sábado, 10 de novembro de 2018

MEDITAÇÃO MELHORA A SAÚDE- MEDITAÇÃO CATÓLICA - COMO FAZER

A meditação melhora o raciocínio e a memória; aumenta a concentração e o foco; elimina a insegurança, a angustia e a depressão; ativa a capacidade produtiva, lucidez e serenidade.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, na meditação podemos usar as Sagradas Escrituras, especialmente o Evangelho, as imagens sacras, as leituras bíblicas lidas na Missa, os escritos dos Santos e Santas, como também a natureza. Também podemos meditar nos fatos do cotidiano.

Na fé Católica, o domingo, além de ser o dia de ir à missa, fazer um lazer e conviver com a família, também é o  melhor dia para se dedicar à reflexão, ao silêncio e meditação, que favorecem o crescimento da vida interior cristã.


Resultado de imagem para meditação católica



PARA MEDITAR

Não existe uma posição específica para a meditação cristã católica. O fiel pode ficar sentado, ajoelhado, deitado ou em pé, conforme se sinta mais a vontade. Pode colocar alguma música de um canto gregoriano ou uma melodia relaxante, acender velas em seu altar com uma Cruz ou alguma imagem de Nossa Senhora, ou de seu Santo ou Santa favorito ou apenas meditar olhando a Bíblia aberta, com seu terço.

Pode aspergir o ambiente com água benta para iniciar sua meditação, como também queimar incenso e meditar enquanto a fumaça do incenso sobe ao céu, pensando na sua oração indo até Deus.

Não existem regras na meditação. O fiel pode imaginar anjos junto de si ou Nossa Senhora descendo do céu, andando por toda sua casa e abençoando cada um de sua família, etc. 

O fiel pode esoclher um versículo bíblico que achou bonito e repeti-lo várias vezes pensando no poder dessas palavras e mentalizando o cumprimento dela.

COMO EU MEDITO

Faço vários exercícios de meditação. Se fosse escrever todos não conseguiria parar.

1- Deito no chão com os braços estendidos em forma de cruz, como se faz numa ordenação religiosa e medito na minha entrega a Deus e que sou nada, e devo ser humilde e fiel, que sou terra e à terra voltarei.

2- Às vezes fico apenas sentado numa cadeira, depois de rezar, fecho os olhos e fico sem pensar em nada ou falando mentalemente com Deus ou apenas respirando. Respiro dez vezes, profundamente, soltando devagar, e deixo que meu corpo faça o que quiser, erguendo as mãos, colocando-as em posição de rezar junto ao peito, acima da cabeça, etc.



Resultado de imagem para meditação católica



3- Em pé, costumo respirar profundamente fazendo gestos sempre que solto o ar lentamente. Inspiro fechando os braços em posição de rezar e solto o ar baixando os braços meditando em Nossa Senhora das Graças derramando graças sobre mim e o mundo.

Outras vezes, ergo os braços acima da cabeça fechando as mãos em posição e prece e solto o ar baixando o braço. Há momentos em que fico na posição de cruz, com os braços abertos, meditando como Moisés, evitando baixar os braços para suplicar alguma graça, como ele durante a guerra do povo no deserto.

4- Muitas vezes, acendo velas e medito no fogo, no fogo do Espírito Santo. 

5- Ou queimo incenso e imagino a fumaça subindo levando meus pedidos e anjos ao meu redor ou recebendo minhas preces.

6- Costumo fazer círculo com cinzas de fogueira de São João abençoadas ou com sal bento para meditar que somos pó e para pedir proteção. 

7- Também medito ajoelhado, em penitência, oferecendo a dor e o cansaço e tentando manter a posição o maior tempo possível como forma de oração, respeirando profundamente.



Resultado de imagem para meditação católica freira


8- Uso o Rosário como forma de meditação preferida. A repetição das orações me faz esquecer os problemas, visualizo a vida de Jesus e Maria, peço por minhas necessidades e no fim minha mente está com a sensação de quem passou por um ar condicionado bem frio, uma sensação de refrigério, paz, calma.

9- Recito ladainhas e escolho uma jaculatória para meditar. Gosto de pensar na jaculatória "Jesus e Maria, eu vos amo, salvai almas!".

10 - Às vezes, medito olhando a natureza. Durante à noite, olho as estrelas e a lua, principalmente se é cheia, e medito nos versículos bíblicos sobre Nossa Senhora ter a lua aos pés e a cabeça coroada com estrelas.

Meditar limpa a mente, me equilibra, me pacifica. Basta respirar profundamente e já é um bom começo.



Resultado de imagem para altar catolico vela rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário