segunda-feira, 26 de junho de 2023

A BÍBLIA CRISTÃ FOI FEITA POR CATÓLICOS

 

Índice:


1-     FOI  UM BISPO CATÓLICO QUEM DEU O  NOME BÍBLIA.

2-    FOI UM PADRE CATÓLICO QUEM DIVIDIU A BÍBLIA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS

3- SÓ EXISTIA IGREJA CATÓLICA. NÃO EXISTIA IGREJA EVANGÉLICA OU PROTESTANTE.

4- FORAM OS CRISTÃOS ( CATÓLICOS) QUE FIZERAM A BÍBLIA CRISTÃ ENTRE 393-397 D.C.

5-A AUTORIDADE PARA DECIDIR QUAIS LIVROS FAZEM PARTE DO ANTIGO TESTAMENTO É DA IGREJA.  NÃO DOS JUDEUS.


6- ANTES DA BÍBLIA VEIO A IGREJA, SUA TRADIÇÃO ORAL, A DOUTRINA:





1- O NOME BÍBLIA FOI DADO POR UM BISPO CATÓLICO

São João Crisóstomo (349-407), patriarca de Constantinopla, foi quem, no século IV d.C., primeiro utilizou a palavra “bíblia” para designar as Sagradas Escrituras.





2- QUEM DIVIDIU A BÍBLIA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS FOI UM PADRE CATÓLICO


A divisão da Bíblia em capítulos, foi feita pelo clérigo inglês Stephen Langton no século XIII em 1227. A organização foi feita a partir da Vulgata - versão latina da Bíblia - e posteriormente Lagnton capitulou as versões da Bíblia em hebraico e grego.






3- NÃO EXISTIA IGREJA EVANGÉLICA OU PROTESTANTE .

Quando os cristãos decidiram em diversos Concílios os livros que fariam parte do Novo e do Antigo Testamento só existiam católicos ortodoxos e romanos.

A Igrejas protestantes só surgiram, mais ou menos, depois de 1500 anos . 

E a Igreja Evangélica ou os neopentecostais só surgiram, mais ou menos,  depois de 1900.






4- FORAM NOS ANOS DE 393-397 QUE OS CRISTÃOS ( CATÓLICOS) FIZERAM A BÍBLIA CRISTÃ


O Concílio ( reunião  de bispos católicos) Reginonal de Hipona (393) foi a primeira iniciativa de se oficializar uma lista de livros sagrados. No entanto por ser um Concílio Regional só tinha o poder de obrigar as paróquias de Hipona (África).

Foi somente no Concílio Geral de Cartago (397) ( reunião de Bispos católicos) que a Igreja Católica então definiu o Cânon Bíblico para todos os cristãos. É nesta ocasião que nasceu a Bíblia.


5-PARA OS CRISTÃOS, A AUTORIDADE PARA DECIDIR QUAIS LIVROS FAZEM PARTE DO ANTIGO TESTAMENTO É DA IGREJA. NÃO DOS JUDEUS.


A igreja cristã ( sempre Católica) escolheu a tradução grega do Antigo Testamento hebraico, a Bíblia dos judeus, também chamada de TRADUÇÃO DOS SETENTA ou tradução Alexandrina.

Foi a tradição apostólica que levou a Igreja a decidir o Antigo Testamento.

Se o Novo Testamento foi escrito em grego é porque os cristãos usavam o Antigo Testamento em grego, a Tradução dos Setenta.


O Cânon Católico – Adota a Bíblia hebraica juntamente com os sete livros acrescentado na tradução grega. Os protocanônicos e deuterocanônicos (Tobias e Judite, Daniel e Ester (parte), Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, Jeremias).


Os judeus – adotam só a Bíblia hebraica (Protocanônicos) e não aceitam os livros deuterocanônicos, assim como não aceitam os livros do Novo Testamento. Ou seja, não podemos nos basear na decisão de quem não crê em Cristo, nem possui o Espírito Santo como guia.


E a Bíblia nos diz que é a Igreja quem tem autoridade para decidir sobre seus livros sagrados:


"Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;  E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. ( falando dos judeus).Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará."

2 Coríntios 3,14-16


que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

1 Timóteo 3,15


"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."

2 Pedro 1,20


"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu."

S. Mateus 18,18


"E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."

S. Mateus 16,19


"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano."

S. Mateus 18,17


6- ANTES DA BÍBLIA VEIO A IGREJA, SUA TRADIÇÃO ORAL, A DOUTRINA:


De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

E perseveravam na doutrina dos apóstolos (não existia, nem se fala em Bíblia), e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Atos 2:41,42


E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. Atos 5:42


Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós. 2 Timóteo 1:14



Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. 1 Timóteo 4:6



Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

Colossenses 1,23



Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Tito 1:9


Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 1 Timóteo 6:3








Nenhum comentário:

Postar um comentário