segunda-feira, 23 de agosto de 2021

VERSÍCULOS SOBRE OS COROS DOS ANJOS, A HIERARQUIA ANGÉLICA - SERAFINS E QUERUBINS

 


Alguns Santos Papas da Igreja distinguiram três grupos divididos em três hierarquias e cada hierarquia em três coros: os Serafins, os Querubins e os Tronos; As Dominações, as Virtudes e as Potestades; Os Principados, os Arcanjos e os Anjos.

Os três coros da primeira hierarquia, glorificam a Deus: os Serafins, os Querubins e os Tronos

Os três coros inferiores aos acima enunciados, estão relacionados com a conduta geral do universo: As Dominações, as Virtudes e as Potestades

 E os três últimos coros dizem respeito à conduta particular dos países, das instituições e das pessoas: Os Principados, os Arcanjos e os Anjos.





SERAFINS – do grego “séraph”, abrasar, queimar, consumir. Assistem ante o trono de Deus e, é seu privilégio estarem unidos a Deus de maneira mais íntima, nos ardores da caridade.


SERAFINS ESTÃO NA MAIS ALTA HIERARQUIA, ACIMA DO TRONO

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.

Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

Isaías 6:1-6









Querubins – do hebraico “chérub”, que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como “plenitude de sabedoria e ciência”. Assistem também ante o trono de Deus e, é seu privilégio verem a verdade de um modo superior a todos os outros Anjos que estão abaixo deles.






QUERUBINS GUARDAM O PARAÍSO

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Gênesis 3:24



QUERUBINS ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS

Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece.


Salmos 80:1


O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra.

Salmos 99:1


Então os querubins elevaram as suas asas, e as rodas os acompanhavam; e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

Ezequiel 11:22


Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece.

Salmos 80:1


Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.

Isaías 37:16



DEUS MANDOU FAZER IMAGENS DE QUERUBINS


Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.

Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.

E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.


Êxodo 25:7-22



IMAGENS DE QUERUBINS ADORNAVAM O TEMPLO


E nas placas de seus esteios e nas suas cintas lavrou querubins, leões, e palmas, segundo o espaço de cada uma, e outros adornos em redor.

1 Reis 7:36

E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,

Ezequiel 41:18


Um querubim na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.

Êxodo 37:8


E nelas, isto é, nas portas do templo, foram feitos querubins e palmeiras, como estavam feitos nas paredes, e havia uma trave grossa de madeira na frente do vestíbulo por fora.

Ezequiel 41:25




QUERUBINS COM ROSTO DE ANIMAIS


E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia.
E os querubins se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.
E, andando os querubins, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os querubins as suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam deles.
Parando eles, paravam elas; e, elevando-se eles elevavam-se elas, porque o espírito do ser vivente estava nelas.
Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.
E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.
Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins.
Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas, e a semelhança de mãos de homem debaixo das suas asas.
E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar, o aspecto deles, e eles mesmos; cada um andava para diante do seu rosto.

Ezequiel 10:14-22






E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristalE no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,

Apocalipse 4:6-9









QUERUBINS GUARDAM PORTAS DO TEMPLO E A ARCA

E nelas, isto é, nas portas do templo, foram feitos querubins e palmeiras, como estavam feitos nas paredes, e havia uma trave grossa de madeira na frente do vestíbulo por fora.


Ezequiel 41:25


Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca, e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais.

2 Crônicas 5:8


E as lavrou de querubins e de palmas, e de flores abertas, e as revestiu de ouro acomodado ao lavor.

1 Reis 6:35

E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; os rostos dos querubins estavam virados para o propiciatório.


Êxodo 37:9


Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.


Êxodo 37:7

E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.


1 Reis 6:23

Também fez na casa do lugar santíssimo dois querubins de obra móvel, e cobriu-os de ouro.


2 Crônicas 3:10

Também as duas portas eram de madeira de oliveira; e lavrou nelas entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, os quais revestiu de ouro; também estendeu ouro sobre os querubins e sobre as palmas.


1 Reis 6:32


Também fez o véu de azul, púrpura, carmesim e linho fino; e pôs sobre ele querubins;


2 Crônicas 3:14


Depois fez o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com querubins.


Êxodo 36:35

E as asas destes querubins se estendiam vinte côvados; e estavam postos em pé, e os seus rostos virados para a casa.


2 Crônicas 3:13

Também na casa revestiu, com ouro, as traves, os umbrais, as suas paredes e as suas portas; e lavrou querubins nas paredes.


2 Crônicas 3:7

E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.


1 Reis 6:29

E pôs a estes querubins no meio da casa de dentro; e os querubins estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro querubim tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.


1 Reis 6:27

E os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.


Ezequiel 10:3

E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.


Hebreus 9:5


Desde o chão até acima da entrada estavam feitos os querubins e as palmeiras, como também pela parede do templo.


Ezequiel 41:20

E o ruído das asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.


Ezequiel 10:5






Nenhum comentário:

Postar um comentário