segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ANÁLISE BIBLICA DA "SALVE RAINHA": DOÇURA




Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve.
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre,
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria
V.: Rogai por nós Santa Mãe de Deus
R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.




DOÇURA
 

O amor de Maria é doce, pois o próprio Deus quis ser amado por ela, por isso lembramos o Cântico dos cânticos:
 
"Quão doce é o teu amor, minha irmã, noiva minha! quanto melhor é o teu amor do que o vinho! e o aroma dos teus ungüentos do que o de toda sorte de especiarias!"
(Cant 4,10)

De Maria veio a Vida, que é Jesus, por isso lembramos o texto do livro dos Juízes ao falar do favo de Sansão:

 


"Sansão desceu com seu pai e sua mãe à cidade de Tamna. Quando chegaram às vinhas da cidade, apareceu de repente um leão rugindo que se arremeteu contra ele. O espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele despedaçou o leão como se fosse um cabrito, sem ter coisa alguma na mão . (...)

Alguns dias depois, retornando à cidade, "Sansão afastou-se do caminho para ver o cadáver do leão. Mas eis que na boca do animal estava um enxame de abelhas e um favo de mel. (...) Tomou o mel nas mãos e ia comendo-o pelo caminho; e, tendo alcançado os seus pais, deu-lhes, também, do mel" (Jz 14, 5-6. 8-9).

   Tendo o favo de mel sido extraído do cadáver de um leão,vemos um sinal de Maria nascida no meio da humanidade pecadora, isenta do pecado, para gerar o Mel da Vida, Jesus, nossa salvação.


Maria foi a abelha trabalhadora que nos deu o Mel da salvação, o Cristo. 


Maria é nossa doçura, pois é Mãe amorosa que medita a Palavra do senhor em seu coração (Lc 2,19) e nos exorta com palavras suaves a seguir seu Divino Filho (Jo 2, 5), pois:



 "Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo."

(Pr 16,24)


 

" O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo."(Pr 27,9)


È sempre doce ouvir o conselho materno de Maria para nós, pois "sua voz é doce e seu semblante formoso" (Cant 2,14)



No livro do Eclesiástico 24, 12-31, ao falar da Sabedoria Divina, também vemos uma alusão a Maria, que " é mais doce que o mel" (Eclo 24,27) e a "Mãe do puro Amor" (Eclo 24,24), Jesus:




"Então a voz do Criador do universo deu-me suas ordens, e aquele que me criou repousou sob minha tenda.
13.E disse-me: Habita em Jacó, possui tua herança em Israel, estende tuas raízes entre os eleitos.
14.Desde o início, antes de todos os séculos, ele me criou, e não deixarei de existir até o fim dos séculos; e exerci as minhas funções diante dele na casa santa.
15.Assim fui firmada em Sião; repousei na cidade santa, e em Jerusalém está a sede do meu poder.
16.Lancei raízes no meio de um povo glorioso, cuja herança está na partilha de meu Deus; e fixei minha morada na assembléia dos santos.
17.Elevei-me como o cedro do Líbano, como o cipreste do monte Sião;
18.cresci como a palmeira de Cades, como as roseiras de Jericó.
19.Elevei-me como uma formosa oliveira nos campos, como um plátano no caminho à beira das águas.
20.Exalo um perfume de canela e de bálsamo odorífero, um perfume como de mirra escolhida;
21.como o estoraque, o gálbano, o ônix e a mirra, como a gota de incenso que cai por si própria, perfumei minha morada. Meu perfume é como o de um bálsamo sem mistura.
22.Estendi meus galhos como um terebinto, meus ramos são de honra e de graça.
23.Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância.
24.Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança,
25.em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude.
26.Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos;
27.pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel.
28.A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos.
29.Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede.
30.Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão.
31.Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna.

Maria sempre agiu com doçura, quando recebeu o anúncio do nascimento do Senhor (Lc 1,38), quando ouvia tudo e guardava em seu coração (Lc 2,19.51), até mesmo no modo de pedir algo ao Filho (Jo 2, 3) e principalmente estando aos pés da cruz (Jo 19,26), sem desespero, triste, mas confiante, e com doçura ouviu o Filho preocupar-se com Ela entregando-a a João.







Nenhum comentário:

Postar um comentário