terça-feira, 16 de julho de 2019

SANTA EMERENCIANA - BISAVÓ DE CRISTO - 26 DE FEVEREIRO


Imagem relacionada


De acordo com as tradições lendárias dos Santos da Ordem Carmelita,  Santa Emerenciana e  São Hortolano ( 28 de novembro) foram os pais de Santa Ana ( 26 de julho),  a mãe da Virgem Maria.

As imagens com Santa Emerenciana eram particularmente difundidas nas igrejas carmelitas, pois acredita-se que a bisavó de Cristo teria entrado na Ordem do Carmo.

Conta a tradição que o profeta Elias se estabeleceu numa gruta, em pleno Monte Carmelo, seguindo uma vida eremítica de oração e silêncio. Nele, e no seu modo de vida, se inspiraram os primeiros religiosos da Ordem do Carmo.

Santa Emerenciana, do sangue real de Judá, e viveu em um palácio (cujas ruínas eram cheias de peregrinos de pelo século XIV) ao lado do Monte Carmelo. Ela tinha contato freqüente com os Carmelitas. Emerenciana fez voto de virgindade, de acordo com o conselho dos religiosos carmelitas, bem como seus pais, que se separaram para viver em continência. 


Resultado de imagem para emerentias-vision-on-mount-carmel




Mas dois monges nas encostas do Monte viram a aparição de um anjo que os revelou que uma criança deveria vir ao mundo fruto da semente dessa jovem. Então, ela foi dispensada de cumprir seus votos. 




A visão de Santa Emerenciana

Em oração, os Carmelitas tiveram a visão de uma bela planta da qual veio uma raiz, que se ramificou, com lindas flores e uma das mais belas no topo de tudo, que seria uma Criança profetizada. Eles aceitaram o plano de Deus e os santos pais de Emerenciana procuraram um namorado de ascendência nobre e boa reputação.

Emerenciana casou-se com a bênção dos carmelitas, mas nessa mesma noite, seu marido morreu por ter buscado no casamento apenas o puro prazer carnal.  O demônio Asmodeu o levou (como se lê no AT de Sara). E assim,  ela se casou novamente com o jovem São Hortolano, que só se uniu a ela uma vez, para conceber a descendência da qual o Messias viria. 


Resultado de imagem para emerentias-vision-on-mount-carmel



E Santa Ana nasceu, que, ainda jovem, teve outra visão de uma linda planta da qual brotou uma linda flor, que deu lugar a uma bela fruta (Ana-planta, Maria-flor, Jesus-fruto).

Finalmente, a lenda diz que Emerenciana e Hortolano se retiraram para a oração, deixando sua propriedade para sua filha Ana. Santa Ana doou sua casa em Jerusalém aos Carmelitas, ao lado do Portão de Ouro, no qual eles fizeram um convento, o segundo da Ordem e onde eles estavam até o século XIII, em que  foram expulsos da Terra Santa.

Toda essa lenda é complementada pela lenda medieval da família de Santa Ana .

Fonte:
- "Jardim Carmelitano". FR. EGIDIO LEONDELICATO. O.Carm. Lisboa, 1741








De uma raiz forte, uma bela planta e uma excelente flor.


Na imagem acima, temos Santa Emerenciana vestida com o hábito Carmelita, segurando Santa Ana numa mão, representada com a Bíblia na mão, e, do outro lado, Nossa Senhora, que segura o Menino Jesus.



Fontes:

https://www.religionenlibertad.com/santo_de_hoy/62636/santa-emerenciana-bisabuela-cristo-.html
https://www.teylersmuseum.nl/nl/collectie/kunst/k-vi-056-visioen-van-de-heilige-emerentia
http://www.artnet.de/k%C3%BCnstler/master-of-the-antwerp-adoration/emerentias-vision-on-mount-carmel-T-PPQpHDRNXaHdys3sFQYw2
https://hiveminer.com/Tags/emerentia/Recent


Nenhum comentário:

Postar um comentário