domingo, 23 de dezembro de 2018

A PARTEIRA DE JESUS CRISTO: SANTA SALOMÉ







Resultado de imagem para santa maria salomé


Alguns consideram que Santa Maria Salomé tenha sido tia de Jesus.   Ela também é identificada com a parteira de Nossa Senhora descrita no Protoevangelho de Tiago; embora São Jerônimo em sua obra Da Virgindade Perpétua de Maria, critique bastante esta ideia de Maria ter achado uma parteira em cima da hora.

 Ela foi mãe de dois dos doze apóstolos: Do Apóstolo Tiago, o Maior e João, o Evangelista ( Mt 20,20); e foi também a mulher de Zebedeu ( Mt 27,55-56).

Maria Salomé esteve presente aos pés da Cruz, junto com a tia de Jesus, Maria de Cléofas, e Maria Madalena (Mc 16,1-6).  

O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.



Resultado de imagem para santa maria salomé




A lenda diz que, após a ressurreição de Cristo, ela foi para Veroli, Itália, e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova .


Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando  a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços.


 Ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu.


Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria.



Resultado de imagem para santa maria salomé


Imagem da Basílica de Santa Maria Salomé, em Veroli, Itália.



É padroeira da Veroli, na Itália.



Sua festa é celebrada no dia 22 de Outubro





O trecho abaixo é retirado do Evangelho apócrifo de São Tiago ou O Proto-Evangelho de Tiago, também conhecido como Evangelho de Tiago e Evangelho da Infância de Tiago. Muitos estudiosos consideram o seu texto muito remoto, anterior mesmo aos Evangelhos Canônicos ou até a base deles. 

E é uma prova de que a crença na virgindade perpétua de Maria é muito antiga e não é uma "invenção" dos católicos como dizem os protestantes "evangélicos".

Trecho do Proto-Evangelho de Tiago:

XIX
1. Então a mulher que descia a montanha me perguntou: ¨Onde vais?¨ Respondi: ¨Procuro por uma parteira hebréia¨. Ela disse: ¨Sois de Israel?¨ Respondi: ¨Sim¨. Então ela disse: ¨Quem está dando à luz na caverna?¨ Disse-lhe: ¨Minha esposa¨. Ela replicou: ¨Mas não é tua mulher?¨ Respondi-lhe: ¨É Maria: aquela que foi criada no Templo do Senhor. De fato, foi-me dada por mulher, mas não o é, e agora concebe por obra do Espírito Santo¨. Disse a parteira: ¨Isso é verdade?¨ José respondeu: ¨Vinde e vede¨. Então a parteira foi com ele.



Resultado de imagem para saint mary salome midwife


2. Chegando à caverna, pararam, pois estava coberta por uma nuvem luminosa. Disse a parteira: ¨Minha alma foi agraciada pois meus olhos viram coisas incríveis e a salvação para Israel nasceu!¨ Então a nuvem saiu da caverna e de dentro brilhou uma forte luz, de forma que nossos olhos não conseguiam ficar abertos.

 E [a luz] começou a diminuir e viu-se que o menino mamava no peito de sua mãe, Maria. E a parteira gritou: ¨Hoje é meu grande dia! Vi com os meus olhos um novo milagre¨.

3. E, saindo da gruta, veio ao seu encontro Salomé. Disse a parteira: ¨Salomé, Salomé! Preciso contar-lhe uma maravilha jamais vista: uma virgem deu à luz. Como sabes, isso é impossível para a natureza humana¨. Respondeu-lhe Salomé: ¨Pelo Senhor, meu Deus, não acreditarei enquanto não puder tocar os meus dedos em sua natureza para examinar-lhe¨.


Imagem relacionada





XX
1. Então a parteira entrou [na caverna] e disse a Maria: ¨Prepara-te porque existe uma dúvida sobre ti entre nós¨. E Salomé pôs seu dedo na natureza [de Maria] e soltou um grande grito: ¨Ai de mim! Minha malícia e incredulidade são culpadas! Eis que minha mão foi carbonizada e desprendeu-se do meu corpo por tentar ao Deus vivo!¨


Resultado de imagem para saint mary salome midwife


2. E, se ajoelhando diante de Deus, pediu: ¨Ó Deus de nossos pais: recorda-te de mim, pois sou descendente de Abraão, Isaac e Jacó! Não me tornes exemplo para os filhos de Israel! Cura-me para que possa continuar a me dedicar aos pobres, pois bem sabes, Senhor, que curava em teu Nome e recebia diretamente de Ti o meu salário¨.
3. Então um anjo do céu apareceu-lhe e disse: ¨Salomé, Salomé! Deus te ouviu! Toque o menino e terás alegria e prazer¨.



4. E Salomé se aproximou e pegou o menino. E disse: ¨Adoro-te porque nasceste para ser o Grandioso Rei de Israel¨. Sentiu-se, então, curada e pode sair em paz da caverna. E ouviu-se uma voz que dizia: ¨Salomé, Salomé! Não digas a ninguém as maravilhas que presenciaste até que o menino vá para Jerusalém¨.


Resultado de imagem para saint mary salome midwife



8 comentários:

  1. Estou encantada com a história de santa salome,eu nao sou santa mas meu nome é Salomé

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a história dessa Santa. Muito linda!
    É preciso ter fé para vislumbrar tanta riqueza.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhado com complementos do nascimento do Filho de Deus, principalmente Salomé.
    Deus nossa salvação.

    ResponderExcluir
  4. Encantado com tantos dados e novas passagens bíblicas que não conhecia ,principalmente Salomé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São passagens do Evangelho apócrifo. Não são lidos na Missa. A Igreja não proíbe quem acredita, mas não é nossa Bíblia oficial.

      Excluir
    2. Evangelho apócrifo de São Tiago ou O Proto-Evangelho de Tiago, também conhecido como Evangelho de Tiago e Evangelho da Infância de Tiago. Muitos estudiosos consideram o seu texto muito remoto, anterior mesmo aos Evangelhos Canônicos ou até a base deles.

      Excluir