segunda-feira, 8 de abril de 2019

SANTA ENGRÁCIA DE SARAGOÇA, VIRGEM E MÁRTIR - 16 DE ABRIL





Resultado de imagem para santa engracia zaragoza




Santa Engrácia (em castelhano: Santa Engracia) (Bracara Augusta, ca. 285 - César Augusta, ca. 303 ou 305) é venerada como virgem mártir e como santa na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa. Segundo a tradição, foi martirizada com mais dezoito companheiros seus no ano de 303. 
Partilha o nome próprio, o trágico destino e provavelmente a mesma cidade natal com Engrácia de Braga, personalidade que viveu séculos mais tarde.




Resultado de imagem para santa engracia martirio


No final do século III, o número de cristãos havia aumentado no Império Romano, graças à menor pressão das leis do tempo do Imperador Galiano. Encontravam-se cristãos um pouco por todo o lado: no campo (mas mais nas cidades), nos fóruns, entre os escravos, no exército e também entre mercadores. A fé em Cristo também se havia espalhado devido a um certo desencantamento e aborrecimento do culto aos deuses pagãos, aos testemunhos que deram os mártires, à transmissão oral e aos bons exemplos praticados pelos devotos cristãos.

O atual imperador, Diocleciano, havia conseguido a unidade territorial, política e administrativa, querendo também alargar estas conquistas à religião. Para isso, seria necessário acabar com a fé em Cristo que naturalmente se encontrava em oposição à religião oficial do Império, o Politeísmo Romano. Para tal, outorga quatro éditos e nomeia cuidadosamente os governadores que crê serem capazes de os fazer cumprir.

Engrácia era uma jovem de Bracara Augusta (atual Braga) prometida em casamento a um nobre da região de Rossilhão, na província da Gália Narbonense, sul da atual França. Para escoltá-la na viagem fora o seu tio Lupércio (por vezes identificado com Lupércio, o bispo da antiga Diocese de Eauze), dezoito cavaleiros e uma empregada, de nome Júlia. 



Resultado de imagem para santa engracia


Ao chegar à cidade de César Augusta (atual Saragoça) e ao inteirar-se das atrocidades que o presidente (governador), Públio Daciano, estava a cometer junto dos cristãos (por decreto do Imperador), apresenta-se espontânea e diretamente diante de si para o confrontar com as crueldades, injustiças e a insensatez com que tratava os seus irmãos de religião. 
Termina martirizada com a oferta da sua própria vida e a dos seus companheiros, assim que se percebe que era também cristã.

 Em resumo, a pormenorizada e pura descrição do tormento da jovem conta que primeiro foi açoitada, depois atada a um cavalo e arrastada, o seu corpo é rasgado com ganchos e os seus peitos cortados. 







'A Flagelação de Santa Engrácia', por Bartolomé Bermejo, 1474-1478




Depois foram colocados pregos no seu corpo


Resultado de imagem para la santa engracia zaragoza



Para que sofresse ainda mais, abandonaram-na quase morta submetida a um indescritível sofrimento por todas as suas feridas.

Ela foi colocada em uma cruz e com uma lâmina e unhas de ferro arrancaram seu fígado; um de seus seios foi amputado e, finalmente, ela foi morta com um prego na testa.





Os dezoito acompanhantes foram degolados nos arrabaldes da cidade.


Resultado de imagem para santa engracia martirio
Martírio de Santa Engrácia, retábulo de Eusebio Arnau.


Inumeráveis Mártires de Saragoça
Além de serem incluídos Engrácia, Lupércio e Júlia, são igualmente conhecidos por Inumeráveis Mártires de Saragoça os seguintes nomes: Optato, Caio, Crescente, Sucesso, Marcial, Urbano, Quintiliano, Públio, Frontónio, Félix, Ceciliano, Evódio, Primitivo, Apodémio e mais quatro homens de nome Saturnino. Com o nome destes últimos, há uma outra tradição, com fontes que referiam que os seus nomes eram Cassiano, Jenaro, Matutino e Fausto.

O poeta Prudêncio, natural daquela cidade, escreveu vários poemas em honra destes mártires (Peristephanon), com a lista dos seus nomes e a descrição das terríveis torturas a que Engrácia foi sujeita. Prudêncio convidou a população a vergar-se diante dos seus túmulos sagrados e Engrácia foi, certamente, a mais venerada do grupo. O seu culto foi disseminado por toda a Península Ibérica e além Pirinéus.





Resultado de imagem para Santa Engrácia padroeira

A Igreja reconsagrou-a no decorrer do II Concílio de Saragoça, em 592, decreto celebrado a 3 de novembro, data esta que por vezes é usada como alternativa para assinalar a sua santidade no calendário litúrgico dos santos. No entanto, a sua celebração oficial e tradicional ocorre no dia 16 de abril em ambas as Igrejas Cristãs que a veneram. 

A Igreja Basílica de Santa Engrácia, em Saragoça, foi construída no lugar onde é dito que Engrácia e os seus companheiros foram martirizados. Foi destruída durante a Guerra Peninsular, tendo restado apenas a cripta e a porta. É reconstruída mais tarde, nos finais do século XIX e inícios do XX e serve atualmente como igreja paroquial.



Imagem relacionada



Em Portugal, foi mandado erguer pela Infanta D. Maria, a Igreja de Santa Engrácia em Lisboa, no ano de 1568. Em 1682 é iniciada a sua reconstrução devido a ter ficado severamente danificada por um temporal. Este monumento possui atualmente título de Panteão Nacional.



Busto-Relicário de prata e pedraria de Santa Engrácia, mandado executar pela Infanta D. Maria, fundadora da freguesia, por disposição testamentária de 1576.


santa engracia


Ant. Segue já o Cordeiro, crucificado por nosso amor, a virgem fiel que se entregou ao Senhor como vítima pura e hóstia imaculada (T. P. Aleluia).

ORAÇÃO
Deus de infinita santidade, que prometestes habitar nos corações puros, ouvi as súplicas dos vossos fiéis, por intercessão da virgem Santa Engrácia de Saragoça, e ajudai-nos com a vossa graça viver de tal modo que mereçamos ser vossa morada. Por Nosso Senhor.
Amém

Imagem relacionada


Ant. Celebramos numa só vítima a glória da virgindade e o triunfo da fé: permaneceu virgem e alcançou a palma do martírio (T. P. Aleluia).

Leitura breve (Ap 19, 6.7):
O Senhor, nosso Deus omnipotente, tomou posse do seu reino. Alegremo-nos e exultemos, e dêmos-Lhe glória, porque chegaram as núpcias do Cordeiro, e a sua esposa está preparada.



ORAÇÃO
Ouvi, Senhor, as súplicas dos vossos fiéis que devotamente celebram as virtudes da virgem Santa Engrácia de Saragoça e concedei-lhes a graça de crescerem sempre no vosso amor e nele perseverarem até à morte. Por Nosso Senhor.
Amém.


Fontes:

https://identidadaragonesa.wordpress.com/2017/10/24/las-santas-masas-o-los-innumerables-martires-de-zaragoza/
https://www.iglesia.info/noticias/2018/04/16/007331/santa-engracia-de-zaragoza-santo-del-dia-16-de-abril/
https://historiaragon.com/2016/04/16/santa-engracia-patrona-olvidada-y-la-virgen-del-pilar/

http://santaengracia-cds.blogspot.com/2005/10/santa-engrcia-histria-da-santa-mrtir.html

Um comentário: