- Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
- vida, doçura, esperança nossa, salve.
- A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
- A vós suspiramos, gemendo e chorando
- neste vale de lágrimas.
- Eia, pois, advogada nossa,
- esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
- e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
- bendito fruto do vosso ventre,
- Ó clemente, ó piedosa,
- ó doce sempre Virgem Maria
- V.: Rogai por nós Santa Mãe de Deus
- R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
DOÇURA
O amor de Maria é doce, pois o próprio Deus quis ser amado por ela, por isso lembramos o Cântico dos cânticos:
"Quão doce é o teu amor, minha irmã, noiva minha! quanto melhor é o teu amor do que o vinho! e o aroma dos teus ungüentos do que o de toda sorte de especiarias!"
(Cant 4,10)
De Maria veio a Vida, que é Jesus, por isso lembramos o texto do livro dos Juízes ao falar do favo de Sansão:
"Sansão desceu com seu pai e sua mãe à cidade de Tamna. Quando chegaram às vinhas da cidade, apareceu de repente um leão rugindo que se arremeteu contra ele. O espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e ele despedaçou o leão como se fosse um cabrito, sem ter coisa alguma na mão . (...)
Alguns dias depois, retornando à cidade, "Sansão afastou-se do caminho para ver o cadáver do leão. Mas eis que na boca do animal estava um enxame de abelhas e um favo de mel. (...) Tomou o mel nas mãos e ia comendo-o pelo caminho; e, tendo alcançado os seus pais, deu-lhes, também, do mel" (Jz 14, 5-6. 8-9).
Tendo o favo de mel sido extraído do cadáver de um leão,vemos um sinal de Maria nascida no meio da humanidade pecadora, isenta do pecado, para gerar o Mel da Vida, Jesus, nossa salvação.
Maria foi a abelha trabalhadora que nos deu o Mel da salvação, o Cristo.
Maria é nossa doçura, pois é Mãe amorosa que medita a Palavra do senhor em seu coração (Lc 2,19) e nos exorta com palavras suaves a seguir seu Divino Filho (Jo 2, 5), pois:
"Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo."
(Pr 16,24)
" O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo."(Pr 27,9)
È sempre doce ouvir o conselho materno de Maria para nós, pois "sua voz é doce e seu semblante formoso" (Cant 2,14)
No livro do Eclesiástico 24, 12-31, ao falar da Sabedoria Divina, também vemos uma alusão a Maria, que " é mais doce que o mel" (Eclo 24,27) e a "Mãe do puro Amor" (Eclo 24,24), Jesus:
"Então a voz do Criador do universo deu-me suas ordens, e aquele que me criou repousou sob minha tenda. 13. E disse-me: Habita em Jacó, possui tua herança em Israel, estende tuas raízes entre os eleitos. 14. Desde o início, antes de todos os séculos, ele me criou, e não deixarei de existir até o fim dos séculos; e exerci as minhas funções diante dele na casa santa. 15. Assim fui firmada em Sião; repousei na cidade santa, e em Jerusalém está a sede do meu poder. 16. Lancei raízes no meio de um povo glorioso, cuja herança está na partilha de meu Deus; e fixei minha morada na assembléia dos santos. 17. Elevei-me como o cedro do Líbano, como o cipreste do monte Sião; 18. cresci como a palmeira de Cades, como as roseiras de Jericó. 19. Elevei-me como uma formosa oliveira nos campos, como um plátano no caminho à beira das águas. 20. Exalo um perfume de canela e de bálsamo odorífero, um perfume como de mirra escolhida; 21. como o estoraque, o gálbano, o ônix e a mirra, como a gota de incenso que cai por si própria, perfumei minha morada. Meu perfume é como o de um bálsamo sem mistura. 22. Estendi meus galhos como um terebinto, meus ramos são de honra e de graça. 23. Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância. 24. Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança, 25. em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. 26. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos; 27. pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel. 28. A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos. 29. Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede. 30. Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão. 31. Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário