segunda-feira, 26 de outubro de 2020

SANTOS DE VERDADE SÓ DEPOIS DA MORTE. NÃO BASTA "LEVANTAR A MÃO"!


Muitos ateus, protestantes evangélicos ou ignorantes, se perguntam porque recordamos "pessoas mortas" ou as consideramos Santas.

E a resposta é simples: enquanto estamos vivos podemos pecar.
Não podemos nos considerar justificados, salvos, santos puros ( I Cor 4,4) muita coisa pode ficar escondida, muitos pecados podemos cometer em vida.

 Quando morremos é que tudo fica às claras. 
 Aí sim, podemos saber se tal pessoa realmente viveu em santidade:


"Os pecados dos homens às vezes são conhecidos já antes de levados a juízo; outras vezes o serão depois.
 Da mesma forma, as boas obras: ou já são manifestas ou não poderão permanecer ocultas."
(I Tim 5, 24-25)


"Por isso, não julguem nada antes do tempo; esperem que  chegue o Senhor. Ele porá às claras tudo o que se esconde nas  trevas, e manifestará as intenções dos corações. Então, cada um vai receber de Deus o louvor que lhe corresponde. "
(I Coríntios 4, 5)

Para nós, católicos, o Senhor vem no dia de nossa morte e virá para todo o mundo no juízo final. 

Ou seja, existe o Juízo particular ( somos julgados individualmente por Deus) e existe o Juízo Universal ( toda a humanidade será julgada coletivamente).

Só depois do julgamento divino, após a morte, que podemos nos dizer totalmente salvos ou santos. 


AS ACUSAÇÕES PROTESTANTES

Os protestantes criticam muito nossos Santos, mas se acham salvos , santos, antes mesmo do juízo final ou da morte. Pura contradição. Dizem que só existe um Santo ( Deus), mas depois dizem que são Santos pelo batismo. É um povo que só sabe discordar para falar mal.


A CANONIZAÇÃO

Cristo deu a sua Igreja o poder de ligar e desligar (Mat 16,18-19; 18,17-18).
 Por isso, após investigar toda a vida de um católico que morre com fama de santidade é que ela proclama (canoniza) tal servo de Deus como exemplo para os fiéis.

Recentemente, o caso Flordelis ( apesar de não ser católica) me fez pensar em como vale a pena o olhar prudente da Igreja. 
Muitos a tinham como exemplo, a pastora, servidora de Jesus, mas por trás de toda aquela aparência descobrimos uma história de horror.
Assim acontece com tantos padres, pastores, fiéis que achamos serem exemplos de santidade, mas que depois nos decepcionamos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário