terça-feira, 17 de julho de 2012

SANTA MARTA NA BÍBLIA ( Jo 11,5-6. 17-30. 38-45)






 5 Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.
 6 No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.




Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias.
 18 Betânia distava cerca de três quilômetros[57] de Jerusalém,
[57] Grego: 15 estádios. Um estádio equivalia a 185 metros.
 19 e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão.
 20 Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.
 21 

 


Disse Marta a Jesus: Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
 22 Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires.
 23 Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”.
 24 Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.
 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
 26 e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?
 27 
 


Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.
 28 E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”.
 29 Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele.
 30 Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.








Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.
 39 “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”.
 40 Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”
 41 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
 42 Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste.
 43 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!” 

 44 O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”.
 45 Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.








SANTA MARTA DE BETÂNIA
HOSPEDEIRA DO SENHOR,
HOJE O POVO DA ALIANÇA
CANTA UM HINO EM TEU LOUVOR


TUA CASA FOI ABRIGO
 ONDE O MESTRE REPOUSOU
NO CALOR DE UM LAR AMIGO 
ELE AS FORÇAS RENOVOU

PÃO E VINHO LHE SERVISTES
QUANDO TUA IRMÃ MARIA
VIDA ETERNA EM ALIMENTO
DOS SEUS LÁBIOS RECEBIA

 



RECLAMASTE A SUA AUSÊNCIA
JUNTO A LÁZARO DOENTE
PROCLAMANDO ASSIM A FÉ
NO SEU VERBO ONIPOTENTE

DELE ESCUTAS A PROMESSA
TEU IRMÃO RESSURGIRÁ
E PROCLAMAS: TU ÉS O CRISTO
DEUS CONOSCO EM TI ESTÁ

NO MILAGRE TESTEMUNHAS
SEU PODER E SEU AMOR
TEU IRMÃO RETORNA À VIDA
À PALAVRA DO SENHOR

QUE POSSAMOS CAMINHAR
COM JESUS NA FÉ ARDENTE
E CONTIGO CONTEMPLAR
SUA FACE ETERNAMENTE.





 Santa Marta é festejada em 29 de julho



Nenhum comentário:

Postar um comentário