domingo, 21 de abril de 2019

COELHO DA PÁSCOA - SÍMBOLO DA VITÓRIA DA IGREJA SOBRE O PAGANISMO



Resultado de imagem para easter rabbit bunny church


Como sempre, nessa época, vejo alguns textos dizendo que Páscoa, Natal, Carnaval, etc., são festas pagãs e não cristãs. Sempre os que odeiam a Igreja fazem de tudo para inverter a realidade ou viajar na maionese. 

A Igreja, sempre esperta, para converter os pagãos ao Cristianismo  buscou conhecer a cultura de um povo e utilizar os elementos dela para sua pregação.

 Isso não foi diferente com a conversão dos povos pagãos de origem inglesa, que cultuavam a deusa da fertilidade “Eastre” — ou “Eostre”, nome que deu origem à palavra Easter, que em inglês é a Páscoa. 
Diferente do português, que temos apenas uma palavra para descrever a Páscoa. Em inglês Easter se refere à Pascoa dos cristãos e Passover se refere à dos judeus.

Imagem relacionada
São Francisco e os Coelhos



A lebre era o animal símbolo da deusa Eastre e quando os pagãos se converteram ao Cristianismo esse símbolo da fertilidade ( de lebre passou a Coelho) passou a representar a Igreja, que é fértil sempre gerando novos filhos de Deus pelo Batismo.


Resultado de imagem para saint francis preaching rabbit



Ou seja, a Páscoa dos cristãos não é festa pagã. O Coelho, na leitura cristã, não é símbolo de deusa, mas da Igreja.

 Os ovos coloridos vieram de uma tradição dos cristãos do oriente. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.  Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.



Resultado de imagem para mother church madonna rabbit



A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

 O Coelho ou ovos não substituem Cristo. Eles foram estratégias usadas pela Igreja em determinadas épocas para suplantar o culto pagão e fazer a mensagem cristã prosperar, o que deu certo. 
Logo, o Coelho da Páscoa não simboliza paganismo, mas a vitória de uma Igreja fértil e poderosa que conseguiu converter pagãos, suplantar o culto dos deuses e fazer triunfar a mensagem da Ressurreição do Senhor.



Curiosidade sobre o coelho entre os Santos:

Resultado de imagem para saint melangell

Santa Melangell (em latim : Monacella ) era uma virgem galesa e é celebrada em 27 de maio de 590. Ela é a padroeira dos coelhos e lebres.

Um dia, o príncipe local estava caçando com seus cães que perseguiam uma lebre, a lebre encontrou Melangell no campo e se escondeu sob seu vestido, os cães pararam e não atacaram a lebre e sua protetora. 




Imagem relacionada





Em Grécio deram a São Francisco um filhote de lebre, vivo e são.
Ele o soltou para ir onde quisesse mas, quando o santo o chamou,
correu e saltou para o seu colo. O santo o acolheu com bondade e o admoestou docemente para não se deixar mais prender. Deu-lhe a bênção e mandou que voltasse para o mato.

 Coisa semelhante aconteceu com um coelho, que é um animal bem pouco doméstico, quando o santo morava numa ilha do lago de Perusa. 


ALGUMAS FONTES:
http://www.documentacatholicaomnia.eu/03d/sine-data,_AA_VV,_Fontes_Biograficas_Franciscanas,_PT.pdf
https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudo/posts/hoje-%C3%A9-o-dia-de-santa-melangell-protetora-dos-coelhos-e-lebresque-todos-os-orelh/2005819422763157/




Nenhum comentário:

Postar um comentário