a acreditar no poder prodigioso da santa. Em todas as entrevistas a história é relatada. Para os depoentes o ocorrido foi um aviso sobrenatural.














VARRENDO CAPELA EM AÇÃO DE GRAÇAS:
 
Moradora do povoado Tenda, Raimunda Ferreira diz que teve seus pedidos atendidos.
No ano de 2.000, a neta de Dona Raimunda, que tinha quatro anos de idade, tomou banho em um baixão na sexta-feira da Paixão durante a Semana Santa e “no sábado da Aleluia ela amanheceu com a cabeça cheia de caroços”.
A mãe de Adriana estava decidida a cortar os cabelos da criança, para tentar amenizar o problema: “a menina chorou, não queria cortar os cabelos. Então eu cheguei lá e pedi que não cortasse, pois eu faria a promessa a Nossa Senhora da Cabeça para que ela ficasse boa”, afirma Dona Raimunda.
Ela prometeu então que, se sua neta fosse curada, ela iria varrer a capela de Nossa Senhora da Cabeça e Adriana, sua neta, juntaria o lixo durante a novena, no mês de maio. “Eu ainda passei um remédio caseiro na cabeça da menina, mas acredito que Nossa Senhora da Cabeça foi quem fez o milagre pra que ela ficasse boa”, revela dona Raimunda, que diz ter recorrido à santa ainda em outras ocasiões.
 












LIVRE DE PEDRAS NOS RINS:

Em 2006, Raimunda Ferreira descobriu que tinha muitas pedras nos rins, o médico, na cidade de Floriano, passou uma medicação e falou para ela retornar depois para fazer exames e ver se era preciso operar. Antes de tomar os remédios, ela recorreu à santa pedindo a cura.
Quando retornou ao médico, ela constatou que não tinha mais pedras nos rins. “Era uma pedra, era grande, foi milagre”, afirma.














EMPRESÁRIO CURADO DE ANEURISMA CEREBRAL:

Daniel Brito de Lima, empresário, residente em Teresina, passou por uma situação delicada no ano de 2000, quando sofreu um aneurisma cerebral e ficou em estado grave. Chegou a passar 30 dias em coma induzido.
Durante esses 30 dias, sua mãe buscou forças na fé para conseguir a cura para seu filho.
Segundo Daniel, os médicos já tinham dito para sua mãe que as chances de escapar vivo ou sem sequelas eram mínimas e que ela deveria se apegar a Deus. Então ela descobriu a existência da
imagem da santa em Teresina, na igreja São Benedito. Devota também de São Francisco de Assis, a família passou a se apegar a Nossa Senhora da Cabeça.
Daniel conta que a experiência fora do seu corpo que teve durante o coma induzido foi um encontro com seu pai e avô e que “eles colocaram a mão na minha cabeça e disseram: - Não é a
sua hora. Eu tive a sensação de que naquele momento eu acordei do coma”, lembra.
Depois de ter acordado do coma, sua mãe lhe disse que tinha se apegado a Nossa Senhora da Cabeça, Daniel afirma que ficou curioso para conhecer a santa e agradecer. “O que me foi dito é que ela é a Mãe e tudo que se pede ela faz pelo filho. Então foi pedido a ela para que ajudasse, orientasse e guiasse os médicos para que tudo desse certo”, diz ele. Curado, Daniel, considera-se abençoado por Nossa Senhora da Cabeça. Um funcionário da
sua empresa, que é natural de Socorro do Piauí, contou-lhe que no povoado Tenda havia a capela de Nossa Senhora da Cabeça e que muitas pessoas iam pagar promessas por lá. Desde então surgiu o interesse para conhecer o local.
No ano seguinte, em 2001, Daniel foi à novena no povoado, com a mãe e a esposa, que, na época, ainda era namorada. “Eu conheci a história da imagem quando cheguei lá. Soube que ela estava em uma casa que pegou fogo. E desde então vou todos os anos. Desde o primeiro ano em que fui, participo da procissão descalço com o andor no meu ombro”, afirma.
Ele conta que sempre leva alguém, e que em 2008 levou um ônibus com várias pessoas.
Para estimular a fé na santa, sempre leva camisas, chapéus, santinhos para a comunidade com o intuito de divulgar a procissão, “eu fiz a promessa que enquanto eu for vivo, todos os anos eu vou
participar da procissão”.




LIVRE DE PROBLEMA NA CABEÇA:
A tesoureira, Magnólia Carvalho Lima do Amaral, que é da cidade de Guadalupe e reside em Teresina, afirma que teve um problema na cabeça em julho de 2007, quando sofreu uma queda ocasionada por um desmaio repentino. Sua irmã, que conhecia a santa por meio do Daniel Brito, fez uma promessa para que, se não fosse nada grave, ela iria pagar a promessa na capela de Nossa Senhora da Cabeça, acompanhando a procissão.
Em maio de 2008, Magnólia foi ao município de Socorro do Piauí e acompanhou a procissão de Nossa Senhora da Cabeça no povoado Tenda. Ela diz que foi abençoada pela santa:
“Fui rezando, acompanhando a procissão, me considero devota”.
 


CURADA DE BRAÇO ENCOLHIDO:

Jacileide Reis, que reside no povoado Tenda, tinha sete anos de idade quando a mãe fez uma promessa a Nossa Senhora da Cabeça para que ela fosse curada de um problema no braço. Segundo a devota, o braço da filha “era encolhido” e as demais crianças ficavam rindo dessa anomalia. A mãe de Jacileide então prometeu que se seu braço melhorasse, mandaria fazer um braço de madeira (ex-voto) para colocar aos pés da santa.
A graça foi alcançada, porque meu braço era bem encolhido, hoje já consigo esticá-lo um pouco e minha mãe colocou o braço de madeira junto com a santa”, afirma a pagadora de promessa, hoje com 33 anos, e que ainda leva seu filho para assistir à novena de Nossa Senhora da Cabeça. 


CIRURGIA BEM SUCEDIDA:
 Janecleide ainda afirmou que há cinco anos foi fazer uma cirurgia nos rins e se apegou à santa para que tudo desse certo. Ela afirma que teve a graça mais uma vez alcançada e pagou a promessa rezando durante a novena, que acontece no mês de maio.




FOTOS DA BASÍLICA REAL E SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA EM ANDAJUR, ESPANHA:




















 
ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA, ESPANHA.





ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA, ESPANHA









Imagem de Nossa Senhora da Cabeça
 que se encontra na Igreja da Madre de Deus, em Recife, Pernambuco





FONTES:













































12 comentários:

  1. Minha filha Yasmin nasceu perfeita,mas com quatro meses ela começou a convulsionar sem ter nem febre,foi quando fiquei internada com ela durante quinze dias,ela tinha mais de cem(100) espasmos por bloco,e tinha entorno de 8 a 9 blocos por dia. os médicos disseram que ela não iria falar,andar e nem se alimentar por via oral,pois ela teria a Síndrome de West,fiz promessa pra Nossa Senhora da Cabeça e fui atendida hoje sou devota . Acredite e tudo dará certo amém

    ResponderExcluir
  2. A história de Nossa Senhora da Cabeça é muito linda. Os milagres são emocionantes. Adorei o post, as imagens também são excelentes. Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. eu acredito e confio em nossa senhora da cabeça e por isso recorri a ela nesse momento que me encontro em agonia e desespero,meu pedido nao é por doença graças a deus estamos bem,mas sim para salvar meu relacionamento que se encontra abalado,o vicio do jogo nos atrapalhada e a cabeça de meu companheiro se encontra perdida e decidida a terminar nosso relacionamento e to pedindo sim a nossa senhora que tire essa decisao de sua mente e amoleça seu coraçao para que possamos viver bem novamente,nao sei se estou certa em fazer um pedido assim mas só tenho a ela e deus para me socorrer pois nao gostaria em ver meu relacionamento se acabar.tirai ó santissima esse vicio de seu caminho e amoleça seu coraçao para que voltes atraz com sua decisao,sao quase sete anos juntos e nao quero ver isso se derramando por agua a baixo!recorri a santa da cabeça pois só ela podera abrir sua mente e coraçao e nos unir novamente e acredito profundamente que serei atendida e serei eternamente agradecida e todos saberao sobre a santa de todos os milagres!nossa senhora da cabeça rogai por nós,amemmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Senhora da Cabeça interceda por vocês e por seu caminho. Amém

    ResponderExcluir
  5. Curai, minha mãe, a cabeca de meu filho que esta sem memória e de meu filho que paranóico.
    Obrigada mãe amada.

    ResponderExcluir
  6. Que minha ressonância magnética do crânio não acuse nenhum problema e que o meningioma que tenho não tenha sofrido alterações.cuida da minha cabeça,nossa sEnhora da cAbeça.Confio em Vós!

    ResponderExcluir
  7. Sua festa é comemorada no dia em que sua imagem foi achada por Jão Rivas em 12 de agosto

    ResponderExcluir
  8. Eu nasci com hidrocefalia,em um hospital no interior de Minas na época, nenhum medico descobriu este problema, um dia minha mãe resolveu parar num consultório de uma médica para olhar sobre uma vacina de meningite, a medica insistiu em me examinar, eu tinha acabado de sair do meu pediatra, tinha 8 meses na epoca, mas minha mãe deixou, ela pediu um exame que só tinha no rio de janeiro e em BH na época, como morávamos no interior era muito difícil, com ajuda de amigos fui para o rio e consegui os exames e um medico lá, e lá foi apresentada a minha mãe a Nossa Senhora das Cabeças, minha família é devota de Nossa senhora aparecida e eu também, eu acredito que nossa senhora das Cabeças tava junto com Nossa Senhora aparecida, os médicos diziam que a válvula que eu teria que usar era pra sempre, eu dava varias crises convulsivas, quem ajudava minha mãe conta que parecia que eu iria morrer a qualquer momento, foi muito grave, hoje eu tenho 27 anos não uso valvula, não tenho sequela, pude estudar, trabalho e graças a Deus e pela interceção das Minhas Duas mãezinhas Nsra Apacerida e Nsra das Cabeças junto a nosso Senhor Jesus cristo, quando conto para um medico o que eu tive quando criança, eles ficam de queixo caido, pois sabem que isto é milagre!! eu não fiquei com nenhuma sequela, e nem morri. Hoje tive o prazer de de acordar com a Nsra das Cabeças na beira da minha cama, acredito que não foi uma ilusão, pois meu coração se encheu de alegria e estava bem acordada, se alguém souber o endereço de algum santuário dela me passa o endereço, pois eu preciso agradecer o milagre esta benção de Deus por ela que aconteceu em minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que abençoada sua história! Louvado seja Deus! Bendita seja a Virgem Maria, Mae de Jesus e nossa, que está ao seu lado com os títulos de Nossa Senhora da Cabeça ou Aparecida. Nossa Senhora da Cabeça e Nossa Senhora Aparecida, assim como todas as Nossas Senhoras são uma só, a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa.

      Excluir
  9. eu creio
    em Nossa Senhora da Cabeça.

    ResponderExcluir