terça-feira, 10 de julho de 2012

VIDA DE SÃO JOAQUIM E DE SANTA ANA - SANTA ANA ORA PARA ENGRAVIDAR - LAMENTAÇÃO DE SANTA ANA



















Relicário de Santa Ana





















II
1. Ana, sua mulher, chorava e lamentava em dor: ¨Ficarei chorando a minha viuvez e a minha esterilidade¨. 
2. Quando afinal chegou a grande festa do Senhor, Judite, sua criada, disse-lhe: 
¨Até quando humilharás a alma? Eis que chegou a grande festa e não podes entristecer-te. Pega este véu com selo real que a dona da tecelagem me deu pois não posso usá-lo já que sou simples serva.¨ 
3. Disse-lhe Ana: ¨Afasta-te de mim pois nada fiz. O Senhor me humilhou o suficiente para que eu possa usá-lo. Acaso algum ímpio to deu para me fazerdes cúmplice do pecado?¨. 






 



Respondeu Judite: ¨Por que iria eu maldizer-te se o próprio Senhor já te amaldiçoou a não deixardes descendente em Israel?¨ 














4. Mesmo estando profundamente triste, Ana retirou seus trajes de luto, pôs o véu e os trajes de bodas. 
À hora nona, desceu ao jardim e foi passear.





 

 
 Então, assentou-se sob a sombra de um loureiro e orou ao Senhor: 
¨Ó Deus dos nossos pais: ouvi-me e bendizei-me como fizeste com o ventre de Sara, que concebeu a Isaac¨. 












III
1. E olhando para o céu, observou um ninho de passarinhos existente no loureiro. Voltou então a lamentar-se, dizendo:











 Santa Ana em oração recebendo a anunciação do nascimento de Maria e São Joaquim com os pastores, recebendo o mesmo aviso.












 ¨Ai de mim! Por que nasci? Em que hora fui concebida? Vim ao mundo para ser terra maldita entre os filhos de Israel, pois me injuriam e me expulsam do Templo do Senhor. 






2. Ai de mim! A que posso comparar-me? 
Certamente não posso me comparar às aves do céu porque elas fecundam na tua presença, ó Senhor. Ai de mim! A que posso comparar-me? 
Não posso comparar-me às feras da terra porque esses animais irracionais reproduzem-se diante dos teus olhos, ó Senhor. 






 





3. Ai de mim! A que posso comparar-me?
 Certamente não posso me comparar sequer a estas águas porque também elas são férteis perante ti, Senhor.
 Ai de mim! A que posso comparar-me? Não posso ao menos comparar-me à terra porque ela é fecunda e produz frutos a seu tempo, bendizendo-te, ó Senhor.¨ 










(Sl 44,3):
" A graça derramou-se em teus lábios; 
por isso te abençoou Deus para sempre"



Ó Deus,
 que vos dignastes conferir a Santa Ana a graça de dar à luz 
a Mãe do vosso Filho unigênito, 
fazei por vossa misericórdia que, 
celebrando a sua solenidade,
 sintamos os efeitos da sua proteção. 
Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.
 Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário