sábado, 28 de agosto de 2021

PEDRAS BÍBLICAS DOS ANJOS E DO CÉU

Na hierarquia angélica, temos três coros que estão diante de Deus para o glorificar: 

1- os Serafins, que estão por cima do Trono Divino (Isaías 6,2) ;

2 - os Querubins, que estão no meio e ao redor do Trono Divino ( Apocalipse 4,6) ;

3 - e os Tronos, que estão diante do Trono Divino ( Apocalipse 4,10). Esses Anjos também são identificados com as rodas de luz descritas pelo Profeta Ezequiel (10,9).


1- PEDRA DOS SERAFINS: ESMERALDA 

No livro do Apocalipse, lemos que o arco celeste que estava acima do trono de Deus era de esmeralda. Isaías nos diz que é onde estão os Serafins:

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

Isaías 6:2


E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. (...)

Apocalipse 4:2-9

Nesse trecho, vemos outra alusão a uma pedra, ao Cristal.



2- PEDRAS DOS QUERUBINS: SAFIRA , CRISTAL, OURO, PEDRAS FOGO .


 A Safira, o Cristal, o ouro e as pedras fogo parecem estar associadas aos querubins ( os seres viventes com rosto de animais):

 Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante a forma de um trono.

Ezequiel 10:1

E sobre as cabeças dos seres viventes havia uma semelhança de firmamento, com a aparência de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças.

Ezequiel 1:22


Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

Êxodo 25:18

Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.

Êxodo 37:7

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Ezequiel 28:13,14



3 - PEDRAS DOS ANJOS TRONOS:  BERILO E OURO.

Dois símbolos que representam os anjos Tronos são as rodas ( na visão do profeta Ezequiel) e os Anciãos ( na visão do Apocalipse de São João):

Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de berilo.

Ezequiel 10:9

E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

Apocalipse 4:4


PEDRA DOS OUTROS COROS ANGÉLICOS:

Três Coros Angélicos estão relacionados com a conduta geral do universo: As Dominações, as Virtudes e as Potestades.

Os outros Três coros dizem respeito à conduta particular dos países, das instituições e das pessoas: Os Principados, os Arcanjos e os Anjos. O Cristal seria a pedra que simbolizaria todos os outros Coros Angélicos.





PEDRA DE TODOS OS ANJOS: O CRISTAL - A PEDRA DO FIRMAMENTO -

O céu diante do trono de Deus é comparado a um mar de cristal. Então,podemos deduzir que o cristal se estende a todos os habitantes do céu. 


E sobre as cabeças dos seres viventes havia uma semelhança de firmamento, com a aparência de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças.

Ezequiel 1:22

E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

Apocalipse 4:6





PEDRAS DOS ANJOS PRINCIPADOS: OURO,BERILO, BRONZE - 

Levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;

E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.

E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se.

Daniel 10:5-7



Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.

Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.

Daniel 10:12-14

PEDRA DOS ARCANJOS: O OURO.

No Apocalipse, fala-se de sete anjos, que nos remete aos sete anjos que assistem diante de Deus, segundo o livro de Tobias seriam os Arcanjos, entre eles, Rafael, Gabriel e Miguel.

 Eles são representados vestidos de linho e cingidos com cintos de ouro:

E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos.

Apocalipse 15:6





PEDRA DE CRISTO E DA NOVA JERUSALÉM: JASPE/ SARDÔNICA - 

E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

Apocalipse 4:3


E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

Apocalipse 21:11



PEDRAS DA NOVA JERUSALÉM , O CÉU:

E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo.

E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;

O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.

E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.

E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.

E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.

E a ela trarão a glória e honra das nações.

Apocalipse 21:11-26








As pedras preciosas e o ouro sempre estiveram associadas ao culto divino como símbolo do Poder de Deus.



Pedras preciosas também são os Santos, que, com seus exemplos de vida, são luzes colocadas no alto para iluminar toda a Igreja. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário