sábado, 13 de agosto de 2011

A ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA NA BÍBLIA




 A Bíblia registra Deus “tomando” Enoque e Elias ao Céu (Gênesis 5,24; II Reis 2,11). Por isto, não é impossível que Deus tenha feito o mesmo com Maria.

 Não há motivo para não se crer na Assunção de Maria, visto que muitos homens na Bíblia também foram elevados ao céu, como Moisés, apesar de morto (Jd 1,9), Henoc que "pela fé, foi levado, a fim de escapar à morte e não foi mais encontrado, porque Deus o levara (...)" (Hebreus, 11,5), Elias  que subiu num carro de fogo, e foi arrebatado por Deus, em corpo e alma (II Reis, II, 1-11).

São Paulo nos afirma que "Cristo ressuscitou dentre os mortos como primícias dos que morreram" ( I Cor 15,20) e que "assim como em Adão todos morreram, assim em Cristo , todos reviverão, cada qual porém em sua ordem; como primícias Cristo e, em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda "(I Cor 15,22-23).

 São Paulo afirma que cada um ressurgirá "cada qual porém em sua ordem" (I Cor 15,23), dando a entender que  uns podem ressurgir primeiro que outros, algo que de fato aconteceu com alguns Santos como nos relata o Evangelho, logo após a morte do Senhor:

"E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos."

Mateus 27,52,53


E ainda São Paulo diz: "Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados" ( I Cor 15,51), ou seja, nada nos impede em crer na Assunção de Maria, visto que "nem todos morreremos, mas todos seremos transformados" ( I Cor 15,51), ela pode muito bem ter sido levada em corpo e alma sim, como nos atestam os cristãos desde os primeiros séculos e é Dogma de nossa Santa Mãe Igreja.

A crença na Assunção é a crença na divindade de Cristo, pois se Deus se encarnou no seio da Virgem e tomou sua carne (João 1,14), não permitiria que sua própria carne glorificada, que não viu a corrupção (Atos 2,27.31) , e está no céu sentada a direita do Pai (Atos 2,30.34; 7,55-56), apodrecesse no túmulo, em sua Mãe.

Se Maria morreu de causas naturais,  se ela só dormiu, como dizem alguns, são detalhes que não sabemos, pois não há relato bíblico sobre a morte de Maria, algo que desmascara totalmente os argumentos protestantes, já que não podem afirmar que a Bíblia diga que a Mãe de Jesus morreu, nem muito menos podem afirmar que ela não foi assunta. 

Os primeiros cristãos sempre acreditaram nesta fé, logo, são mais dignos de fé que os protestantes surgidos mais de 1500 anos depois.

A única definição da Igreja sobre a morte de Maria é que:

"terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".






Foto: "...em Cristo todos reviverão. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda." (I Coríntios 15,22-23)





Nada mais justo para com aquela que foi a Mãe do Nosso Senhor (Lc 1,43),e Nosso Deus ( Jo 1,1;14).

Ela que foi preservada da culpa de Adão ( Jó 14,4; Jó 15,14; Jó 25,4; Lc 1,28)  pelos méritos da paixão de seu Filho e em virtude do mistério de sua encarnação (Lc 1,35).

 Ela que é a Arca da nova Aliança (Apoc 11,19), (Hb 9,4) , já que teve em seu ventre o Verbo (Jo 1, 1), a Palavra de Deus, e o Maná, o Pão vivo (Jo 6,35), Jesus, descido do céu (Jo 6,38), o Templo perfeito da Trindade (Lc1,35).

Arca que foi vista pelo Apóstolo João no céu:

" Abriu-se o templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e forte saraiva."
Apocalipse11, 19

Por isso, atribuímos o texto dos Cânticos dos Cânticos ao mistério da Assunçao de Maria :

"Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, tu e a arca da tua força."
Salmos 132,7-8

O Senhor elevou-se ao céu e está sentado a direita do Pai (Lucas 24,51; Atos 2,30.34; 7,55-56) e para lá levou a Arca na qual Ele habitou nove meses e da qual tomou sua carne, que não podia ver a corrupção (Atos 2,27.31), agora glorificada (João 1,14; Apocalipse11, 19).

A entrada da Virgem Maria no céu sempre foi vista de forma alusiva no salmo 46 (45):

"As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
 Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente."

Salmos 44 (45),8-17

A Virgem Maria é a Mulher vestida de sol (Apo 12,1), vestido entretecido de ouro, ornada de puro ouro de ofir (Sl 44,9.13), que são as suas virtudes as muitas graças das quais ela foi plenificada (Luc 1,28).

A Virgem Maria é a Bendita entre as mulheres (Luc 1,42),  de quem o Rei dos céus se afeiçoou da formosura (Luc 1,30; Sl 44,11)e escolheu para Esposa e Mãe (Mat 1,18; Luc 1,35).

A Virgem Maria é quem é lembrada de geração em geração como Ela mesma profetizou (Luc 1,50).

A Virgem Maria é que foi levada pelos anjos ao Rei (Sl 44,14; Apo 12,14).

 Alguns não católicos, que não compartilham da herança dos primeiros cristãos, afirmam que a doutrina da Assunção é o resultado de se elevar Maria a uma posição que se compara a de seu Filho. 

E dizem que alguns católicos romanos vão muito longe, e ensinam que Maria ressuscitou no terceiro dia, assim como Jesus, e que Maria ascendeu ao Céu, assim como Jesus.

 O Novo Testamento ensina que Jesus ressuscitou no terceiro dia (Lucas 24,7) e que Ele ascendeu corporeamente ao céu (Atos 1,9). Presumir  o mesmo em relação a Maria seria atribuir a ela alguns dos atributos de Cristo, dizem eles.

 Ensinar a Assunção de Maria seria, segundo eles, um passo na direção de torná-la igual a Cristo, essencialmente proclamando a divindade de Maria, fazendo que seja adorada, e que a ela se ore.

Desconhecem, no entanto, a verdadeira e sã doutrina da Igreja, que faz a diferença entre Ascensão de Jesus e Assunção de Maria.

Ascensão significa voltar para o alto, Jesus que desceu do céu retorna ao Pai, é o próprio Deus que volta de onde saiu.

Assunção significa ser elevada, Maria foi elevada ao céu, ela é humana, não divina, é o primeiro ser humano renovado por Cristo , a entrar no céu de corpo e alma após a Ressurreição do Senhor e antes do juízo final. 

Maria não é uma deusa. Houve até um grupo que cultuava Maria como Deusa e que foi condenado pela Igreja Católica como hereges.

Ela nasceu na terra e pela graça divina foi elevada ao céu, pois para nós, católicos , é lógico que Deus não permitiria que aquela que deu sua carne e sangue caísse em corrupção.

Se fomos remidos pelo sangue de Jesus e ele herdou esse sangue de Maria, já que ele era Deus e assumiu a carne e o sangue dela, era necessário que ela fosse pura, livre de pecado, sendo assim, também não poderia padecer nas mãos da morte, como Ele não padeceu. 

É por causa de Cristo que Maria é venerada, e não o contrário.

Como sustentar que Jesus é Deus, e nos salvou com seu sangue, se ele porventura se encarnasse no seio de uma mulher manchada pela culpa de Adão e herdasse o sangue do pecado?





Foto: "Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, tu e a arca da tua força."
Salmos 132,7-8






O livro do Apocalipse também faz alusão ao mistério da assunção de Maria ( Apocalipse 12, 1-6;13-17):

"Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.   Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz. (...)
 Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro.  (...)  Mas à Mulher foram dadas duas asas de grande águia, a fim de voar para o deserto, para o lugar de seu retiro, onde é alimentada por um tempo, dois tempos e a metade de um tempo, fora do alcance da cabeça da Serpente."

No livro dos Cânticos dos cânticos temos outras alusões ao mistério da assunção de Maria aos céus nos verículos:

"Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os pós dos mercadores?"
Cânticos 3,5-6

"Quem é esta que sobe do deserto, e vem apoiada ao seu amado?"
Cânticos 8,4-5





PORQUE A BÍBLIA NÃO REGISTROU A MORTE E ASSUNÇÃO DE MARIA LITERALMENTE?


A Bíblia não registra a morte de Maria ou a menciona depois do capítulo 1 dos Atos dos Apóstolos. 

Porém a própria Bíblia diz que nem tudo foi escrito nela:

"Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos." (João 21,25)

"Ademais, fez Jesus muitos outros sinais na presença dos seus discípulos, os quais não estão escritos neste livro. Porém, estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (João 20,30-31).

"Tenho muitas outras coisas para escrever-vos, porém, não quero fazê-lo por tinta e papel, pois espero ir até vós e falar-lhes face a face, para que nosso gozo seja completo" (2 João 1,12).

 "O que ouviste de mim perante muitas testemunhas, encarrega a homens fiéis, que sejam idôneos, para ensinar também a outros" (2 Timóteo 2,2).


Assim, há muitas verdades de fé que não foram escritas claramente na Bíblia, pois quem veio primeiro foi a Igreja e não a Bíblia.

  A Bíblia foi uma construção, o Antigo Testamento já estava praticamente completo, mas o Novo estava em processo, já que o primeiro Evangelho, o de Marcos, foi escrito aproximadamente 30 ou 40 anos após a morte de Cristo (no ano 60 de nossa era), só para dar um exemplo.

Durante esse período, a fé era transmitida, em sua maioria, oralmente.

O próprio Apóstolo Paulo diz que ensinou o Evangelho, porém os livros dos evangelhos ainda não estavam prontos em sua época, assim o ensinamento dele era oral:

 "Vos recordo, irmãos, que o Evangelho com que vos evangelizei não é doutrina de homens" (Gálatas 1,11).

 "O que ouviste de mim perante muitas testemunhas, encarrega a homens fiéis, que sejam idôneos, para ensinar também a outros" (2Timóteo 2,2).

 "Permanecei, pois, constantes, irmãos, e conservai as tradições que aprendestes, ou por nossas palavras, ou por nossa carta" (II Tess.II, 14)

  "A palavra de Cristo habite em vós em toda sua riqueza, de sorte que com toda sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais." Col 3,16

 Sabemos que Paulo foi o primeiro a escrever e sabemos que em sua Carta aos Coríntios fala da Última Ceia. Como aprendeu isto se ele não estava lá [na Ceia]? 

Certamente, não leu em parte alguma, pois até então não existia nenhum livro do Novo Testamento. 

De alguma pregação dos apóstolos é que aprendeu este mistério. Isto quer dizer que o ensino oral era o que berçava as primeiras comunidades cristãs.
 
São João, em sua segunda Carta, expressa:  

"Tenho muitas outras coisas para escrever-vos, porém, não quero fazê-lo por tinta e papel, pois espero ir até vós e falar-lhes face a face, para que nosso gozo seja completo" (2 João 1,12).

João não está dizendo que quer ir explicar-lhes a carta; para ele, é mais importante o ensino que lhes possa dar oralmente ao invés daquele lido em suas cartas. 

João sabe que ao ir pregar-lhes oralmente, o gozo dos fiéis será completo. 

Ademais, Jesus mandou que pregassem e não que escrevessem (Mateus 28,20); tão somente cinco apóstolos decidiram escrever: Pedro, João, Tiago Menor, Judas e Mateus; mas TODOS os Doze pregavam sem papel.

A razão pela qual se passou a escrever Cartas foi a impossibilidade dos Apóstolos alcançarem todos os povos. 

Perante esta situação, as cartas eram usadas para fazer-lhes algumas recomendações e exortações, PORÉM, NUNCA SUBSTITUÍRAM o ensino oral. 

Se lermos as Cartas, veremos que há muitas coisas que as comunidades deviam saber para que os autores apenas fizessem recomendações sobre elas. Eles não estendem suas cartas para ensinar-lhes coisas novas.
 
- Na Carta aos Coríntios, Paulo não os ensina como fazer a fração do pão, mas bem os repreende pela forma com que celebravam (1Coríntios 11).
- Na Carta aos Hebreus, não lhes repete os primeiros ensinamentos sobre Cristo; lhes dá por conhecidos (Hebreus 6,1-3).

Se lermos a Carta aos Gálatas, diz:
"Quisera estar convosco agora mesmo e mudar de tom, pois estou perplexo quanto a vós" (Gálata 4,20).

Paulo está consciente de que um povo deve estar escutando a pregação adequada para cada circunstância. Por isso fala em "mudar de tom". 

Com a simples Escritura, isso não era possível e, por essa razão, Paulo desejava ir à Galácia para fazer-lhes ver as coisas mediante um tom de voz apropriado.

 Se, por exemplo, alguém deixasse um recado a outra pessoa sobre algo, esta, quando chegasse, não saberia em que tom foi dito se a pessoa que tomou o recado não disser-lhe pessoalmente. Imagine-se, então, quando se tratar de levar o Evangelho de Cristo!

Fica-nos claro, assim, como a própria Escritura não busca ser autossuficiente, mas uma ferramenta a mais de Deus para comunicar-Se ao homem. Não que esteja abaixo da pregação apostólica, mas sujeita a esta.

 
 Um exemplo de que nem tudo foi escrito na Bíblia é a passagem que fala sobre a ascensão de Moisés na Carta de São de Judas:

 "Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda."
 Jd 1,9

 A fonte primária usada pelo autor da epístola de Judas em tal passagem provém de um livro apócrifo chamado Assemptio Mosis ou "Ascensão de Moisés". 

Orígenes já citava ter vindo deste livro a passagem de Judas. Este apócrifo, perdido ao longo dos tempos, foi encontrado no século XIX. Porém, infelizmente o manuscrito encontrado contêm apenas dois terços do texto original. E, para a nossa "desgraça" a parte que nos interessa é uma das que falta.

Com esses exemplos, podemos perceber que nem tudo foi escrito, mas tudo o que foi escrito é o suficiente para crermos em Cristo, motivo único das escrituras.




A FÉ DOS PRIMEIROS CRISTÃOS NA ASSUNÇÃO DE MARIA:


 A fé na assunção de Maria existe desde os primeiros séculos do cristianismo e é uma das festas mais antigas dedicadas a Maria

Os relatos da  assunção corpórea de Maria são encontrados em livros apócrifos De Obitu S. Dominae, ostentando o nome de S. João, no entanto, que pertence ao quarto ou quinto século.

Também é encontrado no livro De Transitu Virginis, falsamente atribuído a São Melito de Sardes, e em uma carta apócrifa atribuída a São Denis, o Areopagita.

Se formos consultar verdadeiros escritos no Oriente,  também é referida nos sermões de Santo André de Creta, de São João Damasceno , São Modesto de Jerusalém e outros.

No Ocidente, São Gregório de Tours (De gloria mart., I, iv) refere-la primeiro.

Os sermões de São Jerônimo e Santo Agostinho para esta festa, porém, são falsos.

São João Damasceno (PG, I, 96) formula assim a tradição da Igreja de Jerusalém:

São Juvenal, bispo de Jerusalém, no Conselho de Chalcedon (451), levadas ao conhecimento do Imperador Marcian e Pulquéria, que desejava possuir o corpo da Madre de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto, a pedido, a São Tomé, foi encontrado vazio; qual os Apóstolos concluiu que o corpo foi levado até ao céu.

Hoje, a crença na Assunção de Maria é universal, no Oriente e no Ocidente


Mas se nem tudo está na Bíblia , então como saber a verdade?

Jesus disse que o Espírito Santo guiaria sua Igreja, fundada sobre Pedro, primeiro Papa,  e nunca a abandonaria, somente a fé em sua palavra é que pode nos guiar:


"Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus." 
(Mt 16, 18-19)

"Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo." 
(Mt 28,20)

 "Porém, quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda verdade (...) e vos fará saber as coisas que hão de vir" (Jo 16,13).

 "Guarda o mandato, preservando-o de tudo o que possa manchá-lo ou adulterá-lo até a vinda gloriosa de Cristo Jesus, Senhor nosso" (1Tim. 6,14).



O PODER DA IGREJA EM DOUTRINA:

E a Igreja Católica, em matéria de fé, ao definir seus dogmas não pode errar, pois é a única fundada pelo Senhor (Mateus 16,18) que disse que o inferno não a venceria, é  guiada pelo Espírito Santo que ensinará tudo (João 14,26) , e é a coluna e sustentáculo da verdade (I Timóteo 3,15).  

A doutrina da Igreja ainda é ensinada pelo Espírito Santo (João 14,26) e pelo poder dado por Cristo a Igreja deve definir sua doutrina, pois tudo o que ela ligar na terra será ligado no céu e tudo o que ela desligar, será desligado (Mateus 16,19; 18,18).

A Bíblia não diz que a própria Bíblia é coluna e sustentáculo da verdade, nem diz que tudo foi escrito nela (João 20,30-31; 21,25; 2 João 1,12; 2 Timóteo 2,2; II Tessalonicenses 2, 14) ), ao contrário, a Bíblia diz que a Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (I Timóteo 3,15). 







A DORMIÇÃO DE MARIA NA PARTE BAIXA DO ALTAR
E SUA ASSUNÇÃO NO ALTO.



Foto: "Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os pós dos mercadores?"
Cânticos 3,5-6






















27 comentários:

  1. Meu amigo sobre Apocalipse capítulo 12 acho que vc esta enganado sobre ASSUNÇÃO DE MARIA As doze estrelas referem-se às doze tribos de Israel. Assim, a mulher em Apocalipse 12 é Israel... e leia também João 3:13, Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem ( o filho de Deus), que está no céu.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que não entendeu: Eu disse que a passagem do Apocalipse 12 nos remete ao mistério da Assunção (traduzindo: nos faz lembrar!)
      As doze estrelas simbolizam as 12 tribos, assim como os 12 Apóstolos, logo, não só simboliza Israel, mas a própria Igreja.
      O simbolismo do Apocalipse também mostra claramente a figura de Maria:

      "um grande sinal no céu: uma Mulher...
      Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz....
      Ela deu à luz um Filho, um menino...
      Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono..."

      Quem não enxerga aí uma clara alusão a Maria?
      Lembre-se que o Apocalipse é um livro atribuído a João, o Evangelista que ficou de cuidar de Maria e, por isso, não é exagero ver aí a proximidade entre essa Mulher e Maria.

      Sobre Jo 3,13, estude direito:
      Ninguém subiu ao céu. O único que subiu foi Jesus.
      Elias foi elevado ao céu e não subiu II Reis 2:11 e ,do mesmo modo, Maria foi elevada ao céu, conforme testemunho dos primeiros cristaos desde antes de 300 depois de Cristo, que já festejavam sua dormição e assunção.

      Eles não subiram, Elias e Maria foram elevados ao céu, assim como seremos, no último dia, para sermos julgados diante de Deus.

      Excluir
    2. No artigo está dito que não se fala sobre a Assunção no Novo Testamento porque " nem tudo foi revelado ? Esse é um argumento ridículo.Vamos analisar :
      Segundo está relatado ,quando Maria foi "assunta' ao céu, estavam presentes TODOS os Apóstolos.
      Voces não acham muito estranho , que NENHUM dos Apóstolos tenha escrito UMA LINHA SEQUER sobre este Glorioso, e IMPORTANTÍSSIMO acontecimento, já que Maria se tornou :
      Soberana do Universso
      Porta do Céu
      Mediadora
      Co-redentora
      Advogada
      Onipotência Suplicante ?
      Voces não acham que Paulo, que gostava tanto de escrever, não iria correndo pra casa, pegaria seu material de escrita , e narraria com DETALHES , inclusive com a data CORRETA? Seria mais ou menos assim :
      "No segundo ano ( 35 AD) após a ascensão de Nosso Senhor , foi assunta à glória celeste ,nossa querida Soberana Maria ,Mãe de Deus , e mãe da Igreja."

      No oitavo ano (41 AD) após a ascensão de Nosso Senhor..

      No décimo sexto ano (49 AD ) após a ascensão de Nosso Senhor...

      No vigésimo quinto ano ( 58 AD) após a ascensão de Nosso Senhor...

      Por que eu coloquei as QUATRO datas ? Porque em cada artigo CATÓLICO que pesquisei tinha uma data diferente.
      Será que em nenhuma de suas aparições Maria contou qual foi afinal o ano de sua assunção ? Se ela MORREU ou se foi levada VIVA ?
      Será que o Apóstolo João , filho adotivo de Maria , mesmo mais de 20 anos após a assunção , não foi capaz de colocar uma linha sequer sobre a assunção em NENHUMA de sua TRÊS CARTAS , nem no livro da REVELAÇÃO , Apocalipse ? Ele não quis REVELAR esse GLORIOSO, MAGNIFICO, MAJESTOSO , FUNDAMENTAL acontecimento ?
      Por que só séculos depois alguém que não se sabe direito quem, escreveu sobre a assunção e esse ESCRITO que se tornou até DOGMA não entrou no CÂNON sagrado ?

      Excluir
    3. Coruja 11,

      a própria Bíblia diz que nem tudo foi escrito e cita tradições judaicas apócrifas como a assunção de Moisés, janes e jambres, etc.

      Que nem tudo foi escrito na Bíblia é um fato.

      Tem uma postagem minha com as citações bíblicas desses fatos em:

      https://rezairezairezai.blogspot.com.br/2013/11/a-biblia-diz-que-nem-tudo-foi-escrito.html

      NÃO É ESTRANHO QUE OS APÓSTOLOS NÃO TENHAM ESSCRITO SOBRE A ASSUNÇÃO:

      1- Nem todos os Apóstolos escreveram algo

      2- NÃO HÁ CERTEZA SEQUER DE QUE OS APÓSTOLOS TENHAM ESCRITO OS EVANGELHOS, O APOCALIPSE, E ALGUMAS CARTAS.

      3- A TRADIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA QUEM AFIRMOU QUE FORAM ELES QUE ESCREVERAM OS 4 EVANGELHOS. NAO HÁ PROVA HISTÓRICA.

      4- OS PRIMEIROS TEXTOS FORAM ESCRITOS PARA FALAR DO CENTRO DA FÉ: CRISTO. ERA PRECISO DEIXAR CLARO QUE CRISTO É DEUS. NÃO ERA IMPORTANTE AINDA FALAR DE MARIA, pois a importância de Maria é por ela ser a Mãe de Deus, que é Jesus. Era necessário que acreditassem antes em Jesus, não nela.

      5- Nem todas as cartas de São Paulo da Bíblia são comprovadas historicamente como escritas por ele. E São Paulo só escrevia o necessário, ele não escreveu Evangelho, por exemplo. Ou seja, não falou de tudo. A maioria de suas cartas são de disciplina e para estabelecer a crença no sacrifício de Cristo. A crença na maternidade de Maria não é o importante neste momento, pois ela gira em torno da Divindade e do sacrifício de Cristo.

      6 - OS EVANGELHOS NARRAM COM DETALHE ALGO?
      NÃO!

      7- COMO QUER EXIGIR DETALHES DE RELATOS DA ASSUNÇÃO, SE NEM DA RESSURREIÇÃO E ASCENSÃO DE CRISTO TEMOS DETALHES?

      8 - QUEM VIU JESUS PRIMEIRO?
      MARIA MADALENA?
      SÃO PEDRO?
      A QUE HORAS E DATA JESUS RESSUSCITOU?

      OS EVANGELHOS E SÃO PAULO DIZEM HISTÓRIAS DIFERENTES TAMBÉM.

      VAI JOGAR A BÍBLIA FORA?

      9 - A BÍBLIA NÃO É LIVRO DE HISTÓRIA CIENTÍFICO.

      É TEXTO SAGRADO, LITERATURA SAGRADA. HÁ DIFERENÇA!

      10 - SÃO JOÃO ESCREVEU O APOCALIPSE?
      NINGUÉM TEM CERTEZA!
      JÁ ESTUDOU ISSO?
      DEVERIA!

      11- CREMOS QUE SÃO JOÃO ESCREVEU PORQUE A TRADIÇÃO CATÓLICA DIZ ISSO.

      Assim como diz que Maria subiu ao céu e que no trecho do apocalipse 12 temos uma alusão a esse fato.

      12 - SÉCULOS DEPOIS OS CRISTÃOS COMEÇARAM A TER INTERESSE POR DETALHES DA VIDA DE JESUS E MARIA.

      ALGUNS DETALHES FORAM ENISNADOS ORALMENTE PELOS APÓSTOLOS E CELEBRADOS EM FESTAS PELOS CRISTÃOS, COMO A aSSSUNÇÃO DE MARIA.

      SE FOSSE INVENÇÃO DOS ROMANOS, OS CRISTÃOS DO ORIENTE NÃO CELEBRARIAM, MAS TODA A IGREJA CELEBRAVA A ASSUNÇÃO DESDE O SÉCULO IV.

      Os cristãos sempre iam em romaria visitar o túmulo da Virgem Maria e afirmavam que ela tinha subido ao céu.

      A IGREJA CATÓLICA CONFIRMA ESSA FÉ, POIS A ESCRITURA DIZ QUE A CARNE DE CRISTO NÃO CONHECERI A CORRUPÇÃO.

      MARIA É CARNE DE CRISTO:

      A crença na Assunção é a crença na divindade de Cristo, pois se Deus se encarnou no seio da Virgem e tomou sua carne (João 1,14), não permitiria que sua própria carne glorificada, que não viu a corrupção (Atos 2,27.31) , e está no céu sentada a direita do Pai (Atos 2,30.34; 7,55-56), apodrecesse no túmulo, em sua Mãe.

      Não há motivo para não se crer na Assunção de Maria, visto que muitos homens na Bíblia também foram elevados ao céu, como Moisés, apesar de morto (Jd 1,9), Henoc que "pela fé, foi levado, a fim de escapar à morte e não foi mais encontrado, porque Deus o levara (...)" (Hebreus, 11,5), Elias que subiu num carro de fogo, e foi arrebatado por Deus, em corpo e alma (II Reis, II, 1-11).


      Essa tradição que recebemos dos primeiros cristãos e eles dos Apóstolos (2 Tess. 2,15; 2 Tim 21-2) foi definida pela Igreja como digna de fé. A Assunção de Maria está escrita pela fé no coração do Cristianismo (Ef. 3,17) desde antes dos anos 300 d.c., quando os cristãos iam a Jerusalém para recordar a dormição (morte) da Virgem Maria e sua Assunção.

      Os Apóstolos não falavam de guardar a Bíblia, pois a Bíblia sozinha é motivo de deturpação, mas os Apóstolos falavam de guardar a Doutrina (2 Tim 1,12-14; Rom 16,16-17; Tito 1,8-9; Tit 2,1; Heb 6,1-3; 2 Tim 2,1-2 ) e é essa doutrina, que vem desde o início dos séculos, que a Igreja Católica tem guardado.

      Excluir
  2. O autor do texto se enganou ao colocar que o primeiro Evangelho, o de Marcos, foi escrito 60 anos depois da morte de Jesus. Na verdade, segundo os estudiosos, ele teria sido escrito por volta do ano 60 de nossa era (e não 60 anos depois da morte de Jesus), ou seja, cerca de 30 anos após a morte de Jesus.
    E outro detalhe: Ele mencionou que Maria seria o primeiro ser humano a entrar no Céu com corpo e alma. Como assim? Se ele mesmo algumas linhas acima citou que Moisés, Henoc e Elias teriam ido também para o Céu com corpo e alma? E Moisés, Elias e Henoc viveram bem antes de Maria. Portanto, esses três é que seriam os primeiro seres humanos a irem para o Céu com corpo e alma.

    ResponderExcluir
  3. Há séculos os homens vem procurando justificativas bíblicas para os seus atos, escolhas e pensamentos. Mas em relação à idolatria o Senhor sempre deixou clara a sua abominação. E além do mais o sacrifício de Jesus foi de tal amor que nos impede de colocar qualquer um(a) oi coisa entre nós e Ele. Por isso quando Ele morreu na cruz o véu que separava-nos de Deus no templo rasgou-se. E o Senhor Jesus mesmo disse: "Eu sou O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA, e ninguém vem ao Pai senão por Mim.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Você erra ao dizer:
      "o sacrifício de Jesus foi de tal amor que nos impede de colocar qualquer um(a) oi coisa entre nós e Ele"

      Vocês colocam seus pastores entre Deus e vocês ao pedir que eles orem por vocês. Basta ver como vocês correm atrás de qualquer um que digam que é
      "ungido", "que tem o Espírito Santo", etc.

      Segundo erro:

      o templo rasgou-se para mostrar que não eram mais necessários os sacrifícios de animais, ou seguir a lei mosaica, nada fala sobre a intercessão dos Santos.

      Terceiro erro:

      Jesus é o caminho, a verdade, e a vida, que leva ao Pai, mas a Bíblia não fala isso referindo-se aos santos.

      A Bíblia diz que os Santos também são Mediadores entre nós e Deus:


      "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens (SANTOS MEDIADORES INTERCESSORES);
      Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
      Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
      Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
      Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem (JESUS É O ÚNICO MEDIADOR DA SALVAÇÃO, MAS NÃO O ÚNICO MEDIADOR, INTERCESSOR).
      O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo."
      1 Timóteo 2,1-6

      Os Santos são mediadores intercessores como diz também Tiago 5,15-18; 1 João 5,15-16;

      As orações dos Santos são motivos de alegria:
      Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito."
      2 Coríntios 1,8-11

      Pelas orações dos Santos alcançamos salvação:

      Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"
      Filipenses 1,15-19

      "No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
      E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos."
      2 Tessalonicenses 3,1-2


      Os Santos mesmo mortos oram por nós:

      "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala."
      Hebreus 11,3-4

      "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."
      Apocalipse 5,7-8

      "E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
      E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"
      Apocalipse 6,8-10



      Há séculos, precisamente há mais de 1500 anos só existia uma forma de interpretar a Bíblia, uma fé em comum, um só modo de ser cristão, todos acreditavam numa mesma fé ( Trindade, Maria, Santos, sacramentos, etc.).

      Todos os cristãos do mundo usavam imagens e não viam problemas nisso, pois a Bíblia permite e Deus ordenou o uso das imagens sagradas de anjos e santosÊxodo 25, 18-22;31,1-6; Êxodo 31,1-6; Números 21, 7-9; Ezequiel 41,1. 17-26; que são diferentes dos ídolos (imagens de deuses) Isaías 44,9-10.

      Só após 1500 anos que os protestantes inventaram as divisões e doutrinas estranhas.

      Excluir
  4. Olá, sou católica e queria tirar uma dúvida, tem uma evangélica que pra me convencer de que como católicos pode orar pra algum santo se está na biblia que mortos não pode ouvir? Queria ter uma resposta pra dar pra ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, é preciso entender que ela diz isso porque ela está lendo trechos do Antigo Testamento. O Novo testamento, traz uma nova visão sobre a morte. Os mortos vivem para Deus:

      Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. Lucas 20:38

      A morte é encontro com Cristo. O cristão que morre em Cristo vai ao encontro dele ( 2 Coríntios 5,1. 6-8; Lucas 23,43; Filipenses 1,23; Apocalipse 7,15;14,4). E todos os Santos estão diante de Deus (Apo 7,15), louvam e podem interceder ( Lucas 16,22-31; Hebreus 11,4; Apo 5,8; 6,9-11; 7,15; 14,4).

      Se os mortos não podem ouvir, como os Santos Anciãos poderiam apresentar a Deus as orações dos Santos (os fiéis cristáos da terra)?

      Veja em Apocalipse 5,8 : "os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."
      Apocalipse 5:8

      Ou como orariam clamando por justiça se não tivessem consciência de tudo o que se passa na terra:

      E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
      E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
      Apocalipse 6:9,10

      Jesus, no evangelho, diz que o Santo Moisés acusa os judeus diante do Pai. E como faria isso se não pudesse ouvir e ver? Veja o trecho:
      Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
      João 5:45

      Se os mortos não podem ouvir, então como Moisés (que morreu) e Elias (que foi elebado ao céu) conversavam com Jesus na Transfiguração?
      E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
      Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
      Lucas 9:30,31

      Se os Santos não podem ver ou ouvir, como Jesus diria que o Santo Abrão viu o dia do nascimento de Jesus , mas não há registro disso na Bíblia, logo não foi uma visão em vida, mas após a morte:

      56 Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
      João 8,56

      A Bíblia diz que os Santos julgarão o mundo 1 Coríntios 6:2; Lucas 11,30-32; 22,28-30;. Como condenar algo que você não conhece e acompanha. Logo, mostra que os Santos têm conhecimento do nosso mundo.
      Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 1 Coríntios 6:2

      Mesmo em vida, Deus revela a seus Santos as necessidades do povo Atos 9,9-18. Os Santos não precisam ser onipresentes e onicientes para receberem os pedidos de nossas necessidades, pois Deus os revela como fez com Paulo:

      E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
      E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
      Atos 16:9,10




      Os Santos têm conhecimento de nossa realidade, pois a realidade deles ultrapassa nossa condição humana - I Coríntios 2,9; I João 3,2; Apocalipse 7,15; II Coríntios 5,1-2. 6-8
      Eles já não estão presos a um corpo mortal, mas foram revestidos de imortalidade (II Coríntios 5,1-2. 6-8) e participaram da primeira ressurreição, o Batismo (Colossenses 2,12).
      O Espírito Santo revela nossas necessidades aos Santos - Atos dos Apóstolos 9,9-18
      Os Santos estão ao nosso redor - Heb 12,1. 22-23.

      São Paulo diz que Abel, mesmo depois de morto ainda fala, intercede, clama por justiça Hebreus 11:4.

      Nós fazemos parte do Corpo de Cristo 1 Coríntios 12:27, que vive para interceder Hebreus 7:25, por isso os Santos continuam vivos nesse corpo intercedendo, pois a Cabeça que é Cristo Efésios 5:23 não intercede sozinha, todo o corpo, vivos ou mortos Romanos 14:8; 2 Coríntios 5:9, intercede junto. A morte não nos separa de Cristo Romanos 8, 38-39.

      Excluir
    2. Só Deus pode nos ouvir ISAÍAS 59.1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;

      Excluir
    3. Anônimo,
      Você diz "só Deus pode nos ouvir", mas a citação da Bíblia que você coloca não diz isso.

      AO CONTRÁRIO, a Bíblia diz que

      OS ANJOS ESCUTAM:

      Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós,
      Isaías 62:6

      ORAÇÃO AOS ANJOS:


      O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
      Gênesis 48:16

      Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
      Salmos 148:2

      OS ANJOS INTERCEDEM PELO POVO:

      Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: Ó Senhor dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos?
      Zacarias 1:12


      Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Salmos 103:20

      ORAÇÃO INVOCANDO OS SANTOS E PELA MEDIAÇÃO DELES:

      Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.
      Apocalipse 18:20


      Lembra-te dos teus servos, Abraão, Isaque, e Jacó. Não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua impiedade, nem para o seu pecado; Deuteronômio 9:27

      Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
      Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.
      Êxodo 32:13,14


      Ó Senhor Deus, não faças virar o rosto do teu ungido; lembra-te das misericórdias de Davi teu servo.
      2 Crônicas 6:42

      Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido.
      Salmos 132:10


      SÃO JOÃO VÊ OS SANTOS ANCIÃOS COM AS ORAÇÕES DOS CRISTÃOS EM TAÇAS APRESENTANDO A DEUS, INTERCEDENDO PELO POVO:

      E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos (SANTOS NO CÉU) prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos ( OS SANTOS RECEBEM AS ORAÇÕES DOS FIÉIS E APRESENTAM A DEUS).
      Apocalipse 5:8

      Excluir
  5. Amo a Igreja de Cristo por tão grande verdade!
    Q a paz de Jesus e o amor de Maria Imaculada reine no coração de cada um de vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. O que a Tradição conta é que no 2° ano após a ascensão de Jesus,a "Virgem" Maria subiu de corpo e alma, na presença dos APÓSTOLOS.
    Por que nenhum desses Apóstolos narrou em suas cartas esse fato tão importante e maravilhoso? Não é estranho? E,se os católicos se baseiam na Tradição para afirmar o dogma da assunção de Maria,por que não colocaram esse livro como parte das Escrituras? Esse livro da Tradição não é de inspiração divina? E se não for,que razão tem os católicos para crer nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coruja, a Tradição Católica não é um livro. Tradição diz respeito a como os cristãos sempre interpretaram a Bíblia e pregaram o Evangelho. Os cristãos sempre pregaram que Maria foi assunta.
      Nenhum dos Apóstolos narrou este fato:
      1- Porque a pregação cristã era oral. Não havia Bíblia (lista dos livros sagrados definida). A fé era transmitida oralmente. As cartas surgiram diante de contextos diversificados, mas não com intenção de serem Sagrada Escritura.
      2- Quando eles escreviam eles falavam do centro da fé: Cristo. No início da Igreja, era necessário estabelecer e explicar melhor quem era Cristo. Muitos tinham dúvidas sobre Cristo. O interesse por Maria, sua infância, etc, surgiu posteriormente. Maria não é o Centro da fé. Faz parte dela, mas a base é Cristo.
      3- Seria estranho os Apóstolos falarem de Maria apenas e não de Jesus. Maria é importante por ser Mãe de Deus. Mas o valor da sua importância está condicionada a aceitação de Jesus como Deus e isso no início do Cristianismo foi uma batalha doutrinal. A Igreja Católica no ano 300 quem definiu com todas as letras que Cristo é Deus. Até o ano 300 havia cristãos com argumentos os mais diversos possíveis (como hoje no meio protestante).
      4- Os católicos se baseiam não apenas na Tradição para afirmar o dogma da Assunção. Os católicos se baseiam em sua Tradição, na Bíblia e nos Bispos reunidos com o Papa em Concilio (Magistério). A Tradição, a Bíblia e o Magistério são os pilares da fé cristã católica e são de origem divina.
      Foi pela Tradição e por seus Bispos junto com o Papa que a Igreja definiu a lista do Novo Testamento e do Antigo, que Cristo era Deus e o Dogma da Trindade, bases do Cristianismo. Logo, a Igreja com sua Tradição e Magistério fez a Bíblia e definiu tudo, assim como definiu a Assunção como dogma de fé. Se Jesus é Deus e fez seu corpo santo a partir do corpo de Maria ( que tinha de ser santo para tal), como esse corpo que está glorificado no céu em Cristo apodreceria na terra em Maria? Isso é lógica!
      5- Onde está escrito que a Bíblia é a Coluna da Verdade? Em lugar nenhum! Nem o nome Bíblia você vai achar. Mas a Bíblia diz que a Igreja é a coluna da verdade.
      6- Onde está escrito que a Bíblia tem tudo? Em lugar nenhum! A própria Bíblia diz que nem tudo foi escrito nela! Não foi escrito a ascensão de Moisés, Janes e Jambres ou trechos atribuído por São Paulo a Cristo, etc, essas coisas são mencionadas, mas não estão na Bíblia. Explicações sobre os coros angélicos,etc.
      7- Onde está escrito que devemos guardar só a Bíblia? Em lugar nenhum! Ao contrário, muitas passagens os Apóstolos mandam guardar a DOUTRINA e não a Bíblia. Sabe por que? Porque quem lê a Biblia e não segue uma Doutrina ou única Tradição se perde, inventa doutrinas, igrejas, divisões... coisas condenadas por Jesus e pela própria Bíblia.
      8 - Tudo o que o protestante diz: só a Bíblia é a única verdade... único fundamento... tem tudo... é balela. A própria Bíblia diz que não!
      Estude com a Igreja Católica e terá mais lucro. Tem postagens aqui falando sobre o que é Tradição e Magistério pesquise. Qualquer coisa, posso responder, se desejar referências e versículos, mas já fiz postagens sobre isso.

      Excluir
  7. irmão , tudo isso é suposições e tradições, e argumentos vazios na biblia católica e na biblia evangelica em nenhuma delas diz que maria subio aos céus , DEUS não confunde ninguém seus argumentos são frquissimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio Maciel, a Bíblia foi feita pela Tradição da Igreja, logo negar a existência de uma Tradição cristã é negar a própria Bíblia.
      Os Apóstolos mandaram guardar a doutrina (Atos 2,42; 1 Timóteo 6,3; 1 Timóteo 1,10; Romanos 16,17; Tito 1, 9; 2,1) e não a Bíblia, pois a Bíblia como conhecemos nem existia na época deles. E se a Bíblia tivesse tudo, vocês protestantes deveriam ter uma só doutrina, o que não vemos. Vocês são todos divididos, e desunidos em doutrina.


      A Bíblia não é a única autoridade do cristão. Onde está escrito isso na Bíblia? Em nenhum lugar!

      A autoridade do cristão é a Igreja. Jesus disse isso em Mateus 18,17. A Bíblia diz isso: "a Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade "(1 Tim 3, 15) Só existe uma Igreja desde o início!

      Excluir
  8. então a igreja católica não pode ser chamada de igreja de Cristo ou cristã
    pois a base da fé cristã é o filho de DEUS ,
    Não podemos aceitar esses falsos ensinamentos, baseado em questões externas e humanas, negando a suficiência do sacrifício de Cristo para a salvação e tornando nula a graça de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio Maciel,
      quem escolheu a lista dos livros do Novo Testamento foi a Igreja Católica;
      quem disse que a Bíblia cristã era a união do Antigo e do Novo Testamento foi a Igreja Católica;
      quem separou a Bíblia em capítulos e versículos foi a Igreja Católica;
      quem deu o nome de Bíblia ao conjunto de seus livros sagrados foi a Igreja Católica;
      quem disse que a Bíblia é a Palavra de Deus foi a Igreja Católica;
      quem definiu em Concílio que Jesus Cristo é Deus foi a Igreja Católica (foi o primeiro dogma da Igreja);
      quem definiu a existência de Três pessoas em um só Deus foi a Igreja Católica;
      Ou seja, tudo o que você prega e diz acreditar quem te disse foi a Igreja Católica.
      E você me diz que ela não é cristã?
      E você me diz que não pode aceitar seus ensinamentos, se acredita na base de fé que ela fez e definiu?

      ESTUDE!
      A Assunção não nega a suficiência do sacrifício de Cristo.
      Pelo contrário, a Assunção de Maria se baseia nela, pois Maria foi elevada ao céu porque seu Filho é Deus e esse Deus que teve seu Corpo ressuscitado não deixaria que a Carne e sangue dele apodrecesse em Maria, pois Ele ressuscitou.

      Maria foi salva pelo Filho como todos nós. Mas Ela foi salva de um modo diferente, pois desde o início da criação foi predestinada para estar unida ao Verbo Divino, que é Jesus.

      Você acredita que Jesus tomou carne e sangue de Maria e nos salvou com esse sangue e afirma que ela é uma qualquer?
      Faz sentido?
      Você acredita que Jesus nos salvou derramando sangue imaculado, sangue que Ele escolheu tirar de Maria e ainda diz que Ela é um nada?
      Você acredita que Jesus não poderia apodrecer no túmulo, pois seu corpo era Santíssimo, mas acha que Maria deveria apodrecer?
      Faz sentido?

      Maria carregou Deus Vivo feito Homem dentro dela e Ela era podre e pecadora?
      Tem lógica?

      A Carne que Deus glorificou em Jesus iria se fazer pó e apodrecer num túmulo? A Bíblia não diz que a carne dele jamais conheceria a corrupção? Como a Carne de Jesus em Maria conheceria?

      Maria é importante por causa do Filho.
      Maria é Santa e Grande aos nossos olhos, pois foi aos olhos de Deus, a Escolhida.
      Maria é amada, pois o Pai, Jesus e o Espírito a amaram e a predestinaram desde o Gênesis 3,15.
      Maria foi salva pelo Filho de um modo singular, mas foi salva.
      Maria é a Mãe de Jesus. Jesus é Deus!
      Isso é Altíssimo! Mistério único! Ninguém foi escolhido para missão igual. Ninguém jamais esteve unido a Deus como Maria! Uma união única!

      Poderia escrever sem parar sobre isso, mas só lhe digo: ESTUDE E NÃO SE DEIXE LEVAR PELOS CLICHÊS E INVENÇÕES DOUTRINAIS APÓS 1500 ANOS DE CRISTIANISMO.
      Há 1500 anos desde o nascimento de Cristo todos sempre acreditaram numa úncia Igreja. Após mais de 1500 anos de Igreja, começaram a surgir igrejas com denominações e doutrinas diferentes.
      Eu fico com a única desde Cristo, a Igreja Católica.

      Excluir
  9. Tenho uma dúvida. Se na Bíblia fala de Enoque, Elias etc...Por quê ela também não cita claramente sobre a assunção de Maria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi no comentário mais acima. Mas só para lembrar:
      A Bíblia cita Elias e Enoque, mas não cita a assunção de Moisés, que fazia parte da tradição judaica e essa tradição é mencionada por Judas, logo, além da Bíblia, os Apóstolos também tinham tradições. Tradições que foram repassadas aos primeiros cristãos e Bispos, todos pertencentes a uma única Igreja: a Igreja Católica.

      Mas Repetindo:

      Nenhum dos Apóstolos narrou este fato:
      1- Porque a pregação cristã era oral. Não havia Bíblia (lista dos livros sagrados definida). A fé era transmitida oralmente. As cartas surgiram diante de contextos diversificados, mas não com intenção de serem Sagrada Escritura. O Evangelho de João nos diz que nem tudo foi escrito.

      2 - A própria Bíblia diz que nem tudo foi escrito nela (João 20,30-31; 21,25; 2 João 1,12; 2 Timóteo 2,2; II Tessalonicenses 2, 14) ). Mas, a Bíblia diz que a Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (I Timóteo 3,15).

      Só uma Igreja foi fundada pelo Senhor, a Igreja Católica, (Mateus 16,18) que disse que o inferno não a venceria, e é guiada pelo Espírito Santo que ensinará tudo (João 14,26) , e é a coluna e sustentáculo da verdade (I Timóteo 3,15).

      3- Quando eles escreviam eles falavam do centro da fé: Cristo. No início da Igreja, era necessário estabelecer e explicar melhor quem era Cristo. Muitos tinham dúvidas sobre Cristo. O interesse por Maria, sua infância, etc, surgiu posteriormente. Maria não é o Centro da fé. Faz parte dela, mas a base é Cristo.

      4- Seria estranho os Apóstolos falarem de Maria apenas e não de Jesus. Maria é importante por ser Mãe de Deus. Mas o valor da sua importância está condicionada a aceitação de Jesus como Deus e isso no início do Cristianismo foi uma batalha doutrinal. A Igreja Católica no ano 300 quem definiu com todas as letras que Cristo é Deus. Até o ano 300 havia cristãos com argumentos os mais diversos possíveis (como hoje no meio protestante).


      Excluir
  10. Quando surgiu o termo "Catolicismo"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo Catolicismo vem da expressão "Igreja Católica". Expressão antiquíssima, já encontrada na Carta de S. Inácio, Bispo de Antioquia (+107 aproximadamente).

      Nos primeiros anos do século II, o Bispo de Antioquia escrevia: "Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da IGREJA CATÓLICA" (Aos Esmlrnenses 8,2).

      Diferente do que ensinam erradamente alguns protestantes, a história mostra, claramente, que o termo "Igreja Católica" não tem origem no fim do século IV, nem foi feito ou foi fundada pelo Imperador Romano Constantino.

      O termo Catolicismo é usado para distinguir esse ramo do Cristianismo, do Protestantismo surgido no século XVI. Ou seja, as igrejas protestantes, essas sim, foram inventadas e fundadas por homens.

      Excluir
    2. Cara se e ta derruba a palavra,vc está simplesmente,dizendo o que vc que entender e não o que a escritura diz,se e MT doido que Deus tem misericórdia de vc,e outra se vc vc estuda mais interpretação de texto.kkkk

      Excluir
    3. Cláudio Eustáquio,
      eu não digo o que "eu" quero entender, mas o que "a Igreja" , fundada por Cristo, que recebeu o ensinamento dos Apóstolos, entende.

      Muito doido é ser protestante, que tem como base a "livre" interpretação da Bíblia, e diz que a minha interpretação (da Igreja) está errada?

      É loucura mesmo. Você joga o seu fundamento de fé protestante (evangélico se quiser chamar assim) fora.

      Quem deve interpretar a Escritura?
      A Igreja! Aquela que vem desde o início e não as seitas inventadas.

      Estudar interpretação? A Interpretar significa dar margem a divergências: Um entende de um jeito, outro de jeito difrente.

      Quem dirá qual a interpretação certa?
      A única Igreja fundada por Cristo detém a verdadeira interpretação dos textos.

      Se vocês protestantes tivesse a verdadeira interpretação, então por que vocês divergem em doutrina?

      - Uns protestantes creem que Jesus é Deus.
      - Outros protestantes creem que Jesus é só Filho de Deus.
      - Outros protestantes creem que Jesus não sentiu dor na morte da cruz e não morreu de verdade.
      - Outros protestantes creem que ele sentiu dor e morreu de verdade.
      - Uns protestantes usam paletó e gravata, e as mulheres saias longas.
      - Outros podem usar qualquer roupa.
      - Uns protestantes não aceitam trasnfusão de sangue, outros aceitam.
      - Uns protesatantes têm Pastoras, outros não aceitam mulheres pastoras.
      - Uns protestantes guardam o sábado.
      - Outros guardam o Domingo ou não observam o sábado com rigor.
      - Uns protestantes batizam crianças, outros só um pouco de água basta para o batismo,o outros exigem uma piscina, etc.

      E a lista é imensa para provar que vocês não sabem interpretar a Bíblia e divergem sobre ela e ainda querem cantar de galo se achando?

      Tira a trave de teu olho primeiro.

      Excluir
  11. Parabéns. Que São Paulo interceda por vc sempre.
    Shalom.

    ResponderExcluir