terça-feira, 16 de junho de 2020

GRAÇAS DOS SANTOS JUNINOS: SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO


No mês de junho, três grandes nomes da igreja católica são celebrados pelos fiéis: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). As comemorações marcam as festas juninas e é por meio delas que muitas pessoas vão as ruas em procissão pedir intervenções, realizar promessas e agradecer pelas bênçãos. 


Oração de Santo Antônio: silêncio interior para ouvir Deus ...
Foto do Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro


GRAÇAS ALCANÇADAS POR SANTO ANTÔNIO

Para o jornalista Jorge Miguel que é devoto de Santo Antônio, a benção do casamento ocorreu de maneira natural devido ao encontro com sua esposa ter sido por meio as bençãos de Santo Antônio. 

“Conheci minha esposa durante a procissão de Santo Antônio, desde então ficamos amigos e passamos a frequentar juntos a igreja do santo assim como as procissões. Em comemoração ao nosso encontro decidimos casar no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, estamos juntos a seis anos e já recebemos muitas bênçãos por intermédio dele”, contou. 

Jorge relembrou a benção promovida pelo santo por meio da cura de sua esposa que durante a gestação desenvolveu um tumor cancerígeno no sistema linfático e por meio da fé no santo conseguiu a cura.

Acreditamos que Santo Antônio nos ajudou e por meio da nossa fé nele minha esposa foi abençoada com a cura. Sempre tivemos muita fé e quando recebemos a notícia da doença fizemos nossas orações ao santo e um ano após o tratamento ela estava curada”, relembrou Jorge. 

Para agradecer e comemorar o dia do santo casamenteiro, Jorge e a família participavam de toda a programação da igreja e depois se reuniam para comemorar entre si. Com a pandemia, a programação será acompanhada pela internet e a celebração feita em casa.

“Vamos assistir à missa pela internet e acompanhar toda a programação de Santo Antônio on-line. Como estamos em isolamento, estou planejando realizar um pequeno arraial para minha esposa e filho, em que possamos celebrar a data religiosa e também a nossa união”, destacou o jornalista. 



GRAÇAS ALCANÇADAS POR SÃO JOÃO

O contato com São João acompanha muitos fiéis desde a infância, como conta o professor Júlio Cesar que participava da tradicional fogueira do santo nas celebrações juninas em família.

“A minha avó sempre acendia a fogueira de São João e reunia a família para celebrar, com o passar do tempo fomos crescendo e eu acabei me voltando para as celebrações religiosas, tive a oportunidade de coordenar a comunidade do santo e me encantei pela trajetória dele e assim segui os ensinamentos que ele nos deixou”, destacou. 

Júlio afirma que era fiel as programações da igreja que celebram a vida e a morte do santo, mas que devido a pandemia a celebração será feita de forma on-line.

“Eu e minha família continuaremos participando da programação da igreja por meio das transmissões feitas pelo Facebook e também acompanhando a santa missa. Faremos nossas preces em casa e estaremos conectados com a comunidade de São João dessa forma até que todo esse momento passe”, afirmou o professor. 

Vale patrocina livro sobre o Banho de São João de Corumbá – Pérola ...
Festeiros em Corumbá


A família do comerciante Paulo César dos Santos Silva, 57 anos, é devota de São João. “Minha família sempre foi devota de São João, tradição que começou com meu pai falecido, João Mariano da Silva. Desde que éramos crianças, ele realizava festas em comemoração ao santo. Lembro-me que todas as causas que ele confiava a São João, eram atendidas e, por isso também nos tornamos devotos”, afirma.
“Com o passar dos anos, essa devoção foi aumentando e passando para outras gerações, pois São João sempre atendeu nossas preces. Uma delas aconteceu com a minha sobrinha, que não conseguia engravidar e depois de 20 anos, conseguiu realizar o sonho de ser mãe”, afirma Paulo César dos Santos Silva.



Festeiros iniciam celebrações e organizam andores para o Banho de ...
Foto de um festeiro em Corumbá


Segundo João César Matos Alves, seu nome se deu por sua família ser devota se São João. “Tudo começou com a minha avó Benedita Maria de Freitas Matos “Vovó Fiuca”, como era conhecida. Ela tinha a tradição de rezar o terço em família em louvor aos três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro, quando era erguia bandeira, acendia-se fogueira e servia-se quentão, afirma.
“Como nasci dia 23 de junho, véspera de São João, minha mãe Célia Freitas de Matos Alves, seguiu a tradição da minha avó (que já havia falecido), com a reza do terço, mas dando ênfase a São João Batista. Então nasci e cresci festejando, em família, com muita alegria e devoção a São João Batista”, observa. Sobre graças alcançadas, João César foi enfático. “Faço a novena desde que a Paróquia São João Batista foi criada. E, antes de começar uma novena, descobrimos um caroço no pescoço do meu filho, também João, e pelo ultrassom apresentava aspecto maligno e com pré diagnóstico de linfoma. Foi um susto. Entregamos na intenção que a novena propõe, toda essa situação. Depois confiamos que, pela intercessão de São João Batista, Deus nos ouviria. Foi tudo muito rápido, punção, exame patológico e, antes do final da novena. recebemos a grande graça. Não era tumor. Após exames o diagnóstico final foi citomegalovírus, foi uma enorme emoção.



No Mucuripe: São Pedro e a fé que desbrava o mar | Vós


GRAÇAS ALCANÇADAS POR SÃO PEDRO

A devoção pelos santos acontece ainda na infância devido a promessas ou agradecimentos feitos por familiares. Com o estudante Igor Almeida não foi diferente. Aos cinco anos, o estudante apresentou um problema respiratório que segundo os médicos só poderia ser resolvido com cirurgia.

“Quando minha avó recebeu a notícia de que eu passaria por uma cirurgia, ela pediu a São Pedro que me curasse para que não fosse necessário fazer o procedimento e assim ele fez, ao entregar os exames a equipe médica foi contatado que eu não tinha problema algum, desde então eu passei a me envolver nas celebrações e também nas programações da igreja”, lembrou. 

Igor contou ainda que durante a infância se vestia de São Pedro para ir as procissões e desde então a devoção com o santo passou a ser partilhada por toda a família que anualmente vão às ruas agradecer a benção.

“Todos os anos vamos a procissão de São Pedro. Este ano infelizmente não poderemos comemorar como de costume, mas faremos nossas rezas em casa, acompanhar os novenários e demais programações da igreja de forma remota. No dia da celebração do santo faremos comidas típicas para comemorar juntos essa data tão especial para nós”, finalizou Almeida.


No Mucuripe: São Pedro e a fé que desbrava o mar | Vós



FONTE:

https://diarionline.com.br/?s=noticia&id=86123
https://conventosantoantonio.org.br/oracao-de-santo-antonio-silencio-interior-para-ouvir-deus.html
https://perolanews.com.br/corumba/vale-patrocina-livro-sobre-o-banho-de-sao-joao-de-corumba

Um comentário:

  1. Fran
    Meu Deus Todo poderoso por intermédio de Santa Luzia te peço um milagre nos olho do meu noivo Haroldo, que ele recupere totalmente a visão dos seus olhos e que consiga enxergar bem e volte a dirigir. Eu creio no milagre.Amém

    ResponderExcluir