segunda-feira, 22 de junho de 2020

SANTO NEGRO - SÃO SIMÃO DE CIRENE, O CIRENEU





São Simão de Cirene foi de acordo com os Evangelhos sinópticos um homem que foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus Cristo até ao Gólgota, o local onde Jesus foi crucificado (Mateus 27,33 e Marcos 15,22) .  Era pai de Alexandre e Rufo (Marcos 15,21).
Por vezes Simão de Cirene é representado como um negro, devido à identificação deste com " Simão que tinha por sobrenome Niger" (em latim: Niger - "negro") de Atos 13,1  e também porque Cirene, sua cidade de origem, estava situada na moderna Líbia, na costa norte do continente africano. 
Estabelecida pelos gregos em 630 aC e posteriormente infundida com uma significativa população judaica, Cirene era a capital do distrito romano de Cirenaica na época da crucificação de Jesus. Até então, Cirene era o lar de um grande número de judeus helenísticos. 
A tradição diz que ele e seus filhos se tornaram cristãos fiéis.
Segundo a tradição, após ajudar Jesus a carregar a cruz, Simão volta pra Cirene e conta o acontecido para sua família. Rufo, que foi um jovem rejeitado pelo Sinédrio da época, após seu pai contar todo o ocorrido, como este conhecia um pouco a Torá dos judeus, ele identifica que o homem que seu pai ajudou a carregar a cruz, era o Messias; sendo assim uma das primeiras famílias gentias evangelizadas após a crucificação.


Simão de Cirene é venerado como um santo na Igreja Católica Romana, com um dia de festa atribuído a 1 de Dezembro. 
Algumas tradições cristãs fazem sua memória no dia 27 de fevereiro.





Pequena Reflexão:
Jesus está a caminho da morte, condenado por Pilatos a ser crucificado, carregando sua cruz pela Via Dolorosa para fora da cidade em que entrou tão triunfantemente, como lemos na narrativa da Paixão no domingo de ramos. Ele está claramente lutando, e os fariseus não querem que ele morra ao longo do caminho - não por compaixão, mas porque querem vê-lo dar o último suspiro em uma cruz, prova teológica de que ele foi amaldiçoado por Deus (ver Deuteronômio 21, 22-23).

Mas, depois de uma noite de abuso físico e judicial, um julgamento matinal, uma flagelação que deixou muitos homens mortos e uma zombaria brutal do jogo do “rei”, Jesus pode apenas expirar no caminho.
E, assim como Jesus está no meio do ato central da história humana, chega um transeunte no caminho de volta dos campos, um certo Simão.
Vendo seu prisioneiro cambaleando, os carrascos olharam em volta e viram um espectador que parecia bem forte. "Ei você! Ajude aqui!
Agora, você provavelmente não diz a um soldado romano: "Não". Mas porque eu? Eu não preciso disso. Eu estava apenas cuidando do meu próprio negócio.
Chame como quiser - o acaso, o destino, o destino ou a Providência uniram dois homens, cara a cara, cara a cara.
Sem dúvida, Simão esperava que o romano desviasse o olhar, dando-lhe a chance de entrar na multidão e fugir. Mas o romano era implacável e, incapaz de desviar o olhar, viu-se encarando aquele que devia “tomar sua cruz e seguir” (Marcos 8:34).






A tradição cristã sustenta que Simão, a princípio recalcitrante, muda sob esse olhar de impressionado a voluntário.
Um certo místico polonês do século XIX falou sobre o poder transformador de encontrar o olhar de Cristo. Em suas visões da paixão de Cristo, Wanda Malczewska viu Simão voltando à cidade depois de ter chegado à cidade em busca de um terreno para alugar. Relutantemente forçado a levar a cruz de Cristo, seu olhar no rosto de Cristo o muda. 

Ela escreve:
“Cristo olhou para ele, e Simão entendeu aquele olhar - ele imediatamente entendeu o mistério da cruz e se apaixonou pelo Senhor Jesus. (…) Ouvi-o dizer ao Senhor Jesus: 'Perdoe-me, Senhor, por não ter se apressado ... à primeira exigência dos judeus, porque eu não te conhecia. [Mas, vendo você sofrer], cheguei à convicção de que você é Deus oculto na carne humana. Seu olhar confirmou minhas convicções, me penetrando nas profundezas do meu ser. Pareceu-me que eu não podia carregar a sua cruz, que eles colocaram sobre mim, mas agora a estou carregando facilmente, porque você, Senhor, me acompanha. Não me deixe. ..."      

É difícil olhar na cara de alguém e ser indiferente. Mesmo Simão, o espectador, não resistiu



Por que precisamos celebrar o dia de São Simão de Cirene?

Toda cultura cristã precisa honrar alguém entre eles que tenha sido um exemplo de vida santa. Simão foi forçado a carregar a cruz, mas encontrou a verdade do Evangelho além do modo como foi apresentado a ela. Isso não é diferente de nossos antepassados ​​e mães na América, que foram introduzidos a serem cristãos por supremacia branca hipócrita, mas eles encontraram a salvação em Jesus. 
Por que não devemos celebrar um africano bíblico cuja história é como a nossa?
Nós os honramos pelo serviço que prestou a Cristo. Cite um africano ou uma pessoa de ascendência africana que fez mais por Cristo do que literalmente levantar e carregar Sua cruz. Nem mesmo seus discípulos fizeram isso. Ainda mais, Jesus nos ensinou que para segui-Lo, é preciso negar a si mesmo e carregar sua cruz. São Simão de Cirene é o primeiro exemplo disso. 


                                               


Mateus 27,32: ao saírem, encontraram um homem de Cirene, de nome Simão. E o requisitaram para que carregasse a cruz de Jesus.

Marcos 15,21: requisitaram certo Simão Cirineu, que passava por ali vindo do campo, para que carregasse a cruz. Era o pai de Alexandre e de Rufo.

Lucas 23,26: enquanto o levavam, tomaram certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e impuseram-lhe a cruz para levá-la atrás de Jesus.

"Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. "
Romanos 16:13

Rufo era conhecido de Paulo, assim como sua mãe, cujo apóstolo não cita o nome.
Rufo foi um firme seguidor de Jesus, era homem temente a Deus, de maneira tal que despertara alegria em Paulo.
Com o dizer, eleito no Senhor, Paulo nos deixa a impressão de que Rufo tinha algum cargo importante, provavelmente dentro da igreja.

Alexandre infelizmente, não seguiu assim.

"Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. "
1 Timóteo 1:19-20

"Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. "
2 Timóteo 4:14

Alexandre se desviara dos caminhos do Senhor, sendo blasfemo, de maneira tal, que o apóstolo o entregou a satanás.













Antífonas:

Ó Simão, cujo nome é "ouvir", ouviste as palavras de Jesus, que dizia: Pegue a sua cruz e siga-me. 

Sua cruz se tornou tua cruz e, assim, participando de seus sofrimentos, agora você participa de sua vida, luz e glória. 




Fontes:

https://crossbearing.org/whoisstsimon
https://www.ncregister.com/daily-news/simon-of-cyrene-the-patron-saint-of-passersby
https://stsimonsorder.org/2017/10/17/a-proposal-to-celebrate-saint-simon-of-cyrene-day-february-27th/
https://en.wikipedia.org/wiki/Simon_of_Cyrene
https://catholicsaints.info/saint-simon-of-cyrene/
https://www.abiblia.org/ver.php?id=8284
http://davarelohim.com.br/web/rufo-era-eleito-em-que-sentido/
http://osemeadordevida.blogspot.com/2013/01/alexandre-filho-de-simao-cireneu.html
https://pt.qwe.wiki/wiki/Simon_of_Cyrene





Nenhum comentário:

Postar um comentário