sexta-feira, 12 de junho de 2020

PADRES REDENTORISTAS REPUDIAM "AÇÕES DO GOVERNO" DIANTE DA PANDEMIA


Carta ao Povo brasileiro 
da União dos Redentoristas do Brasil - URB

Estamos vivendo de maneira bastante visível nesses últimos meses, no Brasil, a proliferação de dois vírus letais, a pandemia de COVID-19 e a irresponsabilidade genocida de um governo, que não se importa com a Vida na sua integralidade. A COVID-19, que em outros países vem sendo tratada como uma das maiores crises sanitárias do mundo, a partir das orientações da OMS, no Brasil, aos olhos do Presidente da República, não passa de uma “gripezinha”, chegando até mesmo ao absurdo de ocultar dados.

A indiferença do governo brasileiro tem contribuído para que o Brasil seja, hoje, o terceiro país no mundo em números de óbitos. Sua grande preocupação tem sido a de satisfazer os interesses do grande capital, salvar a economia e não as vidas.

Isso ficou bastante evidente na reunião ministerial do dia 22 de abril, amplamente divulgada pelas mídias, quando a pandemia do novo coronavírus e suas consequências não entraram em pauta. O exemplo disso ficou estampado na fala do ministro do meio ambiente que sugeriu: “Enquanto eles estão preocupados com o coronavírus podemos aproveitar para passar a boiada e mudar as regras de aprovação ambiental”.

Esse tipo de comportamento tem contribuído para o avanço da grilagem de terras, mortes de indígenas e perseguições aos movimentos sociais, em meio a pandemia.

Essa realidade, e tantas outras que conhecemos e sentimos na pele, clamam aos céus, nos provocam e convocam a vencermos o mal da indiferença que se encontra globalizado.

O texto Base da CF 2020, n. 27, citando as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nos diz que: “Somente contemplando o mundo com os olhos de Deus, é possível perceber e acolher o grito que emerge das várias faces da pobreza e da agonia da criação”.

Na Exortação Apostólica Pós Sinodal, Querida Amazônia, o Papa Francisco afirma:

“É preciso indignar-se como se indignou Moisés (cf. Ex 11,8), como se indignava Jesus (Mc 3,5), como se indigna Deus perante a injustiça (cf. Am 2,4-8; 5,7- 12). Não é salutar habituarmo-nos ao mal; faz-nos mal permitir que nos anestesiem a consciência social [...]”.

Como missionários da Copiosa Redenção, nós, Redentoristas do Brasil, repudiamos as ações desse governo que desrespeita os direitos dos pobres e pouco se importa com a morte de milhares de brasileiros.

Estamos solidários com as famílias enlutadas, com os profissionais de saúde e cientistas que assumiram os riscos de salvar vidas e as lideranças que combatem o retrocesso dos direitos democraticamente adquiridos. Acreditamos que superaremos esses males, pois a Esperança é a nossa força e com ela combateremos o bom combate (cf. 2Tm 4,7).

URB - União dos Redentoristas do Brasil

1. Pe. Roque Silva Alves – Vice-Provincial da Bahia (Presidente)
2. Pe. Nelson Antônio Linhares – Provincial do Rio de Janeiro (Vice-Presidente)
3. Pe. André Ricardo de Mello – Provincial de Goiás (Secretário)
4. Pe. Antônio Júlio Ferreira – Vice-Provincial de Fortaleza
5. Pe. Amarildo Luciano – Vice-Provincial de Manaus
6. Pe. Luiz Vieira Gomes – Vice-Provincial de Recife
7. Pe. Marlos Aurélio da Silva – Provincial de São Paulo
8. Pe. Edilei Rosa Silva – Provincial de Campo Grande
9. Pe. Vitor Edézio Borges – Provincial de Porto Alegre


OREMOS PELO BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário