
Gosto muito de decorar minha casa com símbolos católicos de proteção. Um símbolo que sempre me chamou a atenção na decoração de casas latinas são os chamados Sagrados Corações Mexicanos, ou Detentes, também conhecidos como: Escudo do Sagrado Coração de Jesus, Bentinho, Salvaguarda, ou Escapulário do Sagrado Coração.
O detente é um emblema com a imagem do Sagrado Coração e a divisa:
Detém-te! O Coração de Jesus está comigo. Venha a nós o Vosso Reino!

Da expressão Detém-te, ou seja, afaste-se!, vem o nome Detente.
Santa Margarida Maria Alacoque — como testemunha sua carta, escrita no dia 2 de março de 1686, dirigida à sua Superiora, Madre Saumaise — transcreve um desejo que lhe fora revelado por Nosso Senhor:
“Ele deseja que a Senhora mande fazer uns escudos com a imagem de seu Sagrado Coração, a fim de que todos aqueles que queiram oferecer-Lhe uma homenagem, os coloquem em suas casas; e uns menores, para as pessoas levarem consigo”.
Nascia, assim, o costume de portar esses pequenos Escudos.

Essa santa devota do Detente portava-o sempre consigo e convidava suas noviças a fazerem o mesmo. Ela confeccionou muitas dessas imagens e dizia que seu uso era muito agradável ao Sagrado Coração.
A autorização para tal prática, no início, foi concedida somente aos conventos da Visitação. Depois, foi mais difundida pela Venerável Ana Magdalena Rémuzat (1696-1730).
A essa religiosa, também da mesma Ordem da Visitação, falecida em alto conceito de santidade, Nosso Senhor fez saber antecipadamente o dano que causaria uma grave epidemia na cidade francesa de Marselha, em 1720, bem como o maravilhoso auxílio que os marselheses receberiam com a devoção a seu Sagrado Coração.
A referida visitandina fez, com a ajuda de suas irmãs de hábito, milhares desses Escudos do Sagrado Coração e os repartiu por toda a cidade onde grassava a peste. A história registra que, pouco depois, a epidemia cessou como por milagre. Não contagiou muitos daqueles que portavam o Escudo, e as pessoas contagiadas tiveram um extraordinário auxílio com essa devoção.
Em outras localidades ocorreram fatos análogos. A partir de então, o costume se estendeu por outras cidades e países.

No México é comum vermos em igrejas esses corações na forma de milagritos, ex-votos, formas de agradecer a Deus por uma graça alcançada. Mas também são usados como forma de proteção.
Além de proteger trazem ao ambiente um ar de singela pureza, amor, beleza, espiritualidade. ]
Podem também favorecer o amor entre as pessoas da casa, pois não há nada que represente melhor o amor que um lindo coração, e os Corações de Jesus e Maria são os melhores representantes do verdadeiro Amor.
Podem também favorecer o amor entre as pessoas da casa, pois não há nada que represente melhor o amor que um lindo coração, e os Corações de Jesus e Maria são os melhores representantes do verdadeiro Amor.
Eles afastam as forças do Demônio, as doenças e reforçam o amor nas famílias. Uma Bela decoração e arma de proteção para qualquer ambiente cristão e espiritual.







FONTES:
https://designinnova.blogspot.com/2016/04/sagrados-coracoes-mexicanos.html
http://www.derradeirasgracas.com/2.%20segunda%20p%C3%A1gina/As%20Devo%C3%A7%C3%B5es/1.%20DEVO%C3%87%C3%95ES%20A%20JESUS%20CRISTO/Ao%20Sagrado%20Cora%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jesus/Detente%20do%20sagrado%20Cora%C3%A7%C3%A3o.htm
https://www.ellivingdefrida.com/blogs/news/milagros-mexicanos
https://www.zancada.com/2017/03/24/los-milagritos-mexicanos/
https://www.minube.com.br/fotos/sitio-preferido/3591720
Nenhum comentário:
Postar um comentário