domingo, 27 de agosto de 2023

6 MOTIVOS POR QUE SER EVANGÉLICO É DAR UM PASSO PARA SER JUDEU, ATEU, PAGÃO OU ISLÂMICO

 Acho interessante como o processo de doutrinação evangélica favorece ideias nada cristãs:






1- odeiam ou desprezam elementos centrais, básicos ou  essenciais no Cristianismo: a Eucaristia , a Virgem Maria, os sacramentos...

Os relatos bíblicos mostram que o culto cristão gira em torno da Eucaristia.

Ao desprezarem a Virgem Mãe, desprezam a encarnação, Deus que se faz homem, o lado humano de Cristo e desprezam até a grandiosidade da divindade de Jesus, pois Maria é enaltecida por ser Mãe de JESUS  QUE É DEUS!

Os sacramentos também sempre foram parte importante no Cristianismo. 

O batismo, a Eucaristia , a imposição das mãos, a unção dos enfermos, tudo no meio evangélico é relativizado, sem muita importância, sem o respeito reconhecido ao Sagrado.






2- Como os evangélicos são um movimento recente, nascido no Neoliberalismo, incorporaram ideias capitalistas:

- teologia da prosperidade, valorizam o poder, sucesso, dinheiro, prosperidade.

- não há pregações ressaltando o valor do Cristo nascido pobre, das obras de caridade, da partilha, da luta comunitária.

- prevalece as ideias capitalistas de individualismo, competitividade ( sempre disputando com outras religiões), egoísmo ( meu deus, salvação individual, as obras não salvam).

- a ideia de individualismo favorece a falta de referência na liderança do movimento o que permite a criação  de doutrinas políticas puramente econômicas: apoio ao uso de armas, destruição de cultura indígena para apropriação das terras, etc.





3- Por não terem uma História desde a origem do Cristianismo, eles  não  têm símbolos próprios.

- É fácil acharmos bandeira de Israel , menorá ou a apropriação de outros símbolos judaicos por esse meio.  Por falta de História, eles não percebem que a Lei de Cristo não é a Lei de Moisés.

- Odeiam qualquer Imagem ou símbolos historicamente  cristãos, como até mesmo a Cruz, mas usam o leão, a formiga, ou se apropriam de símbolos judaicos para se afirmarem como religião bíblica. Não percebem que Cristianismo não é judaísmo.






4- Por não serem educados a terem piedade ou respeito pelo Sagrado, pois nada é sagrado para eles: igreja é só lugar, Bíblia é riscada e suja, não têm imagens,etc., desprezam qualquer símbolo e lugar religioso de outras culturas, mesmo históricos.

- por isso é comum não terem apreço pela cultura brasileira.

- não têm apreço pela História, lugares históricos, objetos, pois tudo é descartável.





5- A adoração à Bíblia faz como que se identifiquem mais com o Antigo Testamento.

- é comum menção a personagens e textos do antigo Testamento nesse meio. Daí , o apreço a símbolos judaicos.

- é comum vermos evangélicos judeus, ou que até se convertam ao judaísmo ou islamismo, pois a doutrina deles de ódio a imagens, desprezo a Mãe Maria, faz com que essas religiões sejam mais próximas do extremismo evangélico.







6- Ao mesmo tempo, o fanatismo evangélico (não a doutrina  ou a fé deles, mas o extremismo deles) faz com que muitos, depois de um certo tempo, virem ateus ou " sem igreja" ou os da "igreja sou eu" ou " sou só cristão, não tenho igreja".

- a crença numa Bíblia ( para eles: literalmente palavra de um deus) e a falta de compreensão metafórica do texto literário bíblico, leva alguns a se afastarem da fé, pois ao estudarem e serem confrontados com verdades científicas alguns perdem ou relativizam a fé. 

- Isso somado à doutrina de que as outras religiões são de "deuses falsos" é a equação perfeita para acreditarem ou desejarem nenhuma outra religião, depois de se decepcionarem. 


A piedade a tudo o que é sagrado é tão destruída , que não enxergam beleza em outras religiões.


Por isso, é comum tantos ateus surgirem do meio protestante.

Ou o pior: tantos ateus sem respeito, pois  problema não é se tornarem ateus, mas é terem aprendido a desrespeitar a religião dos outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário