terça-feira, 24 de agosto de 2021

VERSÍCULOS SOBRE OS COROS DOS ANJOS, A HIERARQUIA ANGÉLICA - TRONOS E DOMINAÇÕES

 







TRONOS

ANJOS Tronos – algumas vezes são chamados “Sedes Dei”, (Sede de Deus). Também assistem ante o trono de Deus e, é sua missão assistir aos Anjos inferiores na proporção necessária.


Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Colossenses 1,16



TRONOS ANCIÃOS

Os Anjos Tronos são identificados com os 24 anciãos, que perpetuamente se prostram diante de Deus e a seus pés lançam suas coroas:

E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

Apocalipse 4:4


Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

Apocalipse 4:10,11

Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.

Daniel 7:9


 Os Anjos Tronos são descritos  também como os músicos dos céus, por isso eles são representados sempre com instrumentos musicais nas mãos como a harpa e a trombeta.




E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

Apocalipse 5:8






TRONOS: REDEMOINHOS DE LUZ OU RODAS COM ASAS E OLHOS

Os judeus chamam Tronos de Ophanims, Auphanims, Erelims ou Abalims. Mas às vezes são chamados Bene Elohims, Ishims ou Arelims. Na Cabalá, eles são mencionados como as Rodas da Merkabah. 

 Os Anjos Tronos também são descritos como rodas ou redemoinhos de luz.

No livro de Ezequiel, vemos a menção a essas rodas ( que seriam os anjos Tronos). Elas estão logo abaixo dos quatro Querubins que têm cabeça de animais:





"E vi os seres viventes; e eis que havia uma roda sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos quatro rostos.

O aspecto das rodas, e a obra delas, era como a cor de berilo; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda.

Andando elas, andavam pelos seus quatro lados; não se viravam quando andavam.

E os seus aros eram tão altos, que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor.

E, andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e, elevando-se os seres viventes da terra, elevavam-se também as rodas.




Para onde o espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas.

Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas e, elevando-se eles da terra, elevavam-se também as rodas defronte deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas.

E sobre as cabeças dos seres viventes havia uma semelhança de firmamento, com a aparência de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças.

E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado."


Ezequiel 1:15-23







DOMINAÇÕES

ANJOS Dominações – são assim chamados porque dominam sobre todas as ordens angelicais encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos Anjos inferiores suas funções e seus ministérios.

Os Anjos dominações são apontados por muitos estudiosos e por escritos antigos como anjos fortes e dominantes, que têm como missão fazer com que a vontade de Deus seja cumprida, portanto eles têm o dom de reger o universo.

São apontados como o exército do céu por São Gregório, que escreveu: “Algumas fileiras do exército angélico chamam-se Dominações, porque os restantes lhe são submissos, ou seja, lhe são obedientes”.





Em sua representação, eles carregam um pergaminho nas mãos:

E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Apocalipse 14:6,7



VERSÍCULOS BÍBLICOS:

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Colossenses 1:16



1 E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,

3 Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus.


Apocalipse 14:18,19




E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.

Apocalipse 18:21


E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;


Apocalipse 19:17

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.


Apocalipse 20:1



E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.

Apocalipse 18:1





 E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;

E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;

E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes.

Apocalipse 10:1-3







Nenhum comentário:

Postar um comentário