segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ERVAS, PLANTAS E FLORES NO CRISTIANISMO - BÍBLIA, LENDAS E TRADIÇÕES

A Bíblia cita algumas ervas e especiarias usadas para incenso, óleo, perfume, condimento e medicina:

"Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, e de canela aromática a metade, (...)e de cálamo aromático  (...) E de cássia (...) e de azeite de oliveiras (...). (...) este será o azeite da santa unção."
Êxodo 30,23-25

Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
Provérbios 7,17

O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
Cânticos 4,14

Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
S. Lucas 11,42

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
S. Mateus 23,23

E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.
S. Lucas 17,6



Imagem relacionada



Com o passar do tempo, os cristãos viram na natureza sinais de recordação da história de Jesus ou da Virgem Maria e dos Santos servos de Deus e algumas ervas, plantas ou flores foram associadas a alguma memória ou aspecto da religiosidade.


Imagem relacionada


Manjericão
Consta que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após sua Ressurreição, e por isto nas Igrejas Ortodoxas Gregas benze-se a água com suas folhas e muitos vasos da planta ornamentam os altares.


Resultado de imagem para nossa senhora alecrim

Alecrim
 Nas lendas cristãs diz-se que a Virgem Maria, na fuga para o Egito, descansou junto a um arbusto de alecrim (ou rosmaninho), o que deu à planta um carácter miraculoso.
A associação com a Virgem Maria também pode ser ligada a tradição de decorar casas e igrejas com a erva no natal. 
A lenda mais famosa sobre essa planta é a que as flores do alecrim eram brancas. Elas se tornaram azul após a Virgem Maria colocar seu manto azul sobre um arbusto de alecrim. Acreditava-se que o arbusto não crescia mais que 1 metro, não importando o quão velho, pois ele se recusava a ficar mais alto que Cristo. 


Resultado de imagem para verbena cristo


Verbena 
No início da era cristã, a lenda popular afirmava que Vervain Comum ( V. officinalis ) era usado para estancar as feridas de Jesus após sua remoção da cruz . Foi consequentemente chamado de "Holy Herb" (Santa Erva) ou (eg no País de Gales) "Devil's bane" (Expulsa diabo).


A Palma e ramos de oliveira


Resultado de imagem para ramo de oliveira

No Domingo de Ramos, recorda-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido por seus discípulos e pelo povo com palmas e ramos de oliveira.
No Apocalipse, São João vê os Santos Mártires "trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;"(Apocalipse 7,9).


Resultado de imagem para palmeira palma cristo

A palavra palmeira faz menção à palma da mão, pois as folhas assemelham-se a uma palma aberta. Phoenix provém de phoinix (grego) que, segundo a mitologia, era o nome da ave que renascia das próprias cinzas. De acordo com algumas lendas, era onde a ave fazia seu ninho, mas há estudiosos que acreditam que esta associação se deve à semelhança entre a as folhas da palmeira e as asas abertas de uma ave gigante. 
É possível que a relação entre a palma e os mártires tenha raízes nesta alegoria entre a morte e o renascimento. Os mártires abriram mão de suas vidas terrestres com a crença de uma próxima vida que se daria no céu.




Flor do Maracujá 

A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”.
Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo. Por esse motivo a flor de maracujá também significa “Coração Ferido”.
A simbologia da flor de maracujá foi relacionada da seguinte forma: os três estigmas correspondiam aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representavam as cinco chagas; as gavinhas eram os açoites usados para o martirizar; por fim, no formato da flor era visível a imagem da coroa de espinhos levada por Cristo para o ato de crucificação.

Resultado de imagem para flor do maracujá paixão de cristo


Os tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo. Aliás, a cor roxa é usada nos rituais cristãos durante a Semana Santa. A história conta que no século XVII o Papa Paulo V ficou maravilhado quando recebeu flores de maracujá de presente e que ordenou que fossem cultivadas em Roma. As flores que tinham vindo da América do Sul, foram um sinal para o Papa que o Evangelho era também para ser espalhado no “Novo Mundo”.
No simbolismo religioso, o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar.

Em outras línguas, o maracujá é conhecido como o “fruto da paixão”: passion fruit (em Inglês), fruit de la passion (em Francês), fruta.


Algumas flores associadas à Virgem Maria:



 ESTRELA-DE-BELÉM - Segundo a lenda, a estrela que levou os três reis magos a Belém irrompeu em milhares de fragmentos depois de ter parado em seu destino. Estes brilhantes fragmentos que caíram no chão foram transformados em flores.

 ROSA DO NATAL - Helleborus niger , a rosa de Natal, milagrosamente apareceu quando as asas de um anjo varreram o chão a fim de oferecer um presente para uma menina pobre.

LÍRIO BRANCO - simboliza a pureza da Virgem Santíssima.

BÁLSAMO DE GILIAD -São Bernardo elogiou a Virgem Maria como "a violeta da humildade, o lírio da castidade, a rosa da caridade, o bálsamo de Gileade e o dourado círio do céu".

ROSA CANINA -foi adotada como emblema do amor de Deus por Maria.

MURTA - símbolo da virgindade da Mãe de Deus.

CALÊNDULA - símbolo da glória da Santa Virgem.

Imagem relacionada



JARDINS DE MARIA

 São Fiacre (600-670), padroeiro dos jardineiros, dedicou a sua vida a cuidar de um jardim que rodeia um oratório e um convento que ele construiu e dedicou a Maria. Foi o primeiro jardim de Maria. Jardim de Maria são jardins que cultivam flores e ervas que fazem memória ao culto da Virgem Santa ou de seu Filho Adorado.



Resultado de imagem para saint fiacre

Um comentário:

  1. Muito interessante esse aprendizado sobre as ervas 🌿 eu não sabia disso antes amém

    ResponderExcluir