Atílio nasceu no ano 162, provavelmente em Lyon, na França. Sua família era nobre, cristã e original de Lázio, na Itália, mas viviam em Lyon. Sabe-se que antes de completar quinze anos ele já era diácono na comunidade cristã local. Seu nome, Atílio, era muito comum na região de Lázio.
No ano 177 a perseguição contra os cristãos decretada pelo imperador Marco Aurélio chegou ao ápice da violência. Cristãos de Lyon, na França e de Viena, na Áustria, foram especialmente perseguidos e mortos. Os sobreviventes dessas comunidades escreveram para os cristãos da região informando detalhadamente sobre a perseguição.
Cristãos eram presos, julgados sumariamente em praças públicas e executados sem piedade pelo simples fato de serem cristãos, especialmente os líderes das comunidades. Nessa fase, o adolescente diácono Atílio foi preso. Porém, por ser tão jovem e tão admirado pelo povo, o juiz decidiu reservá-lo.
O juiz tinha a intenção de fazer Atílio renegar a fé cristã e apresentá-lo como “troféu” a Marco Aurélio, o imperador. Por isso, submeteu-o a um longo tempo de torturas. Entre as torturas, o juiz o fez assistir às torturas e mortes dos outros cristãos. Ele assistiu, inclusive, a agonia de seu bispo, chamado Fotino. Este, já idoso, depois de sofrer as piores agressões, ficou agonizando por dois dias até morrer. Porém, não renegou a fé, tornando-se mártir e santo da Igreja.
Atílio morreu queimado sentado numa cadeira de ferro colocada no centro do Circo, num bárbaro espetáculo pagão. Durante a noite, cristãos ainda sobreviventes conseguiam recolher partes dos corpos que restavam e os enterravam secretamente, como fizeram com aquelas do jovem diácono Atílio.
Passada a perseguição, todos foram recolhidos e enterrados naquela que seria, mais tarde, a catedral de Lyon. O culto desses mártires começou logo após, numa solenidade grandiosa que se chamou 'festa das Maravilhas'. Com a reforma do Martirológio Romano, os mártires cuja identificação era precisa receberam celebração individual. No caso de santo Atílio, ele é festejado no dia 28 de junho.
Uma outra tradição diz que ele foi um soldado e mártir morto no dia 28 de junho no terceiro e quarto século. Identificado como um dos soldados da lendária Legião de Tebas, venerada por Trino Vercellese. Seu culto existe, mas sua biografia carece de comprovação históricas.
Etimologia: Attilio = ativo ou talvez avô, do emblema Latino: Bandeira, Elmo
A legião de Tebas (também conhecida como os mártires do Agaunum ) foi uma legião romana inteira - de "seis mil seiscientos e sessenta e seis homens"- que se converteu em massa ao cristianismo e foi Martirizada em 286. Entre os Santos dessa legião, estão:
São Maurício
Attilio
Maurice
Alexander of Bergamo
Bessus
Candidus
Cassius e Florentius
Chiaffredo (Theofredus)
Constantius
Defende
Exuperius (Exupernis)
Felix e Regula , os santos patronos de Zürich
Fidelis de Como
Fortunatus of Casei
Gereon
Magnus of Cuneo
Solutor, Octavius e Adventor
Tegulus
Ursus de Solothurn
Victor de Xanten
Victor of Solothurn
Verena
Anúncio do Evangelho (Mt 10,26-33)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Responsório (Sl 68)
— Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!
Por vossa causa é que sofri tantos insultos,/ e o meu rosto se cobriu de confusão;/ eu me tornei como um estranho a meus irmãos,/ como estrangeiro para os filhos de minha mãe./ Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador.
Oração a Santo Atílio
“Ó Deus, que destes a Santo Atílio
a graça de defender a fé em Jesus Cristo com a própria vida,
sendo ainda um adolescente de quatorze anos,
dai também a nós a graça da perseverança e da coragem
e de testemunhar o vosso nome, pelo nosso comportamento,
onde quer que estejamos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Santo Atílio, rogai por nós.”
Responsório (Sl 68)
— Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!
Por vossa causa é que sofri tantos insultos,/ e o meu rosto se cobriu de confusão;/ eu me tornei como um estranho a meus irmãos,/ como estrangeiro para os filhos de minha mãe./ Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário