sexta-feira, 8 de março de 2019

GAVIÕES DA FIEL 2019 MOSTROU CONHECER MAIS DA BÍBLIA QUE MUITOS "CRISTÃOS".





Depois de ouvir tantos comentários negativos, fui assistir ao trecho no qual a escola de samba apresenta a figura de Cristo numa luta entre o bem e o mal e me admirei como nosso povo demonstra ser ignorante, incapaz de fazer uma leitura metafórica.
Em parte, creio que o coreógrafo poderia ter dado algumas explicações quando foi entrevistado, ao invés de se contentar em afirmar "que a intenção era chocar mesmo". Isso me leva a desconfiar que a coreografia talvez não tenha sido feita apenas por ele, que houve a colaboração de alguém mais.
De acordo com a tradição cristã, Satanás desconhecia o plano divino da salvação, e planejou a morte de Jesus. 
Como nos diz São Paulo ao insinuar que se os demônios tivessem conhecido o plano misterioso de Deus, “nunca teriam crucificado o Senhor da glória” (1Coríntios 2,8). 
São Tomás, eco da Tradição Católica, nos diz que se os demônios “tivessem conhecido perfeitamente e com certeza que Jesus era o Filho de Deus e quais seriam os frutos de sua Paixão, jamais buscariam a crucifixão do Senhor da Glória” (Suma Teológica, I, q. 64, a. 1, ad. 4).
Ora, o que a escola de samba fez foi apresentar uma encenação da paixão e morte de Cristo.
A diferença é que não são soldados romanos, mas o próprio diabo quem zomba, apresenta o Cristo para a multidão, deixa-o deitado em forma de cruz e o mata com seu tridente, circundado por demônios vestidos com a imagem da Morte. Metaforicamente, de fato, o Demônio executava seu plano assassino através dos homens.
Em seguida, o ator que representava Jesus foi deixado em posição de Cruz e apresentado como um troféu pelos anjos, o que de fato é, como nos diz São Paulo:

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Gálatas 6,14

quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Mateus 10,38

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Filipenses 3,18


Depois de ser apresentado pelos anjos, Cristo é solto ao chão e se ergue, o que retrata sua descida à morada dos mortos e sua ressurreição. Ele permanece no meio entre anjos e demônios que erguem suas espadas e tridentes, mostrando que a luta entre o bem e o mal continua. De fato, é a Igreja quem deve continuar na terra a luta de Cristo contra o demônio.
O ator caminha e abençoa a multidão com o sinal da cruz. Nesse momento os anjos o reverenciam e os demônios dão as costas. Ele volta em posição de autoridade com as mãos erguidas em alguns momentos, e, em outros, como nas figuras religiosas em que estende um braço e o outro repousa com a mão no peito.


Resultado de imagem para cristo de pé


Ou seja, mais uma vez nosso povo mostra como tem se deixado levar pelo fanatismo, principalmente de setores radicais do protestantismo "evangélico". Lamentável é vermos como há católicos que se deixam levar por esse "jeito de enxergar o Cristianismo" típico do meio fanático religioso.

Deus nos livre da ignorância e da falta de leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário