domingo, 11 de abril de 2021

O que a Bíblia diz sobre a oração pelos mortos? Católico responde!

 Orar pelos mortos é um conceito bíblico. São Paulo rezou por um morto, Onesíforo:

"16. O Senhor conceda sua misericórdia à casa de Onesíforo, que muitas vezes me reconfortou e não se envergonhou das minhas cadeias!

17. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude e me encontrou.

18. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia. Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em Éfeso."

(2Tim 1,16-18)

A própria Bíblia diz que os cristãos se batizavam pelos mortos (I Coríntios 15,29). 

E o que é o Batismo senão uma oração (1Pedro 3, 21) que se faz a Deus pedindo uma boa consciência?

Orar pelos mortos não é só bíblico ( I Cor 15,29; I Jo 5,15; Rom 14,8; I Tes 5,10) como é uma prática anterior ao Cristianismo (II Macabeus 12, 42-46) e que os judeus, ainda hoje, fazem rezando por seus parentes recitando o "Cadish".

Prática feita pelos cristãos por mais de 1500 anos sem que ninguém dissesse algo contra.

Prática que só foi criticada com a Reforma protestante depois de 1500 anos de história de Igreja. 

Há registros históricos dessa prática no Cristianismo desde o ano 200. A Mãe de Santo Agostinho pediu que ele se lembrasse dela diante do altar do Senhor e o próprio Santo Agostinho escreve que essa prática é antiquíssima na Igreja.







Por isso, oremos por todos os fiéis defuntos:


ORAÇÃO DE SANTA GERTRUDES pelas almas do Purgatório

Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.


O que é o Purgatório?


Está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo" (Heb 9,27).

Ou seja, após a morte, cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." (1 Cor  5,10).


- Os Santos são levados pelos anjos para o céu (S. Lucas 16,22).


- Os maus, que cometeram pecados mortais (1 João 5,16), são  levados para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. (S. Marcos 9,43).


- Os bons, que não estão totalmente puros para entrarem no céu (Hebreus 12,14;  Apo 21,27), são salvos passando de alguma maneira pelo fogo (1 Cor 3,15).


Esse fogo é o que chamamos de Purgatório:


" Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. " (Apo 20,5)

Por isso, devemos orar pelos mortos, pois "se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte" (1 S. João 5,16).





LEIA MAIS SOBRE VERSÍCULOS BÍBLICOS SOBRE O  PURGATÓRIO:

https://rezairezairezai.blogspot.com/2020/04/versiculos-biblicos-sobre-o-purgatorio.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário