terça-feira, 14 de julho de 2020

ALGUMAS FRASES DE SANTA CATARINA DE SENA










Avalia-se o bom soldado de cavalaria no campo da batalha.Também vossa alma tem de ser experimentada na luta das grandes dores.

Quem é perseguido e atribulado neste mundo, depois será saciado, consolado e iluminado na contemplação da divindade

Quem não ama a Deus, não lhe agradece.

 Quem ama a si mesmo, não conhece a Deus, ardente chama de amor.

Sobretudo os sacerdotes, que Deus chama de “ungidos” (Sl 104,15; 2Rs 1,14), devem ser anjos, não homens!

O sacerdote desempenha o ofício dos anjos!

 Há padres e religiosos cruéis consigo mesmos, amigos do demônio e companheiros dele antes da hora. São cruéis também com os outros, pois não amam o próximo na caridade. Não protegem as almas; devoram-nas.

O remédio contra o egoísmo é este: permanecer na cela do coração, reconhecer que por nós mesmos nada somos, reconhecer a bondade divina, pois de Deus tudo recebemos, reconhecer os próprios defeitos, reprimir a sensualidade.







a caridade, roupa nupcial indispensável para a vida eterna.

odiai o pecado mortal, odiai a culpa contra Deus, odiai a sensualidade, odiai a lei perversa (Rm 7,23), sempre rebelde ao Senhor.

 Odiai o ódio ao próximo. Quem odeia outra pessoa ofende a Deus. 

Nem os inimigos, que sem razão nos ofendem e prejudicam, podemos odiar.

Quem odeia mortalmente alguém, de fato odeia mais a si mesmo que ao adversário.

O caminho de Cristo é seguro, sem ameaças de inimigos, sejam demônios, sejam homens.

Desde agora o homem pode saborear a vida eterna, convivendo com Deus em diálogo de amor.

 Se nos acharmos pecadores, ofensores de Deus, imploremos misericórdia. Se não estamos a julgar e condenar os outros, Deus nos perdoará. Pois devo usar com o próximo a misericórdia que desejo para mim.

Afogai-vos no sangue de Cristo, pregai-vos na cruz com ele, banhai-vos no seu sangue.




O desejo de Deus é que nos santifiquemos. Tudo o que Ele nos manda ou permite tem esta finalidade.

O criador sempre nos ama como criaturas suas. Somente o pecado Deus detesta em nós.

É condição da amizade que eu ame tudo aquilo que meu amigo ama.

Escondei‐vos no peito de Cristo crucificado, que é uma gruta (...); banhai‐vos no seu dulcíssimo sangue.

...confesso, e não o nego, que sois vigário de Cristo, que tendes as chaves do celeiro da Santa Igreja, onde está o sangue do imaculado Cordeiro;



Early Black Christians of Medieval Europe: St Catherina of Sienna and Pope Gregory XI | Rasta Livewire



...vindes tomar e possuir o lugar do vosso antecessor e campeão, apóstolo Pedro. Porquanto vós, como vigário de Cristo, deveis repousar no lugar que vos é próprio.

O caminho para atingir o conhecimento verdadeiro e a experiência do meu ser - Vida eterna que sou - é este: nunca abandones o autoconhecimento!

Ao conhecer a Verdade, a alma sofrerá terrivelmente, pois toma consciência dos próprios pecados e vê a cega ingratidão humana.

  Alimenta, pois, a chama do teu amor! Não deixes passar um só minuto sem clamar diante de mim, com oração humilde e contínua, em favor dos pecadores.

 É na adversidade que se prova ter paciência e amor. Comportai-vos, portanto, virilmente.

 Para fazer o mal, basta que se deixe de fazer o bem.

O egoísmo envenenou o mundo inteiro e fez adoecer a hierarquia da Igreja e o povo cristão.

Quem me ama, procura ser útil ao próximo.

Como nada podeis fazer de útil para mim, deveis ser de utilidade ao homem.

 Quem se apaixona por mim, jamais cessa de trabalhar pelos outros

Assim, graças ao amor que o une a mim, o homem torna-se útil ao próximo; preocupado com a salvação alheia, ama o próximo, presta-lhe serviços em suas necessidades.

... é obrigação de todos edificar os demais com uma vida boa, santa e honesta.

Quem me ama, pratica todo o bem possível, em seu estado de vida, para o benefício dos outros.

...pagando o mal com o bem, tais pessoas frequentemente atiram brasas de amor, as quais consumirão a raiva e o rancor do coração





 Quem se penitencia há de valorizar o amor, desprezar a si mesmo, ser humilde...

... paciente cumpre para com os outros a grande dívida do amor e da oração humilde e contínua...

... como é seu dever; ensina, dá bom exemplo, auxilia materialmente segundo as necessidades.

 Quem tem discernimento, qualquer que seja seu estado de vida - patrão, prelado ou súdito - sempre trata o próximo com amor.

 A alma é uma árvore nascida para o amor; sem ele não vive.


FONTES:











Nenhum comentário:

Postar um comentário