domingo, 29 de agosto de 2021

VERSÍCULOS SOBRE ANJOS VIRTUDES - A HIERARQUIA ANGÉLICA - CORO VIRTUDES

 




CORO DE ANJOS VIRTUDES NA BÍBLIA:

Temos poucas referências claras, na Bíblia, sobre esse Coro de Anjos, que tem o nome de Virtudes ( tradução do latim Virtutes) ou o nome de Forças ( do grego Dynamis).


São Paulo cita esse Coro próximo ao das Potestades e Dominações (Efésios 1,21):


"É o mesmo poder extraordinário que 20.ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu, acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.*"





Em alguns Bíblias, a palavra Virtude foi traduzida como Força ou Poder:

"Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;"

Efésios 1:21

Essa tradução se deve a origem grega da palavra dynamis (pl. Dynameis) , pois ela  parece estar vinculada ao atributo "poder" ou "força" (Efésios 1:21), que também pode ser  traduzida como "Virtude" devido ao latim Virtutes. 

São Tomás de Aquino apresenta essa categoria de Anjos como o Coro Celeste "Virtudes", na Suma Teológica.


um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

João 5,4

VIRTUDES - ANJOS DE CURA, MILAGRES E FORÇA

Segundo a Tradição, esses anjos seriam aqueles através dos quais são feitos sinais, curas e milagres no mundo. Talvez porque o nome Virtude aparece, muitas vezes, nos Evangelhos associado a milagres e curas:


"E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos."  São Lucas 6,19

"E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude." São Lucas 8,46

E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. São Lucas 9,1





Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
João 5:4-8



Por serem citados entre as Potestades e Dominações e terem o nome associado a força, milagres, curas, poder sobre demônios, a Tradição Cristã viu semelhanças entre os Santos Anjos Virtudes e o Coro Potestades.

Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. 





VIRTUDES - ANJOS DE FORTALEZA ESPIRITUAL

    Por terem o nome associado com qualidades morais ou a disposição de um indivíduo de praticar o bem ou hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem, esses Anjos passaram a ser invocados  por quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais.

No trecho bíblico abaixo, vemos como o nome virtude está associado às boas obras e bons pensamentos:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Filipenses 4,8



ANJOS DA GUARDA DE CRISTO - ANJOS DA FORTALEZA


Em várias passagens nos Evangelhos, vemos a menção ao nome Virtude ou Força associado a Cristo em algum momento de Cura. Mas também vemos a presença de Anjos que fortalecem Cristo:

E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. São Lucas 22,43



"E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. " São Marcos 1,13

"Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam." São Mateus 4,11

Também vemos Anjos que fortalecem a São José, aos Pastores e às Santas Mulheres com a expressão "Não temas". 

"eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;"  São Mateus 1,20

"E o anjo lhes disse: Não temais..." SãoLucas 2,9-10

"o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. " São Mateus 28,5



VIRTUDES - ANJOS DA GUARDA DE CRISTO

Os Anjos Virtudes também são considerados como Anjos fortes e viris.   São os anjos ligados diretamente a Jesus e à sua Missão na terra. Esse coro de seres superiores atuam como os serviçais mais diretos a Jesus e são também mencionados por ele numa alusão ao fim dos tempos:


"Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.  E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória."

São Lucas 21,26-27

Outras traduções usam a palavra Forças

"Os homens definha­rão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas."

São Lucas, 21 - Bíblia Católica Online


Outras referências à presença dos Anjos no Fim dos Tempos:

"E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,"

2 Tessalonicenses 1,7


"E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus."

Mateus 24,31




              


ORAÇÃO:


 Nós saudamos o 6º coro dos anjos, pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e todo o coro admirável das virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas nos livre de todo o mal.

Reza-se 1 pai-nosso, 3 ave-maria e 1 glória.



















Fontes:

https://devotoperpetuo.com.br/virtude-anjos-da-fortaleza-na-tribulacao.html

https://www.ecclesia.org.br/biblioteca/miscellaneous/doutrina_biblica_sobre_os_anjos.html

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/21/

https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=virtude

http://teolovida.blogspot.com/2016/12/virtudes-o-coro-angelico-que-e-guarda.html

https://pt.aleteia.org/2020/09/17/conhecendo-a-hierarquia-dos-anjos-e-suas-respectivas-funcoes/

https://www.significados.com.br/virtude/ 

http://www.acheoracao.com.br/oracoes/224.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário