terça-feira, 25 de agosto de 2020

ORAÇÕES PARA USAR INCENSO


ÍNDICE
1- BÊNÇÃO DOS GRÃOS DE INCENSO
2 - ORAÇÕES QUANDO SE OFERECE O INCENSO 
3- ORAÇÃO EM LATIM (trecho da missa)- para pedir purificação
4 -ORAÇÃO EM LATIM (trecho da missa) - para pedir que Deus escute a oração
5 - SALMO 140 (141), 1-9
6 - PARA A ORAÇÃO DA MANHÃ ( DA LITURGIA DAS HORAS)
7 - PARA A ORAÇÃO DA TARDE ( DA LITURGIA DAS HORAS)
8 - ORAÇÃO SOBRE O INCENSO DA TRADIÇÃO COPTA
9 - EXORCISMO BREVE DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Use o incenso para enriquecer sua vida de oração, abençoar sua casa, imagens sagradas, objetos. Use para demonstrar seu culto de adoração e louvor a Deus. O incenso também é um ritual de exorcismo.
O fiel pode segurar o incenso e elevá-lo três vezes ao céu em louvor da Trindade ou elevar três vezes girando no sentido horário ao  redor do altar doméstico ou em todos os cantos da casa. 
Na meditação, olhe a fumaça do incenso e imagine sua oração, como a fumaça, subindo ao céu até Deus.


1-BÊNÇÃO DOS GRÃOS DE INCENSO:
(Reza-se sobre os grãos do incenso)
Por intercessão do Bem-Aventurado São Miguel Arcanjo, que está de pé à direita do altar do incenso , e pela de todos os Santos, digne-se o Senhor abençoar ( + faz o sinal da cruz sobre o incenso) este incenso e aceitá-lo como suave perfume. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. 
Amém.



2 - ORAÇÕES QUANDO SE OFERECE O INCENSO 
(pode repetir a oração como um mantra, quantas vezes sentir ser necessário para meditação):

Que este incenso, que abençoastes, suba até vós, Senhor , e se derrame sobre nós a vossa misericórdia.

ou

 Minha oração suba a vós como incenso, *
e minhas mãos, como oferta da tarde!
Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *
e vigias às portas dos lábios!
Meu coração não deixeis inclinar-se *
às obras más nem às tramas do crime;
Salmo 140(141),2-4

ou

Que o senhor acenda em nós o fogo do seu amor e a chama da eterna caridade. Amém



Imagens católicas exclusivas para uso livre na web O Fiel Católico




 3- ORAÇÃO EM LATIM (trecho da missa)- para pedir purificação:

 "Munda cor meum ac labia mea, omnipotens Deus, ut sanctum Evangelium tuum digne valeam nuntiare" 

"Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho".



4 - ORAÇÃO EM LATIM (trecho da missa) - para pedir que Deus escute a oração:

 "In spiritu humilitatis, et in animo contrito suscipiamur a Te, Domine: et sic fiat sacrificium nostrum in conspectu Tuo hodie, ut placeat Tibi, Domine Deus "

 "De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus".


5 - SALMO 140 (141), 1-9

Oração nas dificuldades da vida 

Da mão do anjo, subia até Deus a fumaça do incenso,
com as orações dos santos (Ap 8,4). 

–1 Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; *
quando eu grito, escutai minha voz!
–2 Minha oração suba a vós como incenso, *
e minhas mãos, como oferta da tarde!

–3 Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *
e vigias às portas dos lábios!

–4 Meu coração não deixeis inclinar-se *
às obras más nem às tramas do crime;
– que eu não seja aliado dos ímpios *
nem partilhe de suas delícias!

=5 Se o justo me bate é um favor; †
porém jamais os perfumes dos ímpios *
sejam usados na minha cabeça!
– Continuarei a orar fielmente, *
enquanto eles se entregam ao mal!

=6 Seus juízes, que tinham ouvido †
as suaves palavras que eu disse, *
do rochedo já foram lançados.
=7 Como a mó rebentada por terra, †
os seus ossos estão espalhados *
e dispersos à boca do abismo.

–8 A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, *
em vós me abrigo: poupai minha vida!
–9 Senhor, guardai-me do laço que armaram*
e da armadilha dos homens malvados!  

6 - PARA A ORAÇÃO DA MANHÃ ( DA LITURGIA DAS HORAS)

CÂNTICO EVANGÉLICO (BENEDICTUS) Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

–79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

7 - PARA A ORAÇÃO DA TARDE ( DA LITURGIA DAS HORAS)

CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNÍFICAT) Lc 1,46-55

A alegria da alma no Senhor

–46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;
–48 porque olhou para humildade de sua serva, *
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

–49 O Poderoso fez em mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
–50 Seu amor para sempre se estende *
sobre aqueles que o temem;

–51 manifestou o poder de seu braço, *
dispersou os soberbos;
–52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e elevou os humildes;

–53 saciou de bens os famintos, *
despediu os ricos sem nada.
–54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

–55 como havia prometido a nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


8 - ORAÇÃO COM O INCENSO -  DA TRADIÇÃO COPTA

Ó Rei da paz:
concedei-nos a Vossa paz e perdoai os nossos pecados. Afugentai os inimigos da Igreja e defendei-a, para que não pereça. O Emanuel, nosso Deus, está no meio de nós na glória do Pai e do Espírito Santo. Ele nos abençoe, purifique o nosso coração e cure as doenças da alma e do corpo.
Nós Vos adoramos, ó Cristo, com o Vosso Pai misericordioso e o Espírito Santo, porque viestes até junto de nós e nos salvastes.


9 - EXORCISMO BREVE DE SÃO MIGUEL ARCANJO

"E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus."

Apocalipse 8,3- 4


São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate; cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos, e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amem.







Gaude, mater ecclesia



Leitura do Eclesiástico 38, 9-12 - Bíblia Católica Online:

" 9.Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. 10.Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado. 11.Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação de uma vítima gorda.* 12.Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária."


Nenhum comentário:

Postar um comentário