terça-feira, 26 de maio de 2020

ZAQUEU, O PUBLICANO - MORTE E CORPO INCORRUPTO EM ROCAMADOUR

Zaqueu  era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo S. Lucas 19,1-10. Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu subiu numa figueira para que pudesse ver Jesus. 



Rocamadour, símbolo de fé encravado na rocha – Agência Boa ...



Quando Ele chegou ao lugar, olhou para os ramos e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa. A multidão ficou chocada, pois Jesus, um judeu, estava disposto a ser o hóspede de um publicano.

Comovido pela audácia do amor desmerecido e aceitação de Jesus, Zaqueu publicamente se arrependeu de seus atos corruptos e jurou restituí-los realizando uma festa em sua casa.
Segundo uma antiga tradição medieval,  São Zaqueu era marido de Santa Verônica, que enxugou o rosto do Salvador a caminho do Calvário.
Depois da paixão e morte de Nosso Senhor, Zaqueu teria servido a Nossa Senhora. 



     Virgem de Rocamadour


E, aconselhado por Ela, tomado o destino de outros emigrantes da Terra Santa,  que foram expulsos da Palestina por causa da perseguição dos judeus aos cristãos, indo buscar refúgio na Gália, a França, assim como outros discípulos  de Nosso Senhor Jesus Cristo, entre eles Lázaro, o ressuscitado, e suas irmãs Marta e Maria, a Madalena, os quais desembarcaram em Saintes-Maries-de-la-Mer, antigo porto perto de Marselha.

      São Zaqueu


São Zaqueu, após a morte de sua esposa, teria procurado a solidão para viver como eremita em uma caverna a meia altura das paredes rochosas de um desfiladeiro, em cujo leito corre um pequeno riacho. 
Esse canyon rasga as colinas de um planalto árido e pedregoso — que os franceses chamam Causses — entre os rios Dordogne e Lot. , Nesse lugar selvagem, ele  construiu uma capela em honra da Santíssima Virgem , perto de onde morreu pouco depois . 



Imagem da Virgem Negra de Rocamadour



O santuário chamado Rocamadour , santuário da Virgem , atrairia peregrinos há séculos de cada país, entre eles reis , bispos e nobres.

Sobre a vida de São Zaqueu ou Amadour, entretanto, pouco se sabe, a não ser que viveu e morreu naquele lugar ermo, conforme notícia que vinha de boca a ouvido desde tempos imemoriais. Sabia-se que o santo estava enterrado naquelas rochas, mas não se conhecia o lugar exato. 



Imagem do Corpo de São Zaqueu


No ano de 1166, um habitante do lugar encontrou o corpo de São Zaqueu incorrupto, segundo um documento do século XII, escrito pelo abade do Monte São Miguel, Robert de Torigny:

 “Ao cavar a terra, prossegue o abade, encontrou-se o corpo bem inteiro (ou seja, incorrupto) de Amadour; ele foi colocado na igreja, junto do altar, e assim é mostrado aos peregrinos”.

Quando o corpo foi encontrado, já havia um verdadeiro culto ao santo, que o povo ligou logo ao de Nossa Senhora, da qual ele foi fiel servidor e cuja igreja já existia naquela região. 



     Cripta de São Zaqueu


De qualquer modo, o certo é que naquele lugar insólito formou-se, durante a Idade Média, uma encantadora aldeia, que ainda em nossos dias testemunha a glória de Zaqueu ou Amadour. 
Até mais ou menos em 1632, o corpo do santo continuava incorrupto. Isso  de acordo com o testemunho de uma paroquiana, que viu o corpo glorioso de santo Amadour ou São Zaqueu “todo inteiro, em pele e osso, como no dia em que ele morreu”. Por essa época, os protestantes huguenotes fizeram em pedaços a urna de prata que guardava o corpo do santo e o tentaram destruir. 
Atualmente, conservam-se no Santuário de Rocamadour o túmulo e as relíquias do Santo, mas seu corpo não está mais incorrupto.





    Relíquias de São Zaqueu

Rocamadour tornou-se importante local de peregrinação no Ocidente cristão como Santiago de Compostella, graças aos  diversos milagres atribuídos à intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora, representada na Imagem Negra de Rocamadour e ao encontro do corpo de São Zaqueu.












São Jorge e Santo Amadour ou Zaqueu


Ant. Será como o homem prudente, que construiu a sua
casa sobre a rocha (T. P. Aleluia).

ORAÇÃO
Senhor, só Vós sois santo e ninguém pode ser bom sem a
vossa graça: concedei-nos, por intercessão de São Zaqueu, 
a graça de viver de tal modo que mereçamos ser vossa morada. 
Por Nosso Senhor.
Amém

Ant. Será como o homem prudente, que construiu a sua
casa sobre a rocha (T. P. Aleluia).


Zacchaeus and Christ | Zaqueu, Cristo, Oração



E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
S. Lucas 19,5-6


Santo Zaqueu De Jerusalem



E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
S. Lucas 19,8-10


Catequista : PRÉ-CATECUMENATO - JOVENS E ADULTOS- Catequeses ...

São Zaqueu, 
que hospedastes o Senhor, 
orai por nós!

São Zaqueu, 
que recebestes o Senhor alegremente,
 orai por nós!

São Zaqueu, 
que destes aos pobres metade de teus bens, 
orai por nós!


FONTES:
https://www.openbookpublishers.com/htmlreader/978-1-78374-433-6/ch5.xhtml
http://www.abim.inf.br/rocamadour-simbolo-de-fe-encravado-na-rocha/
http://recteurrocamadour.eklablog.com/vues-du-site-a127394388
https://www.sanctuairerocamadour.com/saint-amadour/
http://jipehair.over-blog.com/article-la-crypte-de-saint-amadour-a-rocamadour-lot-108318505.html
https://www.thegoodlifefrance.com/what-to-see-in-rocamadour/
https://www.christianiconography.info/indianaMuseumArt/michaelAmator.html
http://recteurrocamadour.eklablog.com/vues-du-site-a127394388
https://www.marypages.com/a-senhora-negra-de-rocamadour-pt.html
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2017/03/20/interna_turismo,580962/rocamadour-na-franca-e-berco-da-virgem-negra-e-polo-de-peregrinacao.shtml
http://www.qualviagem.com.br/rocamadour-peregrinacao-em-um-vilarejo-medieval-na-franca/




Nenhum comentário:

Postar um comentário