domingo, 28 de abril de 2019

SANTA GIANNA BERETTA MOLLA ( JOANA BERETTA MOLLA) - MÉDICA PEDIATRA E MÃE DE FAMÍLIA CONTRA O ABORTO - 28 DE ABRIL


Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Gianna Beretta Molla (Magenta, 4 de outubro de 1922 — Milão, 28 de abril de 1962) foi uma médica italiana casada e mãe de família com quatro filhos, proclamada santa pela Igreja Católica.

Foi membro atuante da Ação Católica desde a adolescência. Formou-se com louvor em Medicina e especializou-se em Pediatria por seu grande amor às crianças e às mães, pois pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário, que havia fundado um hospital na cidade de Grajaú, no estado do Maranhão (Brasil), mas foi desaconselhada por seu bispo.




Logo depois, em 1954, conheceu o engenheiro Pietro Molla, com quem se casou. Noivaram em 11 de abril de 1955 e casaram-se no dia 24 de setembro do mesmo ano, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão, Padre Giuseppe.



Resultado de imagem para Gianna Beretta Molla




 Durante o noivado escreveu ao seu noivo: "Quero formar uma família verdadeiramente cristã; um pequeno cenáculo onde o Senhor reine nos nossos corações, ilumine as nossas decisões, guie os nossos programas".





O casal teve quatro filhos: Pierluigi, Maria Zita, Laura e Gianna Emanuela. 




Porém, na última gestação, quando Gianna já tinha 39 anos, descobriu-se que ela tinha um fibroma no útero e ela tinha três opções: retirar o útero doente (o que ocasionaria a morte da criança), abortar o feto ou, a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia arriscada para preservar a gravidez. Gianna não hesitou e disse: "Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!". A cirurgia ocorreu no dia 6 de setembro de 1961.

Ela deu entrada para o parto no hospital de Monza na Sexta-Feira Santa de 1962. No dia seguinte, 21 de abril, nasceu Gianna Emanuela. Sempre fiel, afirmava: "Entre a minha vida e a do meu filho, salvem a criança!". Gianna faleceu no dia 28 de abril de 1962 em casa.

O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, no mesmo hospital onde ela queria ser missionária e ela foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 24 de abril de 1994.

O milagre da canonização foi experimentado por Elisabete Arcolino Comparini, casada com Carlos César, ambos da Diocese de Franca, quando, no início do ano 2000, o quarto bebê que haviam concebido começou a passar por sérios problemas, tendo, no terceiro mês, a jovem mãe perdido totalmente o líquido amniótico. A intercessão da então beata Gianna foi pedida, ainda no hospital, na presença do bispo de Franca, Dom Diógenes Matthes. Como a Elisabete se recusava a realizar um aborto e devido à intercessão da Santa Gianna Beretta Molla, depois de uma gravidez sem a presença de líquido amniótico - um fato sem explicação científica - no dia 30 de maio de 2000 nasceu Gianna Maria, nome dado em homenagem à beata. Nas palavras de Dom Serafino Spreafico, bispo emérito de Grajaú, "Santa Gianna formou-se como missionária e como tal viveu, ligada ao Brasil por vocação específica… Ela agradeceu ao Brasil por tal vocação obtendo de Deus os dois milagres oficiais para a Igreja."

Gianna foi canonizada no dia 16 de maio de 2004 e recebeu do papa João Paulo II o título de "Mãe de Família". 




Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Na cerimônia estavam presentes o seu marido, Pietro Molla, suas filhas Gianna Emanuela e Laura, e o filho Pierluigi. 

Atualmente há vários grupos pró-vida que homenageiam a médica canonizada, inclusive no Brasil, entre os quais o movimento pró vida - GBM, capitaneado pelo líder católico de Rancho Queimado (SC), Sabino Werlich.



Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla STATUE



ORAÇÕES



Oração de Santa Gianna a Jesus
Esta oração foi composta por Santa Gianna e retirada dos escritos de seus cadernos.

Ó Jesus,

Te prometo submeter-me

A tudo aquilo que permita que me aconteça,

Faz-me somente conhecer a Tua Vontade.

Meu dulcíssimo Jesus,

Deus infinitamente misericordioso,

Pai terníssimo das almas

E de maneira especial

Das mais fracas,

Das mais miseráveis,

Das mais enfermas,

Que carrega de modo especial entre os teus braços divinos,

Venho te pedir por amor

E pelos méritos do teu Sagrado coração

A graça de compreender

E de fazer sempre a Tua santa vontade,

A graça de confiar em Ti,

A graça de repousar segura pelo tempo

E pela eternidade no teu amoroso braço divino.

Amém!

Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla



Oração de Santa Gianna protetora das gestantes.... 

"Ó Deus, amante da vida, que doaste à SANTA GIANNA responder com plena generosidade à vocação cristã de esposa e de mãe, concede também a nós, por intercessão dela, a graça (...faça o pedido...) e também seguir fielmente os teus desígnios, a fim de que resplandeça sempre nas nossas famílias a graça que consagra o amor eterno e a vida humana. 

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que é Deus, e vive e reina contigo na unidade do espírito Santo. 
Amém". 

(Rezar: 3 Pai-Nossos, 3 Ave-Marias e 
3 Glórias ao Pai



Resultado de imagem para SAINT Gianna Beretta Molla


Oração de Santa Gianna à Nossa Senhora

Ó Maria, em tuas mãos maternas me coloco

E me me abandono inteiramente,

Certa que receberei o que te peço.

 Em ti confio porque és a minha doce mãe,

Em ti confio porque és a mãe de Jesus, em ti confio.

Nesta certeza repouso,

Certa de que sou ouvida em tudo,

Com esta confiança no coração te saúdo

“Mater mea, fiducia mea” (mãe minha, confiança minha),

Me consagro inteiramente a ti, te peço,

Recorda-te que sou coisa e posse tua,

Olha-me e defende-me, ó doce Maria,

E a cada instante da minha vida, apresenta-me a teu Filho, Jesus.

Amém!




Imagem relacionada


ORAÇÃO A SANTA GIANNA

          Deus, que és nosso Pai, nós te louvamos e te bendizemos porque em Santa Gianna Beretta Molla nos doaste e nos fizeste conhecer uma mulher testemunha do Evangelho como jovem, esposa, mãe e médica.
          Agradecemos-te porque através do dom da vida nos ensinas a acolher e honrar cada criatura humana.
          Tu, Senhor Jesus, foste para ela o ponto de referência privilegiado: soube reconhecer-te na beleza da natureza; enquanto se interrogava sobre sua escolha de vida. Buscava a ti e a maneira de melhor servir-te; através do amor conjugal fez-se sinal do teu amor pela igreja e pela humanidade. Como Tu, bom samaritano, parou ao lado de cada pessoa doente, pequena e frágil. Sob o teu exemplo e por amor, doou a si mesma. Gerando nova vida.
          Espírito Santo de toda a perfeição, doa, também a nós, sabedoria, inteligência e coragem para que a exemplo de Santa Gianna e pela sua intercessão, na vida pessoal, familiar e profissional saibamos colocar-nos a serviço de cada homem e mulher e assim crescer no amor e na santidade.
Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário