terça-feira, 17 de julho de 2012

SANTA MARTA E O DRAGÃO DE TARASCON





“O milagre de Santa Marta – Lenda de Tarascon”




 









A lenda conta que após a morte de Jesus, Marta e seus irmãos, Maria e Lázaro, foram banidos de Judeia por ocasião da primeira perseguição.

 

 Não podiam os judeus sofrer a presença de Lázaro, porque era um testemunho vivo da divindade daquele a quem tinham dado a morte; não ousando todavia tirar-lhe a vida com receio de que lhe fosse restituído uma segunda vez para vergonha sua, lembraram-se de meter toda aquela família numa barca sem mastros, sem leme e sem velas.

É de antiga e respeitável tradição, que parece estar autorizada pela igreja, que Santa Marta anunciara a fé de Jesus Cristo em Marselha, Aix, Avinhão e em toda a Provença; e que por toda a parte efetuara muitas conversões.

Conta-se, explicando aos povos de Avinhão as verdades da nossa religião Cristã, um mancebo que estava da banda de além do Ródano, desejava com paixão ouvir Marta; tentou pois atravessar o rio a nado, mas tendo sido arrastado pela rapidez das águas, fora submergido. Deram notícia à santa desta desgraça, e esta dizendo a uns pescadores que tirassem para fora o cadáver, depois de uma breve oração restituiu-o à vida.






 






Fez grande ruído este milagre. Os habitantes de Tarascon e as povoações vizinhas vieram então pedir o socorro da santa contra um dragão que fazia enormes estragos.

 Como Marta não tinha outro fim do que a glória de Jesus Cristo e a salvação das almas, reconheceu que um milagre causaria a satisfação sobre aqueles pagãos.






 





 Embrenhou-se por um bosque vizinho e achou o dragão que estava a devorar um homem. 

Fez o sinal da cruz, aspergiu-o com algumas gotas de água benta, atou-o com o seu próprio cinto e trouxe-o à cidade, como se fora um manso cordeiro. 



Atônito o povo acudia a presenciar esta maravilha, e, depois de terem morto o dragão a pau e à pedrada, lançaram-se todos aos pés da santa, pedindo-lhe que os não abandonasse.

  Santa Marta permaneceu nesse lugar, tendo criado uma comunidade de donzelas convertidas e que quiseram acompanhá-la. 

Refere-se que edificaram nesse sítio um mosteiro, onde como esposas de Jesus Cristo viviam à maneira de anjos debaixo da direcção daquela que fora hospedeira e discípula do Senhor.




 








Todos os anos os habitantes de Tarascon organizam uma grande festa em honra de Santa Marta, protectora da sua cidade, no dia 29 de Julho.

Uma das grandes tradições e devoções, por ocasião da festa da  Padroeira, é ver perto de mil pessoas vestidas de preto, descalças e com velas de promessa não mãos a acompanhar a procissão.




 





 Todos os anos este número vem a aumentar, tendo em 2006 ultrapassado as oito centenas de devotos.  No ano de 2007,foram adquiridas mais 150 velas que foram benzidas na manhã do dia 29 de Julho.





 





Pelo que entendi a festa da cidade de Tarascon e a lenda de Santa Marta entrando na cidade com o Dragão, tornou-se uma comemoração realizada não só em Tarascon, França,  como em outras cidades da Espanha como Granada, Andalucía e Barcelona, entre outras, pois encontrei fotos diversas dessas festas chamadas de "la tarasca". 


Algumas fotos de la Tarasca de cidades diversas:










Santa Marta captura o dragão













SARCÓFAGO DE SANTA MARTA, EM TARASCON, FRANÇA.


RELICÁRIO DE SANTA MARTA, EM TARASCON, FRANÇA.







FONTES:






29 comentários:

  1. Obrigada pelos esclarecimentos, amigo Cristão. Me chamo Marta e tenho uma imagem de 8cm dela, presente da mina mãe. E no pátio do Colégio onde minha filha estuda tem uma imagem dela, tamanho natural, idêntica à minha miniatura. Quis saber que animal era este aos pés da Santa e por isso fiz uma pesquisa no Google onde cheguei até aqui.
    Deus te abençoe e guarde. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive a mesma curiosidade, pois quando comprei meu apartamento minha tia Nice me deu uma imagem pequena de Santa Marta e de Santo Espedito como protetores da minha casa. Hoje olhei para a imagem e quis saber o porque do dragão aos pés de Santa Marta. Que história incrível.

      Excluir
  2. Deus também te abençoe e que Santa Marta não cesse de interceder por você e sua família.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada. Também foi muito útil sua explicação. Esclarecedora! Grata!

    ResponderExcluir
  4. Finalmente entendi o significado da criatura na imagem de Santa Marta. Obrigada! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Finalmente entendi o significado da criatura na imagem de Santa Marta. Obrigada! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  6. Tambem me chamo Marta e gostei de saber o significador da santa e sobre a história do dragao.
    Obg pelo o esclarecimiento.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei feliz em saber a história da Santa de quem levo o nome. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Gostei da historia, agora sei pq a Santa Marta do Fate/Grand Order tem um Tarasque como fantasma nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de saber que existe um personagem baseado nela também.

      Excluir
    2. E não é só ela tbm tem Davi, São George, Salomão e a Jeane D'arc.

      Excluir
  9. Eu vim aqui devido a um jogo japonês (Fate/Grand Order) na qual uma das personagens é representada pela história da "Saint Martha" e o "Dragon Terasuque". Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Eu vim aqui devido a um jogo não japonês (Fate/Grand Order) na qual uma das personagens é representada pela história da "Saint Martha" junto do seu "Dragon Terasuque". Eu fiquei curioso pra caramba devido ao seu Nobre Fantasma " Terasuque" depois do Interlude e vim pesquisa sobre ela.

    ResponderExcluir
  11. Santa Marta é a protetora do meu apartamento. Ela e Santo Expedito.
    Quando comprei meu apartamento minha tia Nice me deu as imagens como protetores da minha casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Santa Marta é muito poderosa.

      Excluir
    2. Me chamo Marta é nunca havia lido sobre a história dessa que me deu o nome. Hoje estou maravilhada .

      Excluir
  12. Hoje comecei uma novena de Santa Marta foi uma amiga que me mandou e fui pesquisar sobre a vida desta santa fiquei impressionada com a história

    ResponderExcluir
  13. Só hoje, antevéspera do dia de Santa Marta, me bateu essa vontade de saber o porquê do dragão ais seus pés. Pergunto: Maria irmã de Santa Marta é a Maria Madalena? Por quê a irmã de Marta era prostituta, até se converter quando Jesus foi cear em sua casa.Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente, alguns achavam que era a mesma Maria, por isso essa história diz que Maria Madalena era irmã de Santa Marta. Hoje,os estudiosos acreditam que não eram a mesma Maria e a Igreja tem uma festa para Santa Maria de Betânia, irmã de Santa Marta, e outra para Santa Maria Madalena. São duas Marias diferentes.
      Existem muitas suposições, lendas sobre Santa Maria Madalena, mas a única verdade que sabemos é que Jesus expulsou dela sete demônios. A partir daí, Maria Madalena seguiu Jesus para onde ele ia e que ela foi a primeira a ver o Senhor ressuscitado. A história da pecadora arrependida e a da da prostituta, hoje, acredita-se que eram outras mulheres, mas não Madalena.

      Excluir
  14. Gostei de saber, sobre a história de Santa Marta. Meu pai me deu esse nome, mas foi por causa da Ópera, porém tenho uma imagem da Santa que ele guardava no bolso do paletó. Mandei plastificar e ando com ela. Não sabia que as irmãs e Lázaro foram para França. Agradeço as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bíblia, não encontraremos esta informação, pois os primeiros cristãos buscaram relatar mais os feitos dos Apóstolos e as cartas de Paulo e de alguns outros Apóstolos.
      A Tradição ( conjunto de crenças passadas pelos primeiros cristãos aos bispos através da Liturgia, construção de igrejas, devoções,etc.) é que nos informa que Lázaro , suas irmãs, Madalena e outros discípulos fugiram de Jerusalém por conta da perseguição dos judeus e foram para a França.

      Excluir
  15. Ótimo, fico agradecido, pela informação, principalmente, sobre o dragão no pés da santa, Deus abençoe a todos





    ResponderExcluir
  16. Recebi uma Graça de Santa Marta ,após São José que em sonho ,me mandou pedir a Santa Marta a cura de minha filha, assim a conheci 🙏🏻

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Marta e sou devota de Santa Marta desde os 18 anos quando ganhei uma oração Dela, hoje tenho 66 e nunca a abandonei. A oração é a história Dela e a importância que teve por hospedar Jesus Cristo em sua casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver ainda essa oração e puder publicar aqui seria bom . Gosto das orações antigas e fiquei curioso.

      Excluir
  18. Encontrei está imagem na livraria da igreja, me chamou a atenção o dragão me disseram que era santa Marta, comprei e depois fui pesquisar sobre ela com quem acabei me identificando

    ResponderExcluir