sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AS PROCISSÕES CATÓLICAS NA BÍBLIA - SINAIS DO PODER DE DEUS.



1. As procissões são bíblicas
2. O uso de imagens nas procissões
3. Procissão no Novo Testamento
4. O uso dos êx-votos
5. As procissões são momentos de poder e testemunho



1. As procissões são bíblicas

As procissões são um costume bíblico, elas nos lembram que estamos na terra em peregrinação, marchando para a pátria eterna, nossa verdadeira casa, em Cristo Jesus.

Algumas passagens bíblicas sobre o uso de procissões na Bíblia:

"13 Assim iniciaram a primeira caminhada, à ordem do Senhor por intermédio de Moisés:
14 partiu primeiramente o estandarte do arraial dos filhos de Judá segundo os seus exércitos; sobre o seu exército estava Nasom, filho de Aminadabe;
25 Então partiu o estandarte do arraial dos filhos de Dã, que era a retaguarda de todos os arraiais, segundo os seus exércitos; sobre o seu exército estava Aiezer, filho de Amisadai;
33 Assim partiram do monte do Senhor caminho de três dias; e a arca do pacto do Senhor ia adiante deles, para lhes buscar lugar de descanso.
34 E a nuvem do Senhor ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial.
35 Quando, pois, a arca partia, dizia Moisés: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam.
36 E, quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel.
(Num 10,13-36)





2. O uso de imagens nas procissões 



 



Nesse texto, vemos o uso de estandartes, comum em nossas procissões com bandeiras marcando as confrarias e grupos de oração, e o uso de se levar uma imagem representativa, a Arca da Aliança, que era encimada pelas esculturas de dois anjos, os querubins.

 A Arca representava o próprio Deus no meio do povo,por isso quando a Arca é levantada, Moisés diz:

" Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam. (Num 10,35)"

Diz a Bíblia que sobre a Arca iam dois querubins de ouro, feitos por ordem de Deus, assim sendo, os israelitas levavam imagens em  suas procissões:

 "18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
 20 Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
21 E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei."
 (Ex 25, 18-21)













Em nossas procissões, as imagens representam Cristo, Maria, o Espírito Santo, a Trindade ou algum (a) santo (a), nosso(a) irmão (a) intercessor (a) (Hb 12,1), que caminha conosco enquanto peregrinamos na terra.



As imagens representam a presença dessas pessoas, como a Arca representava a presença de Deus.

Como a Arca era venerada, e por conseguinte seus anjos também, veneramos as representações sagradas de nossos irmãos heróis (Hb 6,12) na fé ou de Maria e Cristo, ao vê-las e rezar diante delas elevamos nossa mente ao céu, e os santos que não cessam de interceder por nós e pela redenção da humanidade (Ap 6,9-11)(Apoc 8,3-4) ,(Mt 18,10), oferecem nossas preces ao Pai (Apo 5,8), pelo único Mediador da Salvação (ITim 2,5) ,Jesus Cristo, Senhor Nosso.

 E assim como o povo de Israel diante da escultura da serpente de bronze (Num 21 8-9), Deus nos comunica suas graças através de suas imagens sagradas.






3. Procissão no Novo Testamento













Um exemplo de procissão no Novo Testamento é a entrada de Jesus em Jerusalém:


"7 Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou nele.
8 Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos.
9 E tanto os que o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! bendito o que vem em nome do Senhor!
10 Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!
11 Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze."
 (Mc 11, 7-11)

Seguindo o exemplo do povo que saudou Jesus entrando com ele em procissão em Jerusalém. Em nossas procissões louvamos e bendizemos ao Senhor que caminha conosco em sua Igreja.

Seja qual for o motivo da procissão, ela é sempre um louvor a Deus em primeiro lugar, em segundo, é uma exaltação e agradecimento a Deus pela intercessão de algum Santo ou de Maria, em terceiro, pode ser também usada em penitência ou súplica por alguma necessidade.







 




Nas celebrações da Santa Missa, é costume se fazer uma procissão de entrada, como também a procissão da comunhão, lembrando o povo que caminhava no deserto em busca da Terra Prometida, agora, o céu.












4. O uso dos êx-votos


Um exemplo de procissão bíblica, na qual vemos o uso da prática de êx-votos, ou seja, um símbolo devotado a Deus, ou aos seus santos, em agradecimento por uma graça alcançada, é a procissão organizada por Josué:


"5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do pacto, e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca do pacto, e foram andando adiante do povo.
7 Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer- te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo. "
(JOS 3, 5-7)

"5 e disse-lhes: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão, e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;
6 para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem: Que significam estas pedras?
7 direis a eles que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca do pacto de Senhor; quando ela passou pelo Jordão, as águas foram cortadas; e estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.
8 Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao lugar em que pousaram, e as depositaram ali.
9 Amontoou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que pararam os pés dos sacerdotes que levavam a arca do pacto; e ali estão até o dia de hoje. "
(Jos 4,5-9)






5. As procissões são momentos de poder e testemunho 

O texto do livro de Josué deixa claro que a procissão é um momento de poder, na qual o Senhor caminha conosco, pois onde há dois ou mais orando em seu nome, Ele está em nosso meio e pode operar maravilhas:


"porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós."

Realmente, nas procissões vemos o poder Deus na vida de seu povo, muitos andam descalços, carregam símbolos das graças alcançadas, como casas em miniatura, ou representações em cera de partes do corpo curada, tijolo na cabeça pela casa própria, já vi gente subindo de joelhos  escadarias e morros, ou subindo se arrastando como se estivesse nadando por ter sido livre de afogamento, etc.

Deus seja louvado pela fé de seu povo!



 





Quando oramos com fé na procissão, o Senhor nos escuta e não deixa de realizar maravilhas. 



As procissões são momentos de poder, pois é a Igreja que marcha na terra, assim , o texto bíblico do cerco de Jericó, escrito mais abaixo,  deixa claro que é preciso perseverar na oração ( o povo rezou or sete dias), novenas, terços, Missas, para que consigamos derrubar as barreiras que oprimem nossas vidas, ou impedem nossos sonhos:





"1 Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.
3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, contornando-a uma vez por dia; assim fareis por seis dias.
4 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.
5 E será que, fazendo-se sonido prolongado da trombeta, e ouvindo vós tal sonido, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá rente com o chão, e o povo subirá, cada qual para o lugar que lhe ficar defronte:
6 Chamou, pois, Josué, filho de Num, aos sacerdotes, e disse-lhes: Levai a arca do pacto, e sete sacerdotes levem sete trombetas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.
15 No sétimo dia levantaram-se bem de madrugada, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; somente naquele dia rodearam-na sete vezes.
16 E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade. 
 20 Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão, e o povo subiu à cidade, cada qual para o lugar que lhe ficava defronte, e tomaram a cidade."
(Jos 6, 1-20)


Vamos em procissão louvar ao Senhor e gritemos a ele pelo fim dos muros do desamor, da desestrutura familiar, dos problemas malignos, da depressão,  e de tudo o que nos tortura, oprime e nos impede de ser feliz.

Deus está em sua Igreja, marchemos com Ela.














21 comentários:

  1. Ignorantes são aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.
    Isaías 45:20

    Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora. Ora a ele e diz: "Salva-me; tu és meu deus".
    Isaías 44:17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua citação é perfeita "oram aos deuses".

      Deus proibiu imagens de deuses, os ídolos, e o seu culto.

      Mas Deus pediu imagens que nos ajudassem a orar:


      A PROBIÇÃO ERA PARA NÃO FAZEREM IMAGENS DE DEUSES, POIS SENÃO A BÍBLIA É CONTRADITÓRIA AO DIZER EM ÊXODO [20]: 4, Não farás para ti [imagem] esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra

      E LOGO DEPOIS DEUS MANDA FAZER IMAGENS DE ANJOS E DE UMA SERPENTE PARA O POVO SER CURADO:


      "FARÁS DOIS QUERUBINS DE OURO; E OS FARÁS DE OURO BATIDO, NAS DUAS EXTREMIDADES DA TAMPA. (...)
      COLOCARÁS A TAMPA SOBRE A ARCA(...)
      ALI VIREI TER CONTIGO, E É DE CIMA DA TAMPA, DO MEIO DOS QUERUBINS QUE ESTÃO SOBRE A ARCA DA ALIANÇA, QUE TE DAREI TODAS AS MINHAS ORDENS PARA OS ISRAELITAS."

      EX. 25, 18-22


      E quando Moisés orava ao Senhor diante da Arca se ajoelhava diante das imagens dos anjos. E o povo de Israel venerava a Arca e seu templo era cheio de figuras de anjos, flores, animais:


      "MANDOU ESCULPIR NELAS QUERUBINS, PALMAS E FLORES DESABROCHADAS E COBRIU TUDO DE OURO , AJUSTADO ÀS ESCULTURAS." I REIS 6,35


      E o Senhor mandou Moisés fazer uma imagem de uma serpente para que o povo rezasse, não a ela, mas a Deus apenas olhando para ela, que simbolizava a Cruz do Senhor (Jo 3,14) que temos em nossas Igrejas:

      "E O SENHOR DISSE A MOISÉS:

      "FAZE PARA TI UMA SERPENTE DE BRONZE E METE-A SOBRE UM POSTE. TODO O QUE FOR MORDIDO, OLHANDO PARA ELA SERÁ SALVO."
      NUM 21 8-9

      DEUS NÃO É CONTRADITÓRIO.

      SUA INTERPRETAÇÃO O É.

      REZAMOS NÃO PARA IMAGENS, mas para aqueles que elas representam,Jesus, Maria ou os anjos e Santos, NOSSOS IRMÃOS(Ap 6,9-11), PARA QUE REZEM POR NÓS(1 Tim 2,1),(Lc 16,24).

      As imagens SÃO APENAS SÍMBOLOS. NÃO ÍDOLOS.

      VOCÊS PROTESTANTES CRITICAM O CULTO AOS SANTOS, MAS VOCÊS VENERAM OS PASTORES E SEUS CANTORES FAMOSOS.

      PEDEM ORAÇÕES A ELES, BÊNÇÃOS.

      DIZEM:" A IRMÃ É UMA MULHER DE PODER", "O PASTOR É UM HOMEM DE PODER, CHEIO DE DEUS".

      VENERAM E CULTUAM HOMENS PECADORES, QUE NEM ESTÃO NO CÉU.

      NÓS VENERAMOS OS SANTOS, DEPOIS DE PROVADOS PELA IGREJA QUE REALMENTE DERAM TESTEMUNHO DE VIDA.

      VENERAMOS SUAS IMAGENS, POIS REPRESESENTAM PESSOAS EXEMPLARES, HERÓIS QUE DEVEM SER IMITADOS(Jo 8,39),(Hb 6,12), (ICor 13,1).



      É preciso saber interpretar a Bíblia. E isso só a única Igreja fundada por Cristo, que existe desde os primeiros séculos é quem tem autoridade de fazê-lo.

      Pois o que sabemos de Jesus é o que está nos Evangelhos, que ela, em sua tradição, definiu como inspirados.

      Sua igreja não estava lá. Só a Igreja Católica. E Jesus disse que nunca abandonaria sua Igreja. Negar a Igreja é negar a palavra do Evangelho.

      Pois muitos que dizem interpretar a Bíblia, "por ignorância ou por serem poucos fortalecidos na fé (católica) apenas distorcem o que está escrito" (2 Ped 3, 16).






      Excluir
    2. Me mostra na Bíblia onde Deus nos ensina a orar "AOS" Deuses??Ta equivocado meu amigo,Deus em todo tempo condenou as adorações de outros Deuses ou imagens de homens,animais e Deuses!!

      Excluir
    3. Meu amado,me perdoa mas vc está completamente equivocado quanto algumas coisas que vc falou aí em cima,Deus nunca nos pediu imagens que nos ajudassem a orar,ele nunca quis que fizéssemos a sua própria imagem,ainda mais qq outra para nos ajudar a orar,ele está em nossas mentes e corações,não precisamos ver para saber,e em relação a fazer escultura na arca da aliança,vou te dizer uma coisa,a imagem dos querubins e anjos,simbolizava que Deus nos protegia sempre através de seus anjos como fala várias vezes na Bíblia q eles são o exército celestial de Deus,e quando Moisés se ajoelhava diante da arca,não era por causa de querubins ou anjos,até pq ele falava face a face com Deus,não precisava disso,o que aconteceu que ali era uma tenda(templo de Deus) para as pessoas orarem a Deus!!Cuidado com as coisas que vc lê e passa para frente,pode levar muitos ao caminho errado,Deus te abençõe!

      Excluir
    4. Jesus Salvador,
      você está equivocado mesmo.

      1 - Leia sua Bíblia em Êxodo 25, 18-22 e Números 21 8-9
      e me prove que Deus não mandou fazer imagens aí.
      2 - Aproveite e me explique em sua teologia inventada depois de mais de 1500 anos de Igreja, como Deus proibiu fazer imagens numa parte da Bíblia e manda fazer imagens em outra parte.
      Já expliquei a diferença entre imagem e ídolo, mas acho ue talvez você não tenha lido.
      3 - Você diz que "Deus nunca nos pediu imagem" e a imagem da serpente e a dos querubins? Por que Ele pediu?
      4 - Você diz que a imagem dos querubins simbolizava que Deus nos protegia... Parabéns! Você está quase católico.... rsrs.
      As imagens dos Anjos e Santos em nossas igrejas possuem a mesma função. Não são deuses, são símbolos de Servos de Deus para nos lembrar seus exemplos e que Deus nos protege pela oração de seus servos.
      5 - Você diz o que nós católicos já sabemos: "quando Moisés se ajoelhava diante da arca,não era por causa de querubins ou anjos...era uma tenda(templo de Deus) para as pessoas orarem a Deus!!"
      Assim fazemos em nossas Igrejas, nos ajoelhamos diante do altar para orar a Deus, as imagens estão ali para nos ajudarem a orar, para embelezar a Igreja, para nos lembrar de Deus pela arte, nada demais.
      6- Cuidado com as coisas que você passa para frente. Você que está enganado.
      7- Diga-me quem fez a Biblia? Quem deu o nome Bíblia a Bíblia? Quem escolheu a lista dos livros do Novo Testamento? Quem definiu que Jesus é Deus? Quem definiu que o Deus que adoramos é Pai, Filho e Espírito Santo? Foi a sua igreja? Qual foi a única Igreja fundada por Cristo? Cristo abandonaria essa Igreja? Pode Cristo negar algo que Ele prometeu? Você prefere seguir igrejas inventadas por homens, com várias doutrinas diferentes?

      8 - Eu sigo a única Igreja fundada por Cristo, quem definiu a toda a Bíblia, definiu que Jesus é Deus, definiu o dogma da Trindade, que veio desde os Apóstolos e estuda a Biblia desde o início dos séculos.
      9 - Tudo o que você fala, já resolvemos e discutimos séculos passados em Concílios.
      Só há uma fé diz a Bíblia em Efésios.
      Estude!

      Excluir
    5. Parabéns,protestantes são ignorantes,nasceu ontem não sabem nem se ficam ,nasceu com 16 séculos de atraso e querem ser a verdade

      Excluir
  2. MUITO BOM, VCS UTILIZAM O VELHO TESTAMENTO PARA FUNDAMENTAR SUAS DOUTRINAS. JÁ O SÁBADO, COMO DIA DO SENHOR VCS DISTORCERAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      O SÁBADO ERA APENAS UMA SOMBRA DO DOMINGO, DIA DO SENHOR RESSUCITADO:



      "Portanto, NINGUÉM VOS JULGUE pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, OU DOS SÁBADOS,que SÃO SOMBRAS das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."
      (Colossenses 2,15-17)

      Com sua ressurreição no Primeiro Dia, o Domingo, Jesus recriou o universo, por isso os cristãos celebravam desde a época dos Apóstolos o Domingo, pois é o Dia de nossa Libertação, enquanto os judeus comemoram o sábado, dia da libertação do povo de Israel do Egito.

      Leia mais sobre isso e as citações bíblicas em:
      http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/O%20DIA%20DO%20SENHOR

      Excluir
    2. meu amado,não é distorção,é a palavra de Deus,em relação a outros Deuses ou imagens de homens e animais,que seja,o Apóstolo Paulo fala em Romano 1 versículos 23 e 25,que eu saiba Romanos é Novo Testamento,Deus não deixou apenas um versículo explicando uma coisa somente e sim vários,justamente para tirar qq dúvida sobre qq coisa...

      Excluir
    3. Jesus Salvador,
      você desconhce a fé católica.
      Adoramos a Deus:
      1 mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas.
      Veneramos os Santos e Anjos.
      Venerar é honrar.
      Honra teu pai e tua Mãe.
      Venerar é o culto que os judeus prestavam a MOisés, Abraão, Isaac, Jacó, etc. Esse culto de honrar, ter carinho, veneração, respeito, ter como exemplo, é o culto que prestamos a Maria e aos Santos.
      Santos não são deuses.
      Leia o Apocalipse 5, 8 e veja os Santos Anciãos orando no céu, apresentando taças cheias das orações dos Santos da terra.
      Os Santos não são deuses, são servos, exemplos, modelos que devemos seguir:

      Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17

      Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Tiago 5:10

      Estude mais! Leia o Catecismo da Igreja Católica e busque orientação com algum padre ou grupo de oração, como Canção Nova, Boa NOva, etc.
      Você vai se surpreender se estudar a doutrina verdadeira de nossa fé, única fundada por Cristo.
      Viva a Santa Igreja Católica, Apostólica (única que vem desde os Apóstolos) e Romana (pois São Pedro foi Bispo de Roma, nosso 1º Papa, único Chefe e líder deixado por Cristo à frente dos Apóstolos)

      Excluir
    4. Eu não consigo responder os hereges protestantes,diz pra ele que adoração é um sentimento! Se eu estou de joelho diante de uma imagem só quem sabe do meu coração e Deus ,somente ele quem sabe se eu estou adorando,só ele sabe que estou sentindo naquela hora !! Ou s tá que os protestantes sabem o que nós sentimos ?🤔🤔🤔

      Excluir
    5. Os Protestantes estão tão alienados com esse discurso de que imagens são ídolos que não conseguem entender nossa fé.
      Nós sabemos a diferença entre Deus e Santos. Todos sabemos que Deus está acima dos santos e que as imagens são apenas imagens e não pessoas de verdade.

      Excluir
  3. https://www.bible.com/pt/bible/211/isa.44.ntlh _____________ A idolatria é condenada______ Isaías 44:9 -20_________ 9 Os que fazem imagens não pre.., e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados. 10 É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus. 11 Todos os que a adorarem serão humilhados. Os que fazem ídolos são apenas seres humanos; nada mais. Que eles se reúnam e se apresentem no tribunal! Ali ficarão apavorados e serão humilhados. 12 O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças. 13 O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo. 14 O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer. 15 O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora. 16 Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: “Que fogo bom! Já me esquentei bem!” 17 Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: “Tu és o meu deus; salva-me!” 18 Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada. 19 O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: “Ora, com metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!” 20 Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: “Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma.” ______ NTLH

    O Senhor e os deuses falsos Isaías 45:20 O Senhor Deus diz: “Venham e ajuntem-se, todos os povos que escaparam com vida, e apresentem-se no tribunal. Não sabem nada as pessoas que oram a deuses que não podem salvá-las, pessoas que fazem procissões, carregando as suas imagens de madeira. 2 Coríntios 4:4 Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é. veja: deus com d e Deus com D > 2 Coríntios 4:4 d minusculo e D maiúsculo Que é o Eterno e as imagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISAÍAS 44,9-20 NÃO FALA DE IMAGENS DE SANTOS, MAS DE ÍDOLOS. ESTUDE A DIFERENÇA:

      Analisemos o texto de Isaías 44, confrontando com outros textos bíblicos:

      Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade...
      Isaías 44:9 Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
      Isaías 44:10

      Vejam que Isaías fala mal de quem faz um deus e não de quem faz uma imagem de anjos ou Santo, imagens de servos de Deus.

      A prova é que o próprio Deus abençoa o fazedor de imagem:

      Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
      E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,
      E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
      E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada.
      Êxodo 35:30-33

      Continuando o texto de Isaías, lemos:

      O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha... e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa... também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela.
      Isaías 44:13-15

      Veja que Isaías critica o fato de fazer um deus, de fazer uma imagem de um deus.
      A prova é que o próprio Deus ordenou que fizessem imagens de anjos:

      Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Êxodo 25:18

      E os judeus não ficaram só nos dois querubins ordenados por Deus, fizeram mais:

      E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. 1 Reis 6:23

      E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,
      A saber: um rosto de homem olhava para a palmeira de um lado...assim foi feito por toda a casa em redor.
      Ezequiel 41:18,19

      Se os querubins tinham rostos de homem, por que não se pode enfeitar a Igreja com Santos?


      Mais adiante Isaías prova que sua crítica não se refere à imagens de Santos ou Anjos, imagens essas pedidas e permitidas por Deus:


      Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.

      Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
      E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
      Isaías 44:17-19

      Veja que Isaías critica os pagãos que adoravam imagens, muito diferente dos cristãos católicos que adoram a um só Deus, pois esse é o 1º mandamento da Lei estudado por todo católico.

      Mas e podemos nos ajoelhar diante das imagens de Anjos e Santos?
      Vejamos o que a Bíblia nos diz:


      "Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da Arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel."

      (Josué 7,6)

      A Bíblia nos mostra que Josué se prostrou diante da Arca que tinha imagens de Anjos, logo não é adoração prostrar-se para orar diante de imagens.

      Ajoelhar-se ou prostrar-se não significa adoração sempre. A adoração não é um gesto corporal, mas uma atitude mental, de coração, de entrega. Atitude de quem reconhece que Deus é o tudo para a pessoa.

      A Bíbia nos mostra que podemos nos ajoelhar diante dos servos de Deus em sinal de respeito, e é o que fazemos diante dos Santos, sejam os que ainda estão na terra ou os que já estão no céu representados em imagens ou figuras. Eles não são adorados, são venerados, leia (1Rs 1,22-23); (1Rs 1,53); (2 Reis 2,15)

      Excluir
  4. Olá, querido! Onde posso encontrar na Bíblia essa passagem que diz que o Papa foi único chefe e líder deixado por Cristo. No aguardo... desde já agradeço. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas a Pedro é dado as chaves, que mostra o sinal de autoridade (Mateus 16:19).
      Pedro atua como porta-voz dos apóstolos. (Mateus 18:21, Marcos 10:28, Marcos 11:21)
      Pedro é o primeiro a confessar a divindade de Cristo. (Mateus 16:16, Marcos 8:29, João 6:69).
      Jesus só chama Pedro para caminhar sobre as águas e mais nenhum dos outros apóstolos. (Mateus 14:28-29)
      O único que fala na Transfiguração, e é ele novamente mencionado pela primeira vez a subir a montanha. (Lucas 9:28, 33)
      Apenas a morte de Pedro é predita por Jesus. (João 13:36; 21:18)
      E só a Pedro é dito que ele recebeu uma revelação divina. (Mateus 16:17)

      Pedro foi confirmado como o líder dos apóstolos, quando o anjo diz que Jesus ressuscitou. (Marcos 16:07)
      E AINDA…
      Jesus diz a Pedro para apascentar Suas ovelhas. (João 21:15-17)
      Pedro é o único a determinar que um outro sucessor para Judas era preciso e que esse deveria ser escolhido. (Atos 1:15).
      Pedro é o que dá a primeira pregação em (Atos 2:38) da Igreja primitiva, e também é ele que realiza a primeira cura (Atos 3:6-7).
      Apenas sombra de Pedro é mencionada como curadora em (Atos 5:15)
      Pedro é mostrado exercendo a autoridade na Igreja primitiva em (Atos 5:3 e Atos 8:20-23)
      Quando o primeiro concílio de Jerusalém é realizada para debater a questão da circuncisão para os gentios, então lá ouve uma grande discussão, no entanto, quando Pedro fala, em seguida, a multidão fica silenciosa (Atos 15 : 12).

      Barnabé e Paulo falam em apoio do que Pedro declarou confirmando a sua autoridade(Atos 15:12).
      /
      E finalmente, Tiago diz que ele concorda com Pedro e fornece suporte bíblico para o que Pedro declarou (Atos 15:13-14).
      São Pedro foi Bispo de Roma (1 Pedro 5, 13) e na linha de sucessão está o Papa Francisco.








      Excluir
    2. A SUCESSÃO APOSTÓLICA ( OS APÓSTOLOS COLOCARAM OS BISPOS EM SEU LUGAR):
      (O sucessor de São Pedro, que foi Bispo de Roma, é o Papa)

      ... Tome outro o seu bispado.
      21 É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco... um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
      23 E apresentaram dois...
      25 Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou... caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
      Atos 1,20-26


      O PAPA - PEDRO FOI O CHEFE DA IGREJA, O PRIMEIRO PAPA:

      E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedra). João 1:42


      Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18

      Pedro é o líder dos Apóstolos, É quem sempre toma à frente, à palavra, o guia, o líder:

      E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Mateus 15:15

      E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Mateus 16:16

      E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Mateus 16:22

      E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. Marcos 10:28

      E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus. Lucas 9:20

      E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. Marcos 9:5

      E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. Mateus 14:28

      E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. Marcos 14:29


      Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68

      E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. Atos 3:4

      Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
      E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.... todavia não entrou.
      Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro... Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
      João 20:3-8

      E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
      Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
      Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
      João 21:15-17

      15 E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
      Atos 1,15


      Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
      Atos 2:14

      E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
      De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
      Atos 5:14,15

      É Pedro, o líder da Igreja, quem dá a última palavra em maéria de fé:

      Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
      E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes:... Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo...
      Atos 15:6-12



      E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 1 Coríntios 15:5


      Excluir
  5. PRÍNCIPE ORION !!! parabéns cara por ter uma fé tão grande, que saiba debate e saiba defende a nossa igreja católica de pessoas que não procuram saber a verdade e estudar mas... cara que DEUS TE ABENÇOE e que continue te ilumine e te de mais e mais sabedoria... CARA eu te aplaudo porque tu soi um cara que conhecer a biblia como a palma de sua mão... ao ver essa palavras sabia de você pretenderei mim esforça mais a ler a bíblia e conhecer mais para também ser defensor da minha igreja a igreja de cristo cara... pessoas que criticam a nossa religião a nossa igreja e porque não recebeu o espírito verdadeiro e recebeu seus dons principalmente o Don da sabedoria!!... Cara que DEUS te abençoes e que a nossa mãe te cubra com o manto sagrado AMEM!!!!

    mas ao dizer essa palavras eu também deixo algo para aqueles que são contra a nossa igrejas nossa doutrina a nossa fé DEUS lhe abençoes e te ilumine pois eu também a amos são irmãos muito bons... e digo só mais uma coisa: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
    Mateus 7:1-2...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João Victor Santos. Que Deus e a Virgem Maria proteja a todos nós. Continue sempre na fé que nos foi dada pelos Apóstolos e que tivemos a graça de receber. Continuo também estudando. Nossa Igreja e muito rica e tem sempre muita coisa para conhecermos, quanto mais estudo, mais amo nossa Igreja. Pecados e erros todos temos, mas a graça de Deus nunca nos abandona. Paz de Cristo e o Amor de Maria para você e todos de sua família. Amém

      Excluir
  6. cara você já comento o porque que os católicos rezam pelas as almas do purgatório, o seja, pelos mortos???

    ResponderExcluir
  7. Tem várias postagens sobre as almas e o uso de velas. Dá uma olhada na parte dos Marcadores. Entre algumas dessas postagens, tem:

    http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2013/04/acenda-velas-pelas-almas-biblia-e.html?showComment=1445800049517#c7829490985321433100


    http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/PURGAT%C3%93RIO%20NA%20B%C3%8DBLIA

    http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/PURGAT%C3%93RIO

    ResponderExcluir