domingo, 15 de maio de 2011

SANTOS E DEMÔNIOS - A LUTA E EXEMPLO DOS SANTOS DE COMO VENCER OS MAUS ESPÍRITOS


ALGUMAS OPINIÕES E EXEMPLOS DE COMO OS SANTOS LUTAVAM COM OS ESPÍRITOS MALIGNOS:






SÃO FRANCISCO:

Estando uma vez S. Francisco em oração no convento da Porciúncula, viu, por divina revelação, todo o convento cercado e assediado pelos demônios, como se fosse por um grande exército.

Mas nenhum podia, aliás, entrar dentro do convento; porque aqueles frades eram de tanta santidade, que os demônios não tinham meios de entrar neles.

Mas, perseverando todavia assim, um dia um daqueles frades se escandalizou com um outro, e pensava no seu coração como poderia acusá-lo e vingar-se dele.

 
Pelo que, continuando ele com este mau pensamento, o demônio, achando a porta aberta, entrou no convento e montou no pescoço daquele frade. (...)

Pelo que atemorizado, por se ver assim compreendido pelo santo pai, descobriu todo o veneno e rancor, e reconheceu sua culpa e pediu-lhe humildemente a penitência com misericórdia, e isto feito, absolvido que foi do pecado e recebendo a penitência, imediatamente diante de S. Francisco o demônio se foi; e o frade assim livre das mãos da cruel besta, pela bondade do bom pastor, agradeceu a Deus: e, voltando corrigido e ensinado ao redil do santo pastor, viveu depois em grande santidade.










SANTA VERÔNICA GIULIANI :

Escutei uma voz que dava medo e senti um empurrão que me fez cair no chão.

O demonio me dizia: "Maldita, maldita! O que pensa em fazer? Eu vim para tirar a vida dela", mas eu ri destas suas palavras.

Mentiroso tu sei! Ele não pode tirar a vida, nem fazer nada, sem a vontade de Deus e eu estava firme sempre no querer de Deus.

 Com atos de humilhações internas, aceitava tudo, na penitência das minhas culpas; agradecia a Jesus; agradecia a Maria; davo muitas benedições a Deus; e o suplicava que colocasse a sua mão na minha cabeça, porque eu não o ofendesse nunca. Oh Deus! Que grande tentação e batalha foi esta! Mas, por amor de Deus, o tudo é pouco. Não digo mais nada. Contei isto, para contrariar o inimigo. Laus Deo [III,513-517].








 
 
SANTO ANTÃO:
 
“Quem és tu que me falas assim?”, perguntou-lhe Antão.
 
Apressou-sse o outro a replicar com a voz lastimosa: “Sou o amante da fornicação. Minha misão é espreitar a juventude e seduzi-la; chamam-me o espírito de fornicação. A quantos eu enganei, decididos que estavam a cuidar de seus sentidos! A quantas pessoas castas seduzi com minhas lisonjas! Eu sou aquele por cuja causa o profeta censura os decaídos: “Foram enganados pelos espírito da fornicação” (Os 4,12). Sim, fui eu que os levei à queda. Fui eu que tanto te molestei e tão a miúdo fui vencido por ti”.
 
Antão deu, pois, graças ao Senhor e armando-se de coragem contra ele, disse: “És então inteiramente desprezível; és negro em tua alma e tão débil como um menino. Doravante já não me causas nenhuma preocupação, porque o Senhor está comigo e me auxilia: verei a derrota de meus adversários” (Sl 117, 7).



Ouvindo isto, o diabo  negro desapareceu imediatamente, inclinando-se a tais palavras e temendo acercar-se do homem.







SANTA TEREZA DE ÁVILA:

 
Não compreendo o medo dos que gritam: “demônio! demônio!“ deviam era gritar: “Deus! Deus!” e assim encher o inferno de pavor.

 
Não sabemos que os demônios não podem nem mover-se sem a permissão de Deus?

Então para que é que são os vãos temores?

Quanto a mim os indivíduos apavorados pelo diabo fazem-me mais medo que o próprio diabo, pois este não me pode fazer nada enquanto os outros principalmente se trata de maus confessores enchem a alma de inquietação.

(...)

 
Se o Senhor é tão poderoso como eu sei e como eu vejo; se os demônios não passam de escravos, e isso a minha fé não me permite duvidar, que mal me podem eles fazer se eu sou a servidora desse Senhor e Rei?

Então porque é que não me hei - de sentir suficientemente forte para enfrentar o inferno inteiro?


O Mestre soberano de todas as coisas deu-me sobre eles uma tal soberania que hoje, já não me metem mais medo do que as moscas. São de tal forma covardes que, quando se vêem desprezados, perdem a coragem.
(...)

Só atacam frontalmente os que vêem que se lhes rendem facilmente, ou então quando o Senhor permite a fim de que, com as lutas perseguições, os seus servidores ganhem méritos.

Agrada a Sua Majestade, que só tenhamos medo daquilo que convém ter medo, tendo presente que um só pecado venial nos prejudica mais do que o inferno inteiro; essa é que é a verdadeira realidade.







SANTA TEREZINHA:
 
- Sem dúvida, este sonho nada tem de extraordinário, acredito, no entanto, que o Bom Deus permitiu que guarde sua lembrança, a fim de me provar que uma alma em estado de graça nada deve temer dos demônios, que são uns poltrões, capazes de fugir diante do olhar de uma criança...





 
REFERÊNCIAS:
 
http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2007/05/02/os-combates-entre-santo-antao-e-o-demonio/

http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20P%C3%A1gina/Escritos%20de%20Padre%20Gabriele%20amorth/Medo%20do%20diabo%20respode%20Santa%20Tereza%20de%20Avila.htm




http://digilander.libero.it/monast/purga/porto/visioni.htm

















Nenhum comentário:

Postar um comentário