Há ervas e flores que através dos séculos foram associadas com a Virgem Maria, pode-se dizer que têm raízes que remontam a tempos anteriores a Cristo. Mesmo assim, as ervas, especialmente suas flores, serviram como símbolos de tudo que era puro e santo, como encontrado em Cristo e em sua Virgem Mãe.
Lendas sobre muitas dessas flores são abundantes no folclore cristão.
FLOR ESTRELA-DE-BELÉM
Está relacionado que Ornithogalum arabicum , Estrela de Belém, apareceu pela primeira vez na noite do nascimento de Cristo. Segundo a lenda, a estrela que levou os três reis magos a Belém irrompeu em milhares de fragmentos depois de ter parado em seu destino. Estes brilhantes fragmentos que caíram no chão foram transformados em flores, indicando aos Magos a santidade da área.
A ROSA DO NATAL
Helleborus niger , a rosa de Natal, milagrosamente apareceu quando as asas de um anjo varreram o chão a fim de oferecer um presente para uma menina pobre que chorava porque não tinha nenhum presente para colocar ao lado daqueles trazidos pelos pastores à manjedoura em Belém.
No "simbolismo da natureza" da Igreja, certas plantas, como trigo, uvas, plantas espinhosas e flores em forma de cruz, que recordavam a Última Ceia, o Coroamento de Espinhos, a Crucificação e o Corpo Místico, referiam-se diretamente a Cristo.
No entanto, ervas e flores eram geralmente referidas a Cristo através de sua Mãe, e assim Maria, tipificada como a Noiva Mística de Cristo pelos Padres da Igreja, recebeu os títulos de Rosa Mística, Rosa de Saron, Lírio-do-Vale, e jardim fechado.
Cristãos medievais, em sua busca pela mais exata semelhança de Maria, perceberam que, de todas as criações de Deus, ninguém conseguia distinguir flores representando a beleza de sua santidade, o esplendor de sua glória celestial e a imaculabilidade de sua pureza. Da mesma forma, ervas e flores aromáticas eram insuperáveis ao recordar sua doçura espiritual: ervas calmantes e curativas, sua misericórdia e socorro celestiais; e ervas amargas e amargas, suas tristezas amargas.
Lírio branco
O Venerável Bede (673-735), monge beneditino, historiador e estudioso, escreveu sobre o lírio branco como emblema da Santíssima Virgem; as pétalas brancas simbolizavam a pureza de seu corpo e as anteras de ouro a beleza de sua alma.
Mais tarde, São Bernardo elogiou a Virgem Maria como "a violeta da humildade, o lírio da castidade, a rosa da caridade, o bálsamo de Gileade e o dourado círio do céu".
Bálsamo-de-Gilead (Populus candicans)
Com o tempo, mais e mais ervas e flores, associadas a Maria de várias maneiras, assumiram um significado emblemático e foram adotadas como significando virtudes específicas.
A ROSA CANINA
Entre estes, alguns dos mais importantes foram a rosa ( Rosa canina ), que foi adotada como emblema do amor de Deus por Maria; o lírio branco ( Lilium candidum , Madonna lily), sua pureza; a murta ( Myrtus communis ), sua virgindade; e o calêndula ( Calendula officinalis ), sua glória celestial.
Murta, símbolo da virgindade da Virgem Maria
A calêndula, símbolo da glória da Virgem Maria
Os cristãos, que viram essas ervas e flores como sinais especiais do céu e o desdobramento da vida espiritual, reuniram-nos para a igreja e, finalmente, começaram a colocá-las nos altares. Para ocasiões especiais, eles estavam espalhados por toda a igreja e tecidos em guirlandas e coroas que eram usadas pelos sacerdotes.
À medida que sua importância se intensificou, essas flores e ervas simbólicas foram coletadas e cuidadas nos jardins de algumas igrejas com o propósito de fornecer flores e ervas cortadas para o altar e para as procissões.
Em alguns lugares foram criados pequenos jardins dedicados exclusivamente ao cultivo das plantas simbólicas associadas a Maria, frequentemente plantadas em volta de figuras estatuárias da Virgem Maria ou da Virgem com o Menino. Esses jardins de especialidades, chamados Jardins de Santa Maria, ou Jardins de Maria, permitiram que as pessoas honrassem a Virgem Maria e seu Filho diretamente no jardim, bem como através do uso das flores cortadas dentro da igreja.
Não se sabe exatamente onde ou quando um Jardim de Maria foi plantado pela primeira vez. No entanto, sabe-se que São Fiacre (600-670), padroeiro dos jardineiros, dedicou a sua vida a cuidar de um jardim que rodeia um oratório e um hospício que ele construiu e dedicou a Maria, e talvez tenha sido o seu jardim que serviu como modelo e inspiração para esses jardins.
Inquestionavelmente, muitos desses jardins existiram nos tempos medievais.
A literatura referente ao período da descoberta do Novo Mundo, mostra que os primeiros exploradores e colonizadores não apenas trouxeram muito cedo plantas que eram simbolicamente relacionadas com a Virgem Maria, mas também rapidamente associavam plantas nativas com nomes simbólicos.
Entre estes últimos estão: duas orquídeas terrestres,
Lady's Slipper ( Cypripedium spp. )
Sapatos da Senhora
E Lady's Tresses ( Spiranthes spp. );
Tranças da Senhora
Pinos de Madonna ( gerânio maculatum , gerânio selvagem);
Bata da Senhora ( Cardamine pratensis , agrião-dos-prados);
Manto de Nossa Senhora ( Ipomoea spp. , Glória da manhã);
e os medalhões de Nossa Senhora ( Polygonatum spp. , selo de Salomão).
Entre estes últimos estão: duas orquídeas terrestres,
Lady's Slipper ( Cypripedium spp. )
Sapatos da Senhora
E Lady's Tresses ( Spiranthes spp. );
Tranças da Senhora
Pinos de Madonna ( gerânio maculatum , gerânio selvagem);
Bata da Senhora ( Cardamine pratensis , agrião-dos-prados);
Manto de Nossa Senhora ( Ipomoea spp. , Glória da manhã);
e os medalhões de Nossa Senhora ( Polygonatum spp. , selo de Salomão).
Embora o simbolismo de flores no Novo Mundo tenha existido desde os dias de sua descoberta e colonização, não há, ironicamente, nenhuma evidência real de um Jardim de Maria em qualquer lugar das Américas até tempos bem recentes.
Pesquisas nos últimos 30 anos sobre o folclore, flora, arte e jardins da Inglaterra medieval e renascentista, Irlanda, França, Alemanha, Países Baixos, Itália, Espanha e América Latina produziram uma lista de mais de 1000 ervas, flores, arbustos e nomes de árvores que são simbólicos de Maria. É interessante notar que muitos desses nomes simbólicos foram encontrados pela primeira vez mencionados nas obras de botânicos e ilustradores da Renascença que aprenderam sobre os nomes populares comuns ou simbólicos dessas plantas das pessoas comuns que encontraram em seu trabalho no campo. Nomes comuns de flora regional que tinham sido usados pelo povo comum por centenas de anos foram historicamente registrados. Embora esta extensa lista, ainda em elaboração, ainda não esteja disponível ao público em geral.
Um pequeno Mary Garden, como parte de qualquer jardim, erva ou outro, certamente enriqueceria não apenas o jardim e o jardineiro, mas também os visitantes do jardim. Todas as ervas e flores evocam um certo fascínio em todos os que passam, mas ervas e flores que têm associações simbólicas especiais com a Virgem Maria adicionam um toque extra de admirar que lembra-nos todos do Criador, e que pode fazer o jardim verdadeiramente um " paradisi "ou" jardim do paraíso ".
Outras ervas e flores dedicadas à Virgem Maria:
Erva de Santa Maria ou Mastruz
Lágrimas de Nossa Senhora
( OBS: Se você, Vistiante, souber de mais alguma, acrescente nos comentários).
https://www.udayton.edu/imri/mary/h/herbs-and-flowers-of-the-virgin-mary.php/
Maravilhoso lírio branco ,emblema de santíssima virgem,como faço para obter uma muda ,desta raridade .grata .
ResponderExcluirCreio que em floriculturas você deve achar.
ExcluirAmei esses significado não conhecia... wandho vecê é ilminado Deus te Abençoê!
ResponderExcluirAmém! Deus abençoe e ilumine sempre a todos nós! Obrigado por compartilhar.
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