segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INFLUÊNCIA PAGÃ NA BÍBLIA - FESTAS BÍBLICAS E CULTO














Vejo tantos não católicos encherem a boca para dizer que as festas católicas são pagãs (o Natal, a Virgem Maria, Santos,etc) e a Igreja Católica é fruto do paganismo, que resolvi pesquisar as influências do Paganismo na Bíblia e no culto judaíco, para mostrar que essa pretensão de religião pura, pronta e acabada (sem aspectos culturais, históricos e doutrinais parecidos, influenciados ou originados de outras religiões ou povos),  é um engano.

A doutrina cristã católica se deu, e ainda se dá, num processo lento e gradativo. 

Daí, termos o uso dos Concílios para decidir sobre questões de fé. Um exemplo é o dogma da Assunção de Maria, pronunciado pela Igreja apenas em 1950, porém pregado como verdade de fé desde os primeiros séculos.

Em outra postagem, encontrei passagens bíblicas que mostram a crença nas mitologias pagãs e paralelos entre doutrinas e escritos bíblicos com outras religiões do paganismo.

Aqui, exponho alguns textos que encontrei sobre a influência dos cultos e festas pagãs sobre os judeus e a Bíblia.  





 
















JAVÉ UMA DIVINDADE TRIBAL ELEVADA  AO STATUS DE DEUS ÚNICO:

Ainda que o judaísmo só vá ser chamado como tal apenas após o retorno do Cativeiro em Babilônia, de acordo com a tradição judaico-cristã a origem do judaísmo estaria associada ao chamado de Abraão à promessa de YHWH. 

Abraão, originário de Ur, teria sido um defensor do monoteísmo em um mundo de idolatria, e pela sua fidelidade à YHWH teria sido recompensado com a promessa de que teria um filho, Isaque do qual levantaria um povo que herdaria a Terra da promessa. 

Abraão é chamado de primeiro hebreu (do hebraico עִבְרִי ivrit aquele que vem do outro lado),e passa à viver uma vida nômade entre os povos de Canaã.
De acordo com a Torá , YHWH não seria apenas o Senhor de Israel, mas sim o Princípio Uno que criou o mundo, e que já havia se revelado à outros justos antes de Abraão.

 Mas com Abraão inicia-se um pacto de obediência, que deveria ser seguido por todos os seus descendentes se quisessem usufruir das bençãos de YHWH.

Alguns rituais tribais são seguidos pelos membros da família de Abraão que depois serão incorporados à legislação religiosa judaica.
Alguns estudiosos no entanto crêem que YHWH trata-se de uma divindade tribal, que apenas posteriormente será elevada ao status de Deus único.

 A questão é que com a libertação dos descendentes de Israel da terra do Egito pelas mãos de Moisés será organizado pela primeira vez o culto à esta Divindade.

 Ao contrário de outras religiões antropomórficas, YHWH é tido como uma figura transcendente, toda-poderosa,ilimitada, o qual influencia a sociedade humana, e que revela aos israelitas sua Torá que consistiriam em mandamentos de como ter uma vida justa diante de YHWH.

 A religião mosaica só atingirá sua maturação com o início da monarquia israelita e sua subsequente divisão em dois reinos: Yehuda (Judá) e Yisrael (Israel).

Esta divisão marcará uma separação entre os rituais religiosos dos reinos do norte e do sul, que permanecem até hoje, entre o judaísmo e o judaísmo samaritano.
No entanto, a visão histórica e bíblica mostram que esta religião mosaica não era única e exclusiva.

 Durante todo o período pré-exílio as fontes nos informam que os israelistas serviam diversas outras divindades, dos quais os mais proeminente era Baal. 


INFLUÊNCIA DOS CANANITAS:

Enquanto a maioria dos religiosos aceita que na verdade a mistura entre os israelitas e os cananitas após a conquista de Canaã tenha corrompido a religião israelita, a maioria dos estudiosos prefere aceitar que o mosaismo era apenas mais uma das diversas crenças entre as tribos israelitas, e que só virá a se firmar com os profetas e com o exílio.

 A hierarquia e os rituais de culto mosaico serão firmemente estabelecidos com a monarquia ,onde serão elaboradas as regras de sacerdócio e estabelecidos os padrões do culto com a construção do Templo de Jerusalém.

Este novo local de culto ,substituto do antigo Tabernáculo portátil de Moisés,serviu como centro da religião judaica, ainda que em meio à outros cultos estrangeiros.





O SÁBADO - PARALELO COM O DIA DOS DEUSES

O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o último dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.
 

Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização, o sábado é considerado o sexto dia da semana com o sábado e o domingo como fim de semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.

A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Shabat hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de descanso entre os judeus.




 





Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando o dia de Sábado ao deus Saturno, o que originou em inglês a denominação Saturn's day, posteriormente abreviada para Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno".
Entre os romanos, por exemplo, este dia era dedicado a Saturno, deus da agricultura, e representava um dia de descanso na semana pela boa colheita.






 







CALENDÁRIO JUDÁICO






 









Para criar o seu calendário anual Israel se inspira na experiência dos seus vizinhos; Egito e a Mesopotâmia. Eles contavam o dia baseado no movimento da lua. Eles adotavam, pois, um calendário lunar.








TEOLOGIA DO SACRIFÍCIO

 No Judaísmo, o sacrifício é conhecido como Korban, palavra oriunda do hebreu karov, que significa "vir para perto de Deus".

 Na Bíblia hebraica, Deus ordena que os israelitas ofereçam sacrifícios de animais no santuário, ou tabernáculo. Quando os israelitas já haviam chegado à terra de Canaã, ordenou-se que todos os sacrifícios terminassem, exceto os que aconteciam no Templo de Jerusalém. 

 Na Bíblia, Deus pede sacrifícios como um sinal de sua aliança com povo de Israel.

 O sacrifício também era feito para que Deus perdoasse os pecados, uma vez que o animal estaria sendo punido no lugar do pecador.





 







 Os israelitas estavam acostumados aos sacrifícios animais, que as tribos pagãs realizavam como forma de comunicação com seus deuses. 



Assim, na visão de Maimônides (judeus medievais), era natural que os israelitas acreditassem que o sacrifício fosse necessário na relação entre o homem e Deus. 

Maimônides concluiu que a decisão de Deus de permitir sacrifícios era uma concessão às limitações psicológicas do homem. Era esperado que os israelitas passassem de sacrifícios à adoração pagã em pouco tempo.







 A FESTA DA PÁSCOA:


A origem da festa é pagã, ela precede a instalação do povo de Israel na terra de canaã, ela está ligada a vida nômade de pastores de rebanhos
de cabra e de ovelhas que são obrigados a mudar-se constantemente a procura de pasto para o rebanho. 


Cada mudança constitui para estes pastores uma verdadeira aventura, pois, eles são obrigados a se aventurar por terrenos desconhecidos que oferecem para eles e para o rebanho todo tipo de perigo. Os pastores tentam então se proteger destes perigos através de rituais de sacrifícios antes de partir para um novo lugar, uma nova pastagem.

Para os nômades a celebração começa ao cair da tarde as vésperas da próxima mudança de lugar. Eles imolam um cordeiro ou um cabrito que os participantes assam sem quebrar nenhum osso e depois comem com pão sem fermento e com ervas amargas. 


O pão sem fermento seria a comida do beduíno, as ervas amargas serviriam como um tipo de tempero que dá um certo gosto a comida. Eles comiam tudo sem deixar nenhum resto. Durante a refeição eles estavam prontos para partir, com os rins singidos e com as sandálias nos pés. 





 








Com o sangue da vítima eles marcavam as entradas das cabanas como um sinal de proteção contra as forças destruidoras. O Sangue protegeria, assim, os animais dos futuros perigos. Mais tarde esse costume é assumido pelos antigos pastores de Israel, ainda quando estes eram seminômades. Para estes, o ritual era feito na primavera e na lua cheia. 

Eles faziam o mesmo ritual desta vez com o objetivo de proteger suas casas e seus hóspedes dos possíveis males. Resumindo, vários escritores concordam então que a páscoa judaica é teve sua origem no mundo seminômade de Israel, que por sua vez tem suas raízes no mundo nômade pagão.






PENTECOSTES:

  A festa de shavuot é uma das três festas de peligrinagem que Deus exige cada ano de seu povo(Ex23,14-17, 34,22; Dt 16,16) Essa festa apesar de ser convocada por Deus é uma das festa que é menos celebrada em Israel. 

As Escrituras e o Novo testamento falam pouco sobre a festa e nenhum tratado da mishna não lhe foi consagrado especialmente.

Ela é no começo uma festa agrária e de orígem cananeana.
É somente próximo a era cristã que ela é colocada em relação com historia Santa. A partir daí ela se torna a festa da Aliança ou da Lei ele passa assim a ser relacionada com os eventos do Sinai. Celebrada na primavera ele é até hoje relacionada com a colheita.



FESTA DAS TENDAS:


Essa festa, como Páscoa e Pentecoste, deve sua existência a vida da natureza. Antes de ser chamada de Sukkot, nome que é adodato até hoje, ela é chamada em (Ex 23,16; 34, 22) a festa de asif, (colheita) da raiz asaf que significa reunir, recolher.


 O termo sukkot é encontrado primeiro em Dt16, 13, ele é traduzido por tentas, mas sua tradução mais próxima seria cabana que se constroe com galhos de arvores, palhas e outras folhas. Essa festa é celebrada no outono apos Iom Kippur. Além de Sukkot, ela é chamada também de festa do Senhor em Jg21,19; Os9,5 e ainda festa em honra do Senhor em Lv23,41, Nm29,12, ou simplismente a festa em (1Rs8, 2, 65; 12, 32)

Sukkot é em primeiro lugar a festa da colheita. Ela está ligada a colheita da uva feita pelos os cananeus no começo do outono. A colheita da uva era para os cananeus uma ocasião de celebrar a divindade que permitiu a vinha de dar bons frutos, em segundo lugar era um momento para eles de festejar junto uma boa safra .


 Os cananeus construiam cabanas com folhas, elas lhes serviam de habtação que dia lhes protegiam do sol e a noite do sereno. Durante a coheita eles habtavam nessas cabanas para vigiar de perto suas colheitas.

Geralmente a festa era uma ocasião para se beber 

bastante. A historia dos natáveis de Siquem atacados em plena festa por Abmelec certamente faz referência a festa de sukkot. O livro de juzes diz que os notáveis vindimaram suas vinhas, pisaram suas uvas, promoveram uma festa entraram no templo dos seus deuses e aí beberam, comeram e amaldiçoaram Abimelec. Por sua fez Abmelec aproveita da ocasião para atacá-los(Jz9,25-49).

Essa festa vai ser copiada pelos os Israelitas que aproveitam do momento da colheita de seus produtos de outonos para festajar também o seu Deus.
O livro dos Juizes 21,19-23 é uma prova clara de que no começo sukkot era apenas uma festa da colheita, na qual os Israelitas festavam a colheita e celebravam o seu Deus.



A MENORÁ (O FOGO PERPÉTUO DIANTE DOS DEUSES)

Na Bíblia, também vemos algo comum entre os povos pagãos que é o uso do fogo perpétuo, que entre os israelitas aparece na forma do candelabro de ouro do Templo de Jerusalém. 


 





A menorá, o candelabro, nada mais é que uma das formas de representar o fogo sagrado, idolatrado em muitas culturas pagãs.



 Entre os povos que cultuavam o fogo temos os romanos, que mantinham o fogo sempre aceso, no templo, pelas vestais, virgens consagradas a Vesta, deusa da castidade e do fogo sagrado.















 FONTES:



 


4 comentários:

  1. Bom dia
    Acho muito louvável a sua pesquisa e acho brilhante o seu esforço em pesquisar e tentar esclarecer algumas coisas, mas como Historiadora e Antropóloga formada e Doutorada e tenho especialização em religião não sou a favor de pesquisa feita em meios que não são os de origem de ciência.

    A Biblia é um livro de interpretação aberta, cada um tem a sua interpretação pois ela não é uma obra fechada, pelo simples de ser escrita por mais de uma pessoa.

    Se você procurar antropologos ou empresas realmente especializada em povos e religião você descobrirá que existem registro que comprovam o paganismo como a primeira religião.

    Não estou defendendo nenhuma religião estou falando como uma pessoa que trabalha neste ramo.

    Concordo com você que encontramos na internet coisas absurdas, mas não só sobre a igreja católica, mas sim falando absurdos de várias religiões.

    Na internet as pessoas escrevem oque bem entende e muitas vezes são passadas informações não verdadeiras.

    Todas as religiões tem suas histórias, mas a ciência com seus respectivos representantes está mostrando o que de fato é verdadeiro.

    Descoberta que comprovam o que a biblia está escrita, como descoberta que o paganismo realmente existiu.

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selma,
      o que expus acima não é novidade, nem sei em que ponto você diz que carece de mais uma pesquisa, ou que o texto acima não é de origem científica.

      Tudo o que coloquei acima é comprovado pela História e pela teologia, claro que há conclusões minhas baseadas nos textos, com a devida argumentação necessária.

      O que procuro mostrar é a influência do Paganismo na construção da Bíblia e na cultura judaica.

      Afirmo, como você, que o Paganismo é a religião mais antiga.

      E ,exatamente por isso, as religiões posterires, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo tiveram a influência, em algum aspecto, da cultura pagã.

      Concordo com você que a Bíblia é um livro de interpretação aberta, qualquer um pode ler e tirar suas conclusões.

      Porém, ficam algumas perguntas:

      quais são as verdadeiras interpretações? Como podemos interpretar a Bíblia? Quais métodos, linhas de pensamento, ou recursos posso usar para entendê-la?

      Claro que essas respostas tanto podem ter aspectos pessoais quanto científicos.


      Você mesma disse que há absurdos ditos sobre a Igreja Católica.

      O que faço aqui é mostrar isso.

      A Igreja Católica é Cristã e como toda religião sofreu influências da cultura, da história dos povos, do paganismo, porém isso nao faz dela uma igreja pagã nem prova que ela se desviou da inspiração divina, pois a própria Bíblia, considerada Palavra de Deus pelos cristãos católicos e protestantes teve essa influência pagã.


      Na verdade, acho que concordamos mais do que discordamos.

      No entanto, lembre-se que esses estudos não aprendemos apenas em Universidades.

      Não preciso ser historiador, antropólogo ou ter doutorado para falar de temas simples como esse.

      E sempre procuro escrever ou divulgar textos que considero, no mínimo , confiáveis.

      Tenho uma formação bem diversificada, religiosa e universitária, e o que coloquei acima, nem precisa estudar muito além do ensino médio para, ao ler a Bíblia, perceber os termos e influência da mitologia pagã presentes no texto e na cultura do povo de israel.


      Por fim, gostaria de deixar claro que não considero o Paganismo um erro da humanidade como alguns religiosos fanáticos.

      O Paganismo, como toda religião, teve e tem seus aspectos positivos e negativos.

      E creio que Deus usou seus aspectos positivos para influenciar tanto o judaísmo quanto o Cristianismo. Não vejo problemas em aceitar essa influência.


      Excluir
    2. É muito triste saber que existem pessoas que se dizem cristãs e mesmo assim não entendem que o Judaísmo foi uma "religião" orientada pelo próprio Deus e não o fruto da imitação do paganismo. A Bíblia é um resultado da revelação divina e não a produção ou reprodução da cultura da época em que foi escrita. a ideia de que YHWH é um deus tribal desconstrói sua veracidade. O que temos na Bíblia é Deus se revelando ao homem e não o homem inventando ou elegendo um determinado "Deus". O Deus que se revela a Moisés é o o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Cada vez que o povo de Deus no Antigo Testamento se desviou do culto verdadeiro, foi advertido por algum dos profetas do Senhor. Se ficarmos com a Bíblia não ficaremos na dúvida. A Bíblia deve ser interpretada dentro de seus contextos: Cultural, geográfico, histórico, linguístico. Estude a Bíblia ela é a revelação final, completa, perfeita de Deus para nós. Leia sem preconceito, com humildade. É o próprio Deus falando conosco. É a única autoridade do cristão em questão de fé e prática. Os seres humanos podem falhar em suas conclusões, mas a Bíblia nunca falhará. O próprio Cristo creu na Bíblia de seu tempo o V.T. ou Torá. que Deus o abençoe.

      Excluir
    3. Abigail,
      ninguém aqui está falando mal do Judaísmo, nem dizendo que ela não foi orientada por Deus.
      É triste ver cristãos dizendo que a Igreja Católica é pagã e desconsiderar que o próprio Judaísmo, assim como a Igreja Católica vieram de um meio pagão. Isso é inegável.
      A revelação divina está escrita na Bíblia, mas nem por isso a Bíblia deixa de ser produção e reprodução da cultura de uma época. Cristo é a revelação e não se pode confundir a revelação cristã com uma interpretação literal da Bíblia. É preciso distinguir o que é a revelação divina e o que é cultura humana na Bíblia. A revelação é Cristo (para o cristão).
      1 - A Bíblia não caiu do céu. Ela foi escrita por vários profetas e Apóstolos.
      2- E a Bíblia é um conjunto de livros feito pela Igreja Católica. Logo, quem veio antes? A Bíblia cristã ou a Igreja Cristã? Claro que foi a Igreja e esta era totalmente Católica. Não existia outra. Foi essa Igreja quem decidiu quais livros seriam sagrados para o Antigo e para o Novo Testamento. Logo, não se interpreta a Bíblia sem aquela que a fez, a Igreja Católica.
      3 - Se ficarmos só com a Bíblia não teremos dúvidas? Então por que cada um abre sua igreja e inventa doutrinas diferentes? Os Apóstolos não mandaram seguir a Bíblia, pois a Bíblia nem existia. Os Apóstolos mandaram guardar a Doutrina. Doutrina que a Igreja Católica continua desde o início. Veja a doutrina dos primeiros cristãos, em cartas e testemunhos dos anos 100,200,300,400. Todo o Catolicismo está lá.
      4- A Bíblia não é a única autoridade do cristão. Onde está escrito isso na Bíblia? Em nenhum lugar! A autoridade do cristão é a Igreja. Jesus disse isso em Mateus 18,17. A Bíblia diz isso: "a Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade "(1 Tim 3, 15) Só existe uma Igreja desde o início!
      5 - Os pastores falham em suas conclusões. Cada um diz uma doutrina diferente. A Igreja permanece com a mesma doutrina desde o início dos séculos. Tudo o que ela diz hoje, os cristãos já falavam em cartas e documentos dos anos 100,200,300,400.
      6 - Cristo não creu na Bíblia, creu nas escrituras, que nem lista sagrada tinha. Na época dele, existiam livros da Bíblia em grego, que ele e os Apóstolos mencionam ou se baseiam. Os Apóstolos escreveram em grego e usaram a Bíblia judáica grega, a mesma que nós, católicos, usamos, com os 7 livros que vocês, protestantes, depois de mais de 1500 anos resolveram tirar da Bíblia.
      7- Estude com a Igreja Católica e você descobrirá verdades que muitos distorceram e não lhe disseram.
      Entre uma Igreja que existe desde o início e uma inventada, eu fico com a Católica, origem de toda a fé cristã.

      Excluir