sábado, 23 de maio de 2020

SANTOS CATÓLICOS ECUMÊNICOS - ADMIRADOS NO MUNDO OU EM OUTRAS RELIGIÕES

Há vários Santos católicos admirados ou mesmo cultuados em outras religiões. Citarei alguns:


Encontro ecumênico em Assis: um chamado ao diálogo necessário ...


São Francisco de Assis
São Francisco de Assis é um santo querido e admirado no mundo todo por sua ligação e amor à natureza, sua vida pobre e luta por uma Igreja mais pobre.
Existem  algumas pequenas comunidades franciscanas no protestantismo europeu. Existem algumas ordens franciscanas nas igrejas luteranas, incluindo a Ordem dos Franciscanos Luteranos, a Irmandade Evangélica de Maria e a Evangelische Kanaan Franziskus-Bruderschaft (Irmãos Franciscanos Kanaan). Além disso, existem associações de inspiração franciscana não conectadas com a tradição cristã dominante e que se descrevem como ecumênicas ou dispersas.



Thousands enjoy merry Christmas in Bethlehem


Virgem Maria
A Virgem Maria é admirada não só pelos cristãos católicos e ortodoxos, como também pelos muçulmanos.
Os muçulmanos prestam uma grande devoção à Virgem Maria, inclusive chamando-a de “Imaculada”. O Anjo Gabriel, mensageiro de Allah, pela voz do Profeta Maomé (Muhammad), reveste a Imaculada Mãe de Jesus com as peculiaridades de santidade. Aliás, foi Ela a única mulher, nomeada no Alcorão, trinta e quatro vezes. A Virgem Maria é considerada a mulher mais perfeita, o exemplo perfeito do papel de mulher. O Islamismo aceita que engravidou virgem e que Jesus foi concebido por intercessão divina.
Islamismo e Cristianismo estão ligados pela grande devoção à Virgem Maria, expresso no próprio Alcorão (Máriam-19ª Surata).
A Virgem Maria é considerada, por alguns sufis (muçulmanos que mantém comunhão perfeita com Allah), a Mãe-Sabedoria, a mãe da Profecia e de todos os Profetas; por isso o Islã a chama de siddigah (a sincera), identificando-a com a Sabedoria, com a Santidade, com a Sinceridade e com a total concordância à Verdade.
A Virgem Maria também é admirada por milhares de outras crenças e doutrinas espirituais, esotéricas  ou de religião afro sob diversas invocações suas ou títulos diferentes: Guadalupe, Aparecida, Conceição, Carmo,etc.



 Centro Espírita Joana Darc - Home | Facebook

Santa Joana D´Arc
Santa Joana D´Arc é uma santa muito admirada por católicos ou até mesmo ateus. É vista, por alguns, como uma representante do feminismo por ter sido a primeira mulher a chefiar um exército. Por outros, é admirada por suas visões e por sua acusação de bruxa. Não é difícil encontrar alguma casa espírita com o nome de Santa Joana Darc, pois eles se identificam com o fato da jovem francesa ter sido guiada pelas vozes de Santas e do Arcanjo Miguel, o que eles identificam com o que chamam de mediunidade.


Prayer to St. Michael the Archangel | The Orthodox Life


São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos, ortodoxos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo ou simplesmente como São Miguel. É sincretizado nas religiões afro-brasileiras com o orixá Exu. Em Pernambuco, é sincretizado com o orixá Oxóssi. São Miguel também é muito querido em várias doutrinas espirituais esotéricas. Há muitas lendas de milagres e aparições desse anjo.




Caminhos de Santiago de Compostela - 2020 | Dicas de Barcelona e ...

Santiago de Compostela (São Tiago  Maior)
Santiago de Compostela é a cidade onde está o túmulo do Apóstolo São Tiago Maior e internacionalmente conhecida por ser um dos maiores destinos de peregrinos cristãos, sendo que sua popularidade no que se refere ao culto religioso só é superada por Jerusalém e Roma.  Aqui, a admiração ecumênica não seja tanto ao Santo, mas ao "caminho" que o peregrino faz até ao túmulo do Apóstolo.
Com o passar dos anos e dos peregrinos, pessoas de outras religiões (ou de nenhuma religião) começaram a encontrar no Caminho de Santiago de Compostela uma jornada para o autoconhecimento, com aspectos históricos, espirituais e de energia.

Alguns outros santos católicos cultuados em outras religiões:
São Francisco de Sales
Santo Antônio de Pádua
Santa Bárbara
São Jorge
São João Batista
Santa Brígida
São Patrício
São Benedito
São Rafael Arcanjo
São Gabriel Arcanjo
Santos Anjos da Guarda














2 comentários:

  1. Tenho uma postagem sobre ele neste blog. Li que o Papa Bento foi ao túmulo dele na Inglaterra numa visita ecumênica. Como ele foi um Santo antes do Cisma que dividiu as duas Igrejas, é um ponto em comum entre as duas realmente.
    As duas igrejas têm o culto de Nossa Senhora de Walsinghan em comum também, entre outros santos.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/viagem-de-bento-xvi-ao-reino-unido-busca-aproximacao-com-anglicanos.html

    https://rezairezairezai.blogspot.com/search/label/SANTO%20EDUARDO%20REI%20E%20CONFESSOR

    ResponderExcluir