domingo, 25 de junho de 2023

AS FLORES E FRUTOS NA BÍBLIA E NO CRISTIANISMO

 FLORES E FRUTOS:

1 - ROSA

2 - FLORES 

3 - LÍRIO

4 -  PALMA OU RAMOS

5 - ROMà

6- FIGO






1- A ROSA 

Flor dedicada principalmente a Nossa Senhora, Mãe de Deus.

Em muitas aparições de Nossa Senhora, a Virgem Maria fala de rosas ou aparece com elas.

Em Lourdes, na França, Nossa Senhora apareceu com rosas douradas nos pés.

Na Itália, Nossa Senhora apareceu com três rosas no peito:

Nela, as três espadas se transformaram em três rosas: uma cor de rosa, uma branca e uma dourada.  Quando apareceu, pediu que todos orassem pelos sacerdotes através de uma nova devoção mariana que seria difundida pelo mundo.  Ela também pediu, na aparição, que o último dia de todos os meses fosse consagrado a Ela e que o dia 13 de julho fosse definido como o dia da Rosa Mística.

As rosas representam os três pedidos de nossa senhora, sendo eles: o espírito de oração, representado pela rosa branca; o espírito de expiação e sacrifício, simbolizado pela rosa vermelha e o espírito de penitência, simbolizado pela rosa dourada.


A rosa também é símbolo de graças de Santa Terezinha.


Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.


Cânticos 2,1

O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.

Isaías 35,1







2- FLORES 

Flores na Igreja e no altar:

A Bíblia nos fala que o Rei Salomão enfeitou o Templo com imagens, flores , candelabros. O mesmo que fazemos na Igreja Católica.

Fez também Salomão todos os objetos que eram para a casa de Deus, como também o altar de ouro, e as mesas, sobre as quais estavam os pães da proposição.
E os castiçais com as suas lâmpadas de ouro finíssimo, para as acenderem segundo o costume, perante o oráculo.
E as flores, as lâmpadas e os espevitadores eram de ouro, do mais finíssimo ouro.

2 Crônicas 4,19-21



E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.

1 Reis 6,29


Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.
Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.
Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.

Êxodo 37,17-20



E assim fez à porta do templo ombreiras de madeira de oliveira, da quarta parte da parede.
E eram as duas portas de madeira de cipreste; e as duas folhas de uma porta eram dobradiças, assim como eram também dobradiças as duas folhas entalhadas das outras portas.
E as lavrou de querubins e de palmas, e de flores abertas, e as revestiu de ouro acomodado ao lavor.

1 Reis 6,33-35



As flores simbolizam o Paraíso, pois o Gênesis diz que Deus fez um jardim:


E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

Gênesis 2,8

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Gênesis 2,16






As flores e os frutos são os símbolos de Santa Dorotéia patrona dos jardins e flores, pois na hora de sua morte um anjo apareceu com um cesto de flores e frutos:

Vejamos um trecho do martírio de Santa Dorotéia:

"Ao escutar Dorotéia dizer que iria para o céu onde era eterna a primavera, um dos pretores, de nome Teófilo, zombou dela dizendo:

"Pois já que vais ao jardim de teu esposo onde a primavera é eterna, envia-me de lá frutos e rosas perfumadas".



Doroteia prometeu realizar sua vontade.

Antes de a espada dobrar sobre sua cabeça, ela rezou e pediu a Deus que realizasse sua promessa. Apareceu-lhe subitamente um anjo, tendo às mãos uma cesta com três belas maçãs e três perfumadas rosas.

Doroteia tomou um lenço, enxugou com ele o suor e entregou-o ao anjo, dizendo-lhe:

"Vai e leva a Teófilo e diz que Doroteia, serva de Cristo, lhe envia os frutos e as flores que ele pediu. E diz também que, se ele quiser mais, que vá ter com ela no paraíso".


As flores simbolizam sinais de Deus:

Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.

Números 17,8






As flores simbolizam amor, entrega ao amado, um tempo de graças:

O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;
Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.

Cânticos 2,10-12


A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.

Cânticos 2,13

As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma.

Cânticos 5,13






3 - O LÍRIO
SÍMBOLO DA PUREZA, VIRGINDADE E CASTIDADE

Flor de Santo Antônio, São José e das Santas Virgens.


Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.

Cânticos 2,2



O lírio simboliza a entrega das almas Santas  Virgens ou Castas a Jesus, o Amado:

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu;ele apascenta entre os lírios.

Cânticos 6,3

O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar nos jardins e para colher os lírios.

Cânticos 6,l-2






O lírio também simboliza beleza, simplicidade, humildade, como Santo Antônio de Pádua ou Lisboa foi simples, pobre e virgem.


E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

Mateus 6,28



Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

Lucas 12,27







O Lírio também representa a castidade de São José:

A representação de São José com um bastão florido na mão existe por causa de um fato narrado no “Protoevangelho de Tiago,” também conhecido como:
 “A história do nascimento de Maria”. 
O texto é datado do final do segundo século e atribuído a São Tiago.  
Segundo esse texto, Maria fora criada no templo e alimentada pelos anjos. Com doze anos (doze anos já era idade adulta, naquele tempo), o sumo sacerdote convocou os viúvos da Judeia para que um deles, após receber um sinal do céu, pudesse se casar com Maria. 
Naquele tempo era muito comum que os homens carregassem um bastão ou bengala. Assim que chegou ao templo cada um foi convidado a deixar a bengala sobre o altar durante uma noite. O próprio Deus faria florescer o bastão daquele que seria o escolhido para desposar a futura mãe de Jesus. 
No outro dia, pela manhã, o Sacerdote Zacarias, após fazer suas orações, tomou os bastões e foi entregando um a um dos convidados. Somente o bastão de São José havia florescido durante a noite. Dessa maneira, ele foi escolhido para ser o esposo de Maria. Cheio de temor ele a tomou consigo levando-a para sua casa... 
Por isso, ainda hoje, ele costuma ser representado com um bastão florido em uma das mãos. As flores que brotaram desse bastão foram lírios, flores  associadas à pureza. São José foi um homem puro e santo. Por isso foi escolhido por Deus para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus.







4- PALMAS OU RAMOS

É o símbolo do martírio, por isso aparece em muitas imagens de Santos:

Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

Apocalipse 7,9






5- FRUTO - ROMÃ


Na Bíblia, as romãs surgem em algumas passagens e estavam esculpidas no Templo de Salomão, em Jerusalém. Na tradição católica, a romã é consumida no Dia de Reis, 6 de janeiro.

No Cristianismo, a romã simboliza a perfeição divina, o amor cristão e a virgindade de Maria, mãe de Jesus.







É frequentemente mencionada nos Cânticos de Salomão (Cânticos 4:3,13, etc.). A orla do manto azul e do éfode do sumo sacerdote era adornada com a representação das romãs, alternando com sinos de ouro (Êxodo 28:33-34), como também os “capitéis sobre as duas colunas” (1Reis 7:20) que “estavam diante da casa”

E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor.

Êxodo 28,33

Como um pedaço de romã, assim são as tuas faces entre os teus cabelos.

Cânticos 6,7





6- FIGO 

É dito que Adão e Eva utilizaram folhas de figueira para costurarem suas vestimentas, após comerem o fruto do conhecimento. 
É por conta disso, que a folha da figueira também passou a ser usada na arte para cobrir os órgãos genitais, sendo considerada um símbolo de castidade.


Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Gênesis 3,7






O figo também é símbolo de Santa Rita de Cássia:

O milagre dos figos e da rosa
Durante quatro anos prostrada pela doença na cama, Rita recebeu a visita de uma amiga de Roccaporena. E esta perguntou se ela tinha algum pedido de sua antiga casa. Rita disse que tinha um profundo desejo de comer dois figos maduros e ver uma linda rosa. Todavia, sua amiga tentou a desenganar, pois, o inverno era muito rigoroso, nevava-se muito, e, era impossível ter vida no jardim. Porém, querendo atender ao pedido de Rita, sua amiga foi até o jardim, lá havia uma roseira com os ramos secos, mas na ponta havia milagrosamente uma belíssima rosa. E, outra surpresa: na figueira congelada, dois figos belos e maduros. Colhe-os e levou-os à Rita











Nenhum comentário:

Postar um comentário