segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CULTO AOS ANJOS - NA BÍBLIA






O culto aos anjos não foi proibido por São Paulo ao falar dele em Colossenses 2, 16-19:

  "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
que são sombras das coisas vindouras; A realidade é Cristo.
  Ninguém vos roube a seu bel-prazer a palma da corrida,sob pretexto de humildade ou culto aos anjos. Desencaminham-se essas pessoas em suas próprias visões e , cheias do vão orgulho de seu espírito materialista, não se mantêm unidas à Cabeça da qual todo o corpo, pela união das junturas, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus."


Esse texto, mal interpretado , é usado pelos não católicos como argumento para dizer que a Igreja Católica criou uma heresia.

É preciso entender que esse texto na íntegra fala das várias observâncias, objetos de discussão entre os cristãos e os doutores judaizantes.

Quem condenava os cristãos "pelo comer e pelo beber", senão os fariseus que já haviam condenado os discípulos de Cristo por esse mesmo motivo, por violarem as proibições da Tradição dos Antigos?

Quem, senão os fariseus, poderia condenar os cristãos por causa de "um dia de festa", "lua nova" ou "sábado"?

Evidentemente quem isso fazia eram os ciosos guardiães da Tradição dos Antigos , os fariseus e seus discípulos.

E quem falava, naquele tempo, sobre o culto aos anjos, propondo uma doutrina gnóstica  descrevendo as visões da Merkabah, o anjo Uriel, o anjo Metraton, o anjo Melquisedec, etc, que não são citados na  tradição bíblica, daí serem visões próprias, eram os fariseus.

É importante entender que o Apóstolo diz que ninguém nos engane com pretexto de humildade e culto dos anjos, ele não está dizendo que ser humilde ou cultuar os anjos é ruim e contrário aos ensinamentos bíblicos, pois há muitas passagens que mostram esse culto.

Ele está dizendo que alguns sob  pretexto de humildade e do culto aos anjos procuram seduzir os fiéis para  uma nova doutrina que não se "mantêm unida à Cabeça (Jesus Cristo) da qual todo o corpo (a Igreja), pela união das junturas, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus."

São Paulo faz uma crítica às seitas heréticas, gnósticas, que começavam a nascer e deturpar o ensinamento cristão, mas de nenhum modo combate ou critica o culto aos Anjos, conforme ensinado pela Bíblia, culto de veneração(Gen 19,1), tendo-os como modelos de fé e de oração (ICor 13,1):

 "14 e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus."(Gal 4,14)






Outras passagens que são usadas para criticar o culto aos Anjos são:


10 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
 (Apo 19,10)

 
8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar.
9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22,8-9)

Nessas duas passagens, vemos que João se ajoelha para adorar um Anjo, e isso é criticado, mas na passagem do Gênesis vemos Abraão, Ló e Balaão que se ajoelham diante de Anjos, mas não são repreendidos por eles:

 
2 Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra, 
(Gen 18,2)

 Â tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra, (Gen 19,1)



Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra.
(Nm 22,31)

Podemos concluir, pois, que não é proibido o culto, ajoelhar-se, reverenciar os Anjos, o que é proibido é adorá-los.
  Não é o gesto em si ( ajoelhar-se) que é condenado, mas a intenção (de adorar) com que o Apóstolo fazia isso.

E isso a Igreja diferencia em seu culto, reverenciando os servos de Deus (culto de dulia) e adorando o Único Deus, a Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo (culto de Latria).




Veneração dos Anjos na Bíblia:



 




E Davi, levantando os olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, tendo na mão uma espada desembainhada estendida sobre Jerusalém. Então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.
(1 Cron 21,16)

E, virando-se Ornã, viu o anjo; e seus quatro filhos, que estavam com ele, se esconderam. Ora, Ornã estava debulhando trigo.
(1 Cron 21,20)

 

Vendo Gideão que era o anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! pois eu vi o anjo do Senhor face a face.
(Jz 6,22)


Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.
(Mt 18,10)


 
Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João;
(Lc 1,13)

Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.
(Lc 1,30)

O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo:
(Lc 2,10)

[Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.]
(Jo 5,4)

 
Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos.
(1 Cor 11,10)
 
 Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade.
(1 Tm 5,21)














Deus ordena que se façam imagens de Anjos (querubins), para ornamentar a Arca da Aliança, simbolizando o quão ela era sagrada e já mostrando o valor da venração. E isso não é idolatria: 




"18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório." (Ex 25, 18-20)

 
Do mesmo modo, também foram feitas imagens de Anjos e outras figuras (I REIS 6,35) para ornamentar o Templo, assim como temos imagens em nossas igrejas católicas e isso foi agradável a Deus, pois " a glória do Senhor encheu o templo" (I REIS 8, 10-11).
 
Leiamos o trecho sobre as imagens de Anjos feitas para o Templo de Jerusalém, tirado do I Livro dos Reis,  6, 23-29:
 
 "23 No oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura.
24 Uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra de cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até a extremidade da outra.
25 Assim era também o outro querubim; ambos os querubins eram da mesma medida e do mesmo talho.
26 Um querubim tinha dez côvados de altura, e assim também o outro.
27 E pôs os querubins na parte mais interior da casa. As asas dos querubins se estendiam de maneira que a asa de um tocava numa parede, e a do outro na outra parede, e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.
28 Também cobriu de ouro os querubins.
29 Quanto a todas as paredes da casa em redor, entalhou-as de querubins, de palmas e de palmas abertas, tanto na parte mais interior como na mais exterior."


Podemos orar diante das imagens, pois nossa oração é direcionada para aquele, ou aqueles que elas representam como os israelitas diante da imagem da serpente de bronze (Num 21, 8-9) ou diante da Arca, símbolo da presença de Deus (Números 7,89; 10,35) , diante dos querubins da Arca (Ex 25, 18-22) e do templo (IRe 6, 35)






 
 
Podemos e devemos orar aos Anjos, pois o que é orar, rezar  se não conversar com eles?  E isso vemos em muitas passagens, como nessas:

 
Respondeu Balaão ao anjo do Senhor: pequei, porque não sabia que estavas parado no caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.
(Nm 22,34)



 15 Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Deixa que te detenhamos, para que te preparemos um cabrito.
 (Jz 13,15)
 
Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra!
(Sal 103,20)
 
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes!
(Sal 148,2)

 
Então perguntei: Meu Senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei o que estes são.
(Zac 1,9)

 
Eu perguntei ao anjo que falava comigo: Que é isto? Ele me respondeu: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém.
(Zac 1,19)







 






Podemos pedir a Deus que nos envie seu Anjo para nos instruir:

"8 Então Manoá suplicou ao Senhor, dizendo: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, venha ter conosco outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.
9 Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez ter com a mulher, estando ela sentada no campo, porém não estava com ela seu marido, Manoá." (Jz 13,8-9)

Um trecho bíblico interessante, para entendermos o culto aos Anjos, é o do livro dos juízes capítulo 13, versículos 15 ao 20:

"15 Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Deixa que te detenhamos, para que te preparemos um cabrito.
16 Disse, porém, o anjo do Senhor a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto, é ao Senhor que o oferecerás. (Pois Manoá não sabia que era o anjo do Senhor).
17 Ainda perguntou Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome? - para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos.
18 Ao que o anjo do Senhor lhe respondeu: Por que perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso?
19 Então Manoá tomou um cabrito com a oferta de cereais, e o ofereceu sobre a pedra ao Senhor; e fez o anjo maravilhas, enquanto Manoá e sua mulher o observavam.
20 Ao subir a chama do altar para o céu, subiu com ela o anjo do Senhor; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra."

Nesse texto, vemos a oração feita ao Anjo, em veneração:

"Deixa que te detenhamos, para que te preparemos um cabrito."

O Anjo não impede a veneração, as honras que Manoá quer fazer (detê-lo, que fique mais com eles em virtude honras que queira prestar-lhe), mas a adverte que holocaustos devem ser oferecidos a Deus. 

Ou seja, uma coisa é honrar os Anjos, venerá-los, isso é justo, mas  outra é adorá-los, isso é condenável:

 "16 Disse, porém, o anjo do Senhor a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto, é ao Senhor que o oferecerás. (Pois Manoá não sabia que era o anjo do Senhor). "

Mas adiante, vemos claramente que o Anjo não repudia o Culto de veneração:

 
"17 Ainda perguntou Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome? - para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos.
18 Ao que o anjo do Senhor lhe respondeu: Por que perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso? "

Manoá diz claramente querer honrar o Anjo, esse não a critica, apenas se recusa a dizer seu nome, pois é maravilhoso. 











10 comentários:

  1. Quando Paulo fala sobre o culto a anjos ele fala pra ninguém deixar roubar o bel-prazer com o pretexto de que eles precisavam de humildade ou que eles tivessem culto aos anjos . Quando João é repreendido pelo anjo é porque ele é um anjo normal comum , mas quando Abraão, Isaque e Balaão se prostram perante os três anjos Do Senhor eles se prostram perante O Pai , O Filho e O Espírito Santo . Quando Balaão viu o anjo do Senhor ele se prostrou porque era Deus. Mais uma vez o anjo do Senhor apareceu a Davi e Davi se Prostrou porque era Deus. Estava lá um anjo destruidor que o Senhor havia mandado mais ele se arrependeu e foi ele mesmo (vc pode ver 1Crônicas 21.15) quando Deus manda ao anjo que pare logo após aparece o anjo do Senhor ,O Próprio Deus , por isso Ornã se esconde e Davi e os anciões se Prostram. Gideão fala aquilo porque era o anjo do Senhor , Deus. O anjo Gabriel que falou com Zacarias era apenas um anjo e se nota que ele não se prostrou .Maria também não se Prostra perante o anjo Gabriel . O anjo que descia era apenas um anjo que o Senhor mandava para curar , e Jesus nos deu esse poder mesmo.
    O Senhor manda que Fizessem os Querubins nos templos no ANTIGO TESTAMENTO , tempo da Lei porque os querubins que adoram A Deus nos Céus.
    Quando o Senhor manda fazer uma estátua de uma Serpente foi porque Deus estava irado e mandou serpentes para picar o povo rebelde do deserto e ele mandou que fizessem a estátua para que os que haviam morrido voltassem a viver mas ele não fala de forma alguma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua argumentação de que "quando Abraão, Isaque e Balaão se prostram perante os três anjos Do Senhor eles se prostram perante O Pai , O Filho e O Espírito Santo " não corresponde à verdade, pois quando eles se ajoelharam não existia o dogma da Trindade que foi formulado pela Igreja Católica. Eles se ajoelharam acreditando serem anjos de fato, venerando o fato deles serem mensageiros de Deus.
      2- Essa sua definição de anjo do Senhor ou só uma anjo não existe na Bíblia. Todo anjo é anjo do Senhor. Você tenta fazer essa argumentação para dizer que eles só se prostravam porque reconheciam que era Deus.
      Prostrar-se é uma ato que não significa necessariamente adoração. Prostrar-se também pode ser feito em veneração como vemos Abigail diante de Davi(1 Samuel 25:23). Joabe se prostra diante do rei(2 Samuel 14:22). Ou Obadias diante do Profeta Elias (1 Reis 18:7).
      As imagens foram ordenadas por Deus (1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; 1 Reis 8, 5-11; Números 7, 89; 10,33-35; Josué 3, 3-8; Juízes 18,31; 1Sam 6, 3-11; II Sam 6,2; Ezequiel 41,1. 17-26; Gálatas 3,1).

      Do mesmo modo que os judeus se ajoelhavam diante da Arca com imagens de Anjos, posso me ajoelhar diante de imagens de anjos também para orar, isso não significa adoração. Ajoelhar-se (prostrar-se ) como visto acima não significa unicamente adoração. Adorar é um ato interior de reconhecer que Deus é tudo, não corresponde a gestos exclusivamente.
      Do mesmo modo que os judeus usaram a Imagem da serpente para contemplar e mostrar sua fé em Deus, posso olhar uma cruz do Senhor, ou uma imagem de Nossa Senhora, isso não é adoração, mas sim contemplação.

      Excluir
    2. Colega, a definição de Trindade dada pela igreja católica( como você diz) não significa que não existisse a trindade antes dessa definição.

      Trindade é apenas um nome que aponta para uma verdade, poderia se chamar ''trÊs'' ou ''cadeira'' que quando ouvíssemos saberíamos o que é do mesmo jeito. Isso é apenas uma parte da teologia que define uma verdade sobre Deus.

      Vamos lembrar que a criatura não tem a minima condição de mudar coisa alguma em seu criador. Deus só poderia ser o Deus trino depois que algum homem qualquer resolveu criar um nome que o definisse ? Imagine Deus esperando alguem nascer e quando nasce ele diz : Nossa,finalmente, agora eu posso me revelar como tri-unidade porque a igreja catolica Criou a palavrinha '' trindade'' . Obg igreja católica,me salvou em !

      Enfim, Deus é Deus antes da nossa criação. E tambem, no idioma Hebraico,antes de qualquer intervenção de igrejas, a palavra Elohim ja aponta um Deus Trino. Logo,quando Deus se manifesta aos seus no Antigo testamento eles tem a noção que se trata de um Deus-trino pela pronuncia da palavra.

      Cuidado com os detalhes,colega. Sua racionalização pode te impedir de enxergar detalhes claros que revelam verdades importantes que podem mudar sua vida espiritual e fisica.

      Abraços, a paz de Cristo

      Excluir
    3. "Colega" Unknown, acho que quem está confundindo as coisas é você.

      Os judeus acreditam na Trindade?
      Eles veem o que você diz vê, sua interpretação?

      NÃO!

      Todos os cristãos acreditam na Trindade?

      NÃO!

      Leia a história da Igreja e veja que a definição da doutrina da Trindade pela Igreja Católica foi bem discutida no início dos séculos.

      Você só pensa assim, porque a Igreja Católica interepretou os textos sagrados desse jeito e a maioria dos cristãos aceita, pois Lutero e seus seguidores, a partir de 1500, também não mexeram muito nessa parte doutrinal.

      Mas os Testemunhas de Jeová interpretam diferente, entre outras seitas de vocês, que são milhares.

      A Igreja Católica não criou apenas a palavrinha "Trindade", mas como interpretar a Bíblia para chegar a essa conclusão. Todo seu texto aí tem origem na doutrina dos padres da Igreja: Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Tomas de Aquino, etc. Melhor se informar mais.

      Leia os textos e a biografia de Santo Agostinho. Depois me diga o que esse Bispo do século IV dizia sobre a Trindade que você repete hoje.

      Leia a história da Igreja e veja que essa definição doutrinal da Trindade percorreu séculos até ser uma das causas do cisma do Oriente.

      Muita coisa acho que você não sabe pelo seu texto.

      Cuidado com sua racionalização, pois não passa de falácias.

      Verdades importantes até agora só achei na Igreja Católica.

      Verdade = História = Lógica = Origem da fé cristã = Igreja Católica

      Paz de Cristo.

      Excluir
  2. Nossa, quanto pretexto sem fundamento. O homem é cego até que o Espírito opere arrependimento em seu coração. Minha gente, tenham piedade de si mesmos, deixem tanta arrogância e busquem ter um coração sincero em humildade diante de Deus. Esforcemos-nos! Onde vcs querem chegar? Podem enganar a homens, mas ninguém pode se esconder do Senhor. Temam por suas almas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luz yanina Campos,
      Cega é você que não enxerga sua arrogância em insultar a fé alheia.

      não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
      Efésios 4:14

      SÓ HÁ UMA FÉ DESDE A ORIGEM DO CRISTIANISMO: A CATÓLICA.

      há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
      Efésios 4:5

      SE NÃO CRÊ, FIQUE COM A SUA E NOS DEIXE EM PAZ COM A NOSSA.


      ARROGÂNCIA- é não respeitar a fé do outro.
      ARROGÂNCIA - é entrar num blog católico para insultar a fé.
      ARROGÂNCIA - é achar que só você sabe a verdade.
      ARROGÂNICA - é pensar que sua fé é a única, quando vocês evangélicos protestantes não têm uma única doutrina de fé.

      O ESPÍRITO SANTO É A VERDADE, MAS ENTÃO POR QUE NÃO HÁ UMA DOUTRINA ÚNICA NO MEIO DE VOCÊS PROTESTANTES?

      ONDE ESTÁ O ESPÍRITO SANTO NO MEIO DE VOCÊS SE VOCÊS NÃO SE ENTENDEM?

      SE VOCÊS BRIGAM E NEM CONSEGUEM FORMAR UMA ÚNICA IGREJA?

      PRETEXTO SEM FUNDAMENTO É ENTRAR NUM SITE CATÓLICO PARA SE AMOSTRAR, DESTILAR ÓDIO, PRECONCEITO.

      SEJA MAIS HUMILDE VOCÊ.

      HUMILDADE É RESPEITAR O DIREITO DO OUTRO DE PENSAR DIFERENTE.

      Excluir
  3. Nossa obrigada, esclareceu bastante! Gosto muito do seu site.

    ResponderExcluir
  4. Nossa obrigada, esclareceu bastante! Gosto muito do seu site.

    ResponderExcluir
  5. Protestante, o Satanás é você que entra em site católico para xingar e demonstrar que você não sabe ler, pois lê que católico adora a Deus e ainda vem com essa conversa idiota de ídolo. Ídolo é o Dinheiro que você adora no seu dízimo e sua Soberba que cega.

    ResponderExcluir